Praxe Académica - Ask Jarod - Pin's, Brincos, Relógios etc.

Para professores, alunos e funcionários do ensino superior
Avatar do Utilizador
Jarod
Novato
Novato
Mensagens: 48
Registado: quarta-feira, 29 março 2006 16:26

Praxe Académica - Ask Jarod - Pin's, Brincos, Relógios etc.

Mensagem por Jarod »

O uso de acessórios com a Capa e Batina é regulado pelo Código da Praxe, mas sobretudo a ideais de bom senso.

Sendo a Capa e Batina um "uniforme" instituído ha mais de 500 anos para que os estudantes se vestissem de modo a não se valorizarem pela riqueza que tinham mas antes, pela sua inteligência, é NATURAL que o uso de determinados acessórios seja proibido.

Existem acessórios que todos usamos mas que não são ESTRITAMENTE necessários, e daí serem chamados de... acessórios (ver dicionário).

Pin's na lapela não podem ser usados em qualquer circunstância onde se deva estar "na Praxe": ou seja, usar a Capa e Batina do modo mais simples e mais digno possível.
Deste modo, não se podem usar quaisquer Pin's na lapela nas seguintes situações:
- cortejos
- serenatas
- trupes
- cerimónias académicas
- mobilização de caloiros ("praxar").

Como vêem... são poucas as vezes em que se "pode" usar Pin's na lapela. Por isso... esqueçam de uma vez por todas os pin's. Quem usa pin's de vez em quando usa o pin da AAC, do curso, e pouco mais. É bom que neste campo nos distingamos das outras universidades que usam e abusam de pin's. A Capa e Batina foi desenhada para o uso DIÁRIO e a nossa roupa do dia-a-dia não é preenchida com nada disso.

BRINCOS:
Nas raparigas, os brincos devem ser simples e no máximo do tamanho do lóbulo da orelha. Por isso tenham bom senso e esqueçam de uma vez por todas as argolas, as estrelas, as letras, os ursinhos, etc. "Eu uso argolas todos os dias" não é desculpa... se usas todos os dias não te custa nada NÃO as usar quando estás de Capa e Batina.

PIERCINGS:
Não é permitido o uso de piercings visíveis, pelas razões descritas no início do texto. Não custa nada tirar os piercings das poucas vezes em que se usa Capa e Batina pois não? Vejam lá... assim que se volta a colocar a Capa e Batina no armário pode-se voltar livremente a colocar os piercings. Não levem a mal. Não custa nada.

RELÓGIOS:
Pode-se, obviamente, utilizar relógio de pulso com a Capa e Batina. Porém deve-se enquadrar o estilo do relógio com as vestes académicas. Deste modo apenas são permitidos relógios simples, de preferência de ponteiros e não luxuosos. São obviamente proibidos relógios coloridos ou de tamanho exagerado. Ser a pilhas ou de corda não interessa. Quanto ao relógio de bolso, este é o que fica melhor, sem dúvida.
Última edição por Jarod em sexta-feira, 31 março 2006 14:17, editado 1 vez no total.
A consulta do "Ask Jarod" não dispensa a leitura do Código da Praxe Académica da Universidade de Coimbra.

Briooosa
Banido
Mensagens: 341
Registado: segunda-feira, 22 novembro 2004 18:58

Mensagem por Briooosa »

é normal que se possa usar relogios de pulso,quando foi ciado a capa e batina,só devia haver relogios de bolso...temos que nos actualizar,mas em relaçao a brincos e outros acessorios do genero acho uma aberraçao.
quem nunca viu uma rapariga de capa e batina com uma carrada de pins,base e bastante pintada,oculos escuros,e claro umas argolas daquelas que parece que se esqueçeu do papagaio.

Ohnemoros
Estreante
Estreante
Mensagens: 14
Registado: sábado, 01 abril 2006 1:04

Mensagem por Ohnemoros »

Pois... e a minha pergunta é: e porque é que isso acontece? É que assim nem vejo a utilidade de estarem aqui ou noutro lado qualquer as pequenas regras, quando nem de longe nem de perto são cumpridas. Dá a ideia que é quase uma utopia, quando devia ser uma prática...

Avatar do Utilizador
Lino
Mítico
Mítico
Mensagens: 8082
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54
Localização: Coimbra
Contacto:

Mensagem por Lino »

Pois é verdade... eu como relógio ou tenho o telemóvel ou tenho um relógio de bolso...
Coimbra tem mais encanto... terá?
Imagem

Avatar do Utilizador
pedrotuga
Lendário
Lendário
Mensagens: 1355
Registado: sexta-feira, 17 dezembro 2004 2:29
Contacto:

Mensagem por pedrotuga »

O verdadeiro estudantaço... o jingao... usa a capa e a batina para engatar miudas, o cabelo tem que estar empastado em gel, qual adolescente, e os óculos de sol claro, para dar um ar de cool.
Piercings, cabelo pintado de rosa ou verde tambem dão jeito para chamar a atenção, mas quando nao se quer ir tão a frente... os acessórios ridiculos do costumes: a palhinha do vodka, os brindes da chupa chups, os óculos da loja dos 300, um chapéu vistoso de que toda a gente fala, etc etc...
Ah! e a capa cheia de autocolantes, como eu lhes chamo, para dar um toque de foleirice mais subtil assim ao estilo brique-a-braque.

Venham uns canticozinhos a dizer uns quantos palavrões e referencias sexuais qto baste, e está feito... o verdadeio man, o cool, o domínio.

... ah, parece que agora o ppl que quer dar nas vistas resolve o problema com um penteado à moicano o mais foleiro possivel.

enfim... é triste ver a pobreza de espirito a que a estudantada se entregou. O traje supostamente era para fazer todos iguais e não para armar em carapau de corrida...

L!
Estreante
Estreante
Mensagens: 18
Registado: domingo, 02 abril 2006 13:27

Mensagem por L! »

Então e a maquilhagem pode ou não usar-se?

Já ouvi dizer várias vezes que não, no entanto quase todas as raparigas usam e algumas abusam bastante

Avatar do Utilizador
knight
Regular
Regular
Mensagens: 123
Registado: quinta-feira, 16 março 2006 0:21
Localização: Coimbra

Mensagem por knight »

Sinceramente não vejo qual é o mal de usar maquilhagem, e acho que é um bocado radicalismo obrigar as raparigas a não usar. Até porque proibido ou não, quem usa vai continuar a fazê-lo. Acho que é uma coisa que já faz parte do dia-a-dia, acho que não choca com o fundamental da praxe, e como alguém disse algures nas respostas anteriores, a praxe tem de se adequar às mudanças dos tempos.
Agora que há quem abuse, há :) Mas isso é como em tudo.

Quanto a outros acessórios superfluos, aí julgo que tem mais lógica proibir.

Se bem que nas directas pra garraiada não dispensava os meus óculos escuros, não para me armar em martini man, mas porque é mesmo difícil abrir os olhos na claridade nessa altura :) heheh
e se tivesse que levar nas unhas... azar

Avatar do Utilizador
Jarod
Novato
Novato
Mensagens: 48
Registado: quarta-feira, 29 março 2006 16:26

Mensagem por Jarod »

A maquilhagem não é proibida... mas todos nós sabemos quando é que estamos perante a maquilhagem "simples" e a maquilhagem "vadia".

Quanto aos óculos, gel, palhinhas etc. é normal que durante a Queima das Fitas haja coisas assim... quantas vezes vemos pessoal de sombrero mexicano?

Enfim... mas pior do que tudo isso são:
- sapatilhas
- guarda-chuvas
- sapatos de vela... castanhos.

... e isto vi eu!
A consulta do "Ask Jarod" não dispensa a leitura do Código da Praxe Académica da Universidade de Coimbra.

Avatar do Utilizador
pedrotuga
Lendário
Lendário
Mensagens: 1355
Registado: sexta-feira, 17 dezembro 2004 2:29
Contacto:

Mensagem por pedrotuga »

Jarod Escreveu:A maquilhagem não é proibida... mas todos nós sabemos quando é que estamos perante a maquilhagem "simples" e a maquilhagem "vadia".

Quanto aos óculos, gel, palhinhas etc. é normal que durante a Queima das Fitas haja coisas assim... quantas vezes vemos pessoal de sombrero mexicano?

Enfim... mas pior do que tudo isso são:
- sapatilhas
- guarda-chuvas
- sapatos de vela... castanhos.

... e isto vi eu!
epa.... desculpa lá, mas o sombreiro mexicana a armar aos cágados é pior.

Ohnemoros
Estreante
Estreante
Mensagens: 14
Registado: sábado, 01 abril 2006 1:04

Mensagem por Ohnemoros »

Grande post do pedrotuga. :lol:
De facto, sair à rua sem maquilhagem... medida muito radical, não sei como é que as raparigas iriam sobreviver!

Avatar do Utilizador
{mineirinha}
Lendário
Lendário
Mensagens: 2443
Registado: segunda-feira, 03 janeiro 2005 20:33
Localização: Far,Far away

Mensagem por {mineirinha} »

eu sobrevivo...
saio todos os dias sem ela...
so qd ha um jantar é melhoro um pouco a aparencia,mas regra geral,passo mt bem mesmo sem "make up"
Love hurts

L!
Estreante
Estreante
Mensagens: 18
Registado: domingo, 02 abril 2006 13:27

Mensagem por L! »

{mineirinha} Escreveu:eu sobrevivo...
saio todos os dias sem ela...
so qd ha um jantar é melhoro um pouco a aparencia,mas regra geral,passo mt bem mesmo sem "make up"
também eu mas tinha essa dúvida porque me disseram que não se devia usar com o traje, isso e as argolas para os canários que algumas pessoas insistem em usar :lol:

Avatar do Utilizador
duffy
Lendário
Lendário
Mensagens: 3475
Registado: domingo, 14 novembro 2004 22:54

Mensagem por duffy »

O cabelo com gel acho que também não tem problema nos dias de hoje, eu uso todos os dias, não vou deixar de andar com gel so porque ando trajado, mas em relação aos óculos de sol já diferente, já não sou tão a favor do uso deles com o traje.

Avatar do Utilizador
Lino
Mítico
Mítico
Mensagens: 8082
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54
Localização: Coimbra
Contacto:

Mensagem por Lino »

Se uma pessoa tiver problemas de sensibilidade à luz solar acho que sim. Até no inverno se deve usar.
Cabelo com gel sim, mas bem penteado, tipo com um jeitinho para trás ou para não cair em cima dos olhos para quem tiver cabelo grosso, mas a fazer mohawks e assim não...
Coimbra tem mais encanto... terá?
Imagem

Avatar do Utilizador
batista
Iniciado
Iniciado
Mensagens: 70
Registado: sábado, 01 abril 2006 18:31

Mensagem por batista »

Boas amigos............
+e o seguinte pode -se ou nao usar oculos escuros kuandotemos o traje vestido?!
Ja me diseram k sim e k nao e ja vi bues pessoas com isso e outros a terem problemas por o usar!!
Por isso gostava de saber mesmo se se pode ou nao usar ocuçlos de sol!!!

ABRÇOS!!!=)

Responder