Praxe Académica da Universidade de Coimbra - Ask Jarod

Para professores, alunos e funcionários do ensino superior
Avatar do Utilizador
Jarod
Novato
Novato
Mensagens: 48
Registado: quarta-feira, 29 março 2006 16:26

Praxe Académica da Universidade de Coimbra - Ask Jarod

Mensagem por Jarod »

Todas as dúvidas relativas à Praxe Académica deverão ser colocadas AQUI. Porquê? Porque eu, Jarod, sou antigo estudante e pertenci ao Conselho de Veteranos. Confiem em mim as vossas dúvidas praxísticas... e verão que a Praxe Académica da Universidade de Coimbra é afinal mais simples do que parece.

Só exijo uma coisa: que as dúvidas sejam colocadas em PORTUGUÊS, e não com "k", "n", "sp", "pq".

São estudantes Universitários, escrevam como gente.

Ask Jarod!
Última edição por Jarod em segunda-feira, 03 abril 2006 13:54, editado 1 vez no total.
A consulta do "Ask Jarod" não dispensa a leitura do Código da Praxe Académica da Universidade de Coimbra.

Avatar do Utilizador
Lino
Mítico
Mítico
Mensagens: 8082
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54
Localização: Coimbra
Contacto:

Mensagem por Lino »

Boa tarde. Como estudante do Politécnico (ESEC) gostaria de saber porque é que há carros de escolas do Politécnico que têm de desfilar atrás dos outros no fim do cortejo? Porque é que o cortejo oficial não é feito com todas as instituições do ensino superior de Coimbra?? Penso que seria bom para a união dos estudantes do Ensino Superior deixar de haver a diferença Universidade/Politécnico/Privado.
Obrigado. :)
Coimbra tem mais encanto... terá?
Imagem

Avatar do Utilizador
Jarod
Novato
Novato
Mensagens: 48
Registado: quarta-feira, 29 março 2006 16:26

Furos nos sapatos

Mensagem por Jarod »

Eis o primeiro mito desmistificado. Os furos nos sapatos.

Os sapatos devem ser pretos, sem apliques metálicos (fivelas, marcas, etc.).
Não tem que haver furos pares nem impares. Há sapatos com furos, outros sem. Tanto faz, desde que sejam de modelo simples e sem apliques metálicos. Os revestimentos metálicos em torno dos furos não são problema, pela explicação que se segue já vão perceber porquê.

A ideia por detrás da Capa e Batina reside na uniformização de todos os estudantes, para que haja melhor igualdade: não se irão distinguir uns dos outros pela roupa que usam e a riqueza que ostentam mas antes pela sua inteligência.

Apliques Metálicos são acessórios considerados supérfluos... e por este motivo são proibidos nos sapatos, quer nos homens, quer nas mulheres.

Uma maneira mais fácil de perceber esta regra: Não existem sapatos com furos ímpares. Se têm 5 furos de um lado do sapato, terão 5 do outro, logo terão 10 (par). Se alguém tiver um sapato com furos ímpares... o sapato está mal feito.
A consulta do "Ask Jarod" não dispensa a leitura do Código da Praxe Académica da Universidade de Coimbra.

Avatar do Utilizador
Jarod
Novato
Novato
Mensagens: 48
Registado: quarta-feira, 29 março 2006 16:26

Mensagem por Jarod »

Lino Escreveu:Boa tarde. Como estudante do Politécnico (ESEC) gostaria de saber porque é que há carros de escolas do Politécnico que têm de desfilar atrás dos outros no fim do cortejo? Porque é que o cortejo oficial não é feito com todas as instituições do ensino superior de Coimbra?? Penso que seria bom para a união dos estudantes do Ensino Superior deixar de haver a diferença Universidade/Politécnico/Privado.
Obrigado. :)
Lino: Qual é o problema de ir no final do cortejo? A Queima das Fitas é organizada (e sempre foi) pelos estudantes da Universidade de Coimbra. Se houvesse uma festa com cortejo feito por estudantes da ESEC seria errado que estudantes da UC desfilassem por igual com estes, não seria? Há que dar primazia ao colectivo que faz a festa. Os outros são honrosos convidados.

Não é uma questão de ser "superior" ou "inferior"!!! Uns organizam a festa, os outros são convidados, mas o que é que isso interessa? O que interessa é festejar!
Última edição por Jarod em quinta-feira, 30 março 2006 16:08, editado 1 vez no total.
A consulta do "Ask Jarod" não dispensa a leitura do Código da Praxe Académica da Universidade de Coimbra.

Avatar do Utilizador
Lino
Mítico
Mítico
Mensagens: 8082
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54
Localização: Coimbra
Contacto:

Mensagem por Lino »

É um problema pois no fim, lá pelas 8 ou 9 da noite, as pessoas já vão embora e os cursos, que fizeram tanto para se mostrarem à cidade, são ignorados. Estar uma tarde inteira à espera de sair é desgastante e impede que as pessoas se divirtam tanto como normalmente poderiam. E o cortejo deveria ser único para haver maior união dos estudantes no sentido de haver uma única classe estudantil e não de várias. Há muitas diferenças entre os subsistemas que deveriam desaparecer. Sei que há uma ordem a ser respeitada mas creio que, até para bem de todos e para maior justiça para os que gastam rios de dinheiro com carros, todos os cursos devem ter direito a mostrar o seu carro no período do cortejo e não atrás dele como carros-vassoura...
Coimbra tem mais encanto... terá?
Imagem

Avatar do Utilizador
Jarod
Novato
Novato
Mensagens: 48
Registado: quarta-feira, 29 março 2006 16:26

Mensagem por Jarod »

Lino Escreveu:É um problema pois no fim, lá pelas 8 ou 9 da noite, as pessoas já vão embora e os cursos, que fizeram tanto para se mostrarem à cidade, são ignorados. Estar uma tarde inteira à espera de sair é desgastante e impede que as pessoas se divirtam tanto como normalmente poderiam. E o cortejo deveria ser único para haver maior união dos estudantes no sentido de haver uma única classe estudantil e não de várias. Há muitas diferenças entre os subsistemas que deveriam desaparecer. Sei que há uma ordem a ser respeitada mas creio que, até para bem de todos e para maior justiça para os que gastam rios de dinheiro com carros, todos os cursos devem ter direito a mostrar o seu carro no período do cortejo e não atrás dele como carros-vassoura...
Ok. Estamos a chegar a algum lado.

Como sabes, os carros da Queima têm limite de Quartanistas. Isso é por razões de segurança em caso de incêndio. Os limites de pessoas têm sido estabelecidos para que haja um cada vez menor número de carros no cortejo para que este não seja demasiado extenso. Já se diminuiu em muito o número de carros no cortejo ao longo dos anos.

Organizar uma Queima não é nada fácil e o cortejo é apenas um dos muitos pontos altos da festa.

Falaste de "maior união dos estudantes no sentido de haver uma única classe estudantil e não de várias". É assim, não sei quem é que inventou essa coisa da "classe estudantil". Tu não tens orgulho no teu curso, na tua Escola? Tu achas que ser "universitário" é "melhor"? Ninguém diz isso mas muita gente acha que isso é verdade. São as pessoas que se auto-discriminam desta forma e depois atiram as culpas para cima dos estudantes da UC, os "elitistas".

O que é que tu achas das escolas politécnicas e outras usarem Capa e Batina igual à da UC? Porque não têm "trajes" próprios? Acredita que se eu estivesse nessa situação eu JAMAIS quereria usar um "fato académico" que me fizesse confundir com estudantes de outra instituição que não a minha. Não te irrita que alguém chegue ao pé de ti de Capa e Batina e pergunte "de que Faculdade és?" ao qual tens que responder sempre "Estudo na Escola Superior de Educação".

Palmas para a Escola Agrária que ousou valorizar-se com um traje próprio.
A consulta do "Ask Jarod" não dispensa a leitura do Código da Praxe Académica da Universidade de Coimbra.

Avatar do Utilizador
Lino
Mítico
Mítico
Mensagens: 8082
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54
Localização: Coimbra
Contacto:

Mensagem por Lino »

Eu uso o traje académico porque é o traje da minha cidade, o local onde nasci, e tenho orgulho nele. Tenho orgulho no sítio onde estudo e isso demonstro pelas cores que ostento, o laranja e azul, e não pela diferença do traje. Classe estudantil... é uma forma de referir todos os que são estudantes e que lutam pelos seus direitos.

Ok para mudar o tema: os pins na batina. O único autorizado é o do curso não é? Quanto aos emblemas na capa, há aí muita gente que quase forra a capa com emblemas quando estes deveriam ser o mínimo possíveis. Eu tenho 5 e chega pois são aqueles com que mais me identifico.
Coimbra tem mais encanto... terá?
Imagem

Avatar do Utilizador
Jarod
Novato
Novato
Mensagens: 48
Registado: quarta-feira, 29 março 2006 16:26

Mensagem por Jarod »

Já estou a criar os tópicos correspondentes a cada um dos temas importantes, incluindo os pins e emblemas.

Obrigado pelo interesse! Vou me esforçar para tudo esclarecer.
A consulta do "Ask Jarod" não dispensa a leitura do Código da Praxe Académica da Universidade de Coimbra.

Avatar do Utilizador
mustiness
Lendário
Lendário
Mensagens: 1638
Registado: sexta-feira, 25 fevereiro 2005 1:07

Mensagem por mustiness »

Porque é que Praxe é tão intolerante? E porque é que os que não se querem submeter a isso tem de ouvir sempre os outros como se estivessem a cometer um crime? Acho que nem comentendo um crime ouvia o que tive de ouvir no meu primeiro ano. Ajudaria bastante, tanto quem vem pela 1ª vez como a nível de criar uma mentalidade de "pertenço a esta academia, tenho orgulho nela".

Entre muitas outras dúvidas, gostava que alguém me explicasse porque é que muita gente pensa que está no Exército sem se portar como tal.
Hakuna Matata

Avatar do Utilizador
Jarod
Novato
Novato
Mensagens: 48
Registado: quarta-feira, 29 março 2006 16:26

Mensagem por Jarod »

Pessoal - este tópico é apenas de apresentação.

Ask Jarod tudo fará para esclarecer as dúvidas que se pretendem com regras praxísticas. Não se pretende discutir o "está certo, está errado" mas antes esclarecimentos de pormenores.

POderei abrir um tópico para se discutir a essência da Praxe Académica mas toda a gente sabe que isso esgotaria qualquer fórum.

Por isso agradecia então que este tópico se mantivesse como para "sugerir outros tópicos" Tudo farei para abrir os tópicos nas categorias suficientes. As dúvidas podem ser esclarecidos nos tópicos respectivos.

Mais informações no Código da Praxe
A consulta do "Ask Jarod" não dispensa a leitura do Código da Praxe Académica da Universidade de Coimbra.

Avatar do Utilizador
mustiness
Lendário
Lendário
Mensagens: 1638
Registado: sexta-feira, 25 fevereiro 2005 1:07

Mensagem por mustiness »

Não tinha a ver com o certo ou errado. Apenas a essência do espírito. Não vou discutir nada, é o tipo de discussão que não leva a lado nenhum, toda a gente sabe disso. É tipo discutir o sexo dos anjos. :?
Hakuna Matata

Briooosa
Banido
Mensagens: 341
Registado: segunda-feira, 22 novembro 2004 18:58

Mensagem por Briooosa »

finalmente alguem que me pode esclarecer algumas duvidas.
pelo que sei e que me foi dado a entender uma trupe é sempre soberana,ninguem pode desfazer a trupe,apenas passar revista,se for uma trupe de veteranos,certo?
se numa trupe,durante a revista,se notarem branco,colarinhos,pulsos,qualquer coisa,podem desfazer a trupe?
ja apanhei uma revista em que me viram os punhos da camisa,e queriam desfazer a trupe,eu puxei a manga da batina para tapar e nao desfizemos a trupe,e continuamos por ordem do chefe de trupe,podiam desfazer a trupe por causa disso?
foi engraçado porque a quem estava a fazer essa revista,perguntamos se estava a mortalha na porta ferrea,ao que nos foi repondido que nao fumavam...nao seria suposto saberem o que é a mortalha,e qual o seu significado na porta ferrea?
quem revista esta trupes de veteranos...

Briooosa
Banido
Mensagens: 341
Registado: segunda-feira, 22 novembro 2004 18:58

Mensagem por Briooosa »

ja agora,nao estou contra as revistas de trupes,alias acho que deviam haver mais,porque este ano nao fiz nenhuma exactamente porque toda os alunos pensam que nas trupes é só violencia e mais nao sei o que,e quando sei de trupes que começam em qualquer lado,sem ser nos sitios adquados,que só fazem disturbios,prefiro nao fazer do que continuar a remar contra maré.
pertenço a uma tertulia que tem 13 anos,prezamos as tradiçoes...mas é triste ver o caminho que esta a tomar a nossa academia.
a prova disso é o cortejo da latada,qualquer dizem fazem corridas de carros em vez do cortejo,nao á ninguem que controle isto??

Avatar do Utilizador
DrUnKFiSh
Experiente
Experiente
Mensagens: 247
Registado: quinta-feira, 11 novembro 2004 1:54
Contacto:

Mensagem por DrUnKFiSh »

façam furos..nos sapatos..dpois kuando xover.....de facto o lino tem razão . deveria ser feito um sorteio...para escolher quais os carros que iam a frente...assim era justo...e não constantemente sempre os mesmos no fim ..todos anos

Avatar do Utilizador
Jarod
Novato
Novato
Mensagens: 48
Registado: quarta-feira, 29 março 2006 16:26

Mensagem por Jarod »

A Praxe Académica da Universidade de Coimbra tem a parte boa e a parte má, e pressupõe que se respeite a parte boa e a parte má. A Praxe Académica da Universidade de Coimbra não se aplica aos estudantes que sejam de outras escolas (que têm praxes próprias).

Por isso é que os estudantes que não são da Universidade gozam das seguintes regalias:
- não são rapados por Trupes
- não levam sanções de unhas com a colher de pau
- não têm que respeitar os horários de recolher
- não têm que colocar a Capa aos Ombros quando passam pela Porta Férrea
- não têm que respeitar as regras no que toca ao uso de insígnias
- não têm que cumprir as demais regras no Código da Praxe da Universidade de Coimbra.

Todavia, e por COERÊNCIA, os estudantes que não são da Universidade também não poderão fazer parte da parte principal do cortejo da Queima das Fitas, nem participar na Comissão Central da Queima das Fitas, entre outros.

Isto faz-se por RESPEITO aos estudantes que são obrigados a cumprir os preceitos da Praxe Académica da Universidade de Coimbra (porque escolheram aderir à Praxe). Porque têm de respeitar as regras, podem gozar das eventuais regalias, e isto é perfeitamente merecido e indiscutível.
A consulta do "Ask Jarod" não dispensa a leitura do Código da Praxe Académica da Universidade de Coimbra.

Responder