Praxe Académica da Universidade de Coimbra - Ask Jarod

Para professores, alunos e funcionários do ensino superior
Avatar do Utilizador
Agiota
Novato
Novato
Mensagens: 45
Registado: quarta-feira, 09 setembro 2009 23:31

Mensagem por Agiota »

Mais um Capa Negra incondicionalmente..

Não acho piada nenhuma aos simbolos. Como já foi dito, parece a montra da Toga :lol:

Mas também não descrimino quem os usa. Assim conheço a minha. "É a que não tem simbolos". B)
Civil é uma nação,
Cantamos com o coração,
Cantamos, Gritamos,
Civil nossa paixão..

Avatar do Utilizador
acfvs
Iniciado
Iniciado
Mensagens: 86
Registado: domingo, 17 maio 2009 13:26

Mensagem por acfvs »

"A Queima das Fitas é organizada (e sempre foi) pelos estudantes da Universidade de Coimbra."

E porque? Nao ha possibilidade do pessoal do politecnico ajudar a organizar? E que estao sempre a reclamar que o pessoal da UC tem previlegios, mas sao eles que organizam tudo, por isso e compreensivel. Eu acho e que o pessoal do politecnico tambem devia poder envolver-se na organizaçao das festas academicas.

NunoRVicente
Iniciado
Iniciado
Mensagens: 55
Registado: segunda-feira, 05 abril 2010 2:43
Localização: Norte cuarago!

Mensagem por NunoRVicente »

Então, nesse caso, também acharás por bem que o pessoal dos politécnicos cumpra a PRAXE na Universidade de Coimbra, pois tudo faz parte do mesmo.

Avatar do Utilizador
acfvs
Iniciado
Iniciado
Mensagens: 86
Registado: domingo, 17 maio 2009 13:26

Mensagem por acfvs »

NunoRVicente Escreveu:Então, nesse caso, também acharás por bem que o pessoal dos politécnicos cumpra a PRAXE na Universidade de Coimbra, pois tudo faz parte do mesmo.

Claro que sim. Assim é que deveria ser ....

Avatar do Utilizador
ZéPróVinho
Regular
Regular
Mensagens: 127
Registado: quinta-feira, 27 setembro 2007 18:39
Localização: Coimbra

Mensagem por ZéPróVinho »

A minha é negrinha ... mas também sou de acordo com que se tenham apenas os emblemas realmente necessários que p.ex. mostrem o percurso académico do estudante.

Capas com milhentas de emblemas...retira um pouco o espírito mais formal, e entra-se em algo mais festivo etc... tudo depende como cada um quer viver a sua vida académica.

NunoRVicente
Iniciado
Iniciado
Mensagens: 55
Registado: segunda-feira, 05 abril 2010 2:43
Localização: Norte cuarago!

Mensagem por NunoRVicente »

Aproveito o assunto dos emblemas da capa para formular uma pergunta.
Os selos da queima das fitas que, habitualmente, se colocam na pasta da PRAXE são apenas algo simbólico? Gostava de saber mais sobre a origem disso, pois sinceramente não acho que fique lá muito bem :? e não faço muito a intenção de os colocar. Mas por uma questão de tradição ou simbolismo poderei pensar sobre isso.

Avatar do Utilizador
dawn_to_dusk_
Lendário
Lendário
Mensagens: 1417
Registado: sexta-feira, 21 janeiro 2005 0:32

Mensagem por dawn_to_dusk_ »

NunoRVicente Escreveu:Aproveito o assunto dos emblemas da capa para formular uma pergunta.
Os selos da queima das fitas que, habitualmente, se colocam na pasta da PRAXE são apenas algo simbólico? Gostava de saber mais sobre a origem disso, pois sinceramente não acho que fique lá muito bem :? e não faço muito a intenção de os colocar. Mas por uma questão de tradição ou simbolismo poderei pensar sobre isso.
é mais pelo simbolismo das queimas que já vividas!
Imagem

NunoRVicente
Iniciado
Iniciado
Mensagens: 55
Registado: segunda-feira, 05 abril 2010 2:43
Localização: Norte cuarago!

Mensagem por NunoRVicente »

Pois... também penso que seja isso. Mas depois há sempre aquele pessoal que gosta de inventar umas teorias e chamar certas coisas como alguém que desrespeita a tradição... ...? Acho que os posso bem guardar no penico, assim como fiz com o emblema do meu curso/faculdade, pois mostruários não são para a minha capa ^^

Avatar do Utilizador
Jimmy
Experiente
Experiente
Mensagens: 418
Registado: sábado, 10 janeiro 2009 13:47
Localização: Paradise City

Mensagem por Jimmy »

Estás no teu livre direito ;)
Imagem
"O Tekken"

Avatar do Utilizador
Subbuteiro
Regular
Regular
Mensagens: 187
Registado: domingo, 13 fevereiro 2005 12:36
Localização: Coimbra - Cidade Mágica
Contacto:

Mensagem por Subbuteiro »

NunoRVicente Escreveu:Os selos da queima das fitas que, habitualmente, se colocam na pasta da PRAXE são apenas algo simbólico? Gostava de saber mais sobre a origem disso, pois sinceramente não acho que fique lá muito bem :? e não faço muito a intenção de os colocar. Mas por uma questão de tradição ou simbolismo poderei pensar sobre isso.
Os selos da Queima, apesar de não estarem explícitos na Praxe, comprovam o teu número de matrículas, que será sempre "nº de selos + 1". Já ajudou muita gente em caso duvidosos...

Avatar do Utilizador
Jimmy
Experiente
Experiente
Mensagens: 418
Registado: sábado, 10 janeiro 2009 13:47
Localização: Paradise City

Mensagem por Jimmy »

O Selo põe-se apenas no inicio de ano lectivo seguinte a cada Queima?
Imagem
"O Tekken"

NunoRVicente
Iniciado
Iniciado
Mensagens: 55
Registado: segunda-feira, 05 abril 2010 2:43
Localização: Norte cuarago!

Mensagem por NunoRVicente »

Subbuteiro Escreveu:Já ajudou muita gente em caso duvidosos...
Se há casos duvidosos não há nada como ir a fonte segura...? Também podes por selos que não correspondem (não querendo agora armar polémica). Para a "verificação do número de matriculas" tens a posição em que o estudante usa/segura a pasta da PRAXE, segundo o código da mesma.

Avatar do Utilizador
dawn_to_dusk_
Lendário
Lendário
Mensagens: 1417
Registado: sexta-feira, 21 janeiro 2005 0:32

Mensagem por dawn_to_dusk_ »

Jimmy Escreveu:O Selo põe-se apenas no inicio de ano lectivo seguinte a cada Queima?
metes quando bem entenderes. o selo é elemento opcional nas pastas académicas.
Imagem

Avatar do Utilizador
Subbuteiro
Regular
Regular
Mensagens: 187
Registado: domingo, 13 fevereiro 2005 12:36
Localização: Coimbra - Cidade Mágica
Contacto:

Mensagem por Subbuteiro »

dawn_to_dusk_ Escreveu:
Jimmy Escreveu:O Selo põe-se apenas no inicio de ano lectivo seguinte a cada Queima?
metes quando bem entenderes. o selo é elemento opcional nas pastas académicas.
Mas faz sentido na Latada do ano seguinte. Apesar de não o ser, poderá ser considerada uma insígnia...

É claro que, como não faz parte da praxe, cada um toma-a como quiseres. Mas para mim, servem essencialmente para comprovar matrículas.

É óbvio que não comprova nada, como qualquer um pode comprar um traje e passar-se por estudante,...

piku
Estreante
Estreante
Mensagens: 11
Registado: sexta-feira, 21 novembro 2008 22:18

Mensagem por piku »

X- CANDEEIRO - pertencem à categoria de Candeeiro:
a) Todos os que, sendo estudantes do 1º ciclo de cursos de três anos, tenham três matrículas.
b) Todos os que, sendo estudantes do 1º ciclo de cursos com quatro anos, tenham quatro matrículas.
X - CANDEEIRO GRELADO - pertencem à categoria de Candeeiro grelado:
a) Os estudantes que, preenchendo os requisitos da alínea anterior, ou um número superior de matrículas, tenham posto
grelo em cerimónia de imposição de insígnias ou cortejo da latada, no início do ano lectivo.
b) Só poderão pôr grelo, os que estiverem em condições de terminar o 1º ciclo nesse ano lectivo.
XI- CANDEEIRO FITADO - pertencem à categoria de Candeeiro fitado:
Os estudantes que, preenchendo os requisitos da alínea anterior, tenham posto fitas no dia do cortejo da Queima das Fitas.
Tendo em conta, que no meu departamento são muitos os que terminam a licenciatura ao fim de quatro anos, "fará assim tanto mal" ser fitado e ir no carro com três matrículas, mesmo que só se termine a licenciatura no ano seguinte? E vai-se à benção dessa Queima?
Outra questão, usa-se o grelo na lapela no cortejo da Queima das Fitas, para que na Latada seguinte, seja colocado na Pasta e na Queima a seguir seja queimado?

Responder