Praxe Académica da Universidade de Coimbra - Ask Jarod

Para professores, alunos e funcionários do ensino superior
Avatar do Utilizador
{mineirinha}
Lendário
Lendário
Mensagens: 2443
Registado: segunda-feira, 03 janeiro 2005 20:33
Localização: Far,Far away

Mensagem por {mineirinha} »

Mas não são todas que sabem...
Mas,quem ainda souber praxar e cumprir,deve continuar e bater o pé.
É difícil e ainda gozam connosco,mas dane-se
Love hurts

Avatar do Utilizador
Kika2
Veterano
Veterano
Mensagens: 539
Registado: quarta-feira, 28 setembro 2005 23:01

Mensagem por Kika2 »

Não encontrei o tópico correspondente ao assunto, mas é só para tirar uma pequena dúvida.
Como estou no último ano, este ano vou aderir a tudo o que tenho direito e tenho dúvida em relação ao Baile de Gala. Disseram-me que há uma espécie de código em relação às vestimentas das meninas. É obrigatório que seja vestido comprido até aos pés? E os meninos que queiram aproveitar o traje, colocar a faixa e o laço?

Avatar do Utilizador
{mineirinha}
Lendário
Lendário
Mensagens: 2443
Registado: segunda-feira, 03 janeiro 2005 20:33
Localização: Far,Far away

Mensagem por {mineirinha} »

Gala já por si diz que é vestido comprido.
Love hurts

keine Engel
Iniciado
Iniciado
Mensagens: 98
Registado: quarta-feira, 05 janeiro 2005 21:51

Mensagem por keine Engel »

Tenho umas perguntinhas, talvez haja aqui alguém que me possa ajudar...

Estou no 5º ano do meu curso (Mestrado Integrado), pus as fitas o ano passado e não as assinei o ano passado pq só planeio ir este ano à benção das pastas, mas estou baralhada porque não sei quando é suposto assinarem-mas... É suposto já irem assinadas para a serenata? E há problema se não assinar todas (do género, há uma fita para ser assinada por colegas e outra por colegas de curso... que no meu caso é igual ao litro e se calhar uma fica em branco)?

Avatar do Utilizador
dawn_to_dusk_
Lendário
Lendário
Mensagens: 1417
Registado: sexta-feira, 21 janeiro 2005 0:32

Mensagem por dawn_to_dusk_ »

não, não há mal nisso. eu tb fiquei com uma em branco.

e deves de começar a assinar apos as férias da pascoa!

Atento
Estreante
Estreante
Mensagens: 3
Registado: segunda-feira, 18 fevereiro 2008 21:20

Mensagem por Atento »

Boas,


Uma pergunta que não consegui ver esclarecida pelo código da praxe.

Completei o 1º ciclo na UC (2005-2008) e encontro-me a fazer mestrado no estrangeiro mas sem qualquer tipo de ligação à UC.
Posso usar a capa e a batina? ou só a capa, como já me disseram anteriormente?

Um abraço a todos

Leia
Lendário
Lendário
Mensagens: 1519
Registado: sábado, 15 abril 2006 14:31

Mensagem por Leia »

Como já acabaste não podes usar nem uma coisa nem outra. Eras veterano até 6 meses apos a conclusão do curso.. Findo esse prazo já não és nada perante a praxe... Até porque o teu mestrado está a ser tirado no estrangeiro...

ownd
Estreante
Estreante
Mensagens: 19
Registado: quarta-feira, 23 abril 2008 21:15

Mensagem por ownd »

Dúvida: estive um semestre na UC, só que entretanto desisti do curso. Se voltar a estudar lá (noutra faculdade), serei considerado caloiro? Ou semi-puto?

Avatar do Utilizador
{mineirinha}
Lendário
Lendário
Mensagens: 2443
Registado: segunda-feira, 03 janeiro 2005 20:33
Localização: Far,Far away

Mensagem por {mineirinha} »

Já tens uma matricula na UC,mas desististe.
Quando voltares ao segundo curso,terás outra matricula, o que fazem duas matrículas, portanto serás:
VII - SEMI-PUTO - pertencem à categoria de semi-puto aqueles que:
a) Sendo estudantes do 1º ciclo de cursos de três anos, tenham duas matrículas, mas apenas durante o primeiro período de
PRAXE.
b) Sendo estudantes do 1º ciclo de cursos com quatro anos, tenham duas matrículas.
VIII- PUTO - pertencem à categoria de Puto:
a) Os que, sendo estudantes do 1º ciclo de cursos de três anos, tenham duas matrículas, mas apenas durante o segundo,
terceiro e quarto períodos de PRAXE.
Isto realmente ta esquisito,por causa dos períodos da praxe,mas se fores ao novo código vês isso ( http://www.forumcoimbra.com/codigopraxe2007.pdf )
Mas penso que para ti se adequa o primeiro, ou seja, Semi-puto.
Love hurts

Avatar do Utilizador
{mineirinha}
Lendário
Lendário
Mensagens: 2443
Registado: segunda-feira, 03 janeiro 2005 20:33
Localização: Far,Far away

Mensagem por {mineirinha} »

Agora a quem tem dúvidas sobre grelos,fitas, etc....
Eu este ano fiz tudo conforme o código antigo,porque quando entrei não imaginava que isto ia mudar e nem quando usei grelo pela 1ª vez. E mudou só depois,então decidi continuar.

Mas quem entra agora,depois de ler o código e analisar bem a conclusão que tiro é que agora com Bolonha, num curso de 3 anos, com mestrado integrado, o grelo leva-se à lapela no último ano do 1º ciclo(ou 3º ano).
Torna-se assim um candeeiro grelado, pois:
IX- CANDEEIRO - pertencem à categoria de Candeeiro:
a) Todos os que, sendo estudantes do 1º ciclo de cursos de três anos, tenham três matrículas.
b) Todos os que, sendo estudantes do 1º ciclo de cursos com quatro anos, tenham quatro matrículas.
X - CANDEEIRO GRELADO - pertencem à categoria de Candeeiro grelado:
a) Os estudantes que, preenchendo os requisitos da alínea anterior, ou um número superior de matrículas, tenham posto
grelo em cerimónia de imposição de insígnias ou cortejo da latada, no início do ano lectivo.
b) Só poderão pôr grelo, os que estiverem em condições de terminar o 1º ciclo nesse ano lectivo.


Então vemos que o grelo agora só se usa à lapela quando se termina o 1º ciclo.
Vamos às fitas:
depois o 1º ano do 2º ciclo(ou 4º ano) levam-se as fitas
XI- CANDEEIRO FITADO - pertencem à categoria de Candeeiro fitado:
Os estudantes que, preenchendo os requisitos da alínea anterior, tenham posto fitas no dia do cortejo da Queima das Fitas.
Por fitas no cortejo,significa(a meu ver) queimar o grelo na cerimónia e soltar as fitas e ir no carro.
A seguir a candeeiro fitado, há mais 2 categorias, mas isso vocês mesmos podem ver se estão em alguma delas e interpretar daí...penso que está a ficar mais claro agora.
No meu caso sou Bacharel porque:
XV– BACHAREL - pertencem à categoria de Bacharel:
Os que, tendo um numero de matriculas superior aos anos do 1º ciclo do curso e que tenham usado insígnias pessoais.
Não segui tudo certo,pelos motivos que expliquei acima.
Depois das fitas, usa-se cartola e quem usa a cartola é chamado de:
XIII – BOLOGNEZ – pertencem à categoria de Bolognez:
Os que estão matriculados pela primeira vez no 2º ciclo, ressalvando a condição de Novato.
TITULO XIV
Da condição de Bolognez
Artigo 50º
c) O Bolognez pode usar o conjunto: cartola, bengala, rosácia ou flor natural na lapela e bandas de seda na batina
com a cor ou cores da respectiva faculdade.
Realmente parece estranho,mas espero ter ajudado a tirar algumas dúvidas sobre isso que tanto nos surgiram.
Pena ser só agora no fim da queima,mas pronto...para o ano pode ser que ajude alguém.
E se souberem melhor que eu,digam, tenho todo o interesse em aprender sobre isto.
Love hurts

ownd
Estreante
Estreante
Mensagens: 19
Registado: quarta-feira, 23 abril 2008 21:15

Mensagem por ownd »

{mineirinha} Escreveu:Já tens uma matricula na UC,mas desististe.
Quando voltares ao segundo curso,terás outra matricula, o que fazem duas matrículas, portanto serás...

...Mas penso que para ti se adequa o primeiro, ou seja, Semi-puto.
Mas será que faz muito sentido trajar sem ter ido à queima no ano em que lá estive?!

Avatar do Utilizador
{mineirinha}
Lendário
Lendário
Mensagens: 2443
Registado: segunda-feira, 03 janeiro 2005 20:33
Localização: Far,Far away

Mensagem por {mineirinha} »

Eu conheci pessoas que ao iniciarem novo curso passaram por caloiros novamente e fizeram tudo do 0.
Escolhe tu como queres fazer.
No meu curso também há os que estavam em outro curso e trajaram no novo 1º ano.
Há as duas opções. Se queres trajar,traja...senão faz-te de caloiro.
Love hurts

ownd
Estreante
Estreante
Mensagens: 19
Registado: quarta-feira, 23 abril 2008 21:15

Mensagem por ownd »

E será que depois no último ano posso "assumir" como tendo 4 matrículas? (isto num curso de 3 anos?)

Avatar do Utilizador
{mineirinha}
Lendário
Lendário
Mensagens: 2443
Registado: segunda-feira, 03 janeiro 2005 20:33
Localização: Far,Far away

Mensagem por {mineirinha} »

Não entendi a pergunta,mas eu tenho 4 matriculas e o curso é de 3.
Ok que eu chumbei no 1º,mas vai dar ao mesmo...continuei a trajar...
E toda a gente sabe que tenho 4 matriculas...
Faz melhor a pergunta que não entendi.
Love hurts

ownd
Estreante
Estreante
Mensagens: 19
Registado: quarta-feira, 23 abril 2008 21:15

Mensagem por ownd »

Do género para todos os efeitos tenho uma matrícula visto que estive um semestre em Coimbra e depois desisti, certo? Então, este ano, se voltar posso chegar, ser caloiro de novo, como se nunca estivesse estado na Academia, e depois, por exemplo, no último ano já "assumir" que tenho 4 matrículas, invés de 3? Eu sei que é confuso :S mas é do género, ocultar uma informação e só revelar no último ano :lol: :lol: :lol:

Responder