Praxe Académica da Universidade de Coimbra - Ask Jarod

Para professores, alunos e funcionários do ensino superior
Avatar do Utilizador
Al Capone
Experiente
Experiente
Mensagens: 345
Registado: terça-feira, 21 dezembro 2004 1:03

Mensagem por Al Capone »

A garraiada é sempre ao Domingo

Avatar do Utilizador
gunky
Veterano
Veterano
Mensagens: 712
Registado: quinta-feira, 06 abril 2006 15:45

Mensagem por gunky »

Jarod Escreveu:Ninguém te vai chatear por causa disso. Porém deve-se cumprir esta regra porque o fato saia-casaco das raparigas não contém uma mini-saia nem uma saia comprida. E mais uma vez, deve reinar a simplicidade quando se veste o fato.

Eu aposto que na história da Universidade nunca houve nenhum homem a chamar a atenção a uma rapariga por ela trazer a saia dela "demasiado acima"!!! Mas que parece mal, parece, demasiado acima ou demasiado abaixo.
Epá :shock: :shock: :shock:

Não sei quantas matriculas tens jarod mas por teres pertencido ao conselho de veteranos da faculdade e presumo que ja devem ser algumas e penso ainda que também deves ter mais experiencia sobre praxe do que a maioria do resto dos estudantes. Deves saber tão bem como eu que a praxe tem-se perdido ao longo destes anos e deves saber também que a culpa passa toda pelos estudantes. Por aqueles que não querem aprender, não querem saber e por aqueles que tambem não querem tentar ensinar os outros e consequentemente aprender(em) alguma coisa com isso. Eu sempre que vejo alguem que estando de capa e batina e não estando de acordo com a praxe tento avisa-lo disso. Se ninguém o fizer acaba-se por chegar a um ponto em que cada 1 se veste da maneira que bem quiser e que bem entender, o que pelos vistos, começa a ser bastante frequente. Por exemplo, sabes bem que já se viu bastante pessoal no cortejo de sapatilhas com o fato académico. Achas que estas pessoas não devem ser avisadas do mal que estão a fazer?!?! A maioria dos caloiros não aprende este tipo de coisas no ano de caloiro, só nos anos seguintes e muitas destas pessoas fazem as coisas de acordo com aquilo que vêm nos outros. Se virem uma pessoa na cantina de fato académico, a poisar a capa numa cadeira e irem pra fila acabam por pensar mais tarde que não há nenhum problema nisso. Se virem uma pessoa de fato académico com 1 capa cheia de simbolos e porta-chaves pendurados (sim ja visto) vão pensar que também não tem problema andar assim. E dou-te ainda mais um bom exemplo do que estou a falar. Na latada, é PROIBIDO FAZER QUALQUER TIPO DE PINTURAS SOBRE A PELE DOS CALOIROS e no entanto quantos é que tu vês assim? e não me digas que é o pessoal dos instiruros que faz este tipo de coisas, porque já vi isto em caloiros de direito, medicina, letras, etc, etc. Agora eu até percebo mais ou menos a coisa de ninguém se chatear muito com este tipo de coisas, mas espero que tu, sabendo que fizeste parte do conselho de veteranos, que tomes sempre alguém atitude quando vires alguém a fazer as coisas mal.....
Acho que todos os doutores e doutoras deviam mostrar respeito não a este ou aquele doutor, mas sim ao fato académico.


Pra terminar, apesar de a internet ser um bom meio de divulgação de informação, não estou de acordo em referir aqui no forum determinados aspectos relativamente a praxe. Para quem ainda não percebeu estou a falar de trupes....

Avatar do Utilizador
mustiness
Lendário
Lendário
Mensagens: 1638
Registado: sexta-feira, 25 fevereiro 2005 1:07

Mensagem por mustiness »

Porquê? A Praxe não é tabu e a informação sempre foi importante, tanto para quem concorda como para quem é contra.
Hakuna Matata

Avatar do Utilizador
DrUnKFiSh
Experiente
Experiente
Mensagens: 247
Registado: quinta-feira, 11 novembro 2004 1:54
Contacto:

Mensagem por DrUnKFiSh »

quer dizer a garraiada começa no final da noite de sabado...e dpois akela viagem de comboio para la...pessoal sempre a cantar.....é simplesmente genial ...lol so mesmo pa quem aguenta gandes niveis de cansaço , esta queima quem sabe ...ehehe :lol:

Avatar do Utilizador
{mineirinha}
Lendário
Lendário
Mensagens: 2443
Registado: segunda-feira, 03 janeiro 2005 20:33
Localização: Far,Far away

Mensagem por {mineirinha} »

eu sempre achei que se devia avisar e que por exemplo se houvessem doutores a fazer algo errado,deveriam levar com uma praxe de alguem que tivesse mais matriculas.
nao sei sequer se isto é aplicado na nossa universidade,pois nunca ouvi falar nada. pura especulação.
Mas no porto,tenho um amigo que é veterano e ele diz que pode praxar quem desejar,tendo menos matriculas que ele, caso tenha feito alguma coisa.
ja agora explicavam-me se aqui tambem é assim.
Love hurts

usaralho
Lendário
Lendário
Mensagens: 1577
Registado: domingo, 21 novembro 2004 1:37
Contacto:

Mensagem por usaralho »

{mineirinha} Escreveu:eu sempre achei que se devia avisar e que por exemplo se houvessem doutores a fazer algo errado,deveriam levar com uma praxe de alguem que tivesse mais matriculas.
nao sei sequer se isto é aplicado na nossa universidade,pois nunca ouvi falar nada. pura especulação.
Mas no porto,tenho um amigo que é veterano e ele diz que pode praxar quem desejar,tendo menos matriculas que ele, caso tenha feito alguma coisa.
ja agora explicavam-me se aqui tambem é assim.
Já me deu vontade de ir a casa vestir o traje só para lixar algum chico esperto que está a armar-se em grande. O caso mais comum é do pessoal que praxa uma manada de cada vez não tendo esse direito.
Gostas de bicicletas antigas? Então experimenta o Amigos das Pasteleiras

Avatar do Utilizador
{mineirinha}
Lendário
Lendário
Mensagens: 2443
Registado: segunda-feira, 03 janeiro 2005 20:33
Localização: Far,Far away

Mensagem por {mineirinha} »

é que a mim irrita.
ok que andar na UC é bom. temos q admitir que tem nome.
mas assim estraga-se o nome.
ja tive colegas de outros sitios dizerem-me que aqui eram so bebados e nada de jeito.
e chateia porque afinal isto tem boas e lindas tradições e vêm pra cá uns chicos espertos que nao sabem nada de praxe e tradição e pensam que podem tudo.
eu se vir alguem vou avisar e nao vou ter problemas nenhuns.
se ha tradição e se somos a mais antiga academia do país ao menos que façamos bonito.
que nao estraguem.
fico mesmo irritada. :oops:
Love hurts

Avatar do Utilizador
gunky
Veterano
Veterano
Mensagens: 712
Registado: quinta-feira, 06 abril 2006 15:45

Mensagem por gunky »

{mineirinha} Escreveu:é que a mim irrita.
ok que andar na UC é bom. temos q admitir que tem nome.
mas assim estraga-se o nome.
ja tive colegas de outros sitios dizerem-me que aqui eram so bebados e nada de jeito.
e chateia porque afinal isto tem boas e lindas tradições e vêm pra cá uns chicos espertos que nao sabem nada de praxe e tradição e pensam que podem tudo.
eu se vir alguem vou avisar e nao vou ter problemas nenhuns.
se ha tradição e se somos a mais antiga academia do país ao menos que façamos bonito.
que nao estraguem.
fico mesmo irritada. :oops:
:clap: :clap: :clap:

mustiness não sei quantas matriculas tens e nem sei se és estudante do ensino superior.....acho que não é preciso explicar muito mais....

Ohnemoros
Estreante
Estreante
Mensagens: 14
Registado: sábado, 01 abril 2006 1:04

Mensagem por Ohnemoros »

Fico contente por aparecerem opiniões de acordo com aquilo que acho que deve ser o espírito "praxístico".

{mineirinha}, tentando responder às interrogações que colocaste... Como todos sabem ou deveriam saber, a Praxe é regida por uma hierarquia definida. Isto significa que sim, as pessoas com mais matrículas não podem - devem chamar a atenção, corrigir, repreender, enfim, praxar os mais novos no sentido de se fazer bem Praxe, quer seja no uso da Capa e Batina, quer seja noutro aspecto qualquer que lhe diga respeito.

Portanto, existindo algo de mau e generalizado actualmente na Universidade de Coimbra em termos de Praxe, a responsabilidade é do Conselho de Veteranos, porque trata-se do órgão máximo da Praxe que tem como dever e responsabilidade zelar pelo cumprimento de coisas como as que estamos aqui a discutir. Caso contrário, para que existe...?

Avatar do Utilizador
Jarod
Novato
Novato
Mensagens: 48
Registado: quarta-feira, 29 março 2006 16:26

Mensagem por Jarod »

Tendo em conta as últimas questões referentes às "chamadas de atenção" de estudantes mais velhos para com os mais novos, penso que há matéria suficiente para eu abrir um novo tópico, o qual vou chamar de "Praxe entre Doutores".

Os estudantes devem chamar à atenção uns aos outros para que assim a Praxe se faça como deve ser, de modo dignificante. É difícil para um estudante mais novo fazer isto em relação a estudantes mais velhos, mas eu já o fiz e uma vez ou outra lá aceitaram que eu tinha razão. Porém também aconteceu mandarem-me "passear"... se me faço entender.

É pela forma como se vive a Praxe Académica que a pessoa vai escolhendo um ou outro caminho. A Praxe permite a TODOS subir na hierarquia desde o ponto mais baixo até ao ponto mais alto. Deste modo os estudantes experimentam o que é viver diferentes estatutos dentro de uma organização, tendo mais ou menos direitos e mais ou menos deveres.

Tudo isto serve para simular aquilo que pode vir a acontecer na vida fora da Universidade... durante a vida haverá alturas em que vamos ser novatos, sem perceber muito do ambiente que nos rodeia (Caloiros). Haverá alturas em que estamos plenamente integrados mas ainda não temos tudo na ponta da língua (Putos), e ainda haverá alturas em que iremos representar a experiência (Veteranos).

A Praxe ajuda-nos, então, a viver estas experiências (se bem que de um modo mais intensivo e breve) e É PELA FORMA QUE NÓS VIVEMOS estas experiências que vamos escolher um "caminho"...

Caloiros:... não há grande caminho a escolher! A confusão do primeiro ano é tanta!
Pastranos:
- há os que reconhecem que são pouco mais do que Caloiros e muito inexperientes. Aceitam humildemente continuar a aprender sobre Praxe. Isto é MAIS.
- há os que passam a "ter a mania". Visto deixarem de ser caloiros, pensam que o mundo "é deles" e passam logo à Arrogância assim que chega a Queima, quando deixam de poder ser rapados. Isto é MENOS.
Semi-Putos:
- há os que experimentam a nova vida de poder mobilizar caloiros e vivem essa experiência de modo intenso mas respeitando as regras. Isto é MAIS.
- há os que, sedentos de uma suposta "vingança", fazem o que querem com os Caloiros, tratando-os pior do que qualquer outro doutor na Praxe, ignorando, por exemplo, que só podem mobilizar UM caloiro de cada vez, tendo que o acompanhar sempre e tendo obrigatoriamente a Capa sobre os ombros e a Pasta na mão (com o braço estendido!).
Isto é MENOS.
Sem querer desprezar as outras categorias, passemos aos Veteranos pois na hierarquia intermédia os problemas deste tipo não são tão graves.
- há os que, conscientes da experiência vivida ao longo dos anos, trabalham em prol do bom cumprimento da Praxe, e apesar dos supostos direitos extra que têm, só os usam quando necessário. Participam nas reuniões do Conselho de Veteranos e ajudam a Praxe. Isto é MAIS.
- há os que, chegada a altura de ser Veterano, "cagam" para tudo e para todos, e passam a idiotas sem ideias, pensando que o que dizem é Lei. Deixam de usar a Capa e Batina (porque já não "precisam"), e abusam dos poderes que a Praxe lhes dão. Isto é MENOS.

Ao referir estes casos, de certo que vocês conhecem muitas pessoas assim. Concordarão comigo que a Praxe é uma forma de mostrar um caminho possível... caberá a cada um escolher esse caminho pois a Praxe não pode obrigar ninguém a fazer essa escolha.

Vivendo a Praxe, ou uma pessoa se torna como deve ser, respeitadora e humilde, ou então acaba por ser mais um chico-esperto e isso a meu ver não é positivo. Chico-espertos há muitos no nosso Portugal.

(Nota): Com isto eu NÃO quero dizer que se TENHA que aderir à Praxe para se ser alguém na vida! Ninguém é superior só por aderir à Praxe, do mesmo modo que ninguém é superior só por não aderir. Estamos entendidos?

Sugiro então uma visita ao tópico "Praxe entre Doutores".

Jarod has spoken / O Jarod falou.
A consulta do "Ask Jarod" não dispensa a leitura do Código da Praxe Académica da Universidade de Coimbra.

Avatar do Utilizador
Al Capone
Experiente
Experiente
Mensagens: 345
Registado: terça-feira, 21 dezembro 2004 1:03

Mensagem por Al Capone »

na pratica se vires alguem a exercer praxe sem ser nas condicoes devidas ou nao estando na praxe podes lhe ir as unhas, com o proprio sapato da pessoa se n houver colher, os veteranos nem precisam d tar de capa e batina pa isso!

Ohnemoros
Estreante
Estreante
Mensagens: 14
Registado: sábado, 01 abril 2006 1:04

Mensagem por Ohnemoros »

Li o teu texto, Jarod, e gostei da análise que fizeste. Mas cheguei ao fim e não sei se cheguei a perceber que conclusão tiras: achas então que é aceitável ou legítimo adoptar essas atitudes "MENOS"?

Pessoalmente acho que sim se: houver as devidas consequências; essas pessoas deixarem de estar relacionadas com a Praxe, pois não é certamente isso que ela representa...

Avatar do Utilizador
CoolSpot
Experiente
Experiente
Mensagens: 298
Registado: quinta-feira, 12 maio 2005 14:15
Localização: Baixa de Coimbra
Contacto:

Mensagem por CoolSpot »

Ó Jarod...

Tens para aqui bué da info sobre a Praxe de Coimbra. Já para não falar na participação massiva que o tema tem gerado.

Já lançavas o teu próprio site com toda a info que colocaste no forum, não? Até poderias criar online um consultório praxistico estilo o "Dr. Phil" da SIC Mulher mas desta vez chamado "Ask Dr. Jarod"... :D
Assim, libertavas o forum de algum tráfego e arranjavas o teu próprio palco. E prestavas um serviço de utilidade pública ao criar um ponto de encontro online para o pessoal que vive a praxe e a quer viver da maneira mais correcta e saudável possível.

Pensa nisso... Abraço.
Imagem
Imagem
Imagem

NiGhT
Experiente
Experiente
Mensagens: 331
Registado: quinta-feira, 11 novembro 2004 1:48

Mensagem por NiGhT »

Apoio o lançamento de um site consultivo, mas não como desculpa para a libertação de tráfego do site... acho que se continuem aqui a divulgar as boas práticas da praxe, pois vejo aqui um método de avisar os caloiros sobres os seus deveres, e acima de tudo, dos seus direitos, direitos estes que muitas vezes por estupidez de quem os praxa, não estão cientes. Boa iniciativa Jarod :)
Imagem

Avatar do Utilizador
CoolSpot
Experiente
Experiente
Mensagens: 298
Registado: quinta-feira, 12 maio 2005 14:15
Localização: Baixa de Coimbra
Contacto:

Mensagem por CoolSpot »

NiGhT Escreveu:Apoio o lançamento de um site consultivo, mas não como desculpa para a libertação de tráfego do site... acho que se continuem aqui a divulgar as boas práticas da praxe, pois vejo aqui um método de avisar os caloiros sobres os seus deveres, e acima de tudo, dos seus direitos, direitos estes que muitas vezes por estupidez de quem os praxa, não estão cientes. Boa iniciativa Jarod :)
NiGhT pá, não estou a mandar ninguém calar. Muito pelo contrário; estou é a pedir ao Jarod para gritar a sua mensagem ainda mais alto. Também não pretendo ensinar Transmissão de Dados a ninguém; quem entendeu o comentário entendeu, quem não entendeu que pesquise no Google. A questão da largura de banda é meramente técnica.

A iniciativa do Jarod é cinco estrelas! Existe um grande défice de informação sobre esta temática e só o facto dele perder tempo a transmitir aquilo que sabe já é de louvar.

Um forum online é vocacionado para a troca de ideias (apesar de que nos tempos que correm servirem para tudo e mais alguma coisa). Por isso, a ideia do site especializado na Praxe beneficia pricipalmente os interessados na temática, pois poderá permitir uma outra organização da informação, facilitando a consulta da mesma. Poderá haver uma secção com o Código da Praxe, outra com "editoriais" com a interpretação da mesma, outra com "estórias" de praxe (tanto do ponto de vista do caloiro como do ponto de vista do "doutor"), eu sei lá... tanta coisa.

Fica aqui uma ideia que só beneficiará a comunidade estudantil de Coimbra, aquela comunidade que pretende ter uma vivência académica enraizada nas Tradição de Coimbra.
Imagem
Imagem
Imagem

Responder