Praxe Académica da Universidade de Coimbra - Ask Jarod

Para professores, alunos e funcionários do ensino superior
Avatar do Utilizador
DrUnKFiSh
Experiente
Experiente
Mensagens: 247
Registado: quinta-feira, 11 novembro 2004 1:54
Contacto:

Mensagem por DrUnKFiSh »

pois eu sou da FCTUC...mas pouco me interessa .. se o meu carro vai a frente ou la no fim...enfim ...so fui ao primeiro..cortejo....agora ja nem axu mt interesse ...alem disso n me kero sujeitar a levar com estilhaços de vidros partidos pelas rodas dos carros....ou levar banhos de cerveja....algumas pessoas bebem e não se sabem controlar...enfim.......no ano passado segundo me contaram até houve porrada....imagino a imagem que certas pessoas tem quando vem a coimbra ver o cortejo...

NepSy
Estreante
Estreante
Mensagens: 17
Registado: sábado, 17 setembro 2005 18:14

Mensagem por NepSy »

Já agora, nunca percebi o que são contra-trupes, podes-me esclarecer?

Avatar do Utilizador
knight
Regular
Regular
Mensagens: 123
Registado: quinta-feira, 16 março 2006 0:21
Localização: Coimbra

Mensagem por knight »

DrUnKFiSh Escreveu:pois eu sou da FCTUC...mas pouco me interessa .. se o meu carro vai a frente ou la no fim...enfim ...so fui ao primeiro..cortejo....agora ja nem axu mt interesse ...alem disso n me kero sujeitar a levar com estilhaços de vidros partidos pelas rodas dos carros....ou levar banhos de cerveja....algumas pessoas bebem e não se sabem controlar...enfim.......no ano passado segundo me contaram até houve porrada....imagino a imagem que certas pessoas tem quando vem a coimbra ver o cortejo...
Os incêndios é que dão uma imagem terrível, e infelizmente sao cada vez mais frequentes... Uma pessoa passa meses a preparar um carro, e depois vai tudo a vida em 30 segundos. O resto... as figuras que se fazem no cortejo não são muito diferentes das que se fazem no parque, só que são de dia. E tem muita gente a ver :) Heheh

Em relação à ordem dos carros... não sou particularmente apologista da separação de águas politécnico/institutos e universidade, mas não vejo mal nenhum em irem atrás... Sendo o cortejo uma organização da academia, é natural que os carros que não lhe dizem respeito desfilem em último lugar. Só o facto de desfilarem todos em conjunto, já é um sinal de abertura da universidade para com as restantes instituições.

Agora o facto da maioria das pessoas se irem embora a partir das 6 ou 7 da tarde antes do fim do cortejo e deixar o evento sem "audiência", acho que já é um facto à parte... Acredito que seja bastante chato, tendo em conta todo o trabalho pra fazer um carro, mas as pessoas não desaparecem no exacto momento em que passa o último carro da universidade, os últimos carros desta tb ja tem muito menos gente a assistir...

Avatar do Utilizador
Lino
Mítico
Mítico
Mensagens: 8082
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54
Localização: Coimbra
Contacto:

Mensagem por Lino »

No ano passado ardeu o carro de Medicina em plena Rotunda do Papa e deve ter sido um desconsolo brutal para todo o pessoal que lá ia. E ninguém ter ficado pior já não é mau!

E sobre a ordem dos carros, se desfila pessoal dos privados e ARCA/ETAC e outros porque não do Politécnico?
Coimbra tem mais encanto... terá?
Imagem

Ohnemoros
Estreante
Estreante
Mensagens: 14
Registado: sábado, 01 abril 2006 1:04

Mensagem por Ohnemoros »

Olá!, Jarod

Desde já agradeço a tua atenção para com este assunto. No entanto, gostava de fazer alguns comentários que, provavelmente, chocam um pouco com esta linha.

Não concordas que esta abordagem acaba por desvirtuar um pouco a essência da Praxe Académica? Em que a experiência deveria ser a fonte deste "conhecimento" e se deveria privilegiar essencialmente o contacto directo entre caloiros/doutores, doutores/veteranos, por exemplo, para a troca soberana de conhecimentos de Praxe?
O aspecto do "Ask Jarod" acaba por ser o que me desilude mais, penso que acaba por dar a ideia de que a Praxe se resume um pouco a isto, tal como um motor de buscar... Não a pessoas com a tua experiência de Praxe, obviamente, mas a pessoas mais novas e muito provavelmente caloiros.

Obrigado pela atenção.

Avatar do Utilizador
pedrotuga
Lendário
Lendário
Mensagens: 1355
Registado: sexta-feira, 17 dezembro 2004 2:29
Contacto:

Re: Praxe Académica da Universidade de Coimbra - Ask Jarod

Mensagem por pedrotuga »

Jarod Escreveu: Só exigo uma coisa: que as dúvidas sejam colocadas em PORTUGUÊS, e não com "k", "n", "sp", "pq".

São estudantes Universitários, escrevam como gente.

Ask Jarod!
Há um tópico a falar sobre este tema... podes sempre ir lá dar a tua opiniao...

já agora, boa iniciativa até, não é que eu ligue as cenas da praxe, a ideia nem é má, pior são os milheres de estudantes que nao a percebem, mas de uma forma ou de outra não há nada como perguntar.

já agora... estou a lembrar-me de uma situação engraçada.. "n, k pq, sp".. nunca.. mas misturar portugues com inglês já está bem?!?!?!? ai ai ai
lol, tou na brinca.. caguei para as abreviaturas ou para o inglês, só estou a tentar fazer-te ver que não é tão simples como "falem português"

Avatar do Utilizador
Al Capone
Experiente
Experiente
Mensagens: 345
Registado: terça-feira, 21 dezembro 2004 1:03

Mensagem por Al Capone »

Acho muito bem q os carros dos politecnicos e das privadas vao no fim!
acham q é mt tard?simples, facam a vossa queima das fitas ou entao 1cortejo à quarta feira

Briooosa
Banido
Mensagens: 341
Registado: segunda-feira, 22 novembro 2004 18:58

Mensagem por Briooosa »

Al Capone Escreveu:Acho muito bem q os carros dos politecnicos e das privadas vao no fim!
acham q é mt tard?simples, facam a vossa queima das fitas ou entao 1cortejo à quarta feira
também concordo

Avatar do Utilizador
Lino
Mítico
Mítico
Mensagens: 8082
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54
Localização: Coimbra
Contacto:

Mensagem por Lino »

Há privadas e escolas que não têm a haver com a Uni e que vão lá no cortejo por isso incluam o politécnico... acho que isso não passa das frequentes "tricas" entre Uni e Politécnico...
"Ah estudas no Politécnico?" e depois é cada cara de desprezo e arrogância que se vê... :roll:
Depois vão ver a Uni a copiar cursos do Politécnico, como Turismo...
Coimbra tem mais encanto... terá?
Imagem

Avatar do Utilizador
pedrotuga
Lendário
Lendário
Mensagens: 1355
Registado: sexta-feira, 17 dezembro 2004 2:29
Contacto:

Mensagem por pedrotuga »

Al Capone Escreveu:Acho muito bem q os carros dos politecnicos e das privadas vao no fim!
acham q é mt tard?simples, facam a vossa queima das fitas ou entao 1cortejo à quarta feira
Epa...ja tive uma opiniao semelhante mas actualmente acho que era um pouco simplista, não gosto de lhe chamar radical.

Eu não concordo com a situação actual, os politecnicos não estão na praxe nem fora dela... se fosse na minha terra até me atreveria a dizer para todos perceberm... não f :twisted: :twisted: :twisted: :twisted: nem saem de cima.

É assim, ALGUMAS instituições de ensino pagam a inscrição no cortejo, pelo que acho que esta situação a que são submetidas não faz muito sentido. Por outro lado... há outras que se colam lá clandestinamente. A essas devia ser contactada a autoridade, que está la a receber para fazer o seu trabalho, e deviam ser impedidos de participar.

Quanto a integração desses cursos na praxe... bem... a praxe académica de coimbra não faz muito sentido na forma como está conbebida para cursos de tres anos... tipo.. vão no carro logo no segundo ano. Se bem que já quase toda a gente tira licenciaturas nesses cursos.

Por exmeplo, os caloiros do isec não sao praxados pelos "doutores" da univ, nem rapados. De resto o código da praxe é aplicavel aos estudantes da UC... portanto.. um veterano por exemplo... se for do isec tem quetro matriculas...
Os institutos nunca quiseram uma integração na praxe com pés nem cabeça.... a única coisa que sempre quiseram foi aproveitar "a curte" da queima, as partes chatas... "não sou da universidade". Acho que é um cravanço incómodo.

Solução para isto...? Por os institutos completamente de fora da praxe? é uma solução, que tem um fundamento inegável e obvio. Mas ainda assim parece-me descavida de senso de realidade.
A se fazer isto bem feito, é seguir o exemplo por exemplo da espanha, onde essa porra dos institutos não existe, esse tipo de ensino é controlado tambem pelas universidades.
Ou seja... cursos técnicos? sim, claro, que seja a universidade de coimbra a geri-los.

se a univ nasceu como um grupo de escolas ou colégios porque é que não se podem mais uma vez juntar as instituições todas de ensino da cidade? Qual é entao o significado de UNIVERSIDADE?
Estive a estudar um ano na suecia e esta cena dos institutos era integrada nas universidades para que se possa fazer um planeamento com pés em cabeça em vez de ser cada um a puxar o rabo à sua sardinha.

O que é que isto tem a haver com a praxe? tudo... assim havia regulamenteção para tudo e não havia mais confusões.

Avatar do Utilizador
the_celtic
Regular
Regular
Mensagens: 163
Registado: sábado, 22 janeiro 2005 22:52

re:

Mensagem por the_celtic »

Por exmeplo, os caloiros do isec não sao praxados pelos "doutores" da univ, nem rapados. De resto o código da praxe é aplicavel aos estudantes da UC... portanto.. um veterano por exemplo... se for do isec tem quetro matriculas...
Tem lá calma, porque o nosso código de praxe ( ISEC ) é diferente do da UC, embora sejam mt semelhantes, temos algumas diferenças.
Em relação a isso dos carros, julgo que é indiferente, só acho e com este topico ficou para mim confirmado, que ha pessoas dentro da UC que se continuam a achar os maiores, é a tal história do elitismo que o jarod falou algures, enfim..
Se fossem "mazé" estudar faziam melhor figura
B)

Avatar do Utilizador
Jarod
Novato
Novato
Mensagens: 48
Registado: quarta-feira, 29 março 2006 16:26

Mensagem por Jarod »

Esclarecimentos:

1. Gostei dos reparos feitos em relação ao meu pedido para "falarem português" (mas depois eu tenho como nome de tópico "Ask Jarod"). Que moca! De facto estou a usar um estrangeirismo mas penso que é entendido por todos e não fere a língua portuguesa. De qualquer maneira, muito bem visto.
2. Universidades/Politécnicos/etc. épa... deixem-se disso. Ninguém é superior a ninguém. Não sabia que "em Espanha não há nada disso" e até acho bem que um dia se possa agregar tudo na Universidade. Como sabem, as Escolas de Enfermagem Ângelo da Fonseca e Bissaya Barreto vão se fundir e penso que mais cedo ou mais tarde serão integradas na Universidade (acho que não estou em erro em relação a isto). E acho bem. Agora, se estudantes de uma instituição não têm que respeitar as regras tradicionais "impostas" pela Praxe de outra instituição, não é justo que gozem de regalias como participar na parte principal do cortejo, etc. E quanto a isto acho que é tudo... não vale a pena falar mais.
3. Há alguns carros que vão "durante" o cortejo (mas no FIM), pagando à organização da Queima das Fitas. Outros carros vão DEPOIS do cortejo. Vou esclarecer. Se não me engano, são os carros do ISEC que se estacionam ao longo da frente do Jardim Botânico no dia do cortejo. Estes têm numeração própria (começam no "1"), regras próprias, e contactos próprios com as autoridades. São, com efeito, um cortejo "próprio" e só desfilam quando o cortejo organizado pela Queima das Fitas passa. Por isso é que há carros de politécnicos e outros que desfilam "dentro" do cortejo principal (com numeração que começa a partir do último carro da Universidade)... e outros que são "extra"-cortejo, com numeração própria. Estes últimos têm gosto em se destacar do cortejo principal, e não são de modo nenhum descriminados por ninguém da organização da Queima. Trata-se, a meu ver, de uma iniciativa louvável de valorização do instituto que a faz.
Última edição por Jarod em segunda-feira, 03 abril 2006 13:58, editado 1 vez no total.
A consulta do "Ask Jarod" não dispensa a leitura do Código da Praxe Académica da Universidade de Coimbra.

Avatar do Utilizador
pedrotuga
Lendário
Lendário
Mensagens: 1355
Registado: sexta-feira, 17 dezembro 2004 2:29
Contacto:

Re: re:

Mensagem por pedrotuga »

the_celtic Escreveu:
Por exmeplo, os caloiros do isec não sao praxados pelos "doutores" da univ, nem rapados. De resto o código da praxe é aplicavel aos estudantes da UC... portanto.. um veterano por exemplo... se for do isec tem quetro matriculas...
Tem lá calma, porque o nosso código de praxe ( ISEC ) é diferente do da UC, embora sejam mt semelhantes, temos algumas diferenças.
Em relação a isso dos carros, julgo que é indiferente, só acho e com este topico ficou para mim confirmado, que ha pessoas dentro da UC que se continuam a achar os maiores, é a tal história do elitismo que o jarod falou algures, enfim..
Se fossem "mazé" estudar faziam melhor figura
B)
Não sei como raio é que tiraste a conclusão de que eu não estou calmo. Mas é errada.
Agora... em relação ao a resposta em si... "o nosso código é quase igual... temos algumas diferenças"...Não vou repetir o que o jarod disse. A resposta está dada.
Se há aqui alguem que está a criar um conflito institutos/uc és tu ou o al capone. Desculpa mas rejeito esses fundamentalismos.
Epa... já agora... "se fossem mas é estudar" ?????
o que é que isso quer dizer? que devmos fechar o forum e comecar todos a marrar neste momento?

Jarod... entao vendo bem acabaste por concordar comigo que o ensino politecnico acabará por se fundir c a univ. :)

Avatar do Utilizador
the_celtic
Regular
Regular
Mensagens: 163
Registado: sábado, 22 janeiro 2005 22:52

re:

Mensagem por the_celtic »

ponto 1: tenho pena que nao tenhas percebido que o "Tem lá calma" foi apenas uma forma de expressão.

ponto 2: em relação ao meu comentário do vão estudar, não, não foi para ti nem para o forum, foi para aquelas pessoas que andam 10 ou 15 anos para tirar um curso, e para aqueles outros que só pensam nas trupes para lixar os caloiros e fazerem-lhes a vida negra ao invés dos integrarem.. eu sou a favor da praxe, mas acho que ha varias forma de a encarar e a praticar.

Abraços e desculpa se te "ofendi" de alguma maneira, mas a resposta que eu dei não era de todo com essa intenção.

Avatar do Utilizador
Lino
Mítico
Mítico
Mensagens: 8082
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54
Localização: Coimbra
Contacto:

Mensagem por Lino »

Na minha opinião os sub-sistemas de ensino superior acabarão por se fundir pois há politécnicos a dar cursos de carácter universitário e universidades a dar cursos técnicos... e todos saem licenciados...
Coimbra tem mais encanto... terá?
Imagem

Responder