Praxe Académica da Universidade de Coimbra - Ask Jarod

Para professores, alunos e funcionários do ensino superior
Avatar do Utilizador
{mineirinha}
Lendário
Lendário
Mensagens: 2443
Registado: segunda-feira, 03 janeiro 2005 20:33
Localização: Far,Far away

Mensagem por {mineirinha} »

ownd,não estás de todo a explicar-te bem.
Não ligues as tuas matriculas. Se vais para outro curso e queres começar do 0, então deixa que te praxem,pronto.
Se por acaso não queres q te praxem e queres praxar,dizes logo que já tinhas entrado,mas que estavas em outro curso.
Simple as that.
Love hurts

ownd
Estreante
Estreante
Mensagens: 19
Registado: quarta-feira, 23 abril 2008 21:15

Mensagem por ownd »

{mineirinha} Escreveu:Mas quem entra agora,depois de ler o código e analisar bem a conclusão que tiro é que agora com Bolonha, num curso de 3 anos, com mestrado integrado, o grelo leva-se à lapela no último ano do 1º ciclo(ou 3º ano).
eu fiz-te a pergunta por mp, mesmo a propósito deste post. eu tenho amigos na UC no 2º ano, que levaram o grelo na lapela este ano, e no proximo ano, vão usá-lo na pasta e soltar as fitas para irem no cortejo. :? daí a minha duvida quando li o teu post

Avatar do Utilizador
{mineirinha}
Lendário
Lendário
Mensagens: 2443
Registado: segunda-feira, 03 janeiro 2005 20:33
Localização: Far,Far away

Mensagem por {mineirinha} »

A minha sugestão para quem já levou o grelo é que continue o seguimento.
Não adianta agora parar, pois só vai ficar ainda mais confuso. Foi o que aconteceu comigo: usei cartola,mas teoricamente deveria ter usado grelo,pois termino o 1º ciclo em breve,mas como eu já tinha usado grelo e fitas dei continuidade. Dei continuidade porque quando entrei não estávamos em Bolonha e eu ainda frequentei 2 anos sem Bolonha. Por isso é que usei cartola,até porque o novo código demorou a sair.
Mas quem entrar para o ano que vem(digo Outubro) tem que aprender que o grelo usar-se-à apenas no final do 1º ciclo,ou seja,final dos 3 anos de Bolonha.
Quem entrou este ano agora que passou e usou o traje pela primeira vez que fique a saber que o grelo à lapela só no final dos 3 anos.
Eu sei que estou a repetir demais,mas é para ficar claro.
Love hurts

dani_00
Novato
Novato
Mensagens: 31
Registado: terça-feira, 01 setembro 2009 16:35

Mensagem por dani_00 »

Boas tardes.

Ora bem Jarod, vou então colocar a minha questão.
Eu tirei a minha licenciatura na UTAD em Vila Real. Curso de bolonha, 3 anos, mas precisei de mais um para acabar. Assim sendo fiquei com 4 matrículas de lá, e vou agora para a FCTUC para mestrado. Pelo código de praxe da UTAD o nome correspondente é Grão-Mestre de Caça, nome deveras feio, mas com a sua pinta. :D
Eu sempre estive metido nas praxes de lá como todo o gosto. Sou defensor de que elas servem para integração dos caloiros a vários níveis, coisa que penso ser o objectivo em todas as praxes do país.
Ora bem, na UTAD sei que o pessoal dos mestrados agora de Bolonha continuam geralmente metidos na praxe, com um dia específico ou algo do género.

As minhas questões são então duas. O vosso código de praxe permite que a mesma seja executada por estudantes com matrículas "estrangeiras"? Se sim, é costume o pessoal de mestrado se meter nelas?

Abraço :wink:

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Mensagem por Pedro »

Apenas contam as matrículas na Universidade de Coimbra, pelo que serás caloiro estrangeiro. Poderás efectuar um pedido especial para as tuas matrículas serem "nacionalizadas", mas apenas terá efeito a partir do segundo ano.

Quanto a praxes de pessoal de fora, apenas o poderão fazer no segundo ano. De qualquer dos modos, não me parece correcto alguém vir de outra Universidade e praxar logo pessoal de Coimbra, sem ter passado inicialmente pela praxe aqui.

Recomendo uma leitura ao código da praxe, disponível neste tópico.

dani_00
Novato
Novato
Mensagens: 31
Registado: terça-feira, 01 setembro 2009 16:35

Mensagem por dani_00 »

Tinha ideia que caloiros estrangeiros só se aplicava ao 1º ciclo porque, posso estar redondamente enganado, nos 2ºs ciclos não há praxes. Na UTAD não há, mas os códigos e os costumes são diferentes em todo o lado.

Assim sendo então fico-me pelas observações, espero ficar apenas um ano em Coimbra. :D

Mas só para que conste, eu muito sinceramente não acho uma calamidade alguma um de fora praxar. Praxe é praxe, o país é o mesmo, há sempre pessoal de todos os cantos do Tugal... Há tradições diferentes, tudo bem, mas também se fosse o meu caso não me iria por a praxar sozinho, nem pouco mais ou menos. Aprendi a entender e respeitar imenso as tradições de cada coisa, sejam Universidades, sejam outras religiões e países/costumes. Só podemos é tentar nos integrar! :wink:

Um abraço, obrigado!

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Mensagem por Pedro »

Vi novamente o código e para o 2º ciclo vais ser novato. No entanto, é uma posição praticamente igual à de caloiro estrangeiro (só muda o nome).

ppires
Estreante
Estreante
Mensagens: 5
Registado: terça-feira, 21 julho 2009 11:28

Coimbra

Mensagem por ppires »

Eu gostava de saber porque é que discutem tanto a relação entre politécnico e universidade?

Porque é que em vez disso não tentam com que todos os estudantes de Coimbra se unam e passem a ser isso mesmo, os estudantes de Coimbra e não os estudantes do politécnico de os da universidade.

Se as pessoas se unirem, juntos conseguem mais. :)

Avatar do Utilizador
Rui
Novato
Novato
Mensagens: 34
Registado: sexta-feira, 19 novembro 2004 3:10
Localização: Lousã

Mensagem por Rui »

Isso são outros quinhentos... :)

Quem já concluiu uma licenciatura old-school (pré-Bolonha) num Instituto de Coimbra e voltar a estudar (mas) na UC, qual é o seu estatuto perante a praxe? Caloiro estrangeiro?
Let Freedom Ring With A Shotgun Blast!

mrshl
Estreante
Estreante
Mensagens: 6
Registado: quarta-feira, 16 setembro 2009 0:23

caloiro estrangeiro

Mensagem por mrshl »

Boas , tenho 2 questões,

- eu ja tenho uma matricula fora da UC, neste caso Isec, este ano vou para UC, sendo caloiro estrangeiro, e me vedado o uso da pasta ? uma vez que ja usei no ano anterior, tal como a capa e batina tou com algumas dúvidas nisto.

- Então e na latada vou como caloiro de novo ?

Obraço e obrigado

armandinhoboss
Estreante
Estreante
Mensagens: 10
Registado: terça-feira, 15 setembro 2009 6:43

Mensagem por armandinhoboss »

podem-me explicar o que é a festa da latada?

Avatar do Utilizador
Marianafduc
Iniciado
Iniciado
Mensagens: 83
Registado: segunda-feira, 01 setembro 2008 1:15

Mensagem por Marianafduc »

Na latada, os caloiros passam de "bestas" a caloiros, oficialmente!!! :-p
Mestrado em Direito :-)

mrshl
Estreante
Estreante
Mensagens: 6
Registado: quarta-feira, 16 setembro 2009 0:23

Mensagem por mrshl »

ninguem me sabe explicar? tou mesmo a nora com o assunto lol

Avatar do Utilizador
dawn_to_dusk_
Lendário
Lendário
Mensagens: 1417
Registado: sexta-feira, 21 janeiro 2005 0:32

Re: caloiro estrangeiro

Mensagem por dawn_to_dusk_ »

- eu ja tenho uma matricula fora da UC, neste caso Isec, este ano vou para UC, sendo caloiro estrangeiro, e me vedado o uso da pasta ? uma vez que ja usei no ano anterior, tal como a capa e batina tou com algumas dúvidas nisto.
Creio que podes usar a pasta depois do cortejo da latada
- Então e na latada vou como caloiro de novo ?
yah!

Snakk3
Estreante
Estreante
Mensagens: 7
Registado: domingo, 10 maio 2009 19:22

Mensagem por Snakk3 »

em relação ao caloiro estrangeiro:

não existe um periodo, a partir do qual o caloiro estrangeiro deixa de ser praxado? talvez por passar a pastrano...

já me falaram em dezembro, mas gostava de saber se é verdade, porque muito sinceramente não estou com paciencia para ser praxado outravez durante um "ano inteiro".

já fui suficientemente massacrado este ano que passei no isec x)

p.s. dei uma vista de olhos no código de praxe e não vi nada referente a isso

Responder