João Gabriel Silva reeleito reitor até 2019

Para professores, alunos e funcionários do ensino superior
Responder
Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

João Gabriel Silva reeleito reitor até 2019

Mensagem por Pedro »

João Gabriel Silva reeleito reitor até 2019

João Gabriel Silva foi, hoje, reeleito, por maioria, para o segundo mandato de reitor da Universidade de Coimbra (UC), tendo sido o único candidato.

A eleição, conforme o disposto nos Estatutos da Universidade, coube ao Conselho Geral da UC, constituído por 35 membros: 18 representantes dos professores e investigadores, cinco representantes dos estudantes, dois representantes dos trabalhadores não docentes e não investigadores e 10 personalidades externas.

A tomada de posse para o novo mandato (2015-2019) do reitor vai decorrer no dia 01 de Março, pelas 10h30, em cerimónia pública, na Sala dos Capelos da Universidade de Coimbra.

Para os próximos quatro anos, o catedrático da Faculdade de Ciências e Tecnologia tem como estratégia “transformar a UC numa universidade global”, apostando “na internacionalização da investigação e na atracção de estudantes de fora da Europa”.

João Gabriel Monteiro de Carvalho e Silva, de 57 anos de idade, é licenciado em Engenharia Eletrotécnica pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da UC, em 1980, e obteve o grau de doutor em Ciências de Engenharia, especialidade de Informática, em 1988.

Fonte: Campeão das Províncias
Sendo o único candidato, era complicado perder... :p não percebo como não houve mais candidatos, não é propriamente um lugar horrível.

Hal9000
Veterano
Veterano
Mensagens: 744
Registado: sexta-feira, 10 novembro 2006 16:12

Re: João Gabriel Silva reeleito reitor até 2019

Mensagem por Hal9000 »

Existiram mais candidatos, mas acabaram por desistir, dado que não reuniam as condições necessárias para poderem se candidatar...

Avatar do Utilizador
xng
Iniciado
Iniciado
Mensagens: 70
Registado: quarta-feira, 25 agosto 2010 15:26
Localização: Antanhol - Coimbra
Contacto:

Re: João Gabriel Silva reeleito reitor até 2019

Mensagem por xng »

Esses "candidatos" e as condições que invocaram para invalidar as candidaturas não me convencem. Eram ambos indianos (na altura googlei os nomes e não apareciam com nada de relevante) e ambos, supostamente, não apresentaram o programa eleitoral em português....

Avatar do Utilizador
xng
Iniciado
Iniciado
Mensagens: 70
Registado: quarta-feira, 25 agosto 2010 15:26
Localização: Antanhol - Coimbra
Contacto:

Re: João Gabriel Silva reeleito reitor até 2019

Mensagem por xng »

Aliás, segue uma cópia de um email que me fez sorrir na altura em que o recebi:
Processo Eleitoral para a Eleição do Reitor - Mandato 2015-2019

Prezado(a) Membro da Comunidade da Universidade de Coimbra

A Comissão Eleitoral, em reunião realizada no dia 6 de janeiro e no âmbito das competências que lhe são atribuídas nos termos regulamentares, deliberou por unanimidade:
1 - Considerar elegível o candidato João Gabriel Monteiro de Carvalho e Silva.
2.- Rejeitar a candidatura de Vinod Kumar Anand e a candidatura de Lalit Kumar Sagar, nos termos do n.º 2 do artigo 6.º do Regulamento citado, por terem sido verificadas as seguintes insuficiências, em cada um dos processos:
a. não apresentação do curriculum vitae datado e assinado,
b. não apresentação do compromisso de honra em que conste a declaração de que não se encontra abrangido por nenhuma das situações de inelegibilidade ou incompatibilidade previstas na lei e nos Estatutos da Universidade de Coimbra,
c. não apresentação do programa de ação para o quadriénio do mandato redigido em língua portuguesa, como é requerido, respetivamente, nas alíneas b), c) e d) do artigo 5.º do Regulamento Eleitoral para a Eleição do Reitor, aprovado pela Deliberação N.º 20/2014, de 22 de setembro, do Conselho Geral.

De acordo com o Regulamento citado e com a calendarização do processo eleitoral aprovada pela Deliberação do Conselho Geral N.º 13/2014, de 7 de julho, destas decisões cabe recurso para o Conselho Geral, até às 18 horas do dia 22 de janeiro de 2015. Após a decisão final, será publicado o edital com a(s) candidatura(s) definitivamente admitida(s). A audição pública do(s) candidato(s) perante o Conselho Geral decorrerá em 2 de fevereiro de 2015, no Auditório da Reitoria.

Os melhores cumprimentos,
...
Presidente da Comissão Eleitoral

Responder