História e arqueologia em Coimbra

Para professores, alunos e funcionários do ensino superior
Responder
hugostoso
Estreante
Estreante
Mensagens: 1
Registado: domingo, 14 setembro 2014 13:09

História e arqueologia em Coimbra

Mensagem por hugostoso »

Olá a todos.
Gostava de saber o que vocês acham ou sabem dos cursos ligados a história ou arqueologia aí em Coimbra. Eu sempre gostei de história pelo que seguir o curso de História e arqueologia está nas minhas opções e gostava de saber um pouco mais sobre o curso.
Acham que seja um bom curso para seguir e ter emprego no futuro? Em Portugal preferencialmente?



Obrigado

Avatar do Utilizador
mustiness
Lendário
Lendário
Mensagens: 1638
Registado: sexta-feira, 25 fevereiro 2005 1:07

Re: História e arqueologia em Coimbra

Mensagem por mustiness »

Estás a brincar, certo?

Caso não estejas, aqui vai a resposta:
Cursos de Humanidades, em geral, não dão grandes possibilidades de emprego. Se estiveres a pensar no ensino, pensa muito bem. Se quiseres fazer a via científica, pensa ainda melhor. A investigação neste país, como tu deves saber, está a ser altamente penalizada e a tendência é continuar nos próximos anos. Todos os anos entram muitos (demasiados) alunos em cursos como História e Arqueologia, de norte a sul, e geralmente saem-se bem os melhores 3 alunos de cada ano. Ou seja, tu tiras o curso mas sê o melhor: melhores notas, melhores trabalhos, melhores ligações, provavelmente menos amigos e menos noitadas às 3as e 5as. Muitos dos alunos que tiram esses cursos acabam a trabalhar em coisas que não têm nada a ver: lojas, imobiliárias, recepções. Os que seguem a via do ensino, geralmente têm dificuldade em conseguir horários completos, e estão muitas vezes em colégios privados, centros de explicações, etc. Sair de Portugal não é uma opção má: há mais bolsas de investigação, mais possibilidades. Implica sair de casa, sair da zona de conforto, deixar muitas coisas para trás e (importante) não vai garantir que possas voltar 5 anos mais tarde e conseguir um emprego.

Se apesar de tudo isto quiseres tirar o curso, procura preferencialmente uma universidade que ofereça mestrados com professores de fora, grupos de investigação bem qualificados, professores que se mexam muito no âmbito internacional. Coimbra, neste sentido, talvez não seja a melhor opção. Eu recomendaria a Nova de Lisboa, o Porto ou Évora. Recomendo também que faças Erasmus e aproveites esse ano para fazer contactos, pode-te ser útil mais tarde. E sobretudo, que te convenças que seguir uma carreira na área vai ser um desafio difícil.
Hakuna Matata

Avatar do Utilizador
Byssa
Experiente
Experiente
Mensagens: 258
Registado: sábado, 10 abril 2010 17:44

Re: História e arqueologia em Coimbra

Mensagem por Byssa »

Deixa-me discordar do que foi dito pelo user anterior. Não se trata de uma questão de ser um "curso de humanidades", não se trata de ser arqueologia ou historia e menos ainda do que tu pretendes fazer depois de acabar um curso.
No país onde atualmente vivemos não existe nenhum curso que te dê emprego garantido, independentemente da área de estudos e das saídas profissionais. Não tem nada a ver com o seres o melhor ou o pior do curso. Quem tem cunhas há-se sempre as ter. Quem já tem experiência, não ficar ficar sem ela.
Depois de teres isto presente, tens de ponderar algumas hipóteses na tua vida. A possibilidade de não conseguires arranjar emprego na área nos primeiros tempos (anos); possibilidade de teres de emigrar se quiseres mesmo trabalhar na área em que te formaste; arranjar um equilíbrio entre aquilo que tu gostas e aquilo que tu queres para ti.

Responder