Praxe

Para professores, alunos e funcionários do ensino superior
Responder
FilipsSousa17
Estreante
Estreante
Mensagens: 2
Registado: domingo, 31 agosto 2014 16:53

Praxe

Mensagem por FilipsSousa17 »

Quem vive numa residência universitária tem de ir à praxe? Como posso não ser praxada e não ter problemas com isso?
Posso não fazer parte da praxe e, mesmo assim, participar no resto das tradições?

Avatar do Utilizador
Tide
Experiente
Experiente
Mensagens: 358
Registado: sexta-feira, 02 julho 2010 18:40

Re: Praxe

Mensagem por Tide »

A praxe é voluntária, não é por morar num determinado sítio que passa a ser obrigatória. É uma imbecilidade ter problemas por não querer ser praxada(o).

Quanto à parte das tradições, não percebo bem, se estiveres a falar de latada, queima, cortejo e afins...obviamente que podes participar nas noites e afins.
Se for o trajar, como o traje faz parte da praxe (sendo um dos símbolo desta) e poderão os mais puristas acusar alguma incongruência.
Feedback, blood & destruction.

Avatar do Utilizador
LIC
Experiente
Experiente
Mensagens: 477
Registado: quinta-feira, 11 dezembro 2008 22:04
Localização: com os carrinhos em miniatura

Re: Praxe

Mensagem por LIC »

Estando numa Residência Universitária convém seres pela Praxe.
Falo da minha experiência. Foi o melhor que me aconteceu :) obviamente os tempos eram outros e era sobretudo malta da aldeia, enquanto que hoje, a grande maioria é malta das cidades.

E não sei, mas creio que hoje em dia a mentalidade é bastante diferente.
Coro da Capela da Universidade de Coimbra
https://www.facebook.com/corocapela.universidadecoimbra

Acspom
Estreante
Estreante
Mensagens: 2
Registado: quarta-feira, 10 setembro 2014 1:32

Re: Praxe

Mensagem por Acspom »

Boa Noite,
Não sei se é este o local indicado para me esclarecerem e peço desde já desculpa caso se venha a confirmar.
Eu pedi transferência para a Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra e apesar de ter sido praxado na minha anterior faculdade ( fui praxado no Porto) gostava de saber se tenho que voltar a ser praxado. Sinceramente eu gostava, uma vez que seria uma boa oportunidade de me integrar melhor na nova faculdade e de ter uma vida académica que eu tanto quero.
Como não conheço nada nem ninguém, alguém me pode dizer com quem é que devo falar para resolver esta minha dúvida. Soube que a praxe das raparigas é feita por tertúlias mas sinceramente não tenho praticamente nenhuma informação à cerca da praxe em Coimbra.
Desde já fico muito agradecido para todos aqueles que me possam responder :)

Avatar do Utilizador
Carol
Veterano
Veterano
Mensagens: 887
Registado: sábado, 11 novembro 2006 19:28

Re: Praxe

Mensagem por Carol »

Se queres ser praxada podes sê-lo. Basta apareceres por lá ou durante as matrículas ou durante o primeiro dia de aulas e procurares um grupo de raparigas trajadas. Explicas a tua situação e elas vão ajudar-te com certeza :)

Se vires a tertúlia das Musas, estás em muito boas mãos :P
“I have dreamt in my life, dreams that have stayed with me ever after, and changed my ideas; they have gone through and through me, like wine through water, and altered the color of my mind. And this is one: I'm going to tell it - but take care not to smile at any part of it.”

http://tothinkof.blogspot.pt/ Exposições de uma mente perturbada

Acspom
Estreante
Estreante
Mensagens: 2
Registado: quarta-feira, 10 setembro 2014 1:32

Re: Praxe

Mensagem por Acspom »

Desde já fico agradecido pela resposta.
No entanto, fui mal interpretado. Eu sou rapaz xD, quando abordei a questão das tertúlias, era apenas para referenciar a unica informação que tenho àcerca da praxe das raparigas de Direito em Coimbra.
Será que alguém me pode dizer como é a praxe de rapazes em Direito na FDUC?
Mais uma vez obrigado pela atenção :)

Avatar do Utilizador
Carol
Veterano
Veterano
Mensagens: 887
Registado: sábado, 11 novembro 2006 19:28

Re: Praxe

Mensagem por Carol »

É a mesma coisa, também existem tertulias masculinas e mistas.
“I have dreamt in my life, dreams that have stayed with me ever after, and changed my ideas; they have gone through and through me, like wine through water, and altered the color of my mind. And this is one: I'm going to tell it - but take care not to smile at any part of it.”

http://tothinkof.blogspot.pt/ Exposições de uma mente perturbada

Responder