Estudantes trabalham em cantinas e bibliotecas

Para professores, alunos e funcionários do ensino superior
Responder
Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Estudantes trabalham em cantinas e bibliotecas

Mensagem por Pedro »

Estudantes universitários trabalham em cantinas e vigiam bibliotecas para pagar estudos

Fábio Carreira, de 21 anos, faz trabalho de vigilância duas ou três noites por semana, numa biblioteca da Universidade de Coimbra, de modo a conseguir contornar as dificuldades económicas e assim manter-se como estudante do ensino superior.

O programa dos Serviços de Ação Social da Universidade de Coimbra (SASUC) permite que os estudantes trabalhem nas estruturas da instituição para pagarem alimentação, alojamento ou propinas, de forma a evitar o abandono do ensino superior.

O Programa de Apoio Social a Estudantes através de atividades de tempo parcial (PASEP), criado pelos SASUC em dezembro de 2013, dirige-se a todos os estudantes da universidade, permitindo-lhes receber um apoio, que é convertido num desconto no pagamento de residência, de propinas ou em senhas de alimentação.

As famílias portuguesas “têm cada vez mais dificuldade em manter os seus filhos no ensino superior, dado o contexto de crise económica”, explicou Regina Bento, administradora dos SASUC, sublinhando que o principal critério de seleção é “a insuficiência económica” do aluno.

Fonte: Campeão das Províncias
Quando falham os apoios sociais, parece-me uma alternativa razoável para os estudantes. Trabalhar e estudar pode ser bastante complicado, mas suponho que trabalhar na própria universidade seja uma ajuda para minimizar o impacto.

Responder