Estudantes invadem reitoria da Universidade de Coimbra

Para professores, alunos e funcionários do ensino superior
Responder
Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Estudantes invadem reitoria da Universidade de Coimbra

Mensagem por Pedro »

Estudantes invadem reitoria da Universidade de Coimbra

Estudantes do Conselho das Repúblicas da Universidade de Coimbra invadiram esta quinta-feira o edifício da Reitoria.

Estava a decorrer desde as 14H30 uma concentração de estudantes no pátio das escolas da universidade, com cerca de 300 alunos.

Parte dos estudantes subiu a escadaria e começou a bater nas portas, tendo conseguido entrar no edifício da reitoria.

Fonte: Record
Se não me engano, este protesto está relacionado com os cortes ao financiamento e apoio social propostos pelo governo. A AAC optou por não aderir oficialmente ao protesto que estava marcado para hoje, mas parece que isso não foi impedimento para estes 300 estudantes. É uma situação bastante difícil, há cada vez mais estudantes a desistir simplesmente porque não têm capacidade financeira para continuar os estudos - enquanto o governo continua a desperdiçar o dinheiro já investido ao incentivar a emigração da nossa mão-de-obra qualificada.

Marylu
Novato
Novato
Mensagens: 29
Registado: sábado, 18 agosto 2012 15:27

Re: Estudantes invadem reitoria da Universidade de Coimbra

Mensagem por Marylu »

O reitor da Universidade de Coimbra (UC), João Gabriel Silva, desvalorizou esta quinta-feira a gravidade da invasão do edifício da reitoria por um grupo de jovens, no momento em que decorria a reunião entre o responsável máximo da UC e os representantes da Direcção-Geral da Universidade de Coimbra (DG/AAC) e dos núcleos de estudantes das várias faculdades.

“Não havia necessidade disto, porque eu recebo toda a gente”, afirmou, frisando também que “o desagrado face ao Orçamento do Estado para 2013 é comum aos alunos e aos reitores”.

João Gabriel Silva — que foi, a seguir, ao encontro do grupo que protestava já fora de portas — comentou a acção nacional de luta de estudantes do superior, frisando que, “no contexto actual, foi positiva a redução dos cortes a um quarto do previsto”. “Não estamos satisfeitos, sabemos que teremos de cortar nalguns sectores, mas creio que vamos conseguir que a qualidade de ensino não seja afectada”, disse.
(...)
Segundo a agência Lusa, estavam na manifestação em Coimbra contra o Orçamento do Estado cerca de 300 estudantes quando alguns, que identifica como pertencendo ao Conselho das Repúblicas, subiram a escadaria. Alguns carregaram um caixão que simbolizava a morte do Ensino Superior, ao mesmo tempo que exigiam a presença do reitor (...)

Aquela acção foi criticada pelo dirigente da DG/AAC, Ricardo Morgado, que acusou “o Conselho das Repúblicas e os movimentos extremistas de estudantes com conotações partidárias de tentarem usar” a associação que dirige “como veículo para os seus protestos”.

“Somos irreverentes, mas não protestamos por protestar, mas em busca de soluções”, disse ao PÚBLICO. Sublinhou que continua “preocupado com as consequências dos cortes no orçamento do Ensino Superior”, mas “satisfeito com a garantia do reitor de que os serviços de Acção Social não serão afectados” e “com a abertura" manifestada por João Gabriel Silva para," mais tarde, discutir a possibilidade de vir a congelar o valor das propinas”.

Público
Pelos vistos este grupo não tinha mesmo o apoio da DG/AAC, mas há a realçar o facto de não terem feito estragos e da reitoria garantir algumas medidas importantes de apoio aos estudantes com mais dificuldades.

davidbranco
Estreante
Estreante
Mensagens: 5
Registado: quarta-feira, 28 novembro 2012 17:28

Re: Estudantes invadem reitoria da Universidade de Coimbra

Mensagem por davidbranco »

Na realidade houve estragos no edifício da reitoria, pois houve meia duzia de imbecis que grafitaram as paredes com o simbolo anárquico. Mas eu venho aqui é simplesmente referir que tal invasão não foi aprovada em CR (conselho de repúblicas) e que muitas não se encontravam no protesto e nem sequer tinham comparecido no ultimo CR...
embora o conselho esteja associado, isto foi meramente obras de umas casas mais radicais e que perderam a total tradição e vivência de uma República de Estudantes de Coimbra.

O Olho
Estreante
Estreante
Mensagens: 2
Registado: terça-feira, 15 janeiro 2013 21:40

Re: Estudantes invadem reitoria da Universidade de Coimbra

Mensagem por O Olho »

Eu acho que toda esta situação foi ridícula. Todos os intervenientes desta "manifestação" estão sempre "pedrados". Na realidade são mais desordeiros do qualquer outra coisa.

Responder