Estudar em Coimbra como aluno externo

Para professores, alunos e funcionários do ensino superior
Responder
Rusty Stitch
Estreante
Estreante
Mensagens: 2
Registado: quinta-feira, 06 setembro 2012 22:30

Estudar em Coimbra como aluno externo

Mensagem por Rusty Stitch »

Boas,

Em breve chegarei à cidade de Coimbra, onde irei viver o meu primeiro ano como estudante... em situação de aluno externo! Mas com o meu empenho e vontade, no próximo ano lectivo serei aluno interno. Caso corra tudo bem, é claro.
Dito isto, a minha dúvida situa-se em relação ao facto de como devo encarar a minha vida estudantil, com as limitações impostas pelo meu estatuto, desde do primeiro dia. Estou a par do regulamento sobre o aproveitamento a ter ao longo do ano, mas não sei se poderei seguir uma tradição académica como um caloiro "regular". Mais concretamente, refiro-me às praxes, traje académico, padrinho/madrinha, etc...

Estou consciente que, tendo ou não, o acesso natural à tradição académica, sei que ela não deve influir nem desviar dos meus principais objectivos. No entanto, como jovem ansioso por começar a sua vida universitária, não queria ficar completamente de parte destes acontecimentos.

Gostaria, portanto, saber se conhecem casos semelhantes ao meu e consoante a experiência neles contida, como se processou a integração.

Avatar do Utilizador
Byssa
Experiente
Experiente
Mensagens: 258
Registado: sábado, 10 abril 2010 17:44

Re: Estudar em Coimbra como aluno externo

Mensagem por Byssa »

Nao estou a par disso de "aluno externo". Podes explicarte melhor?

Avatar do Utilizador
|zype|
Experiente
Experiente
Mensagens: 220
Registado: segunda-feira, 12 setembro 2011 0:13
Localização: Santa Clara

Re: Estudar em Coimbra como aluno externo

Mensagem por |zype| »

Byssa Escreveu:Nao estou a par disso de "aluno externo". Podes explicarte melhor?
somos 2
ESEC

Avatar do Utilizador
Tide
Experiente
Experiente
Mensagens: 358
Registado: sexta-feira, 02 julho 2010 18:40

Re: Estudar em Coimbra como aluno externo

Mensagem por Tide »

Tenho ideia que foi uma figura criada para alunos do secundário que ainda não tenham condições de se candidatar ao ensino superior (por falta de cadeiras não específicas) possam ir adiantando «trabalho» (cadeiras de 1º ano) enquanto resolvem a sua situação.

Rusty Stitch, podes esclarecer o pessoal?
Feedback, blood & destruction.

Avatar do Utilizador
Byssa
Experiente
Experiente
Mensagens: 258
Registado: sábado, 10 abril 2010 17:44

Re: Estudar em Coimbra como aluno externo

Mensagem por Byssa »

Tide Escreveu:Tenho ideia que foi uma figura criada para alunos do secundário que ainda não tenham condições de se candidatar ao ensino superior (por falta de cadeiras não específicas) possam ir adiantando «trabalho» (cadeiras de 1º ano) enquanto resolvem a sua situação.

Rusty Stitch, podes esclarecer o pessoal?
Isso tem o nome de "ano zero".

Avatar do Utilizador
Tide
Experiente
Experiente
Mensagens: 358
Registado: sexta-feira, 02 julho 2010 18:40

Re: Estudar em Coimbra como aluno externo

Mensagem por Tide »

Tens razão. Então não faço ideia.
Feedback, blood & destruction.

Rusty Stitch
Estreante
Estreante
Mensagens: 2
Registado: quinta-feira, 06 setembro 2012 22:30

Re: Estudar em Coimbra como aluno externo

Mensagem por Rusty Stitch »

Tide Escreveu:Tenho ideia que foi uma figura criada para alunos do secundário que ainda não tenham condições de se candidatar ao ensino superior (por falta de cadeiras não específicas) possam ir adiantando «trabalho» (cadeiras de 1º ano) enquanto resolvem a sua situação.

Rusty Stitch, podes esclarecer o pessoal?
Sim, acho que o termo mais próprio é "Ano Zero". Fiquei a 4 décimas dos 9,5 a matemática que a Faculdade de Economia exige como exame de ingressão. Peço desculpa pela confusão, no entanto considero-me como aluno externo uma vez que não estou exactamente matriculado num curso, apenas tenho direito a frequentar certas cadeiras.

Responder