Dúvidas acerca da entrada na Universidade

Para professores, alunos e funcionários do ensino superior
loveUSA
Estreante
Estreante
Mensagens: 10
Registado: terça-feira, 14 agosto 2012 22:14

Dúvidas acerca da entrada na Universidade

Mensagem por loveUSA »

Olá!

Sou uma estudante e, se tudo correr bem, estou a contar entrar na Universidade de Coimbra este ano. As dúvidas são imensas. Sinto a necessidade de falar e retirar as minhas dúvidas com outros estudantes mais velhos que me possam ajudar.
Sabem indicar-me algum fórum onde possa colocar grande parte das minhas dúvidas? Este fórum é indicado? Agradeço o vosso apoio e compreensão!

loveUSA
Estreante
Estreante
Mensagens: 10
Registado: terça-feira, 14 agosto 2012 22:14

Re: Dúvidas acerca da entrada na Universidade

Mensagem por loveUSA »

A razão de precisar "urgentemente" desta ajuda é pelo facto de viver na Madeira. Apenas fui uma vez a Coimbra quando tinha 8 anos e só me lembro da porta férrea, do "portugal dos pequeninos" e pouco mais. É nestas alturas que se sente bem a nossa insularidade.

Bom, aproveito e coloco aqui algumas dúvidas que me atormentam:

1 - Quando devo comprar o traje académico? É muito caro (sou rapariga)? Os caloiros poderão ter emblemas na capa?

2- Os caloiros têm direito a usar a capa em alguma situação? Se sim em que tipo de situações?

3- Com esta vocês provavelmente ficarão (:O), mas a verdade é que tenho de preparar tudo antes de viajar. Que tipo de mala devo eu levar para a universidade? Não sei o que normalmente se usa, se uma simples mala de senhora, suficientemente grande para caber todo o material necessário. Se uma pasta? Não faço ideia... Nas escolas é tudo mais fácil...

4- Nas residências universitárias os quartos duplos têm casa de banho privada?

5- Existe a possibilidade de ficar num quarto individual? Aconselham-me a ficar num quarto individual ou num duplo? Por um lado, um quarto individual oferece uma maior privacidade. Por outro, ter uma companheira de quarto é quase que a garantia para uma nova amizade...

6- Sabem de algum site/fórum dedicado a estudantes universitários que vão para a universidade de Coimbra e através do qual possamos escolher a residência/apartamento onde iremos ficar?

7- No acto da matrícula acham que a minha mãe me pode acompanhar ou acham que será um factor que "me marcará" para o resto da universidade?

Obrigada aos que me ajudarem! Agradeço imenso o vosso apoio!

Avatar do Utilizador
|zype|
Experiente
Experiente
Mensagens: 220
Registado: segunda-feira, 12 setembro 2011 0:13
Localização: Santa Clara

Re: Dúvidas acerca da entrada na Universidade

Mensagem por |zype| »

para te ajudar as tuas duvidas dava jeito saber para que faculdade irás entrar ou se irás mesmo para a UC ou IPC..

o traje eu comprei por altura do natal, é quando pouca gente vai buscar, evitas confusoes e está mais barato. Não, os caloiros não têm emblemas na capa. Só começas a usar capa e batina depois na altura da queima das fitas, no final do 1º ano, e emblemas só no segundo ano.

O resto nao te sei ajudar muito porque vivo em Coimbra, logo não sou estudante deslocado. qq coisa que possa ajudar, está á vontade! :D
ESEC

Avatar do Utilizador
Tide
Experiente
Experiente
Mensagens: 358
Registado: sexta-feira, 02 julho 2010 18:40

Re: Dúvidas acerca da entrada na Universidade

Mensagem por Tide »

loveUSA Escreveu:A razão de precisar "urgentemente" desta ajuda é pelo facto de viver na Madeira. Apenas fui uma vez a Coimbra quando tinha 8 anos e só me lembro da porta férrea, do "portugal dos pequeninos" e pouco mais. É nestas alturas que se sente bem a nossa insularidade.

Bom, aproveito e coloco aqui algumas dúvidas que me atormentam:

1 - Quando devo comprar o traje académico? É muito caro (sou rapariga)? Os caloiros poderão ter emblemas na capa?
Não deixes para a altura da queima.
Uns 300€?? já não me lembro.
Nunca utilizei emblemas.


2- Os caloiros têm direito a usar a capa em alguma situação? Se sim em que tipo de situações?
Só quando deixam de ser caloiros. Noite da serenata.

3- Com esta vocês provavelmente ficarão (:O), mas a verdade é que tenho de preparar tudo antes de viajar. Que tipo de mala devo eu levar para a universidade? Não sei o que normalmente se usa, se uma simples mala de senhora, suficientemente grande para caber todo o material necessário. Se uma pasta? Não faço ideia... Nas escolas é tudo mais fácil...
Eu levava mochila :lol:
As meninas costumavam levar pastas/carteiras grandes/caderno único que depois passavam a limpo.


4- Nas residências universitárias os quartos duplos têm casa de banho privada?
As da alta que visitei não tinham.
Não consigo precisar se as do pólo 2 tinham.


5- Existe a possibilidade de ficar num quarto individual? Aconselham-me a ficar num quarto individual ou num duplo? Por um lado, um quarto individual oferece uma maior privacidade. Por outro, ter uma companheira de quarto é quase que a garantia para uma nova amizade...
Depende do feitio de cada um.

6- Sabem de algum site/fórum dedicado a estudantes universitários que vão para a universidade de Coimbra e através do qual possamos escolher a residência/apartamento onde iremos ficar?
Creio que isso é através dos SASUC. Eles saberão responder-te melhor que eu.

7- No acto da matrícula acham que a minha mãe me pode acompanhar ou acham que será um factor que "me marcará" para o resto da universidade?
Ninguém se lembra de como foi o dia da matrícula.
Se achas que é um apoio que necessitas e aprecias aproveita.
Avisa é a tua mãe que poderás ser logo praxada (depende dos cursos e tal, não sei como costumam fazer com as meninas).



Obrigada aos que me ajudarem! Agradeço imenso o vosso apoio!
Fonte: Estudei e fiz cenas em Coimbra.
Feedback, blood & destruction.

Avatar do Utilizador
SuperMind
Iniciado
Iniciado
Mensagens: 73
Registado: domingo, 23 março 2008 12:35
Localização: Campo de Besteiros :P

Re: Dúvidas acerca da entrada na Universidade

Mensagem por SuperMind »

1 - O preço ronda os 250-300€ penso eu, dependendo da loja onde o comprares (existem diversos tecidos, capas, pastas). Aconselho a comprares antes de Fevereiro/Março visto que vais evitar muita confusão e tens mais "ajuda" das funcionárias da loja.

2 - Não te preocupes muito com essas questões, quando começares a ser praxada vais ter imensos "doutores" que te irão, de certeza, explicar como é que se vai processar a tua vida académica. Aconselho a leres o código da praxe (caso estejas a ir para a UC).

3 - Leva o que quiseres, como já foi dito, há quem opte por levar uma mochila (opção da maior parte dos caloiros). Mas é indiferente, se tiveres pouco material e couber numa mala maiorzita, podes levar só isso. Não sei em que curso estás, mas a maior parte das teóricas apenas requer um caderno e uma caneta (e mesmo isso poderá ser opcional em algumas :P).

4 - As residências do pólo 3 funcionam por quarto duplos e casas de banho "múltiplas" (ou seja, tens 2 ou 3 por andar, com pequenas divisões). Deduzo que seja assim nas restantes.

5 - Eu prefiro um quarto individual, nunca se sabe quem apanhas no quarto duplo. Mas caso prefiras a segunda opção, é perfeitamente viável. O quarto duplo pode também ficar mais barato do que um individual.

6 - Podes utilizar este mesmo tópico para procurares alguém que esteja na mesma situação que tu. Colegas meus das ilhas acabaram por ficar sempre em apartamentos com "conterrâneos". Não tens nenhum amigo(a) que também vá para Coimbra?

7 - Podes levar a tua mãe no dia das matrículas, é totalmente irrelevante para a tua futura vida académica. Podes ser praxada nesse dia mas não te assustes que não será nada de transcendente. O mais provável é a tua mãe se rir contigo :P



Está à vontade para colocar mais dúvidas, mesmo algumas que te pareçam "estúpidas". É sempre uma fase importante de transição e, como qualquer outro caloiro, poderás ter medos ou estereótipos completamente desadequados à realidade, pelo que te poderemos tranquilizar =)


6- Sabem de algum site/fórum dedicado a estudantes universitários que vão para a universidade de Coimbra e através do qual possamos escolher a residência/apartamento onde iremos ficar?

7- No acto da matrícula acham que a minha mãe me pode acompanhar ou acham que será um factor que "me marcará" para o resto da universidade?

Obrigada aos que me ajudarem! Agradeço imenso o vosso apoio![/quote]

loveUSA
Estreante
Estreante
Mensagens: 10
Registado: terça-feira, 14 agosto 2012 22:14

Re: Dúvidas acerca da entrada na Universidade

Mensagem por loveUSA »

Olá!

Muito obrigada pelas vossas ajudas!

Refiro-me à faculdade de Medicina (já tentei ver a que pólo pertence mas não encontro essa informação). Vou procurar melhor no site da universidade.

Não tenho ninguém conhecido que vá para a mesma universidade. Os meus amigos escolheram outras regiões do país.

Em relação às residências, não me agrada lá muito não termos direito a uma casa de banho privada. Acho que deve gerar alguma confusão...

Tinha pensado em levar a minha mãe no acto da matrícula porque ela irá viajar para Coimbra comigo. Passará lá 1 semana porque conhece melhor a cidade do que eu. Além disso, sabem como é. Sempre nos habituámos a que os nossos pais tratassem das questões burocráticas (pelo menos eu xD). Sei que terei de me habituar a viver sozinha e saber cuidar de mim. Mas neste aspeto julgo ser melhor ter o apoio da minha mºae para não cometer nenhuma asneira.

Isso de ser praxada na matrícula... não agradará muito à minha mãe. Pais... não compreendem estas coisas. :D Espero que não se intrometa :oops:

Relativamente ao traje: eu pensei que os caloiros o teriam de usar em algumas ocasiões ao longo do primeiro ano. Assim sendo, vale mesmo a pena esperar pelos "saldos"!

Ora aqui vai mais duas questões:

1. Fui ao site da universidade de Coimbra pesquisar o preço das proprinas de Medicina para ter uma ideia. Mas não me aparece o curso mesmo de "Medicina". Aparecem pós graduações em "medicina do desporto", ou "medicina da dor". Alguém tem uma ideia de quanto será?

2. Apesar de estar a contar entrar em Coimbra, posso entrar em qualquer outro sítio do país. Há sempre essa possibilidade. Sendo assim, como poderei eu reservar um apartamento/quarto? Não tenho essa possibilidade pois não? Só a partir de dia 10, quando sairem os resultados das colocações certo?

Obrigada!

loveUSA
Estreante
Estreante
Mensagens: 10
Registado: terça-feira, 14 agosto 2012 22:14

Re: Dúvidas acerca da entrada na Universidade

Mensagem por loveUSA »

SuperMind, és da Madeira? (posso tratar por "tu"?)

Avatar do Utilizador
|zype|
Experiente
Experiente
Mensagens: 220
Registado: segunda-feira, 12 setembro 2011 0:13
Localização: Santa Clara

Re: Dúvidas acerca da entrada na Universidade

Mensagem por |zype| »

vais usar uns "trajes" engraçados no primeiro ano, descança xD

as propinas devem rondar os 1000€ , não sei ao certo, mas podes pagar em prestações. Acho que podes reservar, mas tens de pagar metade da renda ou algo assim, depende das pessoas com quem fales, mas não convinha arriscares muito nisso.

dospões pra qq coisa x)
ESEC

loveUSA
Estreante
Estreante
Mensagens: 10
Registado: terça-feira, 14 agosto 2012 22:14

Re: Dúvidas acerca da entrada na Universidade

Mensagem por loveUSA »

Muito obrigada pela resposta!


Porque raio os madeirenses preferem todos as grandes cidades? Ou é Porto ou é Lisboa... :wall:

Avatar do Utilizador
|zype|
Experiente
Experiente
Mensagens: 220
Registado: segunda-feira, 12 setembro 2011 0:13
Localização: Santa Clara

Re: Dúvidas acerca da entrada na Universidade

Mensagem por |zype| »

loveUSA Escreveu:Muito obrigada pela resposta!


Porque raio os madeirenses preferem todos as grandes cidades? Ou é Porto ou é Lisboa... :wall:
acredita que há aqui muitos madeirenses, pelo menos eu conheço muitos !
ESEC

loveUSA
Estreante
Estreante
Mensagens: 10
Registado: terça-feira, 14 agosto 2012 22:14

Re: Dúvidas acerca da entrada na Universidade

Mensagem por loveUSA »

|zype| Escreveu:
loveUSA Escreveu:Muito obrigada pela resposta!


Porque raio os madeirenses preferem todos as grandes cidades? Ou é Porto ou é Lisboa... :wall:
acredita que há aqui muitos madeirenses, pelo menos eu conheço muitos !

E espero vir a conhecer muitos... Atormenta-me o facto de não conhecer aí ninguém, de não ter um apoio....

loveUSA
Estreante
Estreante
Mensagens: 10
Registado: terça-feira, 14 agosto 2012 22:14

Re: Dúvidas acerca da entrada na Universidade

Mensagem por loveUSA »

1. Alguém me sabe informar melhor acerca do funcionamento das cantinas?

2. Sabem indicar-me uma cantina perto do pólo I económica e onde se coma de forma saudável?

3. E preços por refeição?

4. Podemos frquentar restaurantes dos outros pólos universitários?

Avatar do Utilizador
|zype|
Experiente
Experiente
Mensagens: 220
Registado: segunda-feira, 12 setembro 2011 0:13
Localização: Santa Clara

Re: Dúvidas acerca da entrada na Universidade

Mensagem por |zype| »

loveUSA Escreveu:
|zype| Escreveu:
loveUSA Escreveu:Muito obrigada pela resposta!


Porque raio os madeirenses preferem todos as grandes cidades? Ou é Porto ou é Lisboa... :wall:
acredita que há aqui muitos madeirenses, pelo menos eu conheço muitos !

E espero vir a conhecer muitos... Atormenta-me o facto de não conhecer aí ninguém, de não ter um apoio....
se não te arranjares posso tentar ajudar, apesar de nao tar na mesma escola, mas de qualquer maneira não te preocupes, vais ter imensos "doutores" que mal chegues te irão ajudar em tudo o que precisáres, e se perguntares qq coisa a alguem, logo estará disponivel para te ajudar, nisso cá toda a gente normalmente é impecável :P
loveUSA Escreveu:1. Alguém me sabe informar melhor acerca do funcionamento das cantinas?

2. Sabem indicar-me uma cantina perto do pólo I económica e onde se coma de forma saudável?

3. E preços por refeição?

4. Podemos frquentar restaurantes dos outros pólos universitários?
as cantinas qualquer pessoa normalmente pode frequentar, e uma refeição completa anda na zona dos 2,60€ tambem para todos. Tens várias cantinas universitárias, depois tambem te serão apresentadas, descança :)
ESEC

loveUSA
Estreante
Estreante
Mensagens: 10
Registado: terça-feira, 14 agosto 2012 22:14

Re: Dúvidas acerca da entrada na Universidade

Mensagem por loveUSA »

|zype| Escreveu:
loveUSA Escreveu:
|zype| Escreveu:
loveUSA Escreveu:Muito obrigada pela resposta!


Porque raio os madeirenses preferem todos as grandes cidades? Ou é Porto ou é Lisboa... :wall:
acredita que há aqui muitos madeirenses, pelo menos eu conheço muitos !

E espero vir a conhecer muitos... Atormenta-me o facto de não conhecer aí ninguém, de não ter um apoio....
se não te arranjares posso tentar ajudar, apesar de nao tar na mesma escola, mas de qualquer maneira não te preocupes, vais ter imensos "doutores" que mal chegues te irão ajudar em tudo o que precisáres, e se perguntares qq coisa a alguem, logo estará disponivel para te ajudar, nisso cá toda a gente normalmente é impecável :P
loveUSA Escreveu:1. Alguém me sabe informar melhor acerca do funcionamento das cantinas?

2. Sabem indicar-me uma cantina perto do pólo I económica e onde se coma de forma saudável?

3. E preços por refeição?

4. Podemos frquentar restaurantes dos outros pólos universitários?
as cantinas qualquer pessoa normalmente pode frequentar, e uma refeição completa anda na zona dos 2,60€ tambem para todos. Tens várias cantinas universitárias, depois tambem te serão apresentadas, descança :)

Obrigada ;)!

Hoje soube de uma colega que em princípio ficará em Coimbra, mas no Instituto Superior de Educação. Resumindo, bastante longe de mim. Ainda tinha esperança que pudéssemos combinar entre nós e ficarmos no mesmo quarto. Mas dada a distância... Será complicado.

Seria uma boa ideia eu ficar num quarto com mais alguém de Medicina. Seria bom fazer logo de início uma amizade com uma colega de curso... Se alguém souber de algum quarto disponível, que seja partilhado num apartamento com mais alguém de Medicina, deixe mensagem. Não me importo reservar, apesar de saber que corro alguns riscos (mínimos).

As minhas únicas exigências são que tenha casa de banho privada (partilhada pelos outros estudantes, claro), esteja mobilado, tenha uma secretária, e tenho os eletrodomésticos básicos como máquina de lavar roupa, fogão, frigorífico, etc... Tenho preferência por quarto privado, mas não é obrigatório.

Já sabem, se souberem de algo deixem mensagem com o contacto.

Muito obrigada! :wink:

Avatar do Utilizador
SuperMind
Iniciado
Iniciado
Mensagens: 73
Registado: domingo, 23 março 2008 12:35
Localização: Campo de Besteiros :P

Re: Dúvidas acerca da entrada na Universidade

Mensagem por SuperMind »

loveUSA Escreveu:SuperMind, és da Madeira? (posso tratar por "tu"?)
Podes tratar por tu à vontade :P.

Não sou da Madeira, mas curiosamente estou a estudar na Faculdade de Medicina também e tenho vários colegas das ilhas :).

Não conheço ninguém neste momento à procura de inquilinos, mas se aparecer alguém eu aviso. Também podes ir para um quarto 1-2 meses e depois mudar para o apartamento de pessoal da tua turma (normalmente existe sempre alguém que alugou um T2-T3 e precisa de pessoas para encher aquilo). Se a tua mãe já conhece a cidade, é bom que venha contigo, ajuda bastante, principalmente para saber onde ficam certos pontos-chave da cidade. Quanto às praxes do dia das matrículas, são coisas muito ligeiras, apenas para sacar uma gargalhada ou duas.
loveUSA Escreveu: 1. Alguém me sabe informar melhor acerca do funcionamento das cantinas?

2. Sabem indicar-me uma cantina perto do pólo I económica e onde se coma de forma saudável?

3. E preços por refeição?

4. Podemos frquentar restaurantes dos outros pólos universitários?
Existem diversos tipos de cantinas, espalhadas pelos diferentes pólos. Existe sempre a "cantina social" que, por 2,60€ (ou algo assim, este ano não fui uma única vez lá) tens direito a sopa, prato carne/peixe, sobremesa e água (ou um copo de sumo penso eu). Depois tens outro tipo de cantinas, normalmente mais caritas, que servem uma maior diversidade de pratos (vão-te apresentá-las durante as praxes). Podes ir a qualquer cantina universitária, independentemente do pólo em que estão inseridas.

Responder