Universidade Vs Politécnico

Para professores, alunos e funcionários do ensino superior
tomasfrancisco
Novato
Novato
Mensagens: 43
Registado: segunda-feira, 02 julho 2012 19:07

Universidade Vs Politécnico

Mensagem por tomasfrancisco »

Boas pessoal,

gostava de saber a vossa opinião sobre os dois tipos de ensino superior, se consideram que existe mais prestigio numa do que noutra, o tipo de ensino, a empregabilidade etc.

Cumprimentos ;)

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Re: Universidade Vs Politécnico

Mensagem por Pedro »

Em termos de prestígio, geralmente a Universidade é considerada superior. Isto pode ajudar na questão da empregabilidade, embora depende fortemente do curso e do Politécnico. Quanto ao ensino, também depende muito do curso, mas geralmente o universitário é mais completo. O politécnico tem tendência a fornecer um tipo de ensino mais prático, enquanto o universitário é mais abrangente e costuma ter uma componente teórica mais forte - e a componente teórica é sempre extremamente relevante, especialmente em cursos como informática. Quanto às condições, variam de instituição para instituição.

tomasfrancisco
Novato
Novato
Mensagens: 43
Registado: segunda-feira, 02 julho 2012 19:07

Re: Universidade Vs Politécnico

Mensagem por tomasfrancisco »

Pois, eu estava a pensar colocar antes em 2ª opção informática no politécnico do que outro curso que não quero para depois mudar ao fim do ano :/
O que achas?

Cumps

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Re: Universidade Vs Politécnico

Mensagem por Pedro »

É mais difícil mudar do ISEC para a UC do que trocar de cursos dentro da UC. Por isso, se ponderares essa hipótese, recomendo que consideres que irás ficar mesmo no ISEC. Dado não teres a "limitação" de ser de Coimbra e querer ficar cá, recomendo também que consideres a hipótese de outra Universidade (como Aveiro, por exemplo). Em termos de transferência posterior para a UC, penso que a dificuldade será a mesma.

tomasfrancisco
Novato
Novato
Mensagens: 43
Registado: segunda-feira, 02 julho 2012 19:07

Re: Universidade Vs Politécnico

Mensagem por tomasfrancisco »

Achas que mudança de universidade (com o mesmo curso) será praticamente o mesmo que mudança de curso (na mesma universidade)?

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Re: Universidade Vs Politécnico

Mensagem por Pedro »

Não, mudança de curso na mesma universidade deverá ser mais fácil.

tomasfrancisco
Novato
Novato
Mensagens: 43
Registado: segunda-feira, 02 julho 2012 19:07

Re: Universidade Vs Politécnico

Mensagem por tomasfrancisco »

Eu espero entrar em 1ª opção, mas achas viável eu colocar na universidade de Coimbra outro curso (como referi no outro tópico) para depois mudar ao fim do ano? O que aconselhas?

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Re: Universidade Vs Politécnico

Mensagem por Pedro »

Se encontrares um curso semelhante e de que gostes, para o caso de não conseguires a mudança, podes tentar. Mudar entre cursos dentro da Universidade é mais fácil que transferir vindo de outras instituições. Em última alternativa... fazes os exames do secundário novamente no próximo ano. :p

Avatar do Utilizador
agnes
Experiente
Experiente
Mensagens: 322
Registado: segunda-feira, 16 março 2009 21:46

Re: Universidade Vs Politécnico

Mensagem por agnes »

Quanto a Informática no ISEC a empregabilidade é mesmo muito elevada ;)

Tal como se pode ver aqui a noticia:
http://www.deis.isec.pt/Destaques.aspx? ... r}&id={105}

Mas quanto a outras coisas, por exemplo o ISEC tem muitos problemas internos, do tipo, em época de exames não há prazos para as notas saírem. Muitas vezes nem cumprem o refracta, que diz que as notas da época normal têm que sair 48horas antes do exame de recurso. Entre outras coisas, o ISEC não é tão organizado como a universidade. Embora eu não saiba se na universidade há prazos e se eles cumprem ou não.

Outra coisa diferente é que no ISEC o curso de informática é por ramos, ou seja, se tiveres uma ideia especifica daquilo que queres fazer no futuro, e se um dos ramos do ISEC for uma das tuas opções, força nisso, acho que deves escolher o ISEC, senão, escolhe a universidade porque é mais abrangente.

Quanto ao curso ser de ramos e não ser de ramos, depende das empresas. Há empresas que preferem pessoas mais especializadas em certas áreas, há outras empresas que preferem pessoas que saibam um pouco de tudo. Não querendo dizer que no ISEC não se aprende um pouco de tudo, porque aprende.

Mais algum esclarecimento quanto ao ISEC e Eng Informática posso ajudar ;)
Imagem

tomasfrancisco
Novato
Novato
Mensagens: 43
Registado: segunda-feira, 02 julho 2012 19:07

Re: Universidade Vs Politécnico

Mensagem por tomasfrancisco »

Estas no ISEC e em engª informática? :)

Avatar do Utilizador
agnes
Experiente
Experiente
Mensagens: 322
Registado: segunda-feira, 16 março 2009 21:46

Re: Universidade Vs Politécnico

Mensagem por agnes »

Sim, estou..
Imagem

tomasfrancisco
Novato
Novato
Mensagens: 43
Registado: segunda-feira, 02 julho 2012 19:07

Re: Universidade Vs Politécnico

Mensagem por tomasfrancisco »

Foste para o ISEC porque quiseste, ou preferias universidade?

Avatar do Utilizador
agnes
Experiente
Experiente
Mensagens: 322
Registado: segunda-feira, 16 março 2009 21:46

Re: Universidade Vs Politécnico

Mensagem por agnes »

Fui para o ISEC porque não tinha média para mais sitio nenhum :p
E quando me candidatei não tinha sequer a ideia de como seria um e outro...Já tinha a ideia de que não tinha média para outro sitio, por isso não pensei muito :)
Imagem

tomasfrancisco
Novato
Novato
Mensagens: 43
Registado: segunda-feira, 02 julho 2012 19:07

Re: Universidade Vs Politécnico

Mensagem por tomasfrancisco »

Eu tenho uma média superior (não muito) em relação ao ultimo colocado do ano passado na FCTUC, e coloquei engª informática na FCTUC em 1ª opção. Mas como quero mesmo ir estudar para Coimbra, e essencialmente engª informática coloquei também o ISEC numa das minhas opções.
Podes-me falar, se tens ou não, oportunidades para outras formações para além do curso, que enriqueçam o currículo dentro da própria instituição de ensino superior?

Avatar do Utilizador
agnes
Experiente
Experiente
Mensagens: 322
Registado: segunda-feira, 16 março 2009 21:46

Re: Universidade Vs Politécnico

Mensagem por agnes »

Sim, no ISEC temos basntante contacto com a Microsoft através dos MSP (Microsoft Student Partners) que organizam muitas vezes worshops, e até mesmo viagens à Microsoft onde há palestras entre outras coisas. No próprio ISEC também há um evento que é o Hands-On DEIS onde vão várias pessoas da área dar a conhecer novas coisas ou aprofundar outras, também existe a FENGE, que é a Feira de Engenharia, onde também vão algumas pessoas da área fazer workshops, etc :)

Temos também um contacto forte com algumas empresas do sector.

Existem mais coisas também, mas de momento não me estou a lembrar :p

Cumps (desculpa a demora, mas estive ausente)
Imagem

Responder