Actividades da praxe parcialmente suspensas

Para professores, alunos e funcionários do ensino superior
Avatar do Utilizador
Byssa
Experiente
Experiente
Mensagens: 258
Registado: sábado, 10 abril 2010 17:44

Re: Actividades da praxe parcialmente suspensas

Mensagem por Byssa »

|zype| Escreveu:
Byssa Escreveu:Já nao ha pachorra para essa conversa de declarações anti-praxe. Ai ui, nao vai à praxe é anti-praxe. Ganhem juizo.
nem é isso, é não vai á praxe, e no ano a seguir quer praxar, isso sim é o cumulo!
e o que é que voces fazem, ficam a ver e a comentar?

Já agora, o que é que isso tem a ver com o "anti-praxe"

Avatar do Utilizador
Ruizito
Lendário
Lendário
Mensagens: 1035
Registado: terça-feira, 25 março 2008 14:36
Localização: Coimbra

Re: Actividades da praxe parcialmente suspensas

Mensagem por Ruizito »

Também não vale a pena gastar muito mais latim nisto.
Quando alguém diz que nas praxes se cometem muitos abusos (impunemente), que metade das "brincadeiras" (pelo menos) não têm gracinha nehuma e só servem para que uns quantos exerçam autoridade gratuita sobre outros, é logo apelidado de anti-praxe, fundamentalista, contra as tradições etc.
Para mim é uma questão de bom senso e espero que na vida normal estas pessoas tenham outro tipo de comportamento.
Já agora, convêm referir que deixar a decisão de regulação para um conjunto de alunos cujos únicos méritos (???) é terem mais matriculas que os outros (óptima recomendação para qualquer empregador, já agora!), revela bem ao ponto a que isto chegou!
A praxe, por este caminho, deixa de ser um caso universitário e passa a ser um caso de policia. Depois não se queixem!

Avatar do Utilizador
scsj6
Novato
Novato
Mensagens: 49
Registado: terça-feira, 18 março 2008 18:15

Re: Actividades da praxe parcialmente suspensas

Mensagem por scsj6 »

Bom, na minha modesta opinião o erro começa a partir do momento em que os "Doutores" não ensinam o que é a Praxe aos caloiros. No meu caso falo da Praxe da UC, na qual estou inserido. Quantos de vós que aqui falam alguma vez levaram um Caloiro para pedirem o Código da Praxe ao CV? Quantos de vós levaram os vossos Caloiros para conhecer a Reitoria da UC (Joanina, Capela de São Miguel, Prisão Académica, Sala dos Capelos, etc..) ? Quantos de vós levaram os Caloiros a conhecer o Museu Académico? Quantos levaram a conhecer Coimbra? Quando digo Coimbra são os cantos com história desta cidade, e não somente as tascas...
Ensina-los também é Praxe! Este caso de agressão aconteceu somente devido a incapacidade psicológica de tal indivíduo. Mas também por não lhe terem ensinado nada na Praxe... O erro começa quando dizem traje em vez de Capa e Batina, pode parecer insignificante mas diz muito sobre a capacidade de exerção de uma boa Praxe. Concordo com tudo que disseram, ovos, merda de vaca, e afins não são formas de integração, somente causam medo, apreensão e vontade de fazer o mesmo no ano seguinte. Pra mim isso são maneiras de descontar frustrações e impor um respeito forçado.
Há algumas semanas uma colega pediu ao Grupo de Fados da AAC para que tocassem aos Caloiros em frente a Porta Férrea. Foi uma noite fantástica! Depois fomos pros copos com os Caloiros, que também faz parte =P. Isso pra mim é que é Praxe.
Mas quem sou eu pra ensinar alguma coisa. Mas falar pra alguns é muito fácil. Realmente fazer e por em prática é difícil. É pena.

Assim fui Praxado, e assim Praxo.

Já agora, sou de Engenharia Electrotécnica e de Computadores, Polo II - FCTUC. Pra quem tem o estereótipo que no Polo só há rebarbados.

Avatar do Utilizador
Byssa
Experiente
Experiente
Mensagens: 258
Registado: sábado, 10 abril 2010 17:44

Re: Actividades da praxe parcialmente suspensas

Mensagem por Byssa »

scsj6 Escreveu:Bom, na minha modesta opinião o erro começa a partir do momento em que os "Doutores" não ensinam o que é a Praxe aos caloiros. No meu caso falo da Praxe da UC, na qual estou inserido. Quantos de vós que aqui falam alguma vez levaram um Caloiro para pedirem o Código da Praxe ao CV? Quantos de vós levaram os vossos Caloiros para conhecer a Reitoria da UC (Joanina, Capela de São Miguel, Prisão Académica, Sala dos Capelos, etc..) ? Quantos de vós levaram os Caloiros a conhecer o Museu Académico? Quantos levaram a conhecer Coimbra? Quando digo Coimbra são os cantos com história desta cidade, e não somente as tascas...
Ensina-los também é Praxe! Este caso de agressão aconteceu somente devido a incapacidade psicológica de tal indivíduo. Mas também por não lhe terem ensinado nada na Praxe... O erro começa quando dizem traje em vez de Capa e Batina, pode parecer insignificante mas diz muito sobre a capacidade de exerção de uma boa Praxe. Concordo com tudo que disseram, ovos, merda de vaca, e afins não são formas de integração, somente causam medo, apreensão e vontade de fazer o mesmo no ano seguinte. Pra mim isso são maneiras de descontar frustrações e impor um respeito forçado.
Há algumas semanas uma colega pediu ao Grupo de Fados da AAC para que tocassem aos Caloiros em frente a Porta Férrea. Foi uma noite fantástica! Depois fomos pros copos com os Caloiros, que também faz parte =P. Isso pra mim é que é Praxe.
Mas quem sou eu pra ensinar alguma coisa. Mas falar pra alguns é muito fácil. Realmente fazer e por em prática é difícil. É pena.

Assim fui Praxado, e assim Praxo.

Já agora, sou de Engenharia Electrotécnica e de Computadores, Polo II - FCTUC. Pra quem tem o estereótipo que no Polo só há rebarbados.
Não diria melhor. O problema está que esses ditos "Doutores" também não sabem o que é a Praxe. Ha muita coisa que tem que mudar na Academia a começar pelo topo que já está velho e cheira mal (no sentido metafórico, claro).

Avatar do Utilizador
scsj6
Novato
Novato
Mensagens: 49
Registado: terça-feira, 18 março 2008 18:15

Re: Actividades da praxe parcialmente suspensas

Mensagem por scsj6 »

Concordo plenamente. O Concelho de Veteranos não faz mais nada para além de pertecerem a tal conselho. Quando precisas lá ir a porta está sempre fechada. Já não faz sentido termos um Dux com dezenas de matriculas, que só aparece para dar uma entrevista à televisão quando algo de grave acontece. Os tempos são outros, a forma de pensar é outra. Os Caloiros de hoje chegam a Praxe com outro modo de estar. Nada é e será como a séculos atrás. O CV deveria ser mais interventivo no que diz respeito à Praxe de Gozo. Ir as faculdades, ensinar os preceitos da Académia, interagir com os alunos. Suspender a Praxe não ensina nada as pessoas. Quando este decreto acabar, daqui a algum tempo volta a acontecer outro acto de violencia como ou pior a este...

sergiofp
Novato
Novato
Mensagens: 36
Registado: domingo, 09 maio 2010 19:32

Re: Actividades da praxe parcialmente suspensas

Mensagem por sergiofp »

Felizmente (e não estou a trazer louros para nós), mas em Gestão faz-se precisamente isso. Um dia levámos os caloiros todos à AAC para eles irem todos (Quem quisesse claro) buscar o código da praxe, levámos-los outro dia à Alta, conhecer todo aquele percurso no Paço da Escolas :)

goncalopes88
Regular
Regular
Mensagens: 171
Registado: domingo, 19 março 2006 19:41

Re: Actividades da praxe parcialmente suspensas

Mensagem por goncalopes88 »

As praxes da Universidade de Coimbra os "doutores" não podem ter contacto com os "caloiros" directamente, nem sequer podem tocar, homens praxam homens, e mulheres praxam mulheres. O conselho de veteranos não faz nada, e noto cada vez mais a tradição académica está-se a perder, porque estes jovens que vêm para Universidade já fazem parte da geração Morangos com Açúcar, que traz consigo quero, mando e posso, e não há respeito por ninguém nem para eles próprios...

O conselho de Veteranos deviam andar pela alta de Coimbra especialmente entre Setembro e Novembro, quando as praxes são de maior ênfase e ver se as pessoas estão a ser bem praxadas.

Enfim...Coimbra já não é a mesma coisa.

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Re: Actividades da praxe parcialmente suspensas

Mensagem por Pedro »

Conselho de Veteranos de Coimbra suspende oito estudantes por causa de praxes

Oito estudantes da Universidade de Coimbra (UC) foram suspensos do exercício da praxe durante os próximos três e quatro períodos, consoante os casos.

Estas foram as sanções decididas pelo Conselho de Veteranos da UC após a conclusão do inquérito aberto na sequência de três participações relativas a infracções às normas da praxe.

De acordo com o comunicado divulgado pelo Conselho de Veteranos da Universidade de Coimbra (CVUC), foi ainda decidido “revogar a suspensão da Praxe de Gozo e de Mobilização, assim como foi possível retirar ilacções que permitirão, no curto prazo, tomar medidas tendo em vista uma melhor fiscalização e limitação do exercício da praxe académica da UC”.

Depois de ter ouvido os oito estudantes, apenas um é do sexo masculino, o CVUC concluiu que os factos participados se afiguram como “uma interacção entre diferentes pessoas que tomou proporções no mínimo censuráveis, mas que não estão nem são consequência da praxe académica da universidade”.

O conselho ressalva, no entanto, que “a partir do momento em que os elementos envolvidos vestiam capa e batina foi desrespeitado o princípio praxístico de que as atitudes que um estudante toma devem ser ponderadas, educadas e dignas”.

Relativamente às alegações sobre as agressões, o conselho considera que são “meramente da esfera criminal, nada tendo a haver com o estipulado” na praxe académica, devendo, como tal, serem tratadas “pelas autoridades competentes, nomeadamente a Polícia e o Ministério Público”.

Estas sanções resultam da queixa de duas alunas de Psicologia, vítimas de agressões, durante uma acção de praxe académica. Na altura, o CVUC decidiu suspender de imediato, e por tempo indeterminado, as actividades de Praxe de Gozo e de Mobilização. Ou seja, ficou interdita qualquer interasção entre alunos mais velhos e caloiros, com cânticos e brincadeiras na rua.

Fonte: Público
Chegou ao fim a suspensão.

Avatar do Utilizador
Byssa
Experiente
Experiente
Mensagens: 258
Registado: sábado, 10 abril 2010 17:44

Re: Actividades da praxe parcialmente suspensas

Mensagem por Byssa »

Entao afinal ha 8 pessoas envolvidas naquela situação das caloiras de psicologia? 1 rapaz e 6 raparigas? A ser aplicada uma sanção pelo conselho de veteranos era arredar para todo o sempre essas pessoas da Praxe. Mas enfim.

Responder