Actividades da praxe parcialmente suspensas

Para professores, alunos e funcionários do ensino superior
Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Actividades da praxe parcialmente suspensas

Mensagem por Pedro »

Alunas agredidas em praxe da Universidade de Coimbra

A praxe aos caloiros está parcialmente suspensa na Universidade de Coimbra após duas estudantes terem apresentado queixa por agressão à bofetada e à cabeçada, por se terem recusado a participar numa actividade. "Não é um comportamento minimamente adequado ao que é a praxe de Coimbra. Espero que se apurem as devidas responsabilidades e que haja consequências", sublinha Ricardo Morgado, presidente da Associação Académica.

As denúncias das estudantes, que frequentam o 1º ano de Psicologia, estão a ser analisadas pelo Conselho de Veteranos da Universidade, que, na quinta-feira decidiu suspender "a praxe de gozo e mobilização de caloiros" até que esteja concluído o inquérito, referiu ao CM o ‘dux' João Luís.

As estudantes terão sido agredidas por um colega mais velho, ao recusarem participar numa iniciativa que decorria na alta da cidade. Estudantes contactados pelo CM dizem que as regras não terão sido "respeitadas". Desde logo porque a praxe tem de ser feita por estudantes do mesmo sexo que os caloiros. Por outro lado, não pode aplicar-se após a meia noite - seriam já 04h00.

Para Ricardo Morgado, o que se passou "não é praxe, mas sim uso abusivo com consequências alarmantes. É um comportamento pouco digno de um estudante da Universidade de Coimbra". Segundo João Luís, as queixas sobre os "atropelos na praxe" foram apresentadas na passada semana, mas os factos já terão ocorrido "em Outubro ou Novembro" de 2011. Perante atitudes que "no mínimo se podem classificar como desviantes dos princípios e orientações da praxe académica", o Conselho de Veteranos instaurou um inquérito. "Se realmente aconteceu, isso não é praxe. Mas também há muito boato a correr. Vamos ouvir as pessoas para perceber o que se passou. Onde há fumo, há fogo. Mas pode ser um fogo rasteiro ou um incêndio grande", refere João Luís.

Fonte: Correio da Manhã
Infelizmente, abusos por parte de quem não conhece a praxe são mais comuns do que deveriam ser... pela descrição, houve ali vários abusos não só em relação à praxe mas também a regras básicas da vida em sociedade.

Avatar do Utilizador
Carol
Veterano
Veterano
Mensagens: 887
Registado: sábado, 11 novembro 2006 19:28

Re: Actividades da praxe parcialmente suspensas

Mensagem por Carol »

Pelo que me disseram a situação não está bem contada na notícia.
Mas independentemente disso têm havido alguns abusos na praxe que devem ser penalizados, mas suspender a praxe não vai fazer com que deixem de ser cometidos abusos.
Se o Conselho de Veteranos queria fazer algo de útil devia sair do seu gabinete e apostar numa interacção directa com quem praxa, incutir regras e valores in loco, não a ditar grandes medidas mediáticas da frente do computador.
Se querem realmente fazer algo pela praxe, saiam do edifício da aac (e não me refiro a sairem para os jardins) e prestem mais apoio e informação aos caloiros e ensinem os doutores a praxar, isso sim seria de louvar, não estas atitudes que em si não valem nada
“I have dreamt in my life, dreams that have stayed with me ever after, and changed my ideas; they have gone through and through me, like wine through water, and altered the color of my mind. And this is one: I'm going to tell it - but take care not to smile at any part of it.”

http://tothinkof.blogspot.pt/ Exposições de uma mente perturbada

Avatar do Utilizador
Mrboss81
Regular
Regular
Mensagens: 123
Registado: terça-feira, 23 novembro 2010 23:43

Re: Actividades da praxe parcialmente suspensas

Mensagem por Mrboss81 »

Eu sou contra o ridiculo que é a praxe. Não tem nexo nenhum.

Avatar do Utilizador
|zype|
Experiente
Experiente
Mensagens: 220
Registado: segunda-feira, 12 setembro 2011 0:13
Localização: Santa Clara

Re: Actividades da praxe parcialmente suspensas

Mensagem por |zype| »

Mrboss81 Escreveu:Eu sou contra o ridiculo que é a praxe. Não tem nexo nenhum.
assim como acredito que sejas contra touradas e qualquer coisa que advenha da tradição portuguesa
ESEC

Avatar do Utilizador
Mrboss81
Regular
Regular
Mensagens: 123
Registado: terça-feira, 23 novembro 2010 23:43

Re: Actividades da praxe parcialmente suspensas

Mensagem por Mrboss81 »

Há praxes, e há praxes. Agora, ridicularizar os caloiros como fazem, isso não estou a favor. Empastados de ovos, farinha, e sei la mais o que. Pelo menos ali na escola de enfermagem. Vejo-os a lavarem-se nas mangueiras de lavagem dos carros para tirar a maior camada... Isso, desculpem, é nojento.

Touradas? Quero la saber, que marrem onde quiserem, e que façam o que quiserem.

Avatar do Utilizador
gunky
Veterano
Veterano
Mensagens: 712
Registado: quinta-feira, 06 abril 2006 15:45

Re: Actividades da praxe parcialmente suspensas

Mensagem por gunky »

Mrboss81 Escreveu:Há praxes, e há praxes. Agora, ridicularizar os caloiros como fazem, isso não estou a favor. Empastados de ovos, farinha, e sei la mais o que. Pelo menos ali na escola de enfermagem. Vejo-os a lavarem-se nas mangueiras de lavagem dos carros para tirar a maior camada... Isso, desculpem, é nojento.

Touradas? Quero la saber, que marrem onde quiserem, e que façam o que quiserem.

Ninguem e obrigado a nada neste mundo.tambem nao sou de acordo com isso dos de enfermagem mas respeito. Tb nao sou de acordo em meter os caloiros da agraria no meio da bosta mas respeito...Se as caloiras nao queriam aderir a praxe declaravam-se logo anti-praxe e acabava logo a conversa...

Avatar do Utilizador
Ruizito
Lendário
Lendário
Mensagens: 1035
Registado: terça-feira, 25 março 2008 14:36
Localização: Coimbra

Re: Actividades da praxe parcialmente suspensas

Mensagem por Ruizito »

gunky Escreveu: Ninguem e obrigado a nada neste mundo.tambem nao sou de acordo com isso dos de enfermagem mas respeito. Tb nao sou de acordo em meter os caloiros da agraria no meio da bosta mas respeito...Se as caloiras nao queriam aderir a praxe declaravam-se logo anti-praxe e acabava logo a conversa...
Isso não é bem assim. Existem inúmeros abusos na praxe, que em muitos casos já não é praxe, mas sim bulling, e conheço várias pessoas que foram praxadas à força. Não seria preciso ninguém se declarar anti-praxe, se esta não fosse abusiva. Pintarem a cara aos caloiros, fazê-los dançar e cantar é uma coisa, agora rebolarem-se na bosta, empastarem-se de ovos, andarem descalços dentro de tanques de água em pleno inverno, obrigarem-nos a beber bebidas alcoólicas por funis nojentos e por aí fora, não só é uma violência como não tem piada nenhuma.

Avatar do Utilizador
Mrboss81
Regular
Regular
Mensagens: 123
Registado: terça-feira, 23 novembro 2010 23:43

Re: Actividades da praxe parcialmente suspensas

Mensagem por Mrboss81 »

Ruizito Escreveu:
gunky Escreveu: Ninguem e obrigado a nada neste mundo.tambem nao sou de acordo com isso dos de enfermagem mas respeito. Tb nao sou de acordo em meter os caloiros da agraria no meio da bosta mas respeito...Se as caloiras nao queriam aderir a praxe declaravam-se logo anti-praxe e acabava logo a conversa...
Isso não é bem assim. Existem inúmeros abusos na praxe, que em muitos casos já não é praxe, mas sim bulling, e conheço várias pessoas que foram praxadas à força. Não seria preciso ninguém se declarar anti-praxe, se esta não fosse abusiva. Pintarem a cara aos caloiros, fazê-los dançar e cantar é uma coisa, agora rebolarem-se na bosta, empastarem-se de ovos, andarem descalços dentro de tanques de água em pleno inverno, obrigarem-nos a beber bebidas alcoólicas por funis nojentos e por aí fora, não só é uma violência como não tem piada nenhuma.
Obrigado.

Eu não segui para o superior, porque não queria, mas vendo o que vejo todos os anos aqui em sao martinho dos da escola de enfermagem, é ridiculo. e nota-se bem nas caras dos caloiros, que aquilo é degradante. e dura demasiado tempo, vejo-os semanas a fio as duzias todos praxados, deitam roupa fora porque está mesmo muito suja, cabelos empastados ao ponto de nem despegar. Uma anedota.

O pior, é quando chegar a vez deles praxarem, vao querer fazer mais ou pior que lhes foi feito. é uma cadeia que vai evoluindo.

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Re: Actividades da praxe parcialmente suspensas

Mensagem por Pedro »

Professores universitários fazem petição para interditar praxe académica indigna

Docentes quer acabar com humilhações e coacções e para isso defendem criação de estruturas de apoio a quem é “anti-praxe”.

Um grupo de docentes da Faculdade de Letras colocou a circular entre os colegas um abaixo-assinado a solicitar aos órgãos da universidade a interdição de certas formas de praxe académica que consideram indignas.

Catarina Martins, uma das promotoras do abaixo-assinado, disse à agência Lusa que tais práticas, dentro e fora das instalações da faculdade, põem em causa a imagem da instituição, e são atentatórias «ao que deve ser a universidade e a sua função», de educação para a cidadania, promoção dos direitos individuais, do saber e do sentido crítico.

Fonte: Diário de Coimbra
Não sei se tem relação directa com este caso, mas a altura em que surge parece-me coincidência a mais para não estar relacionado, daí ficar também neste tópico.

Avatar do Utilizador
gunky
Veterano
Veterano
Mensagens: 712
Registado: quinta-feira, 06 abril 2006 15:45

Re: Actividades da praxe parcialmente suspensas

Mensagem por gunky »

Ruizito Escreveu:
gunky Escreveu: Ninguem e obrigado a nada neste mundo.tambem nao sou de acordo com isso dos de enfermagem mas respeito. Tb nao sou de acordo em meter os caloiros da agraria no meio da bosta mas respeito...Se as caloiras nao queriam aderir a praxe declaravam-se logo anti-praxe e acabava logo a conversa...
Isso não é bem assim. Existem inúmeros abusos na praxe, que em muitos casos já não é praxe, mas sim bulling, e conheço várias pessoas que foram praxadas à força. Não seria preciso ninguém se declarar anti-praxe, se esta não fosse abusiva. Pintarem a cara aos caloiros, fazê-los dançar e cantar é uma coisa, agora rebolarem-se na bosta, empastarem-se de ovos, andarem descalços dentro de tanques de água em pleno inverno, obrigarem-nos a beber bebidas alcoólicas por funis nojentos e por aí fora, não só é uma violência como não tem piada nenhuma.
Ai parte muito do que tu consideras abusos. Bulling para ti é estar preso com fita cola a outro caloiro 1 dia inteiro? Tive bastantes caloiros que não quiseram realizar determinadas praxes. Ficaram 30 minutos a olhar para 1 parede num canto de 1 sala. Tive caloiros que nao queriam beber cerveja. Beberam 1 garrafa de agua inteira com 1 colher de cha......

Avatar do Utilizador
Carol
Veterano
Veterano
Mensagens: 887
Registado: sábado, 11 novembro 2006 19:28

Re: Actividades da praxe parcialmente suspensas

Mensagem por Carol »

Pedro Escreveu:
Professores universitários fazem petição para interditar praxe académica indigna

Docentes quer acabar com humilhações e coacções e para isso defendem criação de estruturas de apoio a quem é “anti-praxe”.

Um grupo de docentes da Faculdade de Letras colocou a circular entre os colegas um abaixo-assinado a solicitar aos órgãos da universidade a interdição de certas formas de praxe académica que consideram indignas.

Catarina Martins, uma das promotoras do abaixo-assinado, disse à agência Lusa que tais práticas, dentro e fora das instalações da faculdade, põem em causa a imagem da instituição, e são atentatórias «ao que deve ser a universidade e a sua função», de educação para a cidadania, promoção dos direitos individuais, do saber e do sentido crítico.

Fonte: Diário de Coimbra
Não sei se tem relação directa com este caso, mas a altura em que surge parece-me coincidência a mais para não estar relacionado, daí ficar também neste tópico.

Fica por saber é o que eles consideram praxes indignas.

É evidente para todos que a praxe tem mudado imenso nos últimos anos porque cada vez mais os "novos doutores" sabem menos do que é a praxe, e cada vez mais os caloiros vão com ideias pré-concebidas e estão menos tolerantes e mais parvos. Já presenciei o caso de uma caloira que se recusou a andar de mãos dadas com outras porque achava que isso era indigno, mas também não se queria declarar anti-praxe porque queria usar o traje e praxar no ano seguinte.
São situações ridículas que deviam merecer mais atenção do conselho de veteranos, porque não vejo mais razões para a existência desse orgão que não seja a intervenção activa na praxe, já que não se concentram em acabar os cursos...
“I have dreamt in my life, dreams that have stayed with me ever after, and changed my ideas; they have gone through and through me, like wine through water, and altered the color of my mind. And this is one: I'm going to tell it - but take care not to smile at any part of it.”

http://tothinkof.blogspot.pt/ Exposições de uma mente perturbada

Avatar do Utilizador
Byssa
Experiente
Experiente
Mensagens: 258
Registado: sábado, 10 abril 2010 17:44

Re: Actividades da praxe parcialmente suspensas

Mensagem por Byssa »

Mrboss81 Escreveu:Há praxes, e há praxes. Agora, ridicularizar os caloiros como fazem, isso não estou a favor. Empastados de ovos, farinha, e sei la mais o que. Pelo menos ali na escola de enfermagem. Vejo-os a lavarem-se nas mangueiras de lavagem dos carros para tirar a maior camada... Isso, desculpem, é nojento.

Touradas? Quero la saber, que marrem onde quiserem, e que façam o que quiserem.
agrária? onde é que tu ves ovos e farinha na unviersidade de coimbra? Menos, menos. Come eu já disse algures, "há praxes e Praxe".

Avatar do Utilizador
Byssa
Experiente
Experiente
Mensagens: 258
Registado: sábado, 10 abril 2010 17:44

Re: Actividades da praxe parcialmente suspensas

Mensagem por Byssa »

quanto à informação que tem sido noticiada nos jornais e televisão, para variar, está um bocado errada. É o normal.

Avatar do Utilizador
gunky
Veterano
Veterano
Mensagens: 712
Registado: quinta-feira, 06 abril 2006 15:45

Re: Actividades da praxe parcialmente suspensas

Mensagem por gunky »

Carol Escreveu:
Pedro Escreveu:
Professores universitários fazem petição para interditar praxe académica indigna

Docentes quer acabar com humilhações e coacções e para isso defendem criação de estruturas de apoio a quem é “anti-praxe”.

Um grupo de docentes da Faculdade de Letras colocou a circular entre os colegas um abaixo-assinado a solicitar aos órgãos da universidade a interdição de certas formas de praxe académica que consideram indignas.

Catarina Martins, uma das promotoras do abaixo-assinado, disse à agência Lusa que tais práticas, dentro e fora das instalações da faculdade, põem em causa a imagem da instituição, e são atentatórias «ao que deve ser a universidade e a sua função», de educação para a cidadania, promoção dos direitos individuais, do saber e do sentido crítico.

Fonte: Diário de Coimbra
Não sei se tem relação directa com este caso, mas a altura em que surge parece-me coincidência a mais para não estar relacionado, daí ficar também neste tópico.
Fica por saber é o que eles consideram praxes indignas.

É evidente para todos que a praxe tem mudado imenso nos últimos anos porque cada vez mais os "novos doutores" sabem menos do que é a praxe, e cada vez mais os caloiros vão com ideias pré-concebidas e estão menos tolerantes e mais parvos. Já presenciei o caso de uma caloira que se recusou a andar de mãos dadas com outras porque achava que isso era indigno, mas também não se queria declarar anti-praxe porque queria usar o traje e praxar no ano seguinte.
São situações ridículas que deviam merecer mais atenção do conselho de veteranos, porque não vejo mais razões para a existência desse orgão que não seja a intervenção activa na praxe, já que não se concentram em acabar os cursos...
Quantas historias ha assim. Como aquela da caloira que a meteram num jardim e tinha q tar de quarto a fazer de quatro e mééééé como 1 ovelha.Lembrou-se que também tinha que comer a relva...Imaginem 1 besta destas fazer depois queixa. Ah obrigaram-me a comer 1 urtiga porque tinha que fazer de ovelha...
:doh:

Avatar do Utilizador
Mrboss81
Regular
Regular
Mensagens: 123
Registado: terça-feira, 23 novembro 2010 23:43

Re: Actividades da praxe parcialmente suspensas

Mensagem por Mrboss81 »

Byssa Escreveu:
Mrboss81 Escreveu:Há praxes, e há praxes. Agora, ridicularizar os caloiros como fazem, isso não estou a favor. Empastados de ovos, farinha, e sei la mais o que. Pelo menos ali na escola de enfermagem. Vejo-os a lavarem-se nas mangueiras de lavagem dos carros para tirar a maior camada... Isso, desculpem, é nojento.

Touradas? Quero la saber, que marrem onde quiserem, e que façam o que quiserem.
agrária? onde é que tu ves ovos e farinha na unviersidade de coimbra? Menos, menos. Come eu já disse algures, "há praxes e Praxe".
Moro muito perto da escola de enfermagem (ao pé dos covoes), e todos os anos vejo as mesmas coisas. Não disse que era na agraria

Responder