Cursos de Línguas e Letras: presente e futuro

Para professores, alunos e funcionários do ensino superior
Responder
Nunno
Estreante
Estreante
Mensagens: 5
Registado: quarta-feira, 20 julho 2011 11:22

Cursos de Línguas e Letras: presente e futuro

Mensagem por Nunno »

Tenho 23 anos e estou a pensar em ingressar na faculdade este ano. A minha área preferencial é a das Letras e das Línguas, é isso que gosto e é nisso que sou bom. Mas tenho preocupações em relação à obtenção de emprego, não me agrada a ideia de andar mais três anos a estudar, gastar milhares de euros e depois ficar na mesma situação em que estou agora. Dentro desta área, quais os cursos que na vossa opinião oferecem melhores perspectivas de inserção no mercado de trabalho? Estava a pensar em Tradução, ou uma coisa do mesmo género mas com mais saídas profissionais. Agradeço opiniões e conselhos.

Avatar do Utilizador
Löba
Regular
Regular
Mensagens: 139
Registado: domingo, 24 junho 2007 0:03
Localização: R'lyeh

Re: Cursos de Línguas e Letras: presente e futuro

Mensagem por Löba »

Conselho de amigo: Ainda és novo, faz as disciplinas de Matemática e Física e tenta outra coisa. Esquece letras!

Nunno
Estreante
Estreante
Mensagens: 5
Registado: quarta-feira, 20 julho 2011 11:22

Re: Cursos de Línguas e Letras: presente e futuro

Mensagem por Nunno »

O problema é que eu sou uma nulidade a Matemática e a Física. Nem sequer consegui fazer essas disciplinas, tive de trocá-las por outras para conseguir acabar o liceu...

CriCri_BlaBla
Experiente
Experiente
Mensagens: 383
Registado: sexta-feira, 27 abril 2007 20:35
Localização: Coimbra
Contacto:

Re: Cursos de Línguas e Letras: presente e futuro

Mensagem por CriCri_BlaBla »

Se tiveres vontade e coragem de emigrar, tira línguas, tipo inglês e espanhol ou inglês e português. Caso não tenhas essa vontade, não faças nenhum curso na área de letras. Nas públicas os cursos que te podem safar nada têm a ver com letras e a não ser que tenhas condições para privadas mais vale ficar quieto.

Kelav
Iniciado
Iniciado
Mensagens: 72
Registado: domingo, 26 outubro 2008 14:13

Re: Cursos de Línguas e Letras: presente e futuro

Mensagem por Kelav »

Inglês e espanhol é o que não falta por cá.. a única língua europeia que vejo a ter uma importância crescente é o alemão. Fora isso, diria que árabe e mandarim seriam as línguas com mais saída. Mandarim e japonês, se estiveres mesmo interessado na área da tradução.

CriCri_BlaBla
Experiente
Experiente
Mensagens: 383
Registado: sexta-feira, 27 abril 2007 20:35
Localização: Coimbra
Contacto:

Re: Cursos de Línguas e Letras: presente e futuro

Mensagem por CriCri_BlaBla »

Kelav Escreveu:Inglês e espanhol é o que não falta por cá...
Até acredito mas a ideia que dei foi: se quiseres ir lá para fora, aprende inglês e espanhol. Porquê? Porque com o inglês safas-te em qualquer país e podes dar aulas de português e espanhol (línguas que estão a ficar cada vez mais importantes).

Nunno
Estreante
Estreante
Mensagens: 5
Registado: quarta-feira, 20 julho 2011 11:22

Re: Cursos de Línguas e Letras: presente e futuro

Mensagem por Nunno »

Não ponho de parte a hipótese de emigrar. Ainda bem que falaram nas línguas com mais saída, esse é outro assunto que queria discutir com alguém. Vou escolher três línguas, e estava a pensar em Inglês, Francês e Alemão. Mas também posso optar entre espanhol, Italiano, Neerlandês, Russo e Árabe. Não tive dificuldade nenhuma com o Inglês e o Francês, mas com as outras não sei se vou ter. O que acham? Alguém falou em Mandarim e Japonês, mas não encontrei cursos nesta área onde fossem leccionadas essas línguas.

CriCri_BlaBla
Experiente
Experiente
Mensagens: 383
Registado: sexta-feira, 27 abril 2007 20:35
Localização: Coimbra
Contacto:

Re: Cursos de Línguas e Letras: presente e futuro

Mensagem por CriCri_BlaBla »

Nunno Escreveu:Alguém falou em Mandarim e Japonês, mas não encontrei cursos nesta área onde fossem leccionadas essas línguas.
Não tenho a certeza mas acho que essas estão como Cursos Livres.

Em relação a línguas com mais saídas e se vais ter de escolher três, então espanhol, inglês e alemão. Espanhol porque a importância da língua está a crescer a olhos vistos e na minha opinião já tirou francês do topo e ficou como segunda língua mundial, inglês por ser a primeira língua mundial e alemão porque com a importância que a Alemanha está a adquirir, será uma mais-valia.

Nunno
Estreante
Estreante
Mensagens: 5
Registado: quarta-feira, 20 julho 2011 11:22

Re: Cursos de Línguas e Letras: presente e futuro

Mensagem por Nunno »

Não tenho condições para ir para privadas. Quais os cursos que nas universidades públicas me podem safar? Será que se for para tradução não vou ter trabalho?

Avatar do Utilizador
JBCotrim
Regular
Regular
Mensagens: 153
Registado: quarta-feira, 29 abril 2009 21:36

Re: Cursos de Línguas e Letras: presente e futuro

Mensagem por JBCotrim »

Nunno Escreveu:Não tenho condições para ir para privadas. Quais os cursos que nas universidades públicas me podem safar? Será que se for para tradução não vou ter trabalho?
Se fores para tradução de inglês, vais batalhar para ter trabalho. Tradução de qualquer outra língua, se te souberes mexer, não vais é ter mãos a medir.
Hello, Moe? Me. Listen, I don't know if somebody's playing a joke, or what, but Death was just here. We played a little gin... No, Death. In person. Or somebody who claims to be Death. But, Moe, he's such a schlep!

Kelav
Iniciado
Iniciado
Mensagens: 72
Registado: domingo, 26 outubro 2008 14:13

Re: Cursos de Línguas e Letras: presente e futuro

Mensagem por Kelav »

Por isso é que insisto que um curso de inglês não serve de muito na maior parte dos casos, mais vale aprender sozinho. Há imensa gente que fala bem inglês e toda a gente sabe como funcionam as cunhas.. das que têm mais saída, alemão é a mais acessível por não precisares de aprender outro alfabeto e uma gramática demasiado diferente da nossa. Mas também depende sempre da motivação da pessoa.

Outra coisa: se o dinheiro é um problema e a inscrição na universidade também, há sempre a hipótese de aprender sozinho alguma língua até se atingir um nível que permita realizar exames num curso com reputação e credibilidade.

Avatar do Utilizador
Löba
Regular
Regular
Mensagens: 139
Registado: domingo, 24 junho 2007 0:03
Localização: R'lyeh

Re: Cursos de Línguas e Letras: presente e futuro

Mensagem por Löba »

Alemão ou uma língua de um país do norte da Europa, parecem-me boas apostas. Considera também se estás disposto a viver num desses países para melhorares a tua aprendizagem.

Responder