Dúvida Traje Feminino

Para professores, alunos e funcionários do ensino superior
Responder
AnaMONTEIRO
Novato
Novato
Mensagens: 22
Registado: quinta-feira, 02 setembro 2010 22:31

Dúvida Traje Feminino

Mensagem por AnaMONTEIRO »

Olá. Tenho 3 dúvidas sobre o traje académico feminino:

1) Já li o Código da Praxe e o que diz sobre os sapatos é "...sapatos pretos, de estilo clássico sem apliques metálicos" (artigo 75º, ponto 2 a) e reparei que na Toga estão à venda 2 modelos de sapatos: os que toda a gente usa, de biqueira quadrada e, outros, redondos. Podem usar-se quaisquer uns? Não diz nada acerca deste pormenor lá.

2) Tenho um piercing no nariz e o que o código diz é que não podem ser visíveis (alínea k do mesmo artigo) e portanto será que posso usar um brinco discreto que não tenha nem cor nem brilhante? Até não usaria, mas se o fizer fecha =S Mas pela lógica do que lá está, é claro que qualquer brinco é visível, por mais pequeno que seja...

3) Ainda no mesmo artigo, na alínea h diz "Não é permitido o uso de distintivos na lapela, com excepção do alfinete de curso". Acontece que o que me deram era da AAC e deviam ter-me dado o do meu curso; este não o posso pôr certo?

Peço desculpa se as respostas parecem óbvias por aqui apresentar os artigos, mas tenho dificuldade em interpretar apenas porque vejo muitas coisas que não estão no código e que as pessoas fazem. Por isso quem me esclarecer agradeço imenso.

Avatar do Utilizador
Carol
Veterano
Veterano
Mensagens: 887
Registado: sábado, 11 novembro 2006 19:28

Re: Dúvida Traje Feminino

Mensagem por Carol »

Quanto aos sapatos, quaisquer uns servem, de biqueira quadrada ou redonda, altos ou baixos. Só não podem ter apliques metálicos (e claro, têm de ser pretos de estilo clássico).

Usa um piercing mais discreto, não há problema.

Quanto ao alfinete penso que só mesmo o de curso. Mas vai trocar à loja, diz que se enganaram.
“I have dreamt in my life, dreams that have stayed with me ever after, and changed my ideas; they have gone through and through me, like wine through water, and altered the color of my mind. And this is one: I'm going to tell it - but take care not to smile at any part of it.”

http://tothinkof.blogspot.pt/ Exposições de uma mente perturbada

Leia
Lendário
Lendário
Mensagens: 1519
Registado: sábado, 15 abril 2006 14:31

Re: Dúvida Traje Feminino

Mensagem por Leia »

No piercing, poes um bocadinho de uma fita autocolante de cor pele e já está :) É isso que costumo ver nesses casos.

AnaMONTEIRO
Novato
Novato
Mensagens: 22
Registado: quinta-feira, 02 setembro 2010 22:31

Re: Dúvida Traje Feminino

Mensagem por AnaMONTEIRO »

Muito obrigada pelo esclarecimento =)*

jójó
Estreante
Estreante
Mensagens: 13
Registado: terça-feira, 19 julho 2011 14:02

Re: Dúvida Traje Feminino

Mensagem por jójó »

Olá eu tenho uma dúvida relativamente à saia, qual o seu comprimento ? Vai até à linha do joelho?

E já agora as raparigas não podem andar maquilhada enquanto trajadas?


Obrigada

Leia
Lendário
Lendário
Mensagens: 1519
Registado: sábado, 15 abril 2006 14:31

Re: Dúvida Traje Feminino

Mensagem por Leia »

Não tem comprimento certo, mas deve chegar por volta do joelho (no maximo até 1 mão acima deste)... Não faz parte de nenhuma nenhuma, mas mais curto parece demasiado curto.

Não devem andar maquilhadas, claro que uma base e um rimel nao faz mal a ninguem, mas convem que seja algo discreto

jójó
Estreante
Estreante
Mensagens: 13
Registado: terça-feira, 19 julho 2011 14:02

Re: Dúvida Traje Feminino

Mensagem por jójó »

Ah ok.. Já agora qual a altura do saltos dos sapatos?

Obrigada pela ajuda : )

Leia
Lendário
Lendário
Mensagens: 1519
Registado: sábado, 15 abril 2006 14:31

Re: Dúvida Traje Feminino

Mensagem por Leia »

Tambem não existe altura para o salto... mas eu aconselho uma altura mediana para que consigas aliar beleza e conforto.

jójó
Estreante
Estreante
Mensagens: 13
Registado: terça-feira, 19 julho 2011 14:02

Re: Dúvida Traje Feminino

Mensagem por jójó »

Muito obrigada : )
Não tinha a mínima noção destes pormenores .

Avatar do Utilizador
Minnie
Regular
Regular
Mensagens: 151
Registado: sábado, 16 janeiro 2010 20:05

Re: Dúvida Traje Feminino

Mensagem por Minnie »

Maquilhagem, brincos, sabrinas vê-se de tudo em Coimbra...
As atitudes é para quem as tem! Cabe a cada um decidir o que fazer mas cabe a cada um também quando sair da UC dizer "Eu usei o traje em condições" ou "Eu usei o traje á minha maneira"

Pirilampo
Estreante
Estreante
Mensagens: 2
Registado: domingo, 28 agosto 2011 1:09

Re: Dúvida Traje Feminino

Mensagem por Pirilampo »

Os PINs que normalmente são usados são aqueles que representam uma instituição ou organização Académica (AAC, Faculdades, Cursos, Tunas, etc). Contudo, em certas ocasiões que genericamente chamamos de "estar na Praxe" não devem ser usados qualquer tipo de adereços na batina/casaco: Cortejos, Serenatas, Trupes, Cerimonias Academicas e mobilização de caloiros.

Avatar do Utilizador
Byssa
Experiente
Experiente
Mensagens: 258
Registado: sábado, 10 abril 2010 17:44

Re: Dúvida Traje Feminino

Mensagem por Byssa »

"estar em Praxe" é ter o traje académico vestido. Nao é permitido o uso de outros distintivos na lapela que vão para além do alfinete de curso.

Responder