Ajuda brasileiro mestrado

Para professores, alunos e funcionários do ensino superior
Responder
inoliveira
Estreante
Estreante
Mensagens: 6
Registado: sexta-feira, 04 março 2011 14:13

Ajuda brasileiro mestrado

Mensagem por inoliveira »

Boa tarde!

Estou pensando em me candidatar para um mestrado na UC ou no ISCAC, mas tenho algumas dúvidas sobre a "vida" em portugal. Como vou passar 2 anos aí, vou levar minha família (filho e esposa). Seguem:

1 - meu filho tem 8 anos. Qual escola ele deve frequentar? As escolas são públicas? São boas?

2 - Para três pessoas (eu, esposa e filho), 4.000 euros por mês é suficiente para ter uma boa qualidade de vida?

3 - Como eu faço para lugar um apartamento em Coimbra e quanto custa?

4 - Minha esposa é decoradora (design de interiores). É fácil de conseguir um trabalho enquanto faço mestrado? Há cursos nessa área em Coimbra?

Desde já agradeço qualquer tipo de ajuda!

Abraços!

Avatar do Utilizador
Chong Li
Lendário
Lendário
Mensagens: 2236
Registado: terça-feira, 27 setembro 2005 22:32

Re: Ajuda brasileiro mestrado

Mensagem por Chong Li »

inoliveira Escreveu: 1 - meu filho tem 8 anos. Qual escola ele deve frequentar? As escolas são públicas? São boas?
Tens aqui a que é considerada a melhor escola pública do país, a Infanta D. Maria, só que para entrar lá não deve ser fácil....
inoliveira Escreveu: 2 - Para três pessoas (eu, esposa e filho), 4.000 euros por mês é suficiente para ter uma boa qualidade de vida?
Chega e ainda sobra para os 2 meses seguintes!

inoliveira Escreveu: 3 - Como eu faço para lugar um apartamento em Coimbra e quanto custa?

Se calhar o melhor é ires a uma imobiliária quando chegares.
Quanto aos custos, depende das zonas, mas um T1 talvez uns 300 euros/mês (mais ou menos, só para teres uma ideia).

inoliveira Escreveu: 4 - Minha esposa é decoradora (design de interiores). É fácil de conseguir um trabalho enquanto faço mestrado? Há cursos nessa área em Coimbra?
Humm... pois isso já não sei responder!
"You break my record. Now I break you. Like I broke your friend!"

CHONG LI! CHONG LI! CHONG LI! CHONG LI!CHONG LI! CHONG LI! CHONG LI! CHONG LI!

Avatar do Utilizador
Chong Li
Lendário
Lendário
Mensagens: 2236
Registado: terça-feira, 27 setembro 2005 22:32

Re: Ajuda brasileiro mestrado

Mensagem por Chong Li »

Chong Li Escreveu:
inoliveira Escreveu: 1 - meu filho tem 8 anos. Qual escola ele deve frequentar? As escolas são públicas? São boas?
Tens aqui a que é considerada a melhor escola pública do país, a Infanta D. Maria, só que para entrar lá não deve ser fácil....

Ops, esquece o D. Maria, o teu filho só tem 8 anos e o D. Maria é para maiores de 12.

Ora 8 anos, escola pública, talvez a Escola Básica do Vale das Flores. (acho que é assim que se chama)
"You break my record. Now I break you. Like I broke your friend!"

CHONG LI! CHONG LI! CHONG LI! CHONG LI!CHONG LI! CHONG LI! CHONG LI! CHONG LI!

inoliveira
Estreante
Estreante
Mensagens: 6
Registado: sexta-feira, 04 março 2011 14:13

Mensagem por inoliveira »

Muito obrigado mesmo Chong! Fico muito feliz de alguém ter respondido.

Eu gostaria de saber se para idade do meu filho todas as escolas são públicas?

Eu não sei como é o ensino em Portugal. Em que ciclo ele entraria? Ciclo Básico 2?

Muito obrigado mesmo!

Avatar do Utilizador
Rjmc69
Experiente
Experiente
Mensagens: 395
Registado: quarta-feira, 10 setembro 2008 16:24
Localização: Coimbra

Mensagem por Rjmc69 »

Boas com a idade do teu filho, possivelmente ele começa do 0, ou seja no 1º ano. aqui os anos são do 1º ao 12º, crianças com 6 anos entram no 1º ano, logo possivelmente como vem de outro pais deverá ter de começar no 1º ano pois se cá vivesse já desde os 6 anos andaria agora no 2/3 ano... Com isso não te priocupes existem várias escolas primarias publicas/privadas para escolha ;)

inoliveira
Estreante
Estreante
Mensagens: 6
Registado: sexta-feira, 04 março 2011 14:13

Mensagem por inoliveira »

Muito obrigado!

Mas será que ele não poderia ser aproveitado no ciclo correto?

Avatar do Utilizador
Chong Li
Lendário
Lendário
Mensagens: 2236
Registado: terça-feira, 27 setembro 2005 22:32

Mensagem por Chong Li »

Eu acredito que ele, com 8 anos, entre no ano correcto e não comece do 0.
Não fazia sentido, se já fez alguma ano no Brasil, entrar aqui para o 1º ano.
Talvez seja melhor trazer o curriculo que já fez aí no Brasil e mostrar aqui na escola e depois seja decidido o ano para que vai.
"You break my record. Now I break you. Like I broke your friend!"

CHONG LI! CHONG LI! CHONG LI! CHONG LI!CHONG LI! CHONG LI! CHONG LI! CHONG LI!

Avatar do Utilizador
Chong Li
Lendário
Lendário
Mensagens: 2236
Registado: terça-feira, 27 setembro 2005 22:32

Mensagem por Chong Li »

O nome correcto da escola é Escola Básica Quinta das Flores.


Também há outra escola relativamente perto que é no bairro mais famoso de Coimbra, o Bairro Norton de Matos, que é a Escola do Bairro Norton de Matos.
"You break my record. Now I break you. Like I broke your friend!"

CHONG LI! CHONG LI! CHONG LI! CHONG LI!CHONG LI! CHONG LI! CHONG LI! CHONG LI!

inoliveira
Estreante
Estreante
Mensagens: 6
Registado: sexta-feira, 04 março 2011 14:13

Mensagem por inoliveira »

Muito obrigado mesmo pessoal! Vocês me ajudaram muito!

Saudações!

sofia88
Novato
Novato
Mensagens: 21
Registado: sexta-feira, 16 janeiro 2009 0:48

Re: Ajuda brasileiro mestrado

Mensagem por sofia88 »

escolas publicas e colegios nao faltam. as escolas publicas sao muito boas. essas duas escolas que falaram a cima sao boas.
existe também o agrupamento de escolas Martim de Freitas (http://www.agrupamentomartimdefreitas.com/1011/) na zona de celas.

acho que 4000 nao da para 3 meses, mas chega bem para 2 meses.. depende do estilo de vida que quiser levar. eu acho que consegue viver bastante bem.

apartamento:
pois, o melhor será contactar uma agencia para arrendar casa (ERA, prabitar). nos jornais locais (diario de coimbra) também é possivel encontrar anuncios de casas disponiveis.

para a sua esposa, a nivel de trabalho nao sei. existe uma escola de artes (http://www.arca.pt/site/).

boa sorte

inoliveira
Estreante
Estreante
Mensagens: 6
Registado: sexta-feira, 04 março 2011 14:13

Re: Ajuda brasileiro mestrado

Mensagem por inoliveira »

Muito obrigado Sofia! Estou colhendo dados, pois uma mudança de país não é coisa fácil, mesmo que por pouco tempo.

Gostaria de saber a diferença entre Universidade e Instituto Politécnico, você sabe?

Até mais!

Avatar do Utilizador
Ruizito
Lendário
Lendário
Mensagens: 1035
Registado: terça-feira, 25 março 2008 14:36
Localização: Coimbra

Re: Ajuda brasileiro mestrado

Mensagem por Ruizito »

inoliveira Escreveu: Gostaria de saber a diferença entre Universidade e Instituto Politécnico, você sabe?
Actualmente a diferença é pouca. Até há uns anos os cursos ministrados eram diferentes nas duas instituições (licenciatura e bacharelato), mas agora já não existe essa diferença.

inoliveira
Estreante
Estreante
Mensagens: 6
Registado: sexta-feira, 04 março 2011 14:13

Re: Ajuda brasileiro mestrado

Mensagem por inoliveira »

Este instituo é bom?

http://www.iscac.pt/

Abs!

Responder