Traje Académico - Dúvida

Para professores, alunos e funcionários do ensino superior
Responder
Avatar do Utilizador
msdigitalis
Novato
Novato
Mensagens: 47
Registado: sábado, 27 setembro 2008 21:27

Traje Académico - Dúvida

Mensagem por msdigitalis »

Boas malta,

Muito brevemente, onde se arranjam uns sapatos bons para o traje académico sem ser na Toga? Imensa gente diz que arranja mais barato e fazem o mesmo efeito ..
Outra pergunta, aqueles emblemas para o traje, eu comprei uns quantos e agora estou a tentar descobrir como vou colar/cozer aquilo .. alguem tem sujestoes? outra coisa, alunos do politécnico têm de usar os emblemas por dentro ou podem andar á mostra?

Thanks

Avatar do Utilizador
Carol
Veterano
Veterano
Mensagens: 887
Registado: sábado, 11 novembro 2006 19:28

Mensagem por Carol »

Eu comprei os meus segundos sapatos numa loja da baixa, qualquer uma delas vende e costumam ser mais baratos dos que a toga (tens de ter em atenção porque nem todas os vendem ao mesmo preço).

Quanto aos emblemas, se compraste o traje na toga levas lá a capa e eles põem. Nas outras lojas não sei como funciona.
“I have dreamt in my life, dreams that have stayed with me ever after, and changed my ideas; they have gone through and through me, like wine through water, and altered the color of my mind. And this is one: I'm going to tell it - but take care not to smile at any part of it.”

http://tothinkof.blogspot.pt/ Exposições de uma mente perturbada

tpfloyd
Novato
Novato
Mensagens: 48
Registado: domingo, 12 abril 2009 4:10
Localização: coimbra

Re: Traje Académico - Dúvida

Mensagem por tpfloyd »

msdigitalis Escreveu:Boas malta,

Muito brevemente, onde se arranjam uns sapatos bons para o traje académico sem ser na Toga? Imensa gente diz que arranja mais barato e fazem o mesmo efeito ..
Outra pergunta, aqueles emblemas para o traje, eu comprei uns quantos e agora estou a tentar descobrir como vou colar/cozer aquilo .. alguem tem sujestoes? outra coisa, alunos do politécnico têm de usar os emblemas por dentro ou podem andar á mostra?

Thanks
Por fora??eu penso que mesmo sendo aluno do politecnico nao poderas usar os simbolos portanto. Aconselho te a leres o codigo da praxe e assim retirares as duvidas todas. Quanto aos simbolos para cozer vai a toga que eles cozem. Podes ter os simbolos na capa mas nao os podes mostrar no caso de nao teres ainda 2 latadas.

Avatar do Utilizador
winger
Experiente
Experiente
Mensagens: 303
Registado: quarta-feira, 08 dezembro 2004 17:56
Localização: Lisboa

Mensagem por winger »

Atenção a essas confusões com o pode/não pode mostrar os símbolos. Leiam o código que está lá tudo. A não ser que o politécnico seja diferente neste aspecto, na Universidade os símbolos podem "mostrar-se" desde que trajas pela primeira vez. Quando a capa está sobre os ombros ou traçada estes devem ficar na parte interior e portanto não são visíveis. Quando a capa andar no braço fica ao critério de cada um.

Avatar do Utilizador
Minnie
Regular
Regular
Mensagens: 151
Registado: sábado, 16 janeiro 2010 20:05

Mensagem por Minnie »

Os simbolos podem ser em certos momentos, mas isso não depende do número de matrículas nem nada... Não há cá "não podes até à 2ªlatada"... tpfloyd mandaste-o ler o código da praxe e eu aconselho-te a fazer o mesmo... Penso que isso não seja diferente no politécnico...

;)

Avatar do Utilizador
duffy
Lendário
Lendário
Mensagens: 3475
Registado: domingo, 14 novembro 2004 22:54

Re: Traje Académico - Dúvida

Mensagem por duffy »

tpfloyd Escreveu:
msdigitalis Escreveu:Boas malta,

Muito brevemente, onde se arranjam uns sapatos bons para o traje académico sem ser na Toga? Imensa gente diz que arranja mais barato e fazem o mesmo efeito ..
Outra pergunta, aqueles emblemas para o traje, eu comprei uns quantos e agora estou a tentar descobrir como vou colar/cozer aquilo .. alguem tem sujestoes? outra coisa, alunos do politécnico têm de usar os emblemas por dentro ou podem andar á mostra?

Thanks
Por fora??eu penso que mesmo sendo aluno do politecnico nao poderas usar os simbolos portanto. Aconselho te a leres o codigo da praxe e assim retirares as duvidas todas. Quanto aos simbolos para cozer vai a toga que eles cozem. Podes ter os simbolos na capa mas nao os podes mostrar no caso de nao teres ainda 2 latadas.
Os alunos do politécnico não podem usar simbolos porquê? Se calhar precisas mais tu de ler o código do que ele.
Como o winger já disse, quando tens a capa sobre os ombros / traçada os simbolos têm k ficar por dentro, quando a trazes dobrada isso já é contigo. Mas podes sempre consultar o código de praxe que também anda algures aqui no fórum.

Avatar do Utilizador
toze
Experiente
Experiente
Mensagens: 251
Registado: terça-feira, 18 abril 2006 19:05
Localização: Coimbra

Re: Traje Académico - Dúvida

Mensagem por toze »

Bom dia,

Preciso de comprar sapatos para o traje, mas na toga são muito caros, e já ouvi dizer que na baixa são mais baratos,etc... mas a minha duvida é se há alguma norma para os saptados, tipo numero de buracos dos atacadores, tipo de sapatos,etc
Se alguem poder esclarecer, agradeço :D

Avatar do Utilizador
RSD
Estreante
Estreante
Mensagens: 5
Registado: quinta-feira, 07 abril 2011 0:46
Localização: Coimbra

Re: Traje Académico - Dúvida

Mensagem por RSD »

toze Escreveu:Bom dia,

Preciso de comprar sapatos para o traje, mas na toga são muito caros, e já ouvi dizer que na baixa são mais baratos,etc... mas a minha duvida é se há alguma norma para os saptados, tipo numero de buracos dos atacadores, tipo de sapatos,etc
Se alguem poder esclarecer, agradeço :D
O código da praxe não prevê nenhum tipo de sapatos!
Essa coisa de ter que ser numero ímpar de filas de buracos é tanga das lojas!
Isso é andarem a dizer que o numero de símbolos na capa tem que ser ímpar!
Isso são tudo histórias!!!

Agora uma recomendação pessoal, não compres os da toga que são desconfortáveis pra caraças... Depois de um cortejo e de andares nas noites de um lado para o outro, ficas todo partido!
Pelas lojas da baixa deves arranjar sapatos melhores e talvez mais baratos!
RSDperformance

Avatar do Utilizador
Jimmy
Experiente
Experiente
Mensagens: 418
Registado: sábado, 10 janeiro 2009 13:47
Localização: Paradise City

Re: Traje Académico - Dúvida

Mensagem por Jimmy »

Quanto aos sapatos: No caso de homem:

Estilo clássico, pretos, sem apliques metálicos. Quanto à biqueira fica ao critério de cada um, quadrada ou em bico tanto faz.

O número de furos/buracos não tem de ser ímpar porque o é invariavelmente. Há o mesmo número de furos de cada lado mais o buraco por onde calças o sapato.

Quanto aos emblemas é ler o que o Duffy e outros disseram.

PS: Antigamente a 'coisa' dos ímpares não era tanga caro RSD, certas quantidades estavam especificadas como sendo ímpares. Mas como muita gente reclamava que dava azar hoje no geral são número par,impar ou zero. Julgo que a única quantidade ímpar presente no código diga respeito à sanção de unhas aplicada por Trupe.

PS2: Isto para o caso de UC. No Politécnico convém ver o código usado.
Imagem
"O Tekken"

Responder