Turismo na FLUC

Para professores, alunos e funcionários do ensino superior
Avatar do Utilizador
Lino
Mítico
Mítico
Mensagens: 8082
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54
Localização: Coimbra
Contacto:

Turismo na FLUC

Mensagem por Lino »

Oi pessoal, estou a pensar candidatar-me a Turismo da FLUC pois a minha actual área não dá para nada e porque quero apostar no Turismo para poder desenvolver um projecto que tenho em mente, para me auto-empregar. Entre os cursos da FLUC e da ESEC, penso que o da primeira é mais completo e como já estudei na ESEC agora quero mudar de ambiente.
Que me podem dizer do curso, docentes, disciplinas, etc.? Aconselham? É que tb estou a ver o de Guia-Intérprete no ISCET (no Porto) mas Coimbra é melhor para a minha situação... Métodos Quantitativos é muito difícil? É que odeio matemática e tudo a ela referente...
Obrigado! :)
Coimbra tem mais encanto... terá?
Imagem

Avatar do Utilizador
bru_nex
Experiente
Experiente
Mensagens: 467
Registado: sexta-feira, 03 abril 2009 10:52

Mensagem por bru_nex »

Tenho um amigo na FLUC em Turismo que me falou muito bem do curso dele. Mas o curso da ESEC é o único no país reconhecido pela Organização Mundial de Turismo. Além disso, o pessoal da FLUC vai à ESEC assistir aos colóquios, palestras e debates.

Alguém que já tenha andado nos dois é que era... :P

Avatar do Utilizador
Lino
Mítico
Mítico
Mensagens: 8082
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54
Localização: Coimbra
Contacto:

Mensagem por Lino »

Pois, mas é que vi as saídas profissionais de um e outro e prefiro o da FLUC, que dá acesso a guia-intérprete, que também queria...
Coimbra tem mais encanto... terá?
Imagem

Avatar do Utilizador
Lino
Mítico
Mítico
Mensagens: 8082
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54
Localização: Coimbra
Contacto:

Mensagem por Lino »

Além disso, estive uns 6 anos na ESEC, chega :p
Coimbra tem mais encanto... terá?
Imagem

Avatar do Utilizador
SuperMind
Iniciado
Iniciado
Mensagens: 73
Registado: domingo, 23 março 2008 12:35
Localização: Campo de Besteiros :P

Mensagem por SuperMind »

A minha namorada está no terceiro ano do curso de Turismo, Lazer e Património da FLUC. Depois eu peço-lhe para passar por aqui e deixar uma opinião mais detalhada.

Mas pelo que tenho visto do curso dela, parece-me que o curso tem uma forte base de História e Geografia (provavelmente devido ao facto de que muitos professores leccionaram durante vários anos nestas áreas) faltando um pouco de prática empresarial e gestão.
Ou seja, penso que o curso será, provavelmente, mais virado para a formação de guias turísticos, planeamento de actividades de lazer, roteiros e assim, enquanto que o do ESEC (uma vez mais, pelo que ouvi dizer, nada melhor do que alguém que ande lá deixar aqui uma opinião[mas mesmo assim, alguém que ande lá e tenha uma opinião mais ou menos isenta :P]) será mais virado para a Gestão e Planeamento Turístico.

Mas reforço que não sou aluno de nenhum dos cursos, apenas deixo aqui a noção de alguém de fora que vai contactando com pessoas do curso da FLUC :P

Avatar do Utilizador
Lino
Mítico
Mítico
Mensagens: 8082
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54
Localização: Coimbra
Contacto:

Mensagem por Lino »

Pois... acho que entre as duas áreas aquela a que a FLUC se dirige é a que mais me interessa...
Obrigado, espero a opinião dela. :) Ver tb como me posso candidatar, tentarei as várias vias (normal, maiores de 23, como licenciado...).
Coimbra tem mais encanto... terá?
Imagem

Avatar do Utilizador
duffy
Lendário
Lendário
Mensagens: 3475
Registado: domingo, 14 novembro 2004 22:54

Mensagem por duffy »

Desculpa a pergunta, mas este curso tem assim tanta saída que valha a pena "enterrar" 3 ou 4 anos?

Avatar do Utilizador
Lino
Mítico
Mítico
Mensagens: 8082
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54
Localização: Coimbra
Contacto:

Mensagem por Lino »

Pelo menos é na área que me interessa para poder seguir a minha vida, pelo menos para trabalhar com conhecimentos e reconhecimento...
O Turismo tem crescido muito em Portugal e ainda agora o país recebeu prémios internacionais na área... Lisboa melhor destino da Europa e o Villa Joya (Algarve)...
Deve ter mais saída que a área social, IPSS e enfins...
Coimbra tem mais encanto... terá?
Imagem

Avatar do Utilizador
Chong Li
Lendário
Lendário
Mensagens: 2236
Registado: terça-feira, 27 setembro 2005 22:32

Mensagem por Chong Li »

duffy Escreveu:Desculpa a pergunta, mas este curso tem assim tanta saída que valha a pena "enterrar" 3 ou 4 anos?
Dos cursos que não têm por base a Matemática/Física ainda deve ser dos que terá mais saídas.
"You break my record. Now I break you. Like I broke your friend!"

CHONG LI! CHONG LI! CHONG LI! CHONG LI!CHONG LI! CHONG LI! CHONG LI! CHONG LI!

Avatar do Utilizador
duffy
Lendário
Lendário
Mensagens: 3475
Registado: domingo, 14 novembro 2004 22:54

Mensagem por duffy »

Chong Li Escreveu:
duffy Escreveu:Desculpa a pergunta, mas este curso tem assim tanta saída que valha a pena "enterrar" 3 ou 4 anos?
Dos cursos que não têm por base a Matemática/Física ainda deve ser dos que terá mais saídas.
Ok, por acaso não tinha essa noção, daí ter perguntado :)
Boa sorte Lino, força nisso :)

Avatar do Utilizador
Chong Li
Lendário
Lendário
Mensagens: 2236
Registado: terça-feira, 27 setembro 2005 22:32

Mensagem por Chong Li »

Sabes que das poucas coisas a que Portugal se pode agarrar ainda é o Turismo....
"You break my record. Now I break you. Like I broke your friend!"

CHONG LI! CHONG LI! CHONG LI! CHONG LI!CHONG LI! CHONG LI! CHONG LI! CHONG LI!

Avatar do Utilizador
Lino
Mítico
Mítico
Mensagens: 8082
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54
Localização: Coimbra
Contacto:

Mensagem por Lino »

Na área social, como licenciado, o panorama é muito mau... ou se tem cunhas, ou se faz palhaçadas, ou nos candidatamos como técnico profissional.
Qual é a instituição que vai pagar 900 euros a um Animador de nível V em vez de poder pagar os 400 e tal - 500 a um de nível III, que tirou um simples curso do ITAP? Depois estes vão para lá executar meras ordens superiores, ou seja, não fazer nada de jeito pois muitos presidentes de instituições nem formação na área têm? Quem sai prejudicado? O utente, que tira menor benefício...
Como diz a música, muda de vida...
Coimbra tem mais encanto... terá?
Imagem

CriCri_BlaBla
Experiente
Experiente
Mensagens: 383
Registado: sexta-feira, 27 abril 2007 20:35
Localização: Coimbra
Contacto:

Mensagem por CriCri_BlaBla »

Métodos Quantitativos nada tem a ver com matemática. Tem a ver com informática. Na altura em que estava na licenciatura, era um dos meus coordenadores a dar a cadeira mas fiz agora uma pesquisa no woc e mudaram-no.

Avatar do Utilizador
Lino
Mítico
Mítico
Mensagens: 8082
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54
Localização: Coimbra
Contacto:

Mensagem por Lino »

É que tive a disciplina no 10º e era estatística...
Coimbra tem mais encanto... terá?
Imagem

Serafelle
Estreante
Estreante
Mensagens: 5
Registado: quinta-feira, 19 novembro 2009 14:34

Mensagem por Serafelle »

Ola!

Sou a namorada do Supermind, e estou no terceiro ano de TLP (Turismo, Lazer e Património) na FLUC.
Ainda hoje ha muita gente a perguntar-se se fez bem em vir para o nosso curso, por varias razões. Primeiro, acho que deves saber que o nosso curso não é reconhecido pelo Turismo de Portugal, e não sei se isso trará problemas no futuro, quando chegar a hora de enviarmos CVs. Depois, o nosso curso é basicamente teórico. Não sabemos se as histórias, geografias e línguas irão ser suficientes mais tarde, na hora de arranjar trabalho.

Comparadamente com cursos de Turismo de algumas universidades de outros países, acho que o nosso curso não é mau de todo. Estou em Londres neste momento, a fazer Erasmus, e pelo que percebo daqui e de outros colegas Erasmus de Espanha e França, o nosso curso é melhor nalguns aspectos, do que os deles, principalmente no que toca ao ensino das línguas estrangeiras.

Também ha outro aspecto a considerar: o nosso curso é relativamente novo e, todos os anos têm surgido alterações numa ou noutra cadeira, numa tentativa de melhorar o curso em si.

Quanto ao nosso futuro? Pois isso não sei. Como qualquer outro aluno abrangido pelas "leis" de bolonha, dir-te-ia que sem mestrado nada feito. O nosso curso é muito bonito visto no papel, mas sinceramente, ainda não sabemos bem aquilo que iremos fazer depois. Eu pessoalmente, vou tentar tirar um mestrado.

Não me arrependo de ter entrado em TLP na nossa faculdade, gosto do curso, mas acho que ainda há algumas coisas a alterar. Mas é a ti que cabe a escolha =)

Responder