Praxe criativa

Para professores, alunos e funcionários do ensino superior
NunoRVicente
Iniciado
Iniciado
Mensagens: 55
Registado: segunda-feira, 05 abril 2010 2:43
Localização: Norte cuarago!

Mensagem por NunoRVicente »

Eu só tenho pena de hoje em dia se respeitar mais a Capa e Batina no Porto do que aqui... mas está na consciência de cada um. Somo nos que fazemos a nossa academia...

Avatar do Utilizador
Byssa
Experiente
Experiente
Mensagens: 258
Registado: sábado, 10 abril 2010 17:44

Mensagem por Byssa »

NunoRVicente Escreveu:Byssa, enganas-te e muito.

Em primeiro lugar, no porto não existe uma associação mas sim uma federação, a FAP. A FAP tem objectivos idênticos aos da AAC, com a diferença de que, sendo uma federação, engloba várias associações.

Se releres o que escrevi não falei nem associações nem em federações nem em coisa nenhuma.
NunoRVicente Escreveu:Em terceiro lugar, a PRAXE do Porto é igual em todos os institutos da UP e do IPP. A grande diferença que nos distingue, é que cada instituto tem uma comissão de PRAXE, cuja comissão é "liderada" por um DUX, o que atribui a essa comissão algum poder de praxe no instituto. Segundo o que eu sei (e digo isto porque tenho bastantes amigos que estudam no porto em diferentes institutos) é "politicamente correcto" pedir autorização a alguém da comissão de praxe de um instituto diferente para poder praxar lá.
a PRAXE não é uniformizada no porto, por alguma razão a FEUP tem o seu próprio codigo de PRAXE em caderno. E ainda relativamente a esse assunto, ha faculdades com regras diferentes das restantes. O que por vezes é permitido numa, na outra ja nao faz tanto sentido.
Por fim, devido ao facto de todos os institutos terem um DUX, faz com que a praxe não seja por curso mas sim por instituto, embora haja (como é óbvio) aquela "disputa" entre cursos. Ao contrário do nosso conselho de Veteranos, onde qualquer veterano da UC tem o direito de participar, lá apenas existe um concelho cujos DUX's dos institutos participam e elegem um órgão máximo que, se não estou em erro, se chama REX. É ali que se discute a PRAXE do Porto e que se alteram leis etc..
Não sei como é nos outros sitios, mas no ISEP a praxe ao caloiro é feita por curso. Conheço inclusivamente quem tenha mudado de curso dentro do ISEP e só possa praxar onde foi praxado - que nao corresponde ao actual curso.
Explica-me, já agora, que regras do Porto é que se alteram quando não há um código de PRAXE escrito e aprovado pelo conselho de veteranos?
A única coisa que eu quis dizer com isto foi que há muitos institutos que "copiam" o que é nosso e deturpam, e que no fim querem participar em tudo de maneira igual aos estudantes da UC. Quem não quer seguir o nosso código pois também não é justo que queira participar em, Cortejos, etc etc.
Por essa ordem de ideias nem os da UC deviam fazer parte da UC ,lol. Cada um faz as regras á sua medida. Só se cumprem o que lhes dá jeito...
Mais grave que "copiar e deturpar" a tradição é não cumprir o que já está estabelecido.

Avatar do Utilizador
Byssa
Experiente
Experiente
Mensagens: 258
Registado: sábado, 10 abril 2010 17:44

Mensagem por Byssa »

NunoRVicente Escreveu:Eu só tenho pena de hoje em dia se respeitar mais a Capa e Batina no Porto do que aqui... mas está na consciência de cada um. Somo nos que fazemos a nossa academia...
Nisso estamos plenamente de acordo. Tomara que em Coimbra tivéssemos metade do rigor e respeito que os do Porto têm perante a Capa e Batina.
Vê-se com cada peça por esta cidade...só mesmo á paulada.

NunoRVicente
Iniciado
Iniciado
Mensagens: 55
Registado: segunda-feira, 05 abril 2010 2:43
Localização: Norte cuarago!

Mensagem por NunoRVicente »

Byssa Escreveu:a PRAXE não é uniformizada no porto, por alguma razão a FEUP tem o seu próprio codigo de PRAXE em caderno. E ainda relativamente a esse assunto, ha faculdades com regras diferentes das restantes. O que por vezes é permitido numa, na outra ja nao faz tanto sentido.
Uma amiga minha da ESTSP já foi praxar à FEUP sem problema absolutamente nenhum, e acredita que lá é tudo bem mais controlado :? .
Byssa Escreveu:Explica-me, já agora, que regras do Porto é que se alteram quando não há um código de PRAXE escrito e aprovado pelo conselho de veteranos?
Existe um código e podes consulta-lo aqui http://adsl.tvtel.pt/antipodas/porto.pdf onde consegues ver também que não é feita distinção entre UP e IPP, eu já o li todo e que eu saiba, até à data não foi alterado.
Byssa Escreveu:Por essa ordem de ideias nem os da UC deviam fazer parte da UC ,lol.
Os da UC podem ser castigados, os do IPC não. Os da UC podem ser trupados, os do IPC não, entre muitas outras coisas. Já não se fazem é cumprir as regras... como disseste, anda por aí cada peça que até mete dó.

hum
Estreante
Estreante
Mensagens: 3
Registado: sábado, 10 abril 2010 17:50

Mensagem por hum »

A Praxe no Porto é diferente entre cada faculdade/instituto apenas nos pormenores, de resto é tudo muito parecido.

Cá, a Praxe e a maneira de praxar é muito controlada, tens sempre alguém acima de ti a quem prestar satisfações se fizeres asneiras. Ao nível da faculdade tens o conselho de veteranos e o Dux. Ao nível de toda a Academia, tens o Magnum que é onde todos os Dux de todas as faculdades se juntam para decidir o caminho a tomar.

Acima dos Dux existe o Dux Veteranorum que, basicamente, manda em toda a gente :D

Avatar do Utilizador
Byssa
Experiente
Experiente
Mensagens: 258
Registado: sábado, 10 abril 2010 17:44

Mensagem por Byssa »

NunoRVicente Escreveu: Uma amiga minha da ESTSP já foi praxar à FEUP sem problema absolutamente nenhum, e acredita que lá é tudo bem mais controlado :?
Estranho :roll:
Existe um código e podes consulta-lo aqui http://adsl.tvtel.pt/antipodas/porto.pdf onde consegues ver também que não é feita distinção entre UP e IPP, eu já o li todo e que eu saiba, até à data não foi alterado.
Como deves imaginar, um código de PRAXE tem de estar aprovado pelo conselho de veteranos e não ir parar a um site da adsl. Ja tinha conhecimento desse código, no entanto só serve para quem quiser guiar-se por aí...porque não é oficial, aliás, não ha oficial.
Byssa Escreveu: Os da UC podem ser castigados, os do IPC não. Os da UC podem ser trupados, os do IPC não, entre muitas outras coisas. Já não se fazem é cumprir as regras... como disseste, anda por aí cada peça que até mete dó.

Umas pequenas correçoes: os do IPC podem ser castigados. Os do IPC podem ser trupados, claro está, por trupes do IPC.

hum
Estreante
Estreante
Mensagens: 3
Registado: sábado, 10 abril 2010 17:50

Mensagem por hum »

NunoRVicente Escreveu:
Byssa Escreveu:a PRAXE não é uniformizada no porto, por alguma razão a FEUP tem o seu próprio codigo de PRAXE em caderno. E ainda relativamente a esse assunto, ha faculdades com regras diferentes das restantes. O que por vezes é permitido numa, na outra ja nao faz tanto sentido.
Uma amiga minha da ESTSP já foi praxar à FEUP sem problema absolutamente nenhum, e acredita que lá é tudo bem mais controlado :? .
Byssa Escreveu:Explica-me, já agora, que regras do Porto é que se alteram quando não há um código de PRAXE escrito e aprovado pelo conselho de veteranos?
Existe um código e podes consulta-lo aqui http://adsl.tvtel.pt/antipodas/porto.pdf onde consegues ver também que não é feita distinção entre UP e IPP, eu já o li todo e que eu saiba, até à data não foi alterado.
Byssa Escreveu:Por essa ordem de ideias nem os da UC deviam fazer parte da UC ,lol.
Os da UC podem ser castigados, os do IPC não. Os da UC podem ser trupados, os do IPC não, entre muitas outras coisas. Já não se fazem é cumprir as regras... como disseste, anda por aí cada peça que até mete dó.
Desde que haja autorização um doutor de qualquer faculdade pode praxar noutra faculdade.

Esse código é não oficial. Foi escrito já há muitos anos mas nunca foi aprovado. Os codigos que existem em cada faculdade foram adaptados desse.

E não existe qualquer distinção entre UP e IPP e privadas é tudo Academia, o que não impede de haver picardias :lol:

NunoRVicente
Iniciado
Iniciado
Mensagens: 55
Registado: segunda-feira, 05 abril 2010 2:43
Localização: Norte cuarago!

Mensagem por NunoRVicente »

Sim, tens razão, o nome não é REX, confundi com outra academia, é DUX Facultis e DUX Veteranorum.

Avatar do Utilizador
Byssa
Experiente
Experiente
Mensagens: 258
Registado: sábado, 10 abril 2010 17:44

Mensagem por Byssa »

hum, por aqui? :lol:


Se se cobrasse 1€ por cada desrespeito ao uso da Capa e Batina e esse valor revertesse para os núcleos, extinguiam-se os mega-convívios.

hum
Estreante
Estreante
Mensagens: 3
Registado: sábado, 10 abril 2010 17:50

Mensagem por hum »

Byssa Escreveu:hum, por aqui? :lol:


Se se cobrasse 1€ por cada desrespeito ao uso da Capa e Batina e esse valor revertesse para os núcleos, extinguiam-se os mega-convívios.
Diz que sim, o spam não descansa :lol: :lol:

Por aqui também se vê algum desrespeito, principalmente nas tunas e maioritariamente o pessoal que não vai a Praxe. O pessoal praxista, como é controlado, anda sempre impecável XD

luisec
Novato
Novato
Mensagens: 37
Registado: segunda-feira, 21 setembro 2009 14:34
Localização: Chaves/Coimbra

Mensagem por luisec »

Associação Académica de Coimbra nem se compara com a Federação Académica do Porto. É algo incomparável (tanto em dimensão, como em história).

luisec
Novato
Novato
Mensagens: 37
Registado: segunda-feira, 21 setembro 2009 14:34
Localização: Chaves/Coimbra

Mensagem por luisec »

luisec Escreveu:Associação Académica de Coimbra nem se compara com a Federação Académica do Porto. É algo incomparável (tanto em dimensão, como em história).
edit: Quando falo em dimensão, não me refiro a nº de alunos representados, mas sim dimensão tanto a nível desportivo como cultural. Só para que não seja mal interpretado. :lol:

Avatar do Utilizador
Minnie
Regular
Regular
Mensagens: 151
Registado: sábado, 16 janeiro 2010 20:05

Mensagem por Minnie »

Eh pessoal , que estão a pensar em fazer na praxe?
Estou sem ideias.

Avatar do Utilizador
Byssa
Experiente
Experiente
Mensagens: 258
Registado: sábado, 10 abril 2010 17:44

Mensagem por Byssa »

Não digo porque é estúpido falar sobre isso para um fórum.

Avatar do Utilizador
yELLOW
Experiente
Experiente
Mensagens: 443
Registado: sexta-feira, 14 setembro 2007 17:28
Localização: Oliveira do Hospital/Coimbra

Mensagem por yELLOW »

eu para além do costume, ou seja, sabão cucu, jogar ténis, fazer as típicas pegas dos "forcados", pega monstros etc...

uma que costumo fazer, que é atar os punhos de 2 caloiros c um cordão e os cordões dele passam pelo meio um de outro e digo-lhes pra se livrarem...é engraçado ver as voltas que eles dão pra se tentarem livras mas aquilo tem um troque muito especial loool

para além disso...o resto vem por intuição e lembranças de outras praxes...

Responder