Praxe criativa

Para professores, alunos e funcionários do ensino superior
Avatar do Utilizador
LIC
Experiente
Experiente
Mensagens: 477
Registado: quinta-feira, 11 dezembro 2008 22:04
Localização: com os carrinhos em miniatura

Re: Praxe criativa

Mensagem por LIC »

As melhores que soube foram feitas por um colega meu de Física há vários anos.
Agarrar na caloirada da JJ e do curso dele e levá-los para o Botânico numa "caça ao tesouro". Aqui entre-aspas porque na realidade eram escondidas garrafas de vinho que os caloiros tinham que achar :)
Coro da Capela da Universidade de Coimbra
https://www.facebook.com/corocapela.universidadecoimbra

sphiren
Novato
Novato
Mensagens: 25
Registado: quarta-feira, 21 agosto 2013 15:42

Re: Praxe criativa

Mensagem por sphiren »

Sim senhor... estou a ver que nos espera muita diversão xD a

Avatar do Utilizador
LIC
Experiente
Experiente
Mensagens: 477
Registado: quinta-feira, 11 dezembro 2008 22:04
Localização: com os carrinhos em miniatura

Re: Praxe criativa

Mensagem por LIC »

sphiren Escreveu:Sim senhor... estou a ver que nos espera muita diversão xD a
Naa, hoje em dia já não é tão divertido.
Já não descem as escadas do Pintos de quatro, nem andam aos berros com cânticos exóticos :D ...

Agora é só megafones e andarem com a roupa do avesso.

Outros tempos
Coro da Capela da Universidade de Coimbra
https://www.facebook.com/corocapela.universidadecoimbra

sphiren
Novato
Novato
Mensagens: 25
Registado: quarta-feira, 21 agosto 2013 15:42

Re: Praxe criativa

Mensagem por sphiren »

Só acho um pouco mau as 'sujeiras' como atirar polpa de tomate, ovos, farinha, etc... Não aprecio mesmo nada a ideia.

Avatar do Utilizador
Byssa
Experiente
Experiente
Mensagens: 258
Registado: sábado, 10 abril 2010 17:44

Re: Praxe criativa

Mensagem por Byssa »

sphiren Escreveu:Só acho um pouco mau as 'sujeiras' como atirar polpa de tomate, ovos, farinha, etc... Não aprecio mesmo nada a ideia.
Eu também acho ridiculo, mas na universidade de coimbra esse tipo de "brincadeiras" não faz parte da Praxe.

praxistamor
Estreante
Estreante
Mensagens: 14
Registado: sexta-feira, 07 junho 2013 15:50

Re: Praxe criativa

Mensagem por praxistamor »

eu n entendo que caças ao tesouro e coisas do genero sejam praxe. como diz um grande entendido em praxe: as praxes não são jogos tradicionais, jogos dos escuteiros ou do infantário.
antigamente abusava-se na violencia e hoje abusa-se na infantilidade das praxes. vimos do 80 para o 8 em que nenhum dos extremos é praxe.

Avatar do Utilizador
LIC
Experiente
Experiente
Mensagens: 477
Registado: quinta-feira, 11 dezembro 2008 22:04
Localização: com os carrinhos em miniatura

Re: Praxe criativa

Mensagem por LIC »

praxistamor Escreveu:eu n entendo que caças ao tesouro e coisas do genero sejam praxe. como diz um grande entendido em praxe: as praxes não são jogos tradicionais, jogos dos escuteiros ou do infantário.
antigamente abusava-se na violencia e hoje abusa-se na infantilidade das praxes. vimos do 80 para o 8 em que nenhum dos extremos é praxe.
A caça ao tesouro remonta ainda à década de 90 :mrgreen:
Eu até acho engraçado. É andar-se por um sítio brutal de Coimbra à procura de garrafas de vinho B)
Não meu tempo (cerca de 10 anos mais tarde já não havia disso :( )
Coro da Capela da Universidade de Coimbra
https://www.facebook.com/corocapela.universidadecoimbra

Avatar do Utilizador
Byssa
Experiente
Experiente
Mensagens: 258
Registado: sábado, 10 abril 2010 17:44

Re: Praxe criativa

Mensagem por Byssa »

praxistamor Escreveu:eu n entendo que caças ao tesouro e coisas do genero sejam praxe. como diz um grande entendido em praxe: as praxes não são jogos tradicionais, jogos dos escuteiros ou do infantário.
antigamente abusava-se na violencia e hoje abusa-se na infantilidade das praxes. vimos do 80 para o 8 em que nenhum dos extremos é praxe.
A caça ao tesouro é uma preparação do caloiro para a vida. Quando acabar o curso também irá ter de andar à caça do tesouro :D

São preferíveis esse tipo de jogos "quebra-gelo" do que as palhaçadas do "agora metes-te de 3 porque eu quero e me apetece".

Avatar do Utilizador
LIC
Experiente
Experiente
Mensagens: 477
Registado: quinta-feira, 11 dezembro 2008 22:04
Localização: com os carrinhos em miniatura

Re: Praxe criativa

Mensagem por LIC »

Byssa Escreveu: São preferíveis esse tipo de jogos "quebra-gelo" do que as palhaçadas do "agora metes-te de 3 porque eu quero e me apetece".
É o que eu penso.
Até porque de certa forma se começam a conhecer "os cantos à casa".

E no caso específico que relatei não quer dizer que quem encontrasse as garrafas tivesse que as beber. Podiam simplesmente juntá-las todas depois num jantar convívio.
Se bem que conhecendo o meu colega como conheço os obrigasse a beber, mas não é isso que está em questão.

Outra coisa, na 2a feira estive em Coimbra e reparei que a bandeira da UC estava a meia-haste e mesmo assim havia praxes.
Não me quis meter porque da única vez que me meti numa situação em que me estavam claramente a prejudicar só faltou acusarem-me de ser anti-praxe.

Mas no CP de 2003 (aquele que eu sigo) está bem explicito que nos dias em que a bandeira da UC está hasteada NÃO HÁ PRAXE, ou seja esta encontra-se suspensa
Mas lá está, apesar de ser veterano não quis "intrometer-me" para não me acusarem de estragar o ambiente
Coro da Capela da Universidade de Coimbra
https://www.facebook.com/corocapela.universidadecoimbra

Avatar do Utilizador
Byssa
Experiente
Experiente
Mensagens: 258
Registado: sábado, 10 abril 2010 17:44

Re: Praxe criativa

Mensagem por Byssa »

O conselho de veteranos alertou para a meia haste da bandeira e que, por essa razão, não haveria Praxe enquanto esta se mantivesse. Se continuou, das duas uma: ou eram pessoas que não pertencem à UC, ou alguém desinformado.

Avatar do Utilizador
Carol
Veterano
Veterano
Mensagens: 887
Registado: sábado, 11 novembro 2006 19:28

Re: Praxe criativa

Mensagem por Carol »

Porque está a bandeira a meia haste?
“I have dreamt in my life, dreams that have stayed with me ever after, and changed my ideas; they have gone through and through me, like wine through water, and altered the color of my mind. And this is one: I'm going to tell it - but take care not to smile at any part of it.”

http://tothinkof.blogspot.pt/ Exposições de uma mente perturbada

Avatar do Utilizador
LIC
Experiente
Experiente
Mensagens: 477
Registado: quinta-feira, 11 dezembro 2008 22:04
Localização: com os carrinhos em miniatura

Re: Praxe criativa

Mensagem por LIC »

Byssa Escreveu:O conselho de veteranos alertou para a meia haste da bandeira e que, por essa razão, não haveria Praxe enquanto esta se mantivesse. Se continuou, das duas uma: ou eram pessoas que não pertencem à UC, ou alguém desinformado.
Deviam ser. É que foi tudo na alta.
Desde contarem as monumentais em numeração romana, a berros nas Químicas assisti de tudo.
Carol Escreveu:Porque está a bandeira a meia haste?
Só está quando morre alguém ligado à Universidade, ou com relevância para o país e talvez para Coimbra. Parece que a semana passada também a praxe esteve suspenda devido ao falecimento de um Prof. No caso de 2a Feira não sei.
Por acaso nem tinha reparado, mas como ouvi a cabra a rebate por volta das 11h estranhei e a minha 1a reacção foi sair da FLUC e olhar para a cabra para confirmar se a bandeira da UC estaria hasteada (em mim é instintivo :) )
Coro da Capela da Universidade de Coimbra
https://www.facebook.com/corocapela.universidadecoimbra

Avatar do Utilizador
Byssa
Experiente
Experiente
Mensagens: 258
Registado: sábado, 10 abril 2010 17:44

Re: Praxe criativa

Mensagem por Byssa »

LIC Escreveu: Só está quando morre alguém ligado à Universidade, ou com relevância para o país e talvez para Coimbra. Parece que a semana passada também a praxe esteve suspenda devido ao falecimento de um Prof. No caso de 2a Feira não sei.
Por acaso nem tinha reparado, mas como ouvi a cabra a rebate por volta das 11h estranhei e a minha 1a reacção foi sair da FLUC e olhar para a cabra para confirmar se a bandeira da UC estaria hasteada (em mim é instintivo :) )
A bandeira estava a meia haste mas não é por luto académico porque não foi decretado. Mas também não sei a razão.

Avatar do Utilizador
LIC
Experiente
Experiente
Mensagens: 477
Registado: quinta-feira, 11 dezembro 2008 22:04
Localização: com os carrinhos em miniatura

Re: Praxe criativa

Mensagem por LIC »

Byssa Escreveu: A bandeira estava a meia haste mas não é por luto académico porque não foi decretado. Mas também não sei a razão.
Relativamente ao luto académico também não sei nada.
Nem se esta semana na 2a Feira disseram algo.

Mas o que é facto é que no CP está que quando a bandeira da UC está hasteada NÃO HÁ praxe. Ora se esta se encontra a meia-haste há que ter ainda mais respeito. Uma vez que é sinal que faleceu alguém
Coro da Capela da Universidade de Coimbra
https://www.facebook.com/corocapela.universidadecoimbra

sphiren
Novato
Novato
Mensagens: 25
Registado: quarta-feira, 21 agosto 2013 15:42

Re: Praxe criativa

Mensagem por sphiren »

Tive uma ideia > colocar os caloiros perto de semaforos e berrar ''verde! verde! verde!'', ''vermelho! vermelho!'', etc.
Que acham da ideia? xD

Responder