Informações para os futuros caloiros

Para professores, alunos e funcionários do ensino superior
Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Informações para os futuros caloiros

Mensagem por Pedro »

Aos alunos do 1º ano 1ª vez - ano lectivo de 2005/2006 - Universidade de Coimbra

Documentos necessários para efectuar a matrícula:
- impressos para a matrícula e inscrição a adquirir no espaço onde decorrem as matrículas;
- bilhete de identidade e 1 fotocópia;
- cartão de contribuinte e 1 fotocópia;
- boletim individual de saúde onde conste a vacina antitetânica actualizada e prova do rastreio (micro);
- 2 fotografias (1 para a matrícula – 1 para o cartão de estudante)

Nota: as matrículas no presente ano lectivo decorrerão no paço das escolas (entrada pela porta férrea)

Fonte: Serviços Académicos da Universidade de Coimbra
Universidade concentra serviços de matrículas

Todos os passos do processo de inscrição dos novos alunos da Universidade de Coimbra vão estar este ano concentrados no Pátio das Escolas. É ali que, entre 19 e 23 de Setembro, primeira fase de matrículas e, posteriormente, entre 14 e 20 de Outubro, na segunda fase, que a Universidade de Coimbra dá as boas-vindas aos novos alunos, facilitando a sua integração na Academia, fornecendo informação académica, cívica, cultural e desportiva.

Pela primeira vez, a Universidade de Coimbra concentra todos os serviços de matrícula, desde a compra de impressos à candidatura ao Fundo de Apoio ao Estudante e a obtenção do cartão de estudante, procedimentos que podem ser feitos no Pátio da Escola, entre as 10h00 e as 17h30. Concluído o processo de inscrição, os novos alunos podem deslocar-se de imediato aos Serviços de Acção Social da Universidade de Coimbra para que se possam candidatar a apoio financeiro e pecuniário, a atribuir pelas bolsas de estudo e Fundo de Apoio Social.

Concluído todo o processo burocrático, os novos alunos são ainda convidados a conhecer o Paço das Escolas, em visitas feitas por inscrição prévia, uma vez que são acompanhados por um guia. A esta iniciativa concentrada no Pátio das Escolas aderiram sete Faculdade da Universidade de Coimbra, nomeadamente Letras, Direito, Medicina, Farmácia, Economia, Psicologia e Ciências da Educação e Ciências do Desporto e Educação Física. Os alunos da Faculdade de Ciências e Tecnologia terão de se deslocar ao edifício Central, localizado no Pólo II da Universidade de Coimbra.

Aos “caloiros” será ainda distribuído o Manual para os Novos Alunos, que inclui uma introdução às diversas estruturas que a Universidade de Coimbra oferece, mas também informações sobre a vida académica, oferta de formação e as várias estruturas vocacionadas para o ensino e a investigação. Dados sobre o sistema de apoio da instituição, como as bolsas de estudo, prémios de mérito, serviços de restauração, residências universitárias, apoio a estudantes portadores de deficiência, apoio psico-pedagógico e apoio a saídas profissionais, são informação reunidas no manual.

Fonte: Diário de Coimbra
Para começar, alguma informação sobre as matrículas. Este tópico pode-se usar para a colocação de informações para os novos alunos da UC, assim como para eles irem colocando as suas dúvidas... deste modo, temos a informação concentrada num só sítio, pelo que fica mais acessível.
Última edição por Pedro em segunda-feira, 19 setembro 2005 1:12, editado 3 vezes no total.

Avatar do Utilizador
Lino
Mítico
Mítico
Mensagens: 8082
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54
Localização: Coimbra
Contacto:

Mensagem por Lino »

Lá na ESEC, o pessoal sem ser caloirada matricula-se metendo um envelope com os impressos num caixote para o efeito. Rápido e eficiente. :)
Caloirada, boa sorte!! Boas praxes, que elas são boas para conhecer o pessoal, e leiam o Código da Praxe para reconhecerem quando são abusados ou não para fazerem as queixas devidas!!
Coimbra tem mais encanto... terá?
Imagem

Avatar do Utilizador
Pretender
Experiente
Experiente
Mensagens: 345
Registado: terça-feira, 12 abril 2005 17:18
Localização: Figueira da Foz e Coimbra

Mensagem por Pretender »

Lino Escreveu:Lá na ESEC, o pessoal sem ser caloirada matricula-se metendo um envelope com os impressos num caixote para o efeito. Rápido e eficiente. :)
e "nós" da fct (outras faculdades não sei) é pela web (inforestudante) nem precisamos nos deslocar :P
In 80's, a Corp. Known As The Centre, Isolated a Young Pretender Named Jarod, And exploited his Genius for Their Research.
Until One Day....Their Pretender ran away.. :)

Avatar do Utilizador
tofas
Experiente
Experiente
Mensagens: 206
Registado: sexta-feira, 21 janeiro 2005 12:19

Mensagem por tofas »

matricula pela net...é bem melhor!! bem entao pelo fikei a perceber...os caloiros este ano vao se matricular no polo2? n é? ja nao vai haver akela confusao de carros aki no polo 1... k fixe...ja tenho onde estacionar o meu carro...:twisted: :twisted:

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Mensagem por Pedro »

Continua a ser no Pólo 1.

Avatar do Utilizador
Corsario-Negro
Lendário
Lendário
Mensagens: 1053
Registado: domingo, 24 julho 2005 13:40
Localização: Londres/Coimbra

Mensagem por Corsario-Negro »

É verdade... Mais um corte de 3% no orçamento da UC devido ao corte feito pelo Governo no financiamento... propinas a aumentar, governo a desinvestir... é bem é bem...

Avatar do Utilizador
Lino
Mítico
Mítico
Mensagens: 8082
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54
Localização: Coimbra
Contacto:

Mensagem por Lino »

Isso das propinas é estúpido. Na União Europeia temos vários exemplos de países sem propinas... alguns estados da Alemanha, Hungria, Rep. Checa...
Coimbra tem mais encanto... terá?
Imagem

Avatar do Utilizador
Corsario-Negro
Lendário
Lendário
Mensagens: 1053
Registado: domingo, 24 julho 2005 13:40
Localização: Londres/Coimbra

Mensagem por Corsario-Negro »

Suécia

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Mensagem por Pedro »

Actualizei o primeiro post com informação sobre o que é necessário para as matrículas.

SilentNoise
Lendário
Lendário
Mensagens: 1052
Registado: sábado, 05 fevereiro 2005 1:13
Localização: 11.º A

Mensagem por SilentNoise »

Alguém me sabe dizer quando é que começam as aulas do 1.º ano de eng. Informática (F.C.T.) e quando são as inscrições nas práticas?
Hear this noisy silence...
Imagem

Avatar do Utilizador
OpSiS
Iniciado
Iniciado
Mensagens: 85
Registado: segunda-feira, 10 janeiro 2005 19:54
Localização: Coimbra
Contacto:

Mensagem por OpSiS »

As aulas do primeiro ano n sei quando começam, mas nos outros anos já começamos :(

As inscrições nas práticas são no departamento, geralmente na 5ª feira da primeira semana de aulas.

Abraços e parabens 8)
Imagem

SilentNoise
Lendário
Lendário
Mensagens: 1052
Registado: sábado, 05 fevereiro 2005 1:13
Localização: 11.º A

Mensagem por SilentNoise »

Agradeço os parabéns mas há quem mereça mais que eu... Não me custou mais que €50 e uma boa dose de paciência para aturar a burocracia dos Serviços Académicos.

Quanto ao começo das aulas, já estou informado. Como é uma boa informação para os caloiros: 26 de Setembro.
Hear this noisy silence...
Imagem

Otyg
Regular
Regular
Mensagens: 104
Registado: sexta-feira, 10 dezembro 2004 14:11
Localização: coimbra

Mensagem por Otyg »

Lá estaremos para vos dar as boas vindas. :twisted:
fear the beer

SilentNoise
Lendário
Lendário
Mensagens: 1052
Registado: sábado, 05 fevereiro 2005 1:13
Localização: 11.º A

Mensagem por SilentNoise »

Que fique registado: eu não sou caloiro... Mas podem praxar-me na mesma que eu até gosto. :winky:
Hear this noisy silence...
Imagem

Avatar do Utilizador
{mineirinha}
Lendário
Lendário
Mensagens: 2443
Registado: segunda-feira, 03 janeiro 2005 20:33
Localização: Far,Far away

Mensagem por {mineirinha} »

Talvez a pergunta nao seja muito logica,mas paga-se por fazermos a matricula? :oops: ate tive vergonha de fazer a pergunta...
:oops:
Love hurts

Responder