Aluno Direito em Reingresso

Para professores, alunos e funcionários do ensino superior
Responder
gracindo
Estreante
Estreante
Mensagens: 1
Registado: terça-feira, 22 setembro 2009 0:07

Aluno Direito em Reingresso

Mensagem por gracindo »

Boas a todos.

Inscrevi-me agora neste fórum que descobri através de uma pesquisa "Googleana".

Entrei na Faculdade de Direito em 1995 e, por razões profissionais, acabei por não concluir a licenciatura. Na altura (por volta de 2001/2002) deixei 3 cadeiras, duas do 5.º ano e uma do 1.º ano, para a conclusão da licenciatura.

Este ano resolvi pedir o reingresso, de forma a terminar o curso.

Ainda estou com dúvidas quanto à forma de conclusão da licenciatura. Tive equivalências a todas as cadeiras que tinha feito, mas como me faltava uma disciplina base (Economia Politica) tenho que fazer essa para completar o agora chamado 1.º ciclo de estudos. A minha dúvida é: será que vou têr que andar um ano a fazer 2 cadeiras semestrais, e só depois de concluidas estas posso avançar para o 2.º ciclo de estudo (mestrado) ou será que posso já inscrever-me nas cadeiras do 2.º ciclo este ano? Nessas tenho também já 2 feitas que dão equivalência.

Outra questão se alguém me puder ajudar. Alguém tem apontamentos de Economia Politica? Eu como tenho que fazer 200 km e trabalho não vou poder ir às aulas. Como estou há muitos anos afastado de Coimbra já não sei onde posso arranjar esses auxiliares de estudo.

Agradeço desde já todas as ajudas.

Carlos

monicasilva
Estreante
Estreante
Mensagens: 1
Registado: quinta-feira, 24 setembro 2009 21:33

2º ciclo de estudos em direito - mestrado fduc

Mensagem por monicasilva »

olá.

http://www.uc.pt/fduc/pdfs/2_ciclo/mestrado.pdf
Segundo a informação disponível neste pdf. não poderá entrar em mestrado sem conclusão da licenciatura.

Relativamente aos apontamentos de Economia Política, existe uma sebenta à venda na Cecopi- Couraça de Lisboa, 109, abaixo do café Couraça, que contém os pontos mais importantes da matéria.
Atenção - os professores da cadeira não aconselham essa sebenta como material de estudo, pois dizem conter erros e estar incompleta,ainda que sejam óbvias as verdadeiras razões para não aceitarem esse material "clandestino".
Sim, é verdade que lá não consta toda a matéria da cadeira, mas a mais importante está referida ainda que de forma suscinta.
Vários alunos fizeram a cadeira com base nesta sebenta, mas aconselho a consulta dos manuais propostos.

Espero ter sido útil.
Boa Sorte.

R.Moura
Estreante
Estreante
Mensagens: 4
Registado: sexta-feira, 23 janeiro 2009 18:29

Re: Aluno Direito em Reingresso

Mensagem por R.Moura »

Bom dia a todos.

Em 2008 ingressei na FDUC, tinha grande vontade de estudar na Faculdade de Direito de Coimbra. Até porque sou natural da Sé Nova. As aulas que cheguei a frequentar nesse primeiro ano, despertaram em mim um crescendo interesse em tirar o curso de Direito. Estava motivado, contribuindo igualmente para esse interesse as funções que então desempenhava na minha profissão.

No entanto razões de ordem financeira, profissional e de tempo, juntando o coincidente ingresso na Escola Superior de Educação da minha esposa, e visto que ela estava desempregada, optámos por decidir que ela se mantivesse a estudar e eu adiasse este meu sonho.

No próximo dia 10 de Julho 2013, a minha esposa defenderá a sua tese, concluindo assim o seu curso (não foi fácil, mas conseguiu, está de parabéns).

Assim penso que está a chegar a altura de eu começar a pensar em voltar à FDUC e conquistar esse meu sonho adiado.

Pelo exposto, gostaria de pedir a quem me puder informar se o reingresso será fácil de concretizar, ou se colocarão alguns entraves dificultando assim o meu regresso.

No ano de ingresso acabei por não concluir nenhuma cadeira. Constituirá isso um grande obstáculo no reingresso?

Cheguei a comprar manuais.

Serão os mesmos após estes 5 anos?

Será fácil conseguir apontamentos, visto que não conseguirei ir a maior parte das aulas?

Gostava muito de realizar este meu sonho, de me pôr à prova e de adquirir conhecimento mais aprofundado a nível jurídico. Pois lido diariamente com questões do dia a dia no meu serviço, com enquadramento legal mas numa vertente policial, e portanto limitado a essa especificidade.

Desde já, obrigado a todos.

Responder