Algumas Questões Sobre Praxes

Para professores, alunos e funcionários do ensino superior
VicenteDV
Estreante
Estreante
Mensagens: 19
Registado: sábado, 15 agosto 2009 18:09

Algumas Questões Sobre Praxes

Mensagem por VicenteDV »

Hey. Eu vou ser caloiro este ano e não sei muito bem o que pensar das praxes. Por isso tenho uma ou duas perguntas para a gente experiente que neste forum se encontra.

Primeiro, queria saber mais ou menos como é o ambiente da praxe, isto é, os caloiros são mesmo humilhados e mal tratados ou é uma coisa mais na desportiva? Que tipo de praxes é que costuma haver?

Eu sei que provavelmente são todos a favor da praxe, eu não digo que seja contra, só quero mesmo informar-me :)

Outra coisa, vale mesmo a pena ler o código da praxe? É que eu tentei, mas aquilo é um bocado complicado de ler para quem está de fora. Há assim alguma coisa que se deva saber?

Obrigado :D
Save a tree, kill a banker.

Avatar do Utilizador
Lino
Mítico
Mítico
Mensagens: 8082
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54
Localização: Coimbra
Contacto:

Re: Algumas Questões Sobre Praxes

Mensagem por Lino »

VicenteDV Escreveu:Hey. Eu vou ser caloiro este ano e não sei muito bem o que pensar das praxes. Por isso tenho uma ou duas perguntas para a gente experiente que neste forum se encontra.

Primeiro, queria saber mais ou menos como é o ambiente da praxe, isto é, os caloiros são mesmo humilhados e mal tratados ou é uma coisa mais na desportiva? Que tipo de praxes é que costuma haver?

Eu sei que provavelmente são todos a favor da praxe, eu não digo que seja contra, só quero mesmo informar-me :)

Outra coisa, vale mesmo a pena ler o código da praxe? É que eu tentei, mas aquilo é um bocado complicado de ler para quem está de fora. Há assim alguma coisa que se deva saber?

Obrigado :D
Olá, bem-vindo a Coimbra e espero que não sigas na conversa dos anti-praxe que nem sabem o que a verdadeira praxe é, pegando nos maus exemplos como o do poste e etc.
1- os caloiros só são praxados SE QUISEREM. É uma brincadeira e há regras da praxe que deves conhecer (para isso há kits do caloiro que aconselho a leitura atenta). Só praxa quem foi praxado e se vires algo que penses ser humilhante ou demasiado violento, há o Conselho de Veteranos para denunciar. Sou de Coimbra, estudei cá, fui praxado e praxei com todo o gosto, aliás foi importantíssima para conhecer o pessoal da faculdade (ESEC), o espaço, os funcionários, o espírito do sítio. Quem não conhecia Coimbra também pôde conhecer a cidade.
Praxes... Peditascas, actividades de grupo com jogos na paródia, conversa, cantar cenas bacanas, estar de , responder a questões que te colocam, umas partidas, fazer massagem a alguém, servir finos aos doutores, tens tópicos por aí... se saíres à noite, apesar de ser já um tanto mais raro, podes apanhar Trupes pela Alta que te podem cortar o cabelo ou bater nas unhas, mas depende do que te perguntam e da tua resposta... mas sai à noite na boa!!
Na UC homem praxa homem e mulher praxa mulher, nos politécnicos e privados é diferente... logo há que saber quem te praxa, penso eu.

Vem para Coimbra, diverte-te, bom estudo, aproveita estes anos fantásticos e super intensos da tua vida!!
Coimbra tem mais encanto... terá?
Imagem

Avatar do Utilizador
Lino
Mítico
Mítico
Mensagens: 8082
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54
Localização: Coimbra
Contacto:

Mensagem por Lino »

E lê o código da praxe no kit do caloiro, diz lá tudo e quando tiveres dúvidas vais lá ver. E há sempre o conselho de veteranos na AAC!
Coimbra tem mais encanto... terá?
Imagem

Avatar do Utilizador
Megane
Veterano
Veterano
Mensagens: 618
Registado: quarta-feira, 19 setembro 2007 13:22
Localização: Quem vem de la para cá, fica do lado direito

Mensagem por Megane »

O Lino falou e disse tudo mt bem...nao digas que nao a praxe antes de entenderes e antes de tentares alinhar...em todo o lado ha anormais e nao digo que nao vais encontrar algum...mas a praxe e do melhor...
Nunca acuses ninguém, sem antes o ouvir...
Nunca sabes se a verdade dele é a tua ou não...
Em todas as histórias há no mínimo duas versões....sempre....

Avatar do Utilizador
TaniaVargas
Experiente
Experiente
Mensagens: 252
Registado: quarta-feira, 30 julho 2008 19:11
Localização: Coimbra

Mensagem por TaniaVargas »

Ola :)

Eu so posso mesmo falar aquilo que vivi e senti quando fui caloira em RI. Em primeiro lugar nunca me humilharam, foram tudo brincadeiras e não fui obrigada a fazer nada que não quizesse. Na altura pareceu-me tudo muito injusto e etc, mas não foi. É so aquela sensação de não te enquadrares ainda. Quando o fizeres, vais adorar.
Vais sentir o que é estar na praxe (que alem do acto de praxar em si, envolve também os costumes e tradições de Coimbra) rir-te muito e aprender. É na praxe que vais conhecer os teus colegas e quem sabe os teus grandes amigos. Os tipos de praxe são varios, vão desde perguntas simples com rasteira (não vou dizer q perde a piada) a muitas outras coisas, depende da imaginação. A praxe não é nenhum bicho de 7 cabeças. Vai algo contra os teus principios, não fazes pronto. E sobretudo vais descobrir que os "doutores" não são nenhum bicho papão, pelo contrario, ajudam-te em várias situações. Mas la esta, depende de quem te praxar. Eu falo da minha expêriencia.

Em relação ao codigo aconselho a que o leias sim. Além de aprenderes um pouco mais sobre a praxe, ficas a conhecer os teus direitos na praxe, etc...Parece um pouco confuso ao inicio, mas depois apanhas a coisa.

Espero ter ajudado e peço desculpa pelo post tão longo.
A música é capaz de reproduzir, em sua forma real, a dor que dilacera a alma e o sorriso que inebria - Beethoven

Sara Q.
Estreante
Estreante
Mensagens: 7
Registado: quinta-feira, 27 agosto 2009 11:49

Mensagem por Sara Q. »

Eu tambem vou ser caloira este ano e tb tenho algumas dúvidas, mas de certeza q vai tudo correr pelo melhor. Só espero q não me façam ajoelhas e etc, pq tenho um problema no joelho--' mas nisso costumam ser compreensivos, né?

Avatar do Utilizador
{mineirinha}
Lendário
Lendário
Mensagens: 2443
Registado: segunda-feira, 03 janeiro 2005 20:33
Localização: Far,Far away

Mensagem por {mineirinha} »

É só dizeres:"Não posso ajoelhar-me porque tenho problemas no joelho"...
Não entendo mesmo porque acham a praxe algo monstruoso se quando chegarem lá nem vão ser assim tão praxados...a boa praxe já se foi há muito tempo.
Provavelmente dão uns berros e pronto.
E depois actualmente os caloiros é que "praxam os doutores" isto metafóricamente,porque vê-se mais caloiros a embebedar "doutores" e eles próprios nem se sabem comportar...
Então para que ligar a algo que provavelmente os caloiros vão dizer que não querem e já está?
Love hurts

Avatar do Utilizador
{mineirinha}
Lendário
Lendário
Mensagens: 2443
Registado: segunda-feira, 03 janeiro 2005 20:33
Localização: Far,Far away

Mensagem por {mineirinha} »

Outra coisa:
Há tópicos muito específicos sobre as questões aqui colocadas.
viewtopic.php?t=1845
Procura aqui e lê as opiniões também dos outros, pois volta e meia respondemos a isso tudo.
Eu já não concordo tanto com o Lino quando diz que só são praxados se quiserem,porque se entram,querem ser praxados,são praxados.
Mas cabe a quem praxa,saber o que está a fazer (facto:nem quem praxa às vezes sabe o que faz) e fazer direito e divertido.
Mas essa de escolha para mim não existe...a escolha está entre estar na praxe ou não,porque se dermos à escolha ninguém quer e todos vão achar demasiado injusto.
Eu sei que vocês podem não gostar do que eu digo,mas eu não estou a dizer para haver abusos,eu estou a dizer que é praxado e pronto.
A cena dos abusos quem tem que decidir seriam os doutores que fazem bem a praxe,mas como isso hoje em dia não acontece...é óbvio que se tem que ter pulso firme.

O que se passa hoje em dia nas praxes é:
Doutores que não sabem e não têm pulso firme e acham que só a beber e embebedando que vão lá
e
caloiros que não querem ler o código,têm medo de tudo e todos, acham-se os maiores porque já estão na universidade e isolam-se cada vez mais e acham que a praxe é caso de cadeia se alguém lhes tocar.
A praxe devia unir e não é isso que está a acontecer agora.
Não me dirigi a ninguém em especial, isto é o que eu vi durante os 5 anos que cá estou.
Love hurts

Sara Q.
Estreante
Estreante
Mensagens: 7
Registado: quinta-feira, 27 agosto 2009 11:49

Mensagem por Sara Q. »

Eu não tenho medo só tenho aquela expectativa de quem vai passar por algo novo. Já houve várias pessoas a dizerem-me q adoram a praxe e q conheceram bué pessoal fixe através dela.

Avatar do Utilizador
{mineirinha}
Lendário
Lendário
Mensagens: 2443
Registado: segunda-feira, 03 janeiro 2005 20:33
Localização: Far,Far away

Mensagem por {mineirinha} »

Eu não disse que tinhas medo,mas o que tenho visto neste fórum é mesmo isso: que há muita gente que tem pavor da praxe.
Love hurts

Sara Q.
Estreante
Estreante
Mensagens: 7
Registado: quinta-feira, 27 agosto 2009 11:49

Mensagem por Sara Q. »

Eu conheço mta gente q treme só de se dizer "praxe" xD

Avatar do Utilizador
{mineirinha}
Lendário
Lendário
Mensagens: 2443
Registado: segunda-feira, 03 janeiro 2005 20:33
Localização: Far,Far away

Mensagem por {mineirinha} »

E não entendo porque...
Mas enfim,só estando lá é que vão ver que não tem nada a ver.
Love hurts

Avatar do Utilizador
TaniaVargas
Experiente
Experiente
Mensagens: 252
Registado: quarta-feira, 30 julho 2008 19:11
Localização: Coimbra

Mensagem por TaniaVargas »

{mineirinha} Escreveu:E não entendo porque...
Mas enfim,só estando lá é que vão ver que não tem nada a ver.
Concordo totalmente contigo...eu disse ali em cima que a praxe n é nenhum bicho de 7 cabeças...e não é... Claro que há momentos menos bons mas também há momentos divertidos e que depois sentimos saudade... Mas isso acontece com todas as coisas da nossa vida...
A música é capaz de reproduzir, em sua forma real, a dor que dilacera a alma e o sorriso que inebria - Beethoven

Avatar do Utilizador
izinh4
Regular
Regular
Mensagens: 161
Registado: terça-feira, 17 fevereiro 2009 13:24
Localização: Coimbra/Cucujães
Contacto:

Mensagem por izinh4 »

Eu não vejo problema nenhum na praxe. Eu até acho bem divertido. E como já disse noutro tópico, não me importava nada de voltar a repetir o meu ano de caloira.

Em relação aos nomes que se encontram no código da praxe, e que não entendes, basta falares com alguém que entenda. Também, quando li pela 1ª vez fiquei confusa. Mas agora já entendo e já sou capaz de explicar algumas coisas.

Avatar do Utilizador
Lino
Mítico
Mítico
Mensagens: 8082
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54
Localização: Coimbra
Contacto:

Mensagem por Lino »

A praxe é tal como fazem quando um tipo joga pela primeira vez na Briosa, leva um pontapé no rabo ao entrar no relvado...

Mineirinha:
"Eu já não concordo tanto com o Lino quando diz que só são praxados se quiserem,porque se entram,querem ser praxados,são praxados. "

Há quem entre e só queira estudar e pronto, e pessoal que não é mesmo nada desta onda. Tive colegas assim... e pronto, é com cada um... mas são assim uns casos minoritários por entre os freaks, hippies com mania que mudam o mundo e pronto...

E o que tenho visto é que as "doutoras" são mais duras a praxar que os "doutores". E há sempre quem praxe mais e outros que só queiram levar o pessoal para passar a tarde a traçado na Tasca do Pinto...
Coimbra tem mais encanto... terá?
Imagem

Responder