Página 1 de 1

Donativos para o Colégio de S. Teotónio

Enviado: sexta-feira, 16 dezembro 2011 20:32
por Pedro
O Colégio de S. Teotónio viu-se envolvido numa situação algo desagradável nos últimos dias. Aparentemente, a mãe de uma aluna com dificuldades em pagar a propina do colégio decidiu iniciar uma campanha on-line de recolha de donativos e criação de bolsas. O problema reside no facto de estar a fazê-lo em nome do colégio (chegando a incluir a sua menção na assinatura) sem a autorização deste. Parece também que não se trata apenas da vontade de ajudar o próximo pois, segundo o esclarecimento que a direcção do colégio posteriormente enviou, fica a ideia que a aluna em questão seria uma das beneficiárias da tal "bolsa". Eu tenho estado a acompanhar esta situação porque, por algum motivo, esse e-mail e todos os que se seguiram, incluindo o esclarecimento do colégio, foram também enviados para mim (apesar de não fazer ideia de quem é a pessoa em questão nem ter tido qualquer contacto com o colégio). Inicialmente enviei o e-mail para a pasta de spam e nem prestei atenção por pensar que se tratava de mais uma das habituais burlas que já circulam na Internet há anos, mas já deu para ver que é recente (a morada de envio do esclarecimento do colégio corresponde à morada da sua direcção geral). Fica aqui o aviso para quem receber algum desses e-mails, sem receber o esclarecimento posterior do colégio. Deixo também aqui os e-mails que foram enviados (apesar de serem e-mails "abertos ao público", achei melhor remover nomes e contactos).

Mensagens da pessoa que pede os donativos
Assunto: Doações para o Colégio São Teotónio, em Coimbra, Portugal

Saudações,

Venho por este meio e em nome do Colégio São Teotónio, em Coimbra, solicitar a VExas donativos para o Colégio devido á seguinte situação:

Nem sempre é fácil para as famílias cumprir todas as suas obrigações devido a um aumento da taxa de desemprego que tem afectado a maioria da população, particularmente as famílias com crianças em idade escolar.

Mas o Colégio São Teotónio tem crianças que frequentam as suas aulas, mesmo que os pais não possam pagar as propinas. Pais afectados por situações graves, querendo manter os filhos na escola de sua escolha, pedem ajuda á Direcção, ao Sr. Dr Padre Manuel, para pagar em várias prestações os valores em falta, ficando por vezes sem pagar qualquer valor, até que saiam do desemprego e regularizem suas vidas .

A escola pratica o humanismo cristão e não olhar para raça, religião ou posição social.

Por esta razão e em nome de todas as famílias nesta situação, solicito a VExas, para fazerem uma doação para esta escola, porque muitas famílias estão em perigo e desespero e a escola tendo que suportar essas situações com os cortes no financiamento, está em apuros.

Espero que VExas possam em conjunto com as Vossas empresas, dar esperança a essas famílias, contribuindo com donativos e se assim entenderem, com uma bolsa de estudos para as crianças nestas situações.

Com os melhores cumprimentos,

<nome removido>
Contacte-me para <número removido>

Colégio São Teotónio, Coimbra, Portugal
Assunto: Esclarecimento Urgente sobre Doações para o Colégio São Teotónio, em Coimbra, Portugal

Exmos Srs,

Venho por este meio informar que o Colégio não está a fazer nenhuma campanha, e que esta iniciativa partiu da minha parte, mãe que tem a filha neste Colégio e que conhece a situação e decidiu procurar alternativas para estas famílias e por esse motivo expus a situação a VExas e ás Vossas empresas, pois fui informada pelo Colégio que esta iniciativa se tornou num turbilhão de duvidas.

Não é positivo para ninguém, em especial para as famílias em questão, que se faça qualquer publicidade ou contra informação desta situação.

A iniciativa tem por objectivo ajudar e não criar confusão.

Esta iniciativa da minha parte pretende ajudar, mas infelizmente já muitas pessoas contactaram o Colégio com pura curiosidade, o que é lamentável.

Quem tem disponibilidade financeira tem o dever moral de ajudar o próximo. Por vezes precisamos de um "empurrão" para sair de uma situação difícil. Ajudando estas crianças com os seus estudos, estaremos a garantir o seu futuro.

Agradeço a Vossa atenção e participação, contudo agradeço que não sejam levantados rumores, pois ninguém beneficia com isso.

Quem estiver interessado em ajudar contacte APENAS o meu telemóvel <número removido> (se não atender logo deixem mensagem por favor indicando o vosso email) ou responda a este email, para que assim eu possa encaminhar por email para a Associação de Pais e Direcção do Colégio.

O Colégio contactará posteriormente os particulares e empresas interessados em ajudar. desta forma posso filtrar o verdadeiro interesse da pura curiosidade.

Pensemos que no momento actual, se não se criar uma união entre a população de interajuda, o nossa País cairá num abismo levando todas as classes ao desespero.

A nossa sociedade tem de ter mais iniciativas. Vamos ajudar hoje porque amanhã poderemos ser nós a precisar.

Vamos criar mais para a nossa sociedade evoluir.

Obrigado pela Vossa atenção.

Com os melhores cumprimentos,
<nome removido>
Exmos Srs.,

o email é de cariz positivo mas infelizmente houve quem entende-se que era o Colégio a solicitar a ajuda.

RELEMBRO QUE A INICIATIVA É MINHA. SOU MÃE, TENHO UMA FILHA QUE FREQUENTA O COLÉGIO. QUERO AJUDAR E QUEM QUIZER AJUDE E NÃO LIGUE PARA O COLÉGIO A SOLICITAR ESCLARECIMENTOS.

QUEM QUISER AJUDAR OS ALUNOS CARENCIADOS APENAS ME PODE CONTACTAR A MIM, EU REENCAMINHAREI OS PEDIDOS PARA A ASSOCIAÇÃO DE PAIS.

QUEM QUER AJUDAR NÃO COMPLICA.

CERTA DA VOSSA ATENÇÃO
<nome removido>

Mensagem de esclarecimento enviada pelo Colégio
Assunto: Esclarecimento: Pedido abusivo de donativos para o Colégio

Ex.mos Srs.,

Circula, no ciberespaço, um email que tem como objetivo pedir donativos para o Colégio.

Queremos esclarecer oficialmente que se trata de uma iniciativa abusiva no que a esta entidade diz respeito, e à qual somos totalmente alheios.

Compreendemos que uma família, solidária como muitas outras que estão a passar dificuldades financeiras, queira congregar esforços e angariar fundos que financiem bolsas de estudo, sobretudo ao nível do primeiro ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário. Tendo dificuldades em pagar propinas, lançou mão deste apelo “público”.
Manifestamos apreço pela bondade da intenção mas discordamos de tal iniciativa.

Distanciamo-nos de todo o procedimento desencadeado à revelia da escola por não corresponder à orientação que seguimos, mesmo em matéria de partilha cristã com os mais necessitados.

Já pedimos à promotora da iniciativa que esclarecesse e pusesse termo a este processo lamentável e nada sensato.
Esperando a compreensão de todos, agradecemos a quantos nos alertaram e têm pedido explicações sobre este assunto.

A Direção,
colégio são teotónio

Re: Donativos para o Colégio de S. Teotónio

Enviado: sexta-feira, 16 dezembro 2011 21:41
por Chong Li
A mãe também precisava de umas aulinhas de Português...

Re: Donativos para o Colégio de S. Teotónio

Enviado: sexta-feira, 16 dezembro 2011 21:42
por Pedro
Em termos de aulas, eu também acrescentaria de netiquette. :p Aquele terceiro e-mail, então...

Re: Donativos para o Colégio de S. Teotónio

Enviado: sábado, 17 dezembro 2011 19:42
por banjix
A mãe precisa de várias lições, não é só de português ou de netiquette! A forma como ela está a tratar esta situação não passa na cabeça de pessoas normais!

Re: Donativos para o Colégio de S. Teotónio

Enviado: sábado, 02 março 2013 17:51
por pauloms
Não conhecia esta história mas dá mesmo para rir.

Ainda por cima com o Colégio em questão. Verdadeira fábrica de dinheiro para quem se sabe e como se sabe.