problemas com o iso

Para tópicos relacionados com fotografia.
Responder
Avatar do Utilizador
nepturno
Estreante
Estreante
Mensagens: 9
Registado: segunda-feira, 12 novembro 2007 14:08
Localização: Gavião/Portalegre

problemas com o iso

Mensagem por nepturno »

Olá pessoal, tirei fotos no modo de desporto (natação de alta competição)dentro de uma piscina coberta e fiquei um bocado chateada porque as fotos tinham "grão", não estavam limpas. Isto terá alguma coisa haver com o iso ou pelo facto de estar um pouco longe do objecto em questão e ter usado bastante o zoom?
Alguém que perceba deste assunto e me possa ajudar, porque vou voltar a tirar fotos deste tipo e não gostaria que voltasse a acontecer o mesmo.
Muito obrigada.

Avatar do Utilizador
{mineirinha}
Lendário
Lendário
Mensagens: 2443
Registado: segunda-feira, 03 janeiro 2005 20:33
Localização: Far,Far away

Re: problemas com o iso

Mensagem por {mineirinha} »

Isto terá alguma coisa haver com o iso ou pelo facto de estar um pouco longe do objecto em questão e ter usado bastante o zoom?
Provavelmente é pelo facto de estares um pouco longe do objecto em questão e usares bastante zoom.
O zoom na minha opinião tem que ser usado com cuidado,pois desfoca a imagem, tirando a qualidade.
O ideal é enquadrar objecto num espaço, aproximares-te e usar um pouco de zoom, caso seja necessário.
Eu por norma não uso zoom, costumo aproximar-me e fazer as coisas sem auxilio da máquina a não ser em macros, por isso talvez fosse o que eu faria no teu caso.
Tremer a camara tambem pode ocasionar um pouco isso.
Love hurts

Avatar do Utilizador
Ricky147
Lendário
Lendário
Mensagens: 1007
Registado: segunda-feira, 04 setembro 2006 11:53
Localização: Coimbra

Mensagem por Ricky147 »

Atenção ao zoom! Tenta não usar o zoom digital, mas apenas os óptico (parto do principio que não estás a usar uma reflex). O zoom digital costuma resultar numa fotografia de má qualidade.
Mas também pode acontecer que as condições de luminosidade sejam deficientes. Aí, tenta mudar o ISO para um número maior (v.g. 200 ou até mesmo 400) para tornar o "filme" mais rápido. Ou, em alternativa, muda o modo da máquina para luz artificial.
Ricardo Nuno

Avatar do Utilizador
nepturno
Estreante
Estreante
Mensagens: 9
Registado: segunda-feira, 12 novembro 2007 14:08
Localização: Gavião/Portalegre

Re: problemas com o iso

Mensagem por nepturno »

nepturno Escreveu:Olá pessoal, tirei fotos no modo de desporto (natação de alta competição)dentro de uma piscina coberta e fiquei um bocado chateada porque as fotos tinham "grão", não estavam limpas. Isto terá alguma coisa haver com o iso ou pelo facto de estar um pouco longe do objecto em questão e ter usado bastante o zoom?
Alguém que perceba deste assunto e me possa ajudar, porque vou voltar a tirar fotos deste tipo e não gostaria que voltasse a acontecer o mesmo.
Muito obrigada.
Esqueci-me de dizer que a minha máquina é uma Olympus C-60

Baya
Regular
Regular
Mensagens: 150
Registado: quarta-feira, 10 outubro 2007 10:10
Localização: Cadeira à frente do PC

Mensagem por Baya »

Creio que ela se pode estar a referir ao ruído que surge quando se usa um ISO alto - a minha apresenta algum em ISO 1600

Normalmente só uso zoom com a tele, mas nunca me apercebi de nada anormal.

Responder