[CIDADES] Gronau (Alemanha)

Para tópicos relacionados com fotografia.
Responder
Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

[CIDADES] Gronau (Alemanha)

Mensagem por Pedro »

Estive na semana passada em Gronau (infelizmente em trabalho e não turismo). Aproveitei para "estrear" a máquina nova (Kodak Z612) com imensas fotos. :D Vou colocar aqui algumas, dividindo-as em quatro tópicos: "Gronau" (este), "Comboios", "Aviões e Aeroportos" e "Lisboa - Amsterdão" (com algumas fotos do voo). Como em princípio devo ter que fazer esta viagem mais vezes, vou tentar manter actualizados os vários tópicos.

Começamos por Gronau, a cidade mais chata da Alemanha. :p A cidade resume-se a duas ruas, onde todo o comércio está concentrado (juntamente com as perpendiculares). Para além disso tem ainda o Museu do Pop e Rock, duas igrejas... e é tudo.

Fica o aviso de que as fotos estão longe de estar perfeitas porque ainda estou a "iniciar-me" na fotografia. Foram praticamente todas tiradas no modo Automático.
Última edição por Pedro em domingo, 05 agosto 2007 16:35, editado 1 vez no total.

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Mensagem por Pedro »

Igrejas


Não faço ideia qual o nome desta igreja, por isso chamo-lhe "Principal". Lembra-me as igrejas/catedrais de alguns filmes e jogos, à noite tem um aspecto meio "eerie". :p

As duas primeiras fotos foram tiradas no dia em que eu cheguei, pelas 21 horas, à lateral da igreja.

Imagem Imagem


As próximas duas fotos foram tiradas à frente, no dia seguinte, de tarde (tiradas a partir do mini-pátio que tem à frente).

Imagem Imagem

E, finalmente, vista às 6h da manhã de Sábado, quando me estava a vir embora. Com os pássaros e a luz em redor, quase dava para um filme de vampiros. :p

Imagem


E esta é a segunda igreja, já tem um aspecto mais "germânico". A torre principal estava a ser restaurada, pelo que não dá para ver bem... espero tirar-lhe fotos numa próxima visita. A primeira imagem é a igreja vista na sua totalidade, a partir dos semáforos, a segunda é apenas a parte que não estava em obras e a terceira é a igreja vista às 6 da manhã de Sábado, quando me estava a vir embora.

Imagem Imagem Imagem
Última edição por Pedro em domingo, 05 agosto 2007 16:42, editado 1 vez no total.

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Mensagem por Pedro »

Neustraße

Esta era a rua onde estava concentrado quase todo o comércio da cidade. Era uma rua essencialmente pedonal, embora ocasionalmente passassem alguns carros (presumo que de entregas ou moradores). Tinha movimento durante o dia de trabalho, com bastantes pessoas a passear ou em bicicletas, embora estivesse quase vazia a partir das quatro ou cinco da tarde.

Para começar, algumas perspectivas gerais da rua. As duas primeiras foram tiradas pelas 9h30, com algum Sol (que infelizmente passou para chuva duas horas depois), o que fez com que ficassem um bocado "queimadas" (tenho de aprender como evitar isso). A terceira foi tirada no terceiro dia, pelas 10h30. A última foi tirada no último dia, pelas 6 da manhã, no início da rua.

Imagem Imagem Imagem Imagem


A primeira foto é de um canal que passa por baixo da rua e vai ter aos jardins do Museu. A segunda é a fonte da Dorhmannplatz. A terceira é o café que fica por trás da fonte (mas visto da "mini-ponte" sobre o canal). Finalmente, a quarta é uma das lojas que havia na rua (os edifícios eram maioritariamente neste estilo mais clássico).

Imagem Imagem Imagem Imagem


A primeira foto é do edifício onde ficava o escritório da empresa para onde fui. As outras duas são vistas da rua a partir da porta desse edifício.

Imagem Imagem Imagem


Para terminar, duas fotos de ruas perpendiculares à Neustrasse. No espaço que se vê na segunda foto costuma ser organizada ocasionalmente uma espécie de feira/mercado.

Imagem Imagem

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Mensagem por Pedro »

Concordia

O Concordia foi o hotel onde fiquei. Como quase tudo na cidade, era pequenito, pelo que se calhar "mini-hotel" é um nome mais adequado (no entanto, o quarto era bastante confortável). Tinha ainda um bar/restaurante com uma decoração anos 20/30 que até era agradável e ia passando música fixe (60's, 80's, etc).

A chegada foi uma "aventura" porque ninguém falava inglês e eu pouco me lembrava das aulas de alemão, mas lá consegui com que entendessem que tinha uma reserva paga pela empresa. Nos dias seguintes já foi mais fácil porque entretanto conheci as empregadas que falavam inglês.

Achei a comida bastante estranha... no primeiro dia, pedi o pequeno-almoço e deram-me café com leite, 8 torradas, 3 pães e um prato cheio de fatias de fiambre, mortadela e tomate. Nos outros dias já me lembrei de pedir apenas café com leite e duas torradas (mas recebia sempre um sumo de laranja de bónus, presumo que por comer tão pouco). Ao jantar, descobri que os bifes deles são esquisitos... pedi um bife e deram-me um bife... em forma de cubo (com uns 5 ou 7 cm de lado).

Passamos agora às fotos. A primeira é do exterior da parte dos quartos (o meu era o do canto inferior esquerdo). Seguem-se duas fotos da esplanada exterior (tinha também uma interior, mas nunca lá fui).

Imagem Imagem Imagem


As próximas duas fotos são do anterior. A primeira infelizmente ficou mal porque esqueci-me do efeito que o flash teria no espelho (mais um erro de amador)... e porque não se vê a loura gira (mas, pela positiva, vê-se mais ou menos a ruiva gira :p). Da próxima tenho que tirar outra foto. Na segunda, vê-se parte da decoração interior.

Imagem Imagem

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Mensagem por Pedro »

Eper Straße

Esta era a rua do hotel (e é das ruas principais da cidade). A primeira imagem é uma vista da rua, a outra é um "detalhe" de todos os semáforos (quase toda a gente tem bicicletas - curiosamente, praticamente todas de modelos "antigos" - desde miúdos de 8 anos que quase não cabiam nas bicicletas, até pessoas com 60 ou 70 anos que iam de bicicleta passear o cão, via-se de tudo). Achei interessante os semáforos apenas se ligarem a partir das 8h da manhã e desligarem-se às 20h (fora desse período quase não há carros). Para mais vistas desta rua, vejam as fotos da igreja do post anterior, tiradas a partir dos semáforos.

Imagem Imagem


Museu do Pop e Rock

Eis o Museu do Pop e Rock. Segundo a Wikipedia, é único na Europa. Ainda não fui lá desta vez, mas numa próxima oportunidade devo tentar visitá-lo. Na primeira foto vêem-se os jardins e o edifício do Museu. Na segunda vêem-se apenas os jardins (ambas tiradas pelas 6 da manhã).

Imagem Imagem


Várias

Para terminar, três fotos sem "categoria" específica. A primeira foi uma foto tirada de noite a um dos edifícios da cidade, a segunda era a vista do meu gabinete e a terceira é de um edifício de escritórios da cidade, perto da estação.

Imagem Imagem Imagem

Avatar do Utilizador
Lino
Mítico
Mítico
Mensagens: 8082
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54
Localização: Coimbra
Contacto:

Mensagem por Lino »

As ruas da Alemanha são tão cuidadas e limpas... e o comércio situa-se sempre no centro, pelas ruas principais...
PS: Os alemães usam agora o ss em vez do ß :)
Coimbra tem mais encanto... terá?
Imagem

Avatar do Utilizador
pedrotuga
Lendário
Lendário
Mensagens: 1355
Registado: sexta-feira, 17 dezembro 2004 2:29
Contacto:

Mensagem por pedrotuga »

Fotografias espectaculares. Obrigado Pedro.
Bem agradavel esse lugar.

Eia... a serio que já não usam essa letra esquisita?!
Isso em portugal era uma guerra do carago e iam logo dizer queestavamos a assassinar a nossa cultura blablabla

Avatar do Utilizador
Lino
Mítico
Mítico
Mensagens: 8082
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54
Localização: Coimbra
Contacto:

Mensagem por Lino »

Segundo a última reforma, já não se usa muito... vê-se em placas nas ruas e nos media e etc. mas o pessoal agora usa os dois ss....
Mas tenho que me informar melhor... usa-se e não se usa... houve uma reforma, segundo a Wikipedia, da língua alemã em 1996 na qual algumas normas de utilização do Eszett (ß) foram mudadas...

Ver se ponho fotos da Alemanha...
Coimbra tem mais encanto... terá?
Imagem

Responder