Aquisição de máquina digital

Para tópicos relacionados com fotografia.
Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Aquisição de máquina digital

Mensagem por Pedro »

Como devo ter que fazer umas viagens daqui a uns tempos, estou a ponderar a aquisição de uma máquina digital (para reformar a velhinha Kodak, que nem zoom óptico tem).

Não sou grande coisa como fotógrafo, pelo que não me interessa uma longa lista de funcionalidades que nunca irei usar. Quero apenas uma máquina que me permita tirar fotos decentes. A lista de especificações que tenho é a seguinte:

- 3mp, mínimo
- zoom óptico (3x minimo, se for mais melhor)
- rápida a tirar fotos (a que tenho agora demora 20 segundos a gravar a foto depois de a tirar, é uma seca brutal)
- preço até 100/120 euros (não quero gastar muito, porque também vou ter de comprar uma consola e um telemóvel novo... posso esticar até aos 150 se valer bem a pena)
- fácil de usar e de tirar fotos decentes (assumam que o utilizador tem pouco ou nenhum jeito para fotos)

Não sei se compensa mais pilhas ou bateria... se for pilhas, deve suportar recarregáveis (ou, melhor ainda, vir com pilhas recarregáveis). Desde que não tenha de esperar 18 horas para a carregar, como as pilhas que tenho agora, é fixe.

Quanto a memória... tem que dar para usar cartões de memória "normais" (SD, CF, etc). Não me apetece nada comprar a máquina e depois ter de gastar mais 50 euros num cartão qualquer específico, quando os SD de 256 ou 512 mb custam 5 a 10 euros.

Finalmente, tem de estar disponível numa loja com presença em Coimbra (Worten, FNAC, Rádio Popular, etc).

Acho que é tudo... se tiverem mais alguns conselhos, avisem.

Um dos exemplos do que vi até agora é esta, mas não faço ideia se é bom ou não.

Leia
Lendário
Lendário
Mensagens: 1519
Registado: sábado, 15 abril 2006 14:31

Mensagem por Leia »

Não vale a pena comprares uma máquina com mais de 5.0 mega pixeis. A minha tem até 7 e nunca a uso com essa definição.

Eu prefiro bateria a pilhas, já que as pilhas são "comidas" mais facilmente. A desvantagem da bateria é ter que estar à espera para carregar mas aguenta bastante tempo. Penso que a minha (que é da Sony e já tem 2 anos dure 180 minutos sempre no modo de tirar fotografia)

Privilegia o Zoom óptico ao digital, as fotografias com zoom digital ficam um pouco porcaria.


Não te sei dizer se a maquina que mostraste presta, já que nc vi ng com uma, nem nc a usei.

usaralho
Lendário
Lendário
Mensagens: 1577
Registado: domingo, 21 novembro 2004 1:37
Contacto:

Mensagem por usaralho »

Por esse preço é optima. Acho que não justifica escolher muito nessa gama. É tudo mais ou menos igual Eu simplesmente fujo dos prateados e vou para o preto que é mais sóbrio.
Gostas de bicicletas antigas? Então experimenta o Amigos das Pasteleiras

Avatar do Utilizador
Chetas
Regular
Regular
Mensagens: 141
Registado: segunda-feira, 24 abril 2006 3:38
Localização: Antes, POR

Mensagem por Chetas »

Eu acabei de encomendar esta:
CanonPowerShot SD1000 Black 7.1 MP 3X Zoom
http://snpi.dell.com/sna/images/product ... 118174.jpg

Não alinhei com esta
Sony Cyber-shot DSC-T20/B Black 8.1 MP 3X Zoom
http://snpi.dell.com/sna/images/product ... 119844.jpg
simplesmente porque apenas aceita cartões da Sony.

Concordo com o Usaralho a respeito da cor, bem que a Canon que escolhi tem um bocado de prateado. Mas como é bastante pequena dá para esconder no bolso da camisa. :D
Imagem

usaralho
Lendário
Lendário
Mensagens: 1577
Registado: domingo, 21 novembro 2004 1:37
Contacto:

Mensagem por usaralho »

Sim, fugir da çoni também.
Leia, essa de não valer a pena uma máquina com mais de 5.0mpx é boa, é é. Depois queres imprimir e agarras-te ao pau.
Só um exemplo se não queres gastar muito edit: e vais bem servido:
http://www.technikdirekt.de/main/en/fot ... icle.html?

Só me esqueci do pormenor que a loja tem que ser em Coimbra :S
Essa máquina que apresentas-te tem um leque muito pequeno de valores iso :S
Última edição por usaralho em sábado, 14 julho 2007 18:07, editado 3 vezes no total.
Gostas de bicicletas antigas? Então experimenta o Amigos das Pasteleiras

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Mensagem por Pedro »

À primeira vista, estão ambas bem fora do meu orçamento... :?

Leia
Lendário
Lendário
Mensagens: 1519
Registado: sábado, 15 abril 2006 14:31

Mensagem por Leia »

usaralho Escreveu: Leia, essa de não valer a pena uma máquina com mais de 5.0mpx é boa, é é. Depois queres imprimir e agarras-te ao pau.
Nunca tive qualquer tipo de problema a imprimir fotos ou posters com qualquer fotografia que tenha tirado com 5MegaPixeis, nunca mesmo.

usaralho
Lendário
Lendário
Mensagens: 1577
Registado: domingo, 21 novembro 2004 1:37
Contacto:

Mensagem por usaralho »

Leia Escreveu:
usaralho Escreveu: Leia, essa de não valer a pena uma máquina com mais de 5.0mpx é boa, é é. Depois queres imprimir e agarras-te ao pau.
Nunca tive qualquer tipo de problema a imprimir fotos ou posters com qualquer fotografia que tenha tirado com 5MegaPixeis, nunca mesmo.
Então és pouco exigente :P
Gostas de bicicletas antigas? Então experimenta o Amigos das Pasteleiras

Leia
Lendário
Lendário
Mensagens: 1519
Registado: sábado, 15 abril 2006 14:31

Mensagem por Leia »

usaralho Escreveu:
Leia Escreveu:
usaralho Escreveu: Leia, essa de não valer a pena uma máquina com mais de 5.0mpx é boa, é é. Depois queres imprimir e agarras-te ao pau.
Nunca tive qualquer tipo de problema a imprimir fotos ou posters com qualquer fotografia que tenha tirado com 5MegaPixeis, nunca mesmo.
Então és pouco exigente :P
Não, muito pelo contrário.

Avatar do Utilizador
Big_Little
Experiente
Experiente
Mensagens: 294
Registado: quarta-feira, 19 abril 2006 22:29
Localização: Portugal

Mensagem por Big_Little »

Peter.. Aconselho vivamente a compra da Canon. A minha é o modelo anterior (A430) e é optima, diferindo apenas nos megapixel (a minha tem 4MP). O video que fiz do 1º café do forum, foi com ela e ficou "decente". Tira boas fotos e ficam bem, na impressão.
Tem a vantagem de poder usar cartões SD que são muito mais baratos que outros normais. Aconselho-te a comprar um cartão SD dos mais rápidos, porque demora menos a guardar as fotos.
As pilhas duram bastante tempo, num uso normal.

Gosto especialmente das Canon pela qualidade das lentes.
Olhar em frente, porque atrás vem gente

Leia
Lendário
Lendário
Mensagens: 1519
Registado: sábado, 15 abril 2006 14:31

Mensagem por Leia »

A minha irma tem uma Canon compacta e não foi a melhor compra (mas já foi há 3 anos)

A Canon é excelente em máquinas profissionais em compactas acho que ainda não está tanto no topo. De qualquer forma, acho que para o preço e caracteristicas que o Pedro quer, essa máquina parece bastante boa.

Avatar do Utilizador
duffy
Lendário
Lendário
Mensagens: 3475
Registado: domingo, 14 novembro 2004 22:54

Mensagem por duffy »

Tens estas duas também:

http://www.worten.pt/ProductDetail.aspx ... 45|122|&c=

http://www.worten.pt/ProductDetail.aspx ... 45|122|&c=

A Fuji conheço e aconselho, a sanyo... não faço ideia, mas vi o anuncio na tv e lembrei-me. A fuji so tem a descantagem de usar cartão xd. são um pouco mais caros que os SD.

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Mensagem por Pedro »

Hmmm... deparei-me há bocado com esta... não cumpre dois dos requisitos que mencionei anteriormente (tinha de encomendar e está fora do meu orçamento previsto), mas estou a ponderá-la levemente como alternativa. Tendo em conta que já traz bateria, poupava uns 30 euros a comprar pilhas e um carregador rápido. No entanto, a diferença ainda andaria por uns 60 euros... será que compensa? Ou a funcionalidade adicional seria desperdiçada em alguém com as minhas (limitadas) capacidades fotográficas? Ou a máquina não é grande coisa?

Avatar do Utilizador
Big_Little
Experiente
Experiente
Mensagens: 294
Registado: quarta-feira, 19 abril 2006 22:29
Localização: Portugal

Mensagem por Big_Little »

Pessoalmente eu não compraria uma máquina com bateria por 3 razões:
1º Se ficar sem pilhas, sempre posso comprar umas em qualquer lado, para desenrascar.
2º Ter só uma bateria é um bocado limitante, pois podes ficar sem bateria quando mais precisas.
3º As baterias (no geral) sao mais caras que as pilhas recarregáveis. Quando as baterias se viciam por vezes é complicado encontrar uma bateria adequada.

Isto é apenas a minha opinião....
Olhar em frente, porque atrás vem gente

Avatar do Utilizador
bacfish
Experiente
Experiente
Mensagens: 294
Registado: sexta-feira, 27 abril 2007 13:41
Localização: Coimbra

Mensagem por bacfish »

usaralho Escreveu:
Leia Escreveu:
usaralho Escreveu: Leia, essa de não valer a pena uma máquina com mais de 5.0mpx é boa, é é. Depois queres imprimir e agarras-te ao pau.
Nunca tive qualquer tipo de problema a imprimir fotos ou posters com qualquer fotografia que tenha tirado com 5MegaPixeis, nunca mesmo.
Então és pouco exigente :P
Penso que o facto de a fotografia ficar boa, não implica que tenha de ter um tamanho enorme, eu por exemplo com a minha maquina(pentax) é raro tirar a mais de 1, 2mpx, e as fotografias ficam optimas!
Tem sim a ver é com a qualidade da lente e não com o tamanho, tomem como exemplo um telemovel que ja pode tirar a 3mpx e não é por isso que fica com grande qualidade... :?
Agora em relação ao tópico, como já referi tenho pentax, e sem duvida que aconselho, penso que tem uma boa relação qualidade/preço.
Cumps
Bruno

Responder