Vila de Góis

Para tópicos relacionados com fotografia.
Avatar do Utilizador
Lourenco
Iniciado
Iniciado
Mensagens: 79
Registado: segunda-feira, 18 setembro 2006 20:40
Localização: Coimbra

Vila de Góis

Mensagem por Lourenco »

GÓIS - O encontro perfeito entre o rio e a montanha

Com mais de 8 séculos de existência, a Vila de Góis está situada a 40 Km de Coimbra, num vale (Vale do Ceira) estreito e profundo, entre as serras do Carvalhal e do Rabadão, tendo, actualmente, cerca de 6.000 habitantes.

No conjunto arquitectónico, formado pela Igreja Matriz, é desta época também a construção do túmulo de D. Luis da Silveira. Obra importante renascentista, na qual trabalharam artistas como Diogo de Castilho, Filipe Hodart e João de Ruão.
A Ponte Manuelina, é igualmente, uma estrutura viária de grande importância que, com os seus 3 arcos, simboliza toda uma época, sendo considerada património nacional.
Os tectos apainelados dos Paços do Concelho, são uma obra de grande valor artístico onde são representadas figuras bíblicas e de fantasia, são igualmente considerados monumento nacional.
O Castelo de Góis, é igualmente um local onde a história e a beleza paisagística se entrecruzam, obtendo-se uma linda panorâmica da Vila, num horizonte muito alargado.

Se a história de Góis é rica, o presente é hoje uma realidade que se saúda. Neste sentido, tem vindo o actual executivo camarário a levar a efeito um conjunto de obras a nível da Educação, da Saúde, assim como da Cultura, do Desporto, Tempos Livres e da Rede Viária e de saneamento básico com vista a promover o desenvolvimento local.

O conjunto de acções e investimentos verificados nos últimos anos, permite que Góis hoje ofereça aos seus habitantes um moderno Parque de Campismo, as Praias Fluviais, o parque do Cerejal, o Cerro da Candosa e o Penedo de Góis, que são, no seu todo, suportes indispensáveis à valorização e ao desenvolvimento, que marcam uma época.

Em redor de Góis damos um passeio por um vale de sonho, cruzando pontes centenárias, paisagens bucólicas, onde o socalco é rei e esbeltas florestas pelas Serra do Rabadão e do Carvalhal, ou por recantos, onde o rio salta com eterna impetuosidade, sobre a majestosa fraga na qual se ergue a Ermida da Nossa Senhora da Candosa. A Natureza foi de facto generosa e fez de Góis o encontro perfeito entre o Rio e a Montanha.

CM Góis
Aqui ficam algumas fotos tiradas na minha última visita à Capital do Ceira.:)

Vistas panorâmicas
Imagem

Imagem

Ponte Manuelina
Imagem

Imagem

Praia Fluvial
Imagem

Imagem

Imagem

Arranjo das margens do rio Ceira
Imagem

Imagem

Uma casa curiosa
Imagem

Moínho
Imagem

Praça
Imagem

Imagem

Do outro lado da ponte Manuelina
Imagem

Novo parque
Imagem

Imagem

Uma outra praia fluvial próxima de Góis
Imagem

Imagem

Imagem

Mais fotos de Gois: aqui e aqui.

Por agora é tudo. Mais fotos e informações sobre esta simpática vila são bem vindas, até porque ainda ficou muito por mostrar! B)

PS - Daniel, se fizeres favor, acrescenta um link para este tópico no "Visitar em Coimbra - Locais de interesse". :wink:

Avatar do Utilizador
Miguel_Silva
Lendário
Lendário
Mensagens: 1893
Registado: segunda-feira, 29 janeiro 2007 19:03
Localização: Ceira, Coimbra, Portugal

Mensagem por Miguel_Silva »

é uma grande vila

passam-se la bons momentos no verao
...Pedro Miguel da Costa e Silva...

Avatar do Utilizador
Lino
Mítico
Mítico
Mensagens: 8082
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54
Localização: Coimbra
Contacto:

Mensagem por Lino »

Estive lá no ano passado e fui a essa segunda praia fluvial, é muito fixe!!

Aquele emblema lá na colina é o quê? :lol:
Coimbra tem mais encanto... terá?
Imagem

daniel322
Lendário
Lendário
Mensagens: 3525
Registado: quarta-feira, 21 junho 2006 18:25
Localização: Coimbra

Mensagem por daniel322 »

olha gois! é mt bonita. vou lá de vez em qd no verão pois estou lá perto (coja) :D

Avatar do Utilizador
Lino
Mítico
Mítico
Mensagens: 8082
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54
Localização: Coimbra
Contacto:

Mensagem por Lino »

daniel322 Escreveu:olha gois! é mt bonita. vou lá de vez em qd no verão pois estou lá perto (coja) :D
Essa zona é muito bonita... a zona onde vou mais é a zona de Arganil pois tenho família lá perto e vou visitar a sepultura de familiares a Pombeiro da Beira.
Coja é fixe e Avô idem, com a ponte das Três Entradas!
Hei-de ir mais a Góis pois tenho lá uma amiga. :)
Coimbra tem mais encanto... terá?
Imagem

Avatar do Utilizador
Lourenco
Iniciado
Iniciado
Mensagens: 79
Registado: segunda-feira, 18 setembro 2006 20:40
Localização: Coimbra

Mensagem por Lourenco »

Lino Escreveu:Aquele emblema lá na colina é o quê? :lol:
Também gostava de saber. :)

daniel322
Lendário
Lendário
Mensagens: 3525
Registado: quarta-feira, 21 junho 2006 18:25
Localização: Coimbra

Mensagem por daniel322 »

obra de extraterrestes? Imagem Imagem

Avatar do Utilizador
duffy
Lendário
Lendário
Mensagens: 3475
Registado: domingo, 14 novembro 2004 22:54

Mensagem por duffy »

daniel322 Escreveu:obra de extraterrestes? Imagem Imagem
Epa pensei no mesmo quando vi aquilo :lol:

Avatar do Utilizador
{mineirinha}
Lendário
Lendário
Mensagens: 2443
Registado: segunda-feira, 03 janeiro 2005 20:33
Localização: Far,Far away

Mensagem por {mineirinha} »

fui la uma vez qd tive no campo de ferias da APPACDM
foi fantastico, aquilo é lindo
Love hurts

Avatar do Utilizador
Miguel_Silva
Lendário
Lendário
Mensagens: 1893
Registado: segunda-feira, 29 janeiro 2007 19:03
Localização: Ceira, Coimbra, Portugal

Mensagem por Miguel_Silva »

conhecem o Salgueiral??
...Pedro Miguel da Costa e Silva...

Avatar do Utilizador
banjix
Lendário
Lendário
Mensagens: 1635
Registado: quinta-feira, 23 fevereiro 2006 17:28
Localização: Lousã

Mensagem por banjix »

Já agora, e como há aqui algumas pessoas que vão a Góis, é provável que lhes dê a fome. Eu sugiro o restaurante/pizzaria Encosta da Seara (em frente à escola, perto do posto da GNR), onde a comida pode ser feita num forno a lenha! As pizzas são excelentes e a grelhada mista (o prato que eu costumo escolher) é, também, muito boa. Já lá fui várias vezes almoçar e jantar (de propósito) e não tenho razões de queixa. O atendimento também não é mau.

Avatar do Utilizador
Miguel_Silva
Lendário
Lendário
Mensagens: 1893
Registado: segunda-feira, 29 janeiro 2007 19:03
Localização: Ceira, Coimbra, Portugal

Mensagem por Miguel_Silva »

banjix Escreveu:Já agora, e como há aqui algumas pessoas que vão a Góis, é provável que lhes dê a fome. Eu sugiro o restaurante/pizzaria Encosta da Seara (em frente à escola, perto do posto da GNR), onde a comida pode ser feita num forno a lenha! As pizzas são excelentes e a grelhada mista (o prato que eu costumo escolher) é, também, muito boa. Já lá fui várias vezes almoçar e jantar (de propósito) e não tenho razões de queixa. O atendimento também não é mau.
as pizzas não são excelentes, as pizzas são divinais
so lá fui uma vez e mesmo a nivel de preço nao é muito
...Pedro Miguel da Costa e Silva...

Avatar do Utilizador
banjix
Lendário
Lendário
Mensagens: 1635
Registado: quinta-feira, 23 fevereiro 2006 17:28
Localização: Lousã

Mensagem por banjix »

Pois, esqueci-me desse pormenor (bastante importante), que é o preço: Os preços são bastante em conta. Caso contrário também não ia lá comer de propósito e fazer 20 Kms para cada lado (sou da Lousã).

Avatar do Utilizador
Realeza
Lendário
Lendário
Mensagens: 1736
Registado: sexta-feira, 28 abril 2006 18:41
Localização: Coimbra

Mensagem por Realeza »

Lino Escreveu:
daniel322 Escreveu:olha gois! é mt bonita. vou lá de vez em qd no verão pois estou lá perto (coja) :D
Essa zona é muito bonita... a zona onde vou mais é a zona de Arganil pois tenho família lá perto e vou visitar a sepultura de familiares a Pombeiro da Beira.
Coja é fixe e Avô idem, com a ponte das Três Entradas!
Hei-de ir mais a Góis pois tenho lá uma amiga. :)
Tenho familia em Arganil :!: Tens em que zona :?:

Avatar do Utilizador
Lino
Mítico
Mítico
Mensagens: 8082
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54
Localização: Coimbra
Contacto:

Mensagem por Lino »

Realeza Escreveu:
Lino Escreveu:
daniel322 Escreveu:olha gois! é mt bonita. vou lá de vez em qd no verão pois estou lá perto (coja) :D
Essa zona é muito bonita... a zona onde vou mais é a zona de Arganil pois tenho família lá perto e vou visitar a sepultura de familiares a Pombeiro da Beira.
Coja é fixe e Avô idem, com a ponte das Três Entradas!
Hei-de ir mais a Góis pois tenho lá uma amiga. :)
Tenho familia em Arganil :!: Tens em que zona :?:
Pombeiro da Beira e Arganil. E tu? Em Março, se tudo correr bem, vou com o meu grupo de jovens ao Festival Diocesano da Canção Religiosa na Sarnadela...
Coimbra tem mais encanto... terá?
Imagem

Responder