Bairros de Coimbra

Para tópicos relacionados com fotografia.
daniel322
Lendário
Lendário
Mensagens: 3525
Registado: quarta-feira, 21 junho 2006 18:25
Localização: Coimbra

Bairros de Coimbra

Mensagem por daniel322 »

Topico sobre os diversos bairros da zona urbana de Coimbra

daniel322
Lendário
Lendário
Mensagens: 3525
Registado: quarta-feira, 21 junho 2006 18:25
Localização: Coimbra

MONTE FORMOSO

Mensagem por daniel322 »

Erguido sobre a colina o bairro do Monte Formoso prima pelos bons acessos e uma proximidade muito grande pelo centro mais urbano da cidade (av fernão magalhaes)

lino, para este tens "obrigação" de contribuir :P B)

Algumas fotos:

Imagem
vistas sobre o rio

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem
No meu tempo isto era o café "O Lavagante" :?

Imagem
Aqui costumava jogar à bola :)

Imagem

Imagem

Imagem
Já aqui morei, a long, long time ago :)

Imagem

Imagem
que diferente que isto tá.... antes era só terra batida onde eu vinha brincar com o carro telecomandado :lol:

Imagem

Imagem

Imagem
este espaço tá bem melhor agora

Imagem
por aqui era/é a discoteca sixties

Imagem

Imagem
Última edição por daniel322 em segunda-feira, 05 fevereiro 2007 21:17, editado 2 vezes no total.

Avatar do Utilizador
Miguel_Silva
Lendário
Lendário
Mensagens: 1893
Registado: segunda-feira, 29 janeiro 2007 19:03
Localização: Ceira, Coimbra, Portugal

Mensagem por Miguel_Silva »

eu tenho fotos para por aki, mas nao sei como se faz :(

alguem me pode ajudar?? obrigado
...Pedro Miguel da Costa e Silva...

dcarvalho
Novato
Novato
Mensagens: 27
Registado: quarta-feira, 26 julho 2006 11:55
Localização: Coimbra

Bairro da Pedrulha

Mensagem por dcarvalho »

Pedrulha: localiza-se na zona norte de Coimbra a escassos 10 minutos do centro da cidade:

Rua 4 de Julho

IMG]http://i104.photobucket.com/albums/m173 ... lha004.jpg[/IMG]

Igreja da Pedrulha iluminada por alturas da festa em hora de Nª Srª da Piedade ( Agosto)

IMG]http://i104.photobucket.com/albums/m173 ... lha002.jpg[/IMG]


Do adro da igreja avista-se a zona Sudoeste de Coimbra; ao longe S. Martinho

IMG]http://i104.photobucket.com/albums/m173 ... lha007.jpg[/IMG]

dcarvalho
Novato
Novato
Mensagens: 27
Registado: quarta-feira, 26 julho 2006 11:55
Localização: Coimbra

Mensagem por dcarvalho »

parece que a inserção das fotos tb não me correu mto bem; aqui vai nova tentativa

Pedrulha: localiza-se na zona norte de Coimbra a escassos 10 minutos do centro da cidade:

Rua 4 de Julho

[iImagemmg]

Igreja da Pedrulha iluminada por alturas da festa em hora de Nª Srª da Piedade ( Agosto)
[/imImagemg]

Do adro da igreja avista-se a zona Sudoeste de Coimbra; ao longe S. Martinho [imImagemg][/img]

Avatar do Utilizador
Miguel_Silva
Lendário
Lendário
Mensagens: 1893
Registado: segunda-feira, 29 janeiro 2007 19:03
Localização: Ceira, Coimbra, Portugal

Mensagem por Miguel_Silva »

continuo sem saber como se faz :cry:
...Pedro Miguel da Costa e Silva...

Avatar do Utilizador
duffy
Lendário
Lendário
Mensagens: 3475
Registado: domingo, 14 novembro 2004 22:54

Mensagem por duffy »

miguel69silva Escreveu:continuo sem saber como se faz :cry:
Não chores mais :P

Vais a este site: http://photobucket.com/

Registas-te

E depois é so fazeres upload das fotos

Acho que o resto é intuitivo :D

Avatar do Utilizador
Miguel_Silva
Lendário
Lendário
Mensagens: 1893
Registado: segunda-feira, 29 janeiro 2007 19:03
Localização: Ceira, Coimbra, Portugal

Mensagem por Miguel_Silva »

Imagem
(tirada da Rua Padre António Vieira junto ao elevador)


Imagem
(tirada da Couraça dos Apóstolos junto á Funerária Borralho)

Imagem
(Ponte de Santa Clara tirada ao pé do Basófias)
...Pedro Miguel da Costa e Silva...

Avatar do Utilizador
Lino
Mítico
Mítico
Mensagens: 8082
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54
Localização: Coimbra
Contacto:

Mensagem por Lino »

Estes espaços do Monte Formoso são-me bem familiares... vivo aí ao lado desse azul...
O largo da igreja era terra batida até há uns anos (2003-2004)...

Ei tb joguei à bola aí, devo conhecer-te... e havia as corridas de bicicleta, os jogos de futebol no pátio da TM até vir a polícia de noite ou no terreno onde há o jardim novo, aí onde é as escadas do centro costumava apanhar fósseis no meio dos calhaus...
De resto vai um bocado de história...

O bairro está no local onde havia uma quinta enorme, com um enorme olival, e onde havia um conjunto de casas chamado Casal do Rato... o Ingote Velho (onde originou o nome Ingote com que o Monte Formoso é erradamente confundido) é o conjunto de casas ali ao cimo do Monte Formoso quase no Bairro da Rosa.
Em inícios da década de 60, Eugénio Dias, gerente da Ciferro, empresa construtora do bairro, chamou de Formoso ao bairro. E desde 1962-63, o bairro tem sido construído, sendo habitado desde há uns 40 e tal anos. As Urbanizações Panorama e do Arco Pintado (o Arco Pintado é o beco ali junto à Casa do Sal onde tem uma casa vermelha com um arco) são de meados dos anos 90.

De resto o bairro é a minha casa e dedico-lhe bastante do meu tempo e não só ao fim de semana. É um Monte mesmo muito Formoso que poderia ser bem melhor se tivesse mais atenção por parte da Junta de Freguesia e CMC. Tem o básico para viver cá no dia-a-dia: mercearias, cafés, padaria/pastelaria, papelaria, chinês, lojas, 3 cabeleireiros, sapateiro, farmácia, talho, peixaria e um bar (DBC, se bem que tenha um aspecto bem duvidoso), que fica no mesmo espaço onde houve o Bonzão e o Anos 60. Temos igreja, centro social que começa a ter diversas actividades, escuteiros (Agrupamento em Reactivação de Santa Cruz), catequese, ginástica de manutenção, Gabinete de Mediação Comunitária da Associação Consensus, Grupo de Jovens.
Tem sido um bairro que tem garantido as necessidades básicas a pulso: se não fosse a força dos habitantes, não teríamos igreja, centro social, campo de jogos que começou a ser construído na semana antes das últimas autárquicas e ao qual faltam as balizas e autocarros, que foram garantidos porque a população, farta de não ter autocarro para ir para a cidade, deviou um 24 para o bairro, tendo havido, desde aí e até ao início dos anos 90, paragens desta linha no bairro.
É pena que isto aconteça, mas dignifica a força da população do Monte Formoso.
Neste bairro, antigamente as ruas eram designadas pelas letras do alfabeto, tendo os nomes mudado para os nomes das cidades irmãs de Coimbra: Halle (Alemanha), Santa Clara da Califórnia e Cambridge (EUA), Salamanca (Espanha), Fez (Marrocos), S. Paulo e Santos (Brasil), Poitiers (França), Yaroslav (Rússia).

Mais fotos:
Imagem

Bairro há 30 anos:
Imagem

Para quem com ele conviveu, e de quem tenho imensas saudades, o grande Aníbal, amigo dos jovens do bairro :)
Imagem

O Monte com neve em 1982:
Imagem

Últimas fotos de omonteformoso.blogspot.com

Igreja de Nossa Senhora do Monte Formoso na véspera do arraial do ano passado (e o campo à espera de rede):
Imagem

Imagem

Conheces? ;)
Imagem

Rua do Arco Pintado, paralela à Rua do Padrão que vai ter à Estação Velha, ao fundo do bairro:
Imagem
Imagem

Há mais fotos aqui espalhadas nos álbuns de fotografias que vou pondo quando me passarem pelas mãos. :)

História do bairro resumida do livro "Ruas de Coimbra" do Dr. Mário Nunes, que aconselho bastante para conhecer mais da história da cidade e as origens e o porquê dos nomes dos locais onde moramos. :)
Última edição por Lino em segunda-feira, 05 fevereiro 2007 21:26, editado 2 vezes no total.
Coimbra tem mais encanto... terá?
Imagem

daniel322
Lendário
Lendário
Mensagens: 3525
Registado: quarta-feira, 21 junho 2006 18:25
Localização: Coimbra

Mensagem por daniel322 »

Imagem
essa a preto e branco do arnado tá gira

daniel322
Lendário
Lendário
Mensagens: 3525
Registado: quarta-feira, 21 junho 2006 18:25
Localização: Coimbra

Mensagem por daniel322 »

Lino Escreveu: Bairro há 30 anos:
Imagem
espectáculo!
Lino Escreveu:História do bairro resumida do livro "Ruas de Coimbra" do Dr. Mário Nunes, que aconselho bastante para conhecer mais da história da cidade e as origens e o porquê dos nomes dos locais onde moramos. :)
não conhecia o livro mas vou procurar ;)
Última edição por daniel322 em segunda-feira, 05 fevereiro 2007 22:27, editado 2 vezes no total.

daniel322
Lendário
Lendário
Mensagens: 3525
Registado: quarta-feira, 21 junho 2006 18:25
Localização: Coimbra

Mensagem por daniel322 »

Lino Escreveu: Para quem com ele conviveu, e de quem tenho imensas saudades, o grande Aníbal, amigo dos jovens do bairro :)
Imagem
coitado do bicho, o que ele sofria com os putos.. deixava que lhe fizessem tudo, era um espectaculo esse cão
Lino Escreveu:Conheces? ;)
Imagem
conheço :D
Última edição por daniel322 em segunda-feira, 05 fevereiro 2007 22:28, editado 1 vez no total.

Avatar do Utilizador
Miguel_Silva
Lendário
Lendário
Mensagens: 1893
Registado: segunda-feira, 29 janeiro 2007 19:03
Localização: Ceira, Coimbra, Portugal

Mensagem por Miguel_Silva »

daniel322 Escreveu:Imagem
essa a preto e branco do arnado tá gira
ainda bem k gostaste :!: :!:
obrigado
...Pedro Miguel da Costa e Silva...

daniel322
Lendário
Lendário
Mensagens: 3525
Registado: quarta-feira, 21 junho 2006 18:25
Localização: Coimbra

Mensagem por daniel322 »

lino, na foto antiga, que construção é aquela na encosta (logo abaixo da grua vermelha) ?? sabes?

Avatar do Utilizador
Lino
Mítico
Mítico
Mensagens: 8082
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54
Localização: Coimbra
Contacto:

Mensagem por Lino »

Essa deve ser aquela casa no meio da quinta que há na encosta, naquele terreno que tinha 3 metros de silvas para onde atirámos muitas bolas. :lol:

Lembras-te de se falar que o Luís de Matos filmava as jogatanas de bola do pessoal quando ele morava no bairro?
Uma vez vi aqui um ex do Benfica, o Valdo, acho eu...

PS: Pus mais fotos e informação e reduzi o tamanho daquelas fotos (se quiseres mudar as citações).

E gostei muito das fotos da Pedrulha, nunca visitei a propriamente dita. Só conheço a zona da piscina pois ia volta e meia à escola velha e outros lados.
E a da baixa é muito boa a preto e branco. É pena é a torre. :P
Coimbra tem mais encanto... terá?
Imagem

Responder