Palácio de São Marcos

Para tópicos relacionados com fotografia.
daniel322
Lendário
Lendário
Mensagens: 3525
Registado: quarta-feira, 21 junho 2006 18:25
Localização: Coimbra

Palácio de São Marcos

Mensagem por daniel322 »

Esta é uma daquelas pérolas que existe muitíssimo perto de Coimbra e que muita gente desconhece.

Fica em São Silvestre (a caminho da Figueira da Foz)

Não tive autorização para ver o interior (ainda :D) mas pude dar uma volta pela quinta e jardins.. :)
Aqui fica uma breve nota historica (tb do IPPAR) e as fotos:

No ano 1441 João Gomes da Silva instituiu missa quotidiana na capela primitiva dedicada a São Marcos. Passados dez anos foi erguido, no local da ermida, o Mosteiro do mesmo orago por doação de D. Brites de Menezes aos frades hieronimitas. Estas campanhas de obras quatrocentistas estiveram a cargo do mestre Gil de Sousa, arquitecto do rei D. Afonso V. No reinado de D. Manuel I foram executadas importantes obras que vieram a alterar a feição arquitectónica do edifício. Estas estiveram a cargo do mestre de obras, Diogo de Castilho, e do escultor Nicolau de Chanterene, tendo este último executado o retábulo da capela-mor. De finais do século XVI, mais concretamente em 1574 data a capela dos Reis Magos.

A Igreja de planta longitudinal apresenta um portal manuelino, em arco quebrado, com forte decoração naturalista. Na capela-mor destacamos a abóbada de nervuras estrelada suportada por mísulas, o retábulo renascentista do altar mór em pedra policromada, dividido em duas partes com figuras dispostas na bancada, no soco e nos frontões, e o acervo de túmulos, entre os quais se encontra o da fundadora deste convento, D. Brites de Menezes; na nave observamos o conjunto de estruturas tumulares tardo-góticas e renascentistas - à direita da porta de entrada podemos observar os túmulos de Aires Gomes da Silva e Gonçalo Gomes da Silva, executados pelo artista coimbrão, Diogo-Pires-o-Moço; em frente ao púlpito, num tratamento típico do gótico flamejante, encontra-se o belíssimo monumento funerário com estátua jacente, ornatos na face e um cortinado pétreo suspenso, de Fernão Teles de Menezes, realizado por Diogo Pires-o-Velho.

Anexa à nave encontra-se a capela dos Reis Magos com pórtico em arco redondo, envolvido por pilastras, colunelos, medalhões e com cobertura cupular assente em cornija circular. Salientamos, ainda nesta capela o retábulo com meias figuras de apóstolos, e nas paredes laterais os túmulos maneiristas, datados de c. de 1572, onde repousam as ossadas de Aires Gomes da Silva-o-Velho, e de D. Antónia de Vilhena e seu marido Diogo da Silva.
http://www.regiaocentro.net/qtvr/movs/c ... marcos.mov

Comunicando com a sacristia - de abóbada de nervuras assente em mísulas - foi construído o claustro dentro da tipologia dos da renascença coimbrã.
Em finais da segunda metade de setecentos foi acrescentada a galilé e mais tarde, em 1860, um incêndio destruiu grande parte do convento.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

dois amigos que fiz durante o meu passeio :D andaram sempre comigo :lol:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Fachada da Igreja:
Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem
e lá estavam os meus amigos à espera.. (canto direito da foto) :D

Avatar do Utilizador
Lino
Mítico
Mítico
Mensagens: 8082
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54
Localização: Coimbra
Contacto:

Mensagem por Lino »

É na estrada para Vila Verde da Lamarosa... nunca fui ao Palácio, mas um dia vou lá ver esse monumento!
Coimbra tem mais encanto... terá?
Imagem

Avatar do Utilizador
mustiness
Lendário
Lendário
Mensagens: 1638
Registado: sexta-feira, 25 fevereiro 2005 1:07

Mensagem por mustiness »

Não aconselho nada o serviço de almoços e jantares :?

Os cãezinhos fazem parte do palácio? :p
Hakuna Matata

Avatar do Utilizador
bluestrattos
Lendário
Lendário
Mensagens: 2164
Registado: domingo, 06 março 2005 22:49
Localização: Dublin, Ireland

Mensagem por bluestrattos »

Uma prima minha casou-se lá, é um belo palácio! :wink:

Boas fotos!! :wink:

daniel322
Lendário
Lendário
Mensagens: 3525
Registado: quarta-feira, 21 junho 2006 18:25
Localização: Coimbra

Mensagem por daniel322 »

obrigado
mustiness Escreveu:Não aconselho nada o serviço de almoços e jantares :?

Os cãezinhos fazem parte do palácio? :p
nunca lá comi... os caezinhos fazem :D
devem ser lá da quinta, mas achei piada pq andaram o tempo todo ao meu lado

Avatar do Utilizador
Al Capone
Experiente
Experiente
Mensagens: 345
Registado: terça-feira, 21 dezembro 2004 1:03

Mensagem por Al Capone »

isto está aberto para se lá poder ir aos jardins?
Imagem

Avatar do Utilizador
dawn_to_dusk_
Lendário
Lendário
Mensagens: 1417
Registado: sexta-feira, 21 janeiro 2005 0:32

Mensagem por dawn_to_dusk_ »

ja agora como se xama aquele palacete que há na geria ?

Avatar do Utilizador
Lino
Mítico
Mítico
Mensagens: 8082
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54
Localização: Coimbra
Contacto:

Mensagem por Lino »

Aquele cujo muro está encostado à estrada da Figueira?
Coimbra tem mais encanto... terá?
Imagem

Avatar do Utilizador
dawn_to_dusk_
Lendário
Lendário
Mensagens: 1417
Registado: sexta-feira, 21 janeiro 2005 0:32

Mensagem por dawn_to_dusk_ »

se a estrada da figueira é aquela que vai dar à rotunda da geria em que podemos ir pra cnt ou mmv é esse mesmo! até tens uma fonte antes de passar por baixo da A1. sempre curti bué ver esse palacete :D

Avatar do Utilizador
Lino
Mítico
Mítico
Mensagens: 8082
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54
Localização: Coimbra
Contacto:

Mensagem por Lino »

dawn_to_dusk_ Escreveu:se a estrada da figueira é aquela que vai dar à rotunda da geria em que podemos ir pra cnt ou mmv é esse mesmo! até tens uma fonte antes de passar por baixo da A1. sempre curti bué ver esse palacete :D
É sim, entre a Cidreira e o viaduto da A1!
Coimbra tem mais encanto... terá?
Imagem

Avatar do Utilizador
duffy
Lendário
Lendário
Mensagens: 3475
Registado: domingo, 14 novembro 2004 22:54

Mensagem por duffy »

Lino Escreveu:
dawn_to_dusk_ Escreveu:se a estrada da figueira é aquela que vai dar à rotunda da geria em que podemos ir pra cnt ou mmv é esse mesmo! até tens uma fonte antes de passar por baixo da A1. sempre curti bué ver esse palacete :D
É sim, entre a Cidreira e o viaduto da A1!
Se não me engano muito essa quinta é ou era do antigo bastonário da ordem dos advogados.

daniel322
Lendário
Lendário
Mensagens: 3525
Registado: quarta-feira, 21 junho 2006 18:25
Localização: Coimbra

Mensagem por daniel322 »

Al Capone Escreveu:isto está aberto para se lá poder ir aos jardins?
sim, para ver a capela dos reis magos tens de marcar visita na secretaria da UC mas para ver os jardins podes entrar :wink:

dcarvalho
Novato
Novato
Mensagens: 27
Registado: quarta-feira, 26 julho 2006 11:55
Localização: Coimbra

Mensagem por dcarvalho »

"Se não me engano muito essa quinta é ou era do antigo bastonário da ordem dos advogados."
Deves estar a confundir com o Hotel das Qta das Lágrimas- este sim pertence ao antigo bastonário da ordem dos advogados;

Quanto à quinta da Geria, não é nenhum palacete, "apenas" uma grande vivenda com piscina, árvores de fruto, etc... para além disso tem aquela fonte junto à estrada que é considerada património nacional; esta quinta era propriedade de um antigo empresário/ comerciante de Coimbra já falecido; pelo que sei a família pouco uso faz do espaço pois possuem vários apartamentos em Coimbra, onde residem.

Avatar do Utilizador
Lino
Mítico
Mítico
Mensagens: 8082
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54
Localização: Coimbra
Contacto:

Mensagem por Lino »

A fonte é património nacional? Parece tão degradada...
Coimbra tem mais encanto... terá?
Imagem

Avatar do Utilizador
{mineirinha}
Lendário
Lendário
Mensagens: 2443
Registado: segunda-feira, 03 janeiro 2005 20:33
Localização: Far,Far away

Mensagem por {mineirinha} »

eu ja fui imensas vezes...
os caes estao la ha mts anos e sao uns queridos.
amei as fotos
daniel, qq dia roubo-te a maquina
Love hurts

Responder