Exposição “Evolução do Espaço Físico de Coimbra”

Para divulgar e comentar trabalhos artísticos de Coimbra (novas bandas, lançamentos de livros, etc)
Bloqueado
Avatar do Utilizador
ShichiAkaAkuma
Veterano
Veterano
Mensagens: 798
Registado: domingo, 21 novembro 2004 16:35
Localização: Coimbra, Portugal
Contacto:

Exposição “Evolução do Espaço Físico de Coimbra”

Mensagem por ShichiAkaAkuma »

Quem se deslocar ao Pavilhão Centro de Portugal (no Parque Verde do Mondego) poderá observar uma engraçada exposição sobre a evolução urbana de Coimbra. Na minha opinião, o melhor da exposição centra-se no vídeo e na comparação entre fotos antigas e recentes.
Aqui fica uma notícia que saiu num jornal e, em baixo, o horário, preçário e descrição.

P.S.: Por que é que destruiram a ponte romana? :x
A evolução urbana da cidade ao pormenor

A evolução urbana de Coimbra foi objecto de um extraordinário trabalho de levantamento e investigação. O resultado é a exposição patente no Pavilhão Centro de Portugal.
A exposição que está patente, até Março, no Pavilhão Centro de Portugal, subordinada ao tema “Evolução do Espaço Físico de Coimbra”, é a muitos títulos notável. E, por isso, merece ser visitada por todos: os que se interessam pela matéria - urbanistas, engenheiros geógrafos e arquitectos -, os estudantes dos vários graus de ensino, do básico ao superior, e, naturalmente, a população em geral.
É que não é muito comum uma exposição temática sobre a matéria da evolução do espaço urbano conseguir a qualidade científica e, sobretudo, a atractividade necessária para se tornar um evento apetecido pelos diversos públicos. Coisa que esta exposição consegue plenamente, desde a apresentação - em suporte multimédia e a apelar ao “milagre” da animação das primeiras ilustrações conhecidas da cidade - até aos exemplares extraordinários de cartografia ou aos magníficos instrumentos ultilizados para a difícil e laboriosa arte cartográfica e geográfica.
E , desta vez, o mérito cabe todo à Divisão de Informação Geográfica e Solos da Câmara Municipal de Coimbra, que soube recorrer num apoio precioso aos organismos que maior qualidade garantem na área em questão: a Engenharia Geográfica na Universidade de Coimbra, o Instituto Geográfico Português e o Instituto Geográfico do Exército.
Programada para ficar no Pavilhão Centro de Portugal até 20 de Março próximo, a exposição encontra–se dividida em núcleos temáticos que, por sua vez, se encontram acompanhados por uma descrição textual.
Entre os inúmeros motivos de interesse, destaque para dois: uma maqueta 3D sólida do município de Coimbra (com 1,2 m x 1,2 m) feita nos Estados Unidos, por um processo inovador, que tem por base um modelo a três dimensões gerado em computador. O modelo é recoberto por uma imagem de alta resolução (1 m), neste caso, do satélite Ikonos, tirada em Junho de 2004, por ocasião do Euro 2004. A merecer ainda a atenção do público, está um conjunto de fotografias antigas da cidade cujos locais foram novamente fotografados para a exposição, tentando recriar exactamente o mesmo ângulo/abertura, permitindo, assim, visualizar melhor a evolução de alguns espaços bem conhecidos de Coimbra.
Dada a importância da iniciativa, é intenção da Divisão de Informação Geográfica e Solos editar um catálogo e um DVD. A divulgação pelo maior número possível de pessoas foi ainda a razão que levou os seus responsáveis a disponibilizá–la através de um ‘link’ a criar no site da Câmara Municipal de Coimbra.
Dado o seu evidente carácter pedagógico, os públicos escolares são naturalmente visados pela exposição. Por isso, as visitas dos grupos escolares são gratuitas e serão efectuadas mediante marcação prévia para o endereço electrónico esfc_vis@mat.uc.pt ou pelo telefone 239 791 150. No espaço da exposição, estarão à disposição dos jovens estudantes mesas de actividades com fichas de trabalho sobre a temática da mostra.

Evolução explicada por módulos

A exposição “Evolução do Espaço Físico de Coimbra” organiza–se no Pavilhão Centro de Portugal num núcleo contextual, com vários núcleos/circuitos temáticos, para apresentar uma análise da evolução da ocupação do espaço físico de Coimbra, desde os primeiros vestígios conhecidos até à actualidade.
Ponto forte da exposição, no núcleo “Evolução do Espaço Físico de Coimbra” pretende explicar–se a evolução do espaço físico da cidade, da Pré–História à actualidade (anos 70), com recurso a cartas topográficas de grande escala (cartas urbanas), projectos e estudos urbanísticos (executados e abandonados), imagens panorâmicas (impressões, aguarelas, etc.) de antes da invenção da fotografia e posteriormente, fotografia. Perspectivas do futuro (plano de urbanização).
O núcleo “Coimbra e o Rio” apresenta uma temática tendo em vista a íntima relação da cidade de Coimbra com o Rio Mondego, com as longínquas tentativas de conter o “Basófias” a culminar com a Ponte Açude e o Projecto Hidrográfico do Mondego.
No núcleo “História da Cartografia”, retrata–se a evolução da representação de Coimbra nas cartas corográficas nacionais e regionais, mais representativas, até ao início do século XX. Também está presente a cartografia de Coimbra, desde a primeira representação plana, até à cartografia mais recente, vectorial.
Serão, também, apresentados instrumentos topográficos/cartográficos antigos e mais recentes, o GPS e a estação total. O núcleo “Fotografia Aérea” apresenta imagens satélite de Coimbra vista do espaço e mosaicos fotográficos do concelho.

in As Beiras
Av. da Lousã
3000 Coimbra

Telf 239 837 114

Horário 3.ª a 6.ª - 10h00-18h00

Sáb. e Dom. - 15h00-19h00

2.ª - encerrado



Bilhetes:

Geral - 1 €

Portador Cartão Jovem, Cartão de Estudante, Cartão Cultural Familiar, Reformados e > 65 anos - 0,50 €



Público Alvo:
• Estudantes dos vários graus de ensino;

• Urbanistas, Engºs Geógrafos, Arquitectos;

• Turistas;

• População de Coimbra, em geral.



Esquema da Exposição
A exposição estará dividida num núcleo contextual ao qual se seguirão vários núcleos/circuitos temáticos, analisando a evolução da ocupação do espaço físico de Coimbra, desde os primeiros vestígios conhecidos até à actualidade e fazendo apelo às primeiras cartas e imagens de Coimbra que se conhecem.



• Núcleo contextual : será exibida uma aplicação multimédia que ajude o visitante a ter uma panorâmica histórica e tecnológica do tema da exposição.



• Núcleo: Evolução do Espaço Físico de Coimbra

Este é o núcleo forte da exposição. Pretende-se explicar a evolução do espaço físico de Coimbra, da Pré-História até à actualidade (anos 70), com recurso a cartas topográficas de grande escala (cartas urbanas), projectos e estudos urbanísticos (executados e abandonados), imagens panorâmicas (impressões, aguarelas, etc.) de antes da invenção da fotografia e posteriormente, fotografia. Perspectivas do futuro (plano de urbanização).



• Núcleo "Coimbra e o Rio" - Esta temática será abordada, tendo em vista a íntima relação da Cidade de Coimbra e do Rio Mondego, com as longínquas tentativas de conter o "Basófias" a culminar com a Ponte Açude e o Projecto Hidrográfico do Mondego. Será ilustrada com cartografia temática, projectos/levantamento das pontes e fotografia aérea e terrestre.



• Núcleo: História da Cartografia

Neste núcleo, poder-se-á ver a evolução da representação de Coimbra nas cartas corográficas nacionais e regionais, mais representativas, até ao início do Séc. XX.

Também estará a cartografia de Coimbra, desde a primeira representação plana, até à cartografia mais recente, vectorial. Esta cartografia vectorial, estará numa Workstation , possibilitando a emissão automática de plantas no local.

Estarão também instrumentos topográficos/cartográficos antigos: Alidades, teodolitos, pedra de impressão da carta nacional 1:100.000, prancheta de campo, globos, lunetas, etc. e os instrumentos topográficos/cartográficos mais recentes: GPS e Estação Total



• Núcleo : Fotografia Aérea

Coimbra vista do espaço - Imagens de Satélite

Mosaicos fotográficos do Concelho - fotografia aérea de várias épocas.

Neste núcleo, estará também uma maqueta 3D sólida do Município de Coimbra, com 1,2 m x 1,2 m, feita nos Estados Unidos por um processo inovador, que tem por base um modelo 3D gerado em computador. Este modelo é recoberto por uma imagem de alta resolução (1 m), neste caso, do satélite Ikonos, tirada em Junho do corrente ano, por altura do Euro 2004.



Estarão ainda fotografias antigas de Coimbra, cujos locais foram refotografados expressamente para esta exposição, tentando recriar exactamente o mesmo ângulo/abertura com que foram tiradas as fotografias originais, permitindo assim melhor visualizar a evolução de espaços bem conhecidos de Coimbra e que dificilmente se reconheceriam de outro modo.



Os elementos dos vários núcleos serão acompanhados de uma descrição textual e do seu significado histórico/visual.

Os vários núcleos vão procurar aliar a qualidade do conteúdo e o rigor científico à espectacularidade em termos cénicos, sendo apresentada maqueta 3-D sólida do Município de Coimbra, imagens de satélite e equipamentos diversos cuja cedência será solicitada aos respectivos proprietários (em colecções de museus, arquivos, bibliotecas e particulares).

Será editado um catálogo, com uma tiragem de 2.000 exemplares e um DVD, também com uma tiragem de 2.000 exemplares.



Organização: Câmara Municipal de Coimbra - Divisão de Informação Geográfica e Solos

in Coimbra Viva
Ninguém pára o Benfica! Ninguém pára o Benfica! Ninguém pára o Benfica! Olé Oooohhh!! Oh Oh Oh Oh Oh Oooohhh Oh Oh Oh Oh Oh Oh Oh Oooohhh!

Eu sou o Estado e o Estado sou eu.

Avatar do Utilizador
orange
Novato
Novato
Mensagens: 22
Registado: quinta-feira, 03 fevereiro 2005 22:53

Mensagem por orange »

quando regressar a coimbra destas mini férias, 'tou lá batido.

usaralho
Lendário
Lendário
Mensagens: 1577
Registado: domingo, 21 novembro 2004 1:37
Contacto:

Mensagem por usaralho »

orange Escreveu:quando regressar a coimbra destas mini férias, 'tou lá batido.
e já vão 2
Gostas de bicicletas antigas? Então experimenta o Amigos das Pasteleiras

Avatar do Utilizador
Dementor
Novato
Novato
Mensagens: 34
Registado: terça-feira, 28 dezembro 2004 11:27
Localização: Vila Nova de Famalicão/Lisboa

Mensagem por Dementor »

A exposição está lá até quando?

Gostava tanto de ir mas agora é muito complicado... :cry:
"A Geografia não é o saber enciclopédico de nomes e lugares."

Avatar do Utilizador
ShichiAkaAkuma
Veterano
Veterano
Mensagens: 798
Registado: domingo, 21 novembro 2004 16:35
Localização: Coimbra, Portugal
Contacto:

Mensagem por ShichiAkaAkuma »

Por acaso lá têm as datas. E pela Avenida da Lousã há muita publicidade que as diz.

Porém,.... não me recordo. :roll:
Ninguém pára o Benfica! Ninguém pára o Benfica! Ninguém pára o Benfica! Olé Oooohhh!! Oh Oh Oh Oh Oh Oooohhh Oh Oh Oh Oh Oh Oh Oh Oooohhh!

Eu sou o Estado e o Estado sou eu.

Avatar do Utilizador
Citizen_Edge
Estreante
Estreante
Mensagens: 12
Registado: quinta-feira, 11 novembro 2004 9:30
Localização: Coimbra City

Mensagem por Citizen_Edge »

Ainda esta tarde estive com os papéis na mão e não memorizei bem, suponho q é até 20 de Março.

Mas amanhã confirmo :roll:
I laugh at insanity ... but only on weekends

Avatar do Utilizador
ShichiAkaAkuma
Veterano
Veterano
Mensagens: 798
Registado: domingo, 21 novembro 2004 16:35
Localização: Coimbra, Portugal
Contacto:

Mensagem por ShichiAkaAkuma »

É 20 de Março.
Ninguém pára o Benfica! Ninguém pára o Benfica! Ninguém pára o Benfica! Olé Oooohhh!! Oh Oh Oh Oh Oh Oooohhh Oh Oh Oh Oh Oh Oh Oh Oooohhh!

Eu sou o Estado e o Estado sou eu.

Avatar do Utilizador
ShichiAkaAkuma
Veterano
Veterano
Mensagens: 798
Registado: domingo, 21 novembro 2004 16:35
Localização: Coimbra, Portugal
Contacto:

Mensagem por ShichiAkaAkuma »

Site Criado pela Câmara Municipal de Coimbra:

Evolução do Espaço Físico de Coimbra
Ninguém pára o Benfica! Ninguém pára o Benfica! Ninguém pára o Benfica! Olé Oooohhh!! Oh Oh Oh Oh Oh Oooohhh Oh Oh Oh Oh Oh Oh Oh Oooohhh!

Eu sou o Estado e o Estado sou eu.

mario
Experiente
Experiente
Mensagens: 239
Registado: terça-feira, 15 março 2005 11:52

Mas afinal alguém foi?

Mensagem por mario »

E então? Algum de vós foi ver a exposição?

Ou afinal não deu, não houve tempo, etc e tal...

usaralho
Lendário
Lendário
Mensagens: 1577
Registado: domingo, 21 novembro 2004 1:37
Contacto:

Re: Mas afinal alguém foi?

Mensagem por usaralho »

mario Escreveu:E então? Algum de vós foi ver a exposição?

Ou afinal não deu, não houve tempo, etc e tal...
Minha culpa, minha tão grande culpa :cry:
Gostas de bicicletas antigas? Então experimenta o Amigos das Pasteleiras

Avatar do Utilizador
dawn_to_dusk_
Lendário
Lendário
Mensagens: 1417
Registado: sexta-feira, 21 janeiro 2005 0:32

Mensagem por dawn_to_dusk_ »

é pena na haver nada na net sobre o assunto

Bloqueado