SALOON YÉ YÉ de Abel Neves no TCSB

Para divulgar e comentar trabalhos artísticos de Coimbra (novas bandas, lançamentos de livros, etc)
Responder
Isabel Campante
Estreante
Estreante
Mensagens: 8
Registado: quinta-feira, 11 dezembro 2008 0:26

SALOON YÉ YÉ de Abel Neves no TCSB

Mensagem por Isabel Campante »

ao sabor do velho oeste americano

A Escola da Noite acolhe o Teatro de Montemuro com
SALOON YÉ YÉ de Abel Neves
no Teatro da Cerca de São Bernardo 29 e 30 de Janeiro sexta e sábado 21h30


A Escola da Noite acolhe no Teatro da Cerca de São Bernardo (TCSB) nos próximos dias 29 e 30 de Janeiro, sexta e sábado, às 21h30, o Teatro de Montemuro com o espectáculo “Saloon Yé Yé”, de Abel Neves, com encenação de Graeme Pulleyn.
Para além do interesse em acompanhar o trabalho deste grupo (cuja primeira apresentação em Coimbra aconteceu em 1997, na sala que então A Escola da Noite ocupava no Pátio da Inquisição), com “Saloon Yé Yé” o público da cidade aprofunda o conhecimento do teatro de Abel Neves, de quem, ainda o ano passado, A Escola da Noite apresentou “Este Oeste Éden”.
Desta vez, num registo cómico, Abel Neves transporta os espectadores até “algures na serra, num planalto remoto e quase desértico onde não passa ninguém” e onde “três audaciosos cowboys, mais um rapaz tocador de pianola e uma sedutora e exuberante, cantora coxa, amiga do pianista, empreenderam um negócio rendável”: o “Saloon Yé Yé”.
Em plena crise, num lugar inóspito, no meio do nada, uma empresa que não é fantasma – um Saloon! – tenta prosperar com a sua actividade de serviço público, mas o ambiente não está de feição e o saloon conhece sucessivos donos que, disputando o poder à boa maneira do oeste selvagem, tentam impor a sua lei, mas nunca por muito tempo: incorrigíveis corruptos cedo têm o destino que sabem que merecem.
Catt Pingado, Kid Mocas, Débora Boy, Xerife Olívia, Susy Carioca, Teclas Man, Lulu Quem-me-dera, Speedy Meu, FredySnif e Lucas Rosinha, mais Cavaca, o cavalo com cornos de vaca, são as personagens desta história, destrambelhada, dos nossos dias... ao sabor do velho oeste americano.
Esta apresentação do grupo de Campo Benfeito em Coimbra acontece no âmbito da Plataforma das Companhias, a qual para além do Teatro de Montemuro e d’A Escola da Noite, é ainda integrada pelo Centro Dramático de Évora, Companhia de Teatro de Braga, ACTA e Teatro das Beiras. Esta estrutura informal existe desde 2004 e, para além da organização de festivais, edição e troca regular de espectáculos tem permitido co-produções entre os grupos.
Depois desta passagem por Coimbra “Saloon Yé Yé” , que estreou em Outubro passado no Teatro Municipal de Vila Real, é apresentado no Porto e em Lisboa.
O preço dos bilhetes varia entre 6 e 10 Euros.
Faça-nos companhia!

Isabel Campante
A Escola da Noite
A Escola da Noite acolhe o Teatro de Montemuro com SALOON YÉ YÉ de Abel Neves no Teatro da Cerca de São Bernardo 29 e 30 de Janeiro sexta e sábado 21h30 reservas: 239718230, 966302488 ou geral@aescoladanoite.pt M/12 duração: 90' Texto Abel Neves Encenação Graeme Pulleyn Direcção Musical Carlos Clara Gomes Cenografia e Figurinos Ana Brum Construção de Cenários Carlos Cal Operação Técnica Carlos Cal e Eduardo Correia Design Gráfico Zé Tavares Assistência à Coreografia Mª Conceição Almeida Direcção de Produção Paula Teixeira Assistência de Produção Susana Duarte Interpretação Abel Duarte, Neusa Fangueirso, Daniela Vieitas, Paulo Duarte e Nuno Bravo Nogueira

Responder