Avatar - A Minha Review

Para divulgar e comentar trabalhos artísticos de Coimbra (novas bandas, lançamentos de livros, etc)
Avatar do Utilizador
dryden
Veterano
Veterano
Mensagens: 662
Registado: quinta-feira, 25 outubro 2007 13:01
Localização: Coimbra

Avatar - A Minha Review

Mensagem por dryden »

Pois é, está em exibição o filme que seguramente se vai tornar num marco do cinema. Este file vai ser tão grandioso como a Guerra das Estrelas foi no seu tempo e é um sério candidato a filme do ano.

A História:
Num futuro distante, trava-se uma batalha entre os humanos e os nativos da lua de Pandora. A lua contém um minério extremamente valioso para os humanos, por outro lado os nativos (uma civilização menos evoluída), têm um enorme respeito pelo planeta e todas a criaturas e apesar de pacíficos, recusam abdicar dos sitio onde vivem e dos locais que consideram sagrados.
Jake Sully é o irmão gémeo de um cientista que faleceu, deixando para trás um Avatar que só pode ser utilizado por alguém com aquele ADN, sem surpresas, Jake, um marine que actualmente está paraplégico, aceita a missão de utilizar o avatar feito para o irmão.
Os avatares são receptáculos/corpos com a aparência dos nativos de pandora que podem ser controlados pelos humanos.
Jake enquanto avatar conhece uma nativa que o leva até ao seus e o integra na população, no processo de integração Jake apaixona-se pela nativa ao mesmo tempo que aprende os costumes e o respeito pela natureza que os indígenas têm, o que acaba por o por numa batalha contra os humanos.

O 3D:
Simplesmente brutal, a sensação de proximidade é incrível. No cinema tradicional, o objecto mais próximo que vemos está no ecran, neste tipo de cinema, o objecto mas perto que vemos está ao alcance do nosso braço.
Não estamos a olhar para cenários incrivelmente belos estamos no meio deles, e acreditem que os cenários estão mesmo espectaculares.

Conclusão:
Apesar de ainda verde, esta tecnologia 3D ainda vai trazer muito que falar. É natural que neste filme cheguem ao intervalo com os olhos a arder, porque infelizmente o 3D actual é transmitido a 120Hz, o que, sendo uma imagem estereofónica se traduz em 2x60Hz, e tenho a certeza que a maioria se deve lembrar do efeito "olhos fritos" dos monitores que trabalhavam a 60Hz. Acredito que assim que estes filmes sejam transmitidos pelo menos a 150Hz, 90% do cinema seja 3D.

Por agora digo uma coisa... O filme vale bem o ardor nos olhos e o preço extra que levam pelos óculos.

Avatar do Utilizador
userN
Lendário
Lendário
Mensagens: 1264
Registado: terça-feira, 05 fevereiro 2008 11:12
Localização: pt-pt

Mensagem por userN »

Eu fui ver o filme, gostei, mas nada do outro mundo.

Não vale mais o que teria de pagar a mais (que o dolce vita pagou por mim por causa de terem um regulamento do "super programa" omisso) para ver o 3d.

Avatar do Utilizador
gunky
Veterano
Veterano
Mensagens: 712
Registado: quinta-feira, 06 abril 2006 15:45

Mensagem por gunky »

Bla bla ultimo filme do james cameron, ah aquele gajo q fez o titanic e os aliens. Ja nao fazia um filme ha montes de tempo.... Heys aquilo tens uns efeitos do caraças, cenas altamente. Ya pois...

Isto acaba por ser bem o espelho para onde a industria cinematografica de hollywood se tem virado nos ultimos tempos. Para mim a diferença entre este filme e por exemplo 1 spiderman ou 1 transformers acaba por ser o facto de que gastaram mais dinheiro a fazer este. Muita critica fala bem disto e que vai ser 1 sucesso mas isto acaba quase por ser aquele filme que se ve 1 vez e acabou ali. Isto e algo que nao acontece por exemplo com o titanic ou com o braveheart por exemplo.

Ja agora comparar isto ao guerra das estrelas e absurdo. A guerra das estrelas e 1 saga, isto e so 1 filme.... :lol:

Ficam tb alguns factos um bocado ao tanto exagerados e mal "explicados". Afinal esta-se ligado ao avatar quando pelo que ao certo?! Onde e que o avatar dormia quando ele nao estava ligado a este?! Os outros guardavam o corpo?! como e que era?!

Tanto quanto sei as pessoas quando vao ao cinema e para verem algo que gostem confortavelmente. Nao para ficarem com os olhos a arder...

Avatar do Utilizador
dryden
Veterano
Veterano
Mensagens: 662
Registado: quinta-feira, 25 outubro 2007 13:01
Localização: Coimbra

Mensagem por dryden »

A guerra das estrelas é uma saga porque saíram vários filmes... Qd saiu o 1º era só um filme. Como sabes que este não vai ser também uma saga? De qualquer forma a minha comparação prendia-se com o facto de também este ser um sci-fi futurista onde se utilizaram várias técnicas pela primeira vez.

A ligação, não é importante como é feita, sabemos que envolve a tecnologia daqueles casulos, mas não é uma ponta solta, simplesmente algo que não é explicado minuciosamente até porque iria tornar o filme aborrecido... Quanto ao estado do avatar, sim foi mostrado que o avatar fica inerte, como que a dormir, quando a ligação não está estabelecida. Vê-se que era de noite ao dormir que ele saia do avatar e o deixava na cama de rede a dormir; dá para ver também na cena quando a indígena acorda depois da noite que passaram juntos e o Jack ainda não estava no avatar, os humanos estavam a destruir a floresta e ela para o salvar foi arrastando o corpo dele até que ele estabeleceu a ligação e "acordou" no avatar. Quato a guardarem o corpo, sim guardavam, os indigenas sabiam claramente que aquilo eram só receptáculos e não as pessoas reais, isso é mostrado por várias vezes, quer quando os militares os ejectam dos avatares à força (como o botão vermelho do casulo), como quando a grande árvore é abatida, jack é abandonado por se ter revelado como traidor, mas o avatar da cientista colega dele e levado e protegido pelos indígenas apesar de estar inerte.

Quanto à comparação com o transformers e o spiderman... De certeza que foste ver o Avatar? N terás ido ver Uma Aventura na Casa Assombrada?

rasgatton
Iniciado
Iniciado
Mensagens: 67
Registado: terça-feira, 14 outubro 2008 22:12

Mensagem por rasgatton »

Efeitos especiais fantásticos , sem dúvida uma creatividade enorme da parte do james , porém a história não deixa de ser mais do mesmo e o filme demasiado extenso para o que é.
6/10
melhor que pizza so sopa de grelos !

Avatar do Utilizador
SuperMind
Iniciado
Iniciado
Mensagens: 73
Registado: domingo, 23 março 2008 12:35
Localização: Campo de Besteiros :P

Mensagem por SuperMind »

Eu vi o filme e achei simplesmente espantoso. Claro que que como amante de ficção científica e fantasia (à boa moda do Senhor dos Anéis) a minha opinião é suspeita :P.

Acho que os efeitos especiais estão soberbos, o uso da tecnologia 3D levou um boost muito grande (só tinha visto um filme 3D até agora e já nem lembro qual xD). Para filme do ano não sei se arrisco, mas seguramente um lugar no pódio.
Quanto às eventuais falhas na história, conceitos por explicar ou factos que não encaixem, bem, penso que se fossem a explicar isso o filme tornar-se-ia aborrecido. Só poderia ser colmatado se o filme fosse baseado num livro ou se lançarem uma sequela (que acredito que o façam, o filme tem tido uma boa resposta nas bilheteiras e todos sabem como funciona Hollywood, enquanto der dinheiro toca a mascar a pastilha elástica).

A meu ver, pontos fortes:
  • Efeitos Especiais Fantásticos
    Uma nova investida da tecnologia 3D (penso que vai levar outra com "Alice in Wonderland", o trailer estava muito bom)
    História
    Sequência do filme (não me lembro de ter tido momentos "mortos")
Pontos menos fortes (sim, porque não são propriamente fracos):
  • Desempenho dos actores (pelo menos a mim não conseguiram transmitir um potencial épico de, por exemplo, Senhor dos Anéis, estando a excluir algumas cenas com os Avatars mas aí penso que os actores não contribuem muito para o desempenho)
    Banda Sonora, não sei se devido ao cinema onde o vi ou se porque realmente faltava qualquer coisa mais para transmitir uma sensação de perigo iminente, batalha entre duas raças, vida ou morte.
    Já arranjavam qualquer coisa mais confortável para ver os filmes, os óculos 3D não são nada confortáveis e pagamos um balúrdio por algo que não podemos levar na próxima vez que formos ver um filme.
Resumindo, vou recomendar o filme a qualquer pessoa, adorei o filme e até repetiria a dose :P

Avatar do Utilizador
mustiness
Lendário
Lendário
Mensagens: 1638
Registado: sexta-feira, 25 fevereiro 2005 1:07

Mensagem por mustiness »

Eu fui ver e achei muito comprido para a história que oferecia. Sim, efeitos especiais e tal tudo muito bonito, mas olhos a arder durante 3h .. o enredo teria de ser muito melhor.

Para mim foi uma espécie de Pocahontas com Sr. dos Anéis em efeitos especiais. Não foi um desperdicio de tempo, mas podia ter sido melhor!
Hakuna Matata

Avatar do Utilizador
gunky
Veterano
Veterano
Mensagens: 712
Registado: quinta-feira, 06 abril 2006 15:45

Mensagem por gunky »

BTW isto acaba por tb ser um filme que segue 1 assunto que se debate na actualidade. Que assunto e esse?! O impacto do homem no meio ambiente. Numa altura que so se fala em aquecimento global, copenhaga, subida do nivel do mar, degelo dos polos, etc, as pessoas ficam mais viradas para este tipo de assuntos. Quem acredita que isto e por acaso nao faz mesmo ideia do mundo onde vive. Querem mais exemplos do que estou a querer falar?! Existe o W. que retrata o bush numa altura em que tudo fala mal dele em todo o lado e mais exemplos ha por ai fora....
Querem saber de um filme em que a historia e muito semelhante a esta mas que e muito melhor, mais comprido, mais completo e sim ganhou muitos oscares. O danças com lobos. É um filme aborrecido? nao me parece.
Outra coisa que tb e muito importante e o facto do realizador ter em atençao ao belo do "politicamente correcto". O que e que eu quero dizer com isto?! Que para a cachopada ir ver isto e poder obter classificaçao de 1 anos nao pode haver quase 1 pinga de sangue. Isto mais uma vez verifica-se no filme. Quando mata la o veado, quando o chefe da tribo morre com a queda da arvore, tanta coisa por ai fora. Este tipo de "cuidados" ja nao se verifica no braveheart, por exemplo, e nem no danças com lobos, e tal nao ditou o insucesso nem a falta de qualidade destes filmes. Por outras palavras, "it's almost for kids..."
Este filme ate pode ser candidato a muitos oscares no entanto a credibilidade da entrega dos oscares ha muito que deixou de ter muito sentido, pelo menos para mim. :)

Avatar do Utilizador
dryden
Veterano
Veterano
Mensagens: 662
Registado: quinta-feira, 25 outubro 2007 13:01
Localização: Coimbra

Mensagem por dryden »

por falar das preocupações com o meio ambiente e isso, outra coisa que também vi no filme foi uma parecença enorme com a realidade dos EUA durante a "bushomania", substituindo o conceito de humanos simplesmente por americanos e o minério por petróleo, revemos aqui muito do que se passou durante os 2 mandatos do gajo...

kingbird
Iniciado
Iniciado
Mensagens: 71
Registado: quinta-feira, 18 junho 2009 11:21

Re: Avatar - A Minha Review

Mensagem por kingbird »

dryden Escreveu: A História:
Num futuro distante, trava-se uma batalha entre os humanos e os nativos da lua de Pandora. A lua contém um minério extremamente valioso para os humanos, por outro lado os nativos (uma civilização menos evoluída), têm um enorme respeito pelo planeta e todas a criaturas e apesar de pacíficos, recusam abdicar dos sitio onde vivem e dos locais que consideram sagrados.

Com que então uma civilização que tem um enorme respeito pelo planeta e todas as criaturas, que é pacíficos mas que tem valores e que por isso defende o seu planeta, é uma civilização "menos evoluída"...?

Eu pensei que uma civilização menos evoluida era uma civilização que se envolvia em guerras, aniquilando culturas e civilizações em prol do seu enrequecimento,sobrevivência, para alimentar ou seu enorme ego ou pela imcompreensão da diferença, por vezes até envolvendo-se em guerras para alimentar caprichos sociais e culturais desnecessários, vulgo, Cultura Europeia, Norte americana e Cristã praticamente desde que existem...

Eu sei que isto é off topic mas percisava de ser dito. E compreendo que o que tu querias dizer com civilização "menos desenvolvida" era civilização "tecnológicamente menos complexa" (ou algo do género), mas achei que deveria fazer esta correcção e quiçá, convidar-vos à reflexão.

Avatar do Utilizador
dryden
Veterano
Veterano
Mensagens: 662
Registado: quinta-feira, 25 outubro 2007 13:01
Localização: Coimbra

Re: Avatar - A Minha Review

Mensagem por dryden »

Queria dizer menos evoluída mesmo, não pelo respeito que têm pela natureza, mas simplesmente porque são mesmo menos evoluídos...
-Usam animais como meio de transporte.
-Dormem em camas de fibras naturais.
-Os da planície têm cabanas algo parecidas com os indígenas americanos.
-Têm canticos, rituais e tradições para tudo (matar animais, passagem à idade adulta, etc etc).
-A maior invenção deles foi o arco e flecha.

Como tal são menos evoluídos comparados com a outra civilização (humanos) que têm naves espaciais, helicópteros, hexo-esqueletos, armas super potentes, etc etc...

kingbird
Iniciado
Iniciado
Mensagens: 71
Registado: quinta-feira, 18 junho 2009 11:21

Mensagem por kingbird »

Pois, estou a ver que não percebes-te...

O facto de terem menos tecnologia não faz deles "menos evoluídos" mas sim "tecnológicamente menos complexos".

Já agora, a nossa sociedade tambem está recheada de rituais: funerais, baptizados, casamentos, natal, carnaval, páscoa, aniversários, dia do pai, dia da mãe, dia da criança, dia de são valentim, dia da árvore, 10 de junho, 25 de abril, já para não falar das festas populares às quais lhe estão constantemente associados rituais religiosos ou pagãos. A grande parte destes rituais existem apenas para estimular o consumo...

Acho que o teu problema é a perspectiva com que olhas para os rituais da tua sociedade em relação às outras...

Os nativos americanos tinham as suas terras até aparecer o "homem branco" e os chacinar, roubar, extorquir e violar... até criar reservas para eles como se fossem uma espécie animal... e os menos evoluídos são os nativos?

Acho que deverias começar a ver "o diferente" com outros olhos...

Avatar do Utilizador
dryden
Veterano
Veterano
Mensagens: 662
Registado: quinta-feira, 25 outubro 2007 13:01
Localização: Coimbra

Mensagem por dryden »

kingbird Escreveu:Pois, estou a ver que não percebes-te...

O facto de terem menos tecnologia não faz deles "menos evoluídos" mas sim "tecnológicamente menos complexos".

Já agora, a nossa sociedade tambem está recheada de rituais: funerais, baptizados, casamentos, natal, carnaval, páscoa, aniversários, dia do pai, dia da mãe, dia da criança, dia de são valentim, dia da árvore, 10 de junho, 25 de abril, já para não falar das festas populares às quais lhe estão constantemente associados rituais religiosos ou pagãos. A grande parte destes rituais existem apenas para estimular o consumo...

Acho que o teu problema é a perspectiva com que olhas para os rituais da tua sociedade em relação às outras...

Os nativos americanos tinham as suas terras até aparecer o "homem branco" e os chacinar, roubar, extorquir e violar... até criar reservas para eles como se fossem uma espécie animal... e os menos evoluídos são os nativos?

Acho que deverias começar a ver "o diferente" com outros olhos...
Honestamente não estou a perceber o teu problema nem onde estás a tentar chegar, as coisas são tão simples como isto: Uma civilização é tanto mais evoluída quanto mais tecnologia tem, associado ao aumento de tecnologia vem o decréscimo dos rituais e crenças... É assim que funciona...

Onde raio foste buscar "tecnologicamente menos complexos"... Se comparares a civilização humana actual aos macacos também dizes que são "tecnologicamente menos complexos"? São primitivos, são menos evoluídos, não são "tecnologicamente menos complexos".

Se ajudar a fechar o assunto aí vai outro prisma: Se chegas a outro planeta e encontrares um homem vestido com peles de animais a fazer desenhos nas paredes, dele próprio a caçar um animal com uma lança, o que é que ele é em relação a ti? deixa... eu respondo: É menos evoluído, não só porque tem menos tecnologia, mas porque tu enquanto humano já passaste por isso, sabes que está vários passos atrás na escala da evolução e sabes para onde caminha...

Agora honestamente, não percebo pq esta discussão neste tópico que deveria ser para falar do avatar, sugiro que abras um novo para poderes exprimir as tuas opiniões sobre evolução, tecnologia, etc, até porque acho que ninguém põe em causa que os Na'vi são de facto menos evoluídos do que os humanos.

Metzli
Estreante
Estreante
Mensagens: 8
Registado: sexta-feira, 18 dezembro 2009 23:31
Localização: Coimbra xD

Mensagem por Metzli »

Eu amei o filme, completamente!!!
Tá excelente!! :D :D

Avatar do Utilizador
Light-pt
Estreante
Estreante
Mensagens: 4
Registado: quarta-feira, 17 fevereiro 2010 15:26
Localização: Coimbra/Setúbal
Contacto:

Mensagem por Light-pt »

dryden Escreveu:
kingbird Escreveu:Pois, estou a ver que não percebes-te...

O facto de terem menos tecnologia não faz deles "menos evoluídos" mas sim "tecnológicamente menos complexos".

Já agora, a nossa sociedade tambem está recheada de rituais: funerais, baptizados, casamentos, natal, carnaval, páscoa, aniversários, dia do pai, dia da mãe, dia da criança, dia de são valentim, dia da árvore, 10 de junho, 25 de abril, já para não falar das festas populares às quais lhe estão constantemente associados rituais religiosos ou pagãos. A grande parte destes rituais existem apenas para estimular o consumo...

Acho que o teu problema é a perspectiva com que olhas para os rituais da tua sociedade em relação às outras...

Os nativos americanos tinham as suas terras até aparecer o "homem branco" e os chacinar, roubar, extorquir e violar... até criar reservas para eles como se fossem uma espécie animal... e os menos evoluídos são os nativos?

Acho que deverias começar a ver "o diferente" com outros olhos...
Honestamente não estou a perceber o teu problema nem onde estás a tentar chegar, as coisas são tão simples como isto: Uma civilização é tanto mais evoluída quanto mais tecnologia tem, associado ao aumento de tecnologia vem o decréscimo dos rituais e crenças... É assim que funciona...

Onde raio foste buscar "tecnologicamente menos complexos"... Se comparares a civilização humana actual aos macacos também dizes que são "tecnologicamente menos complexos"? São primitivos, são menos evoluídos, não são "tecnologicamente menos complexos".

Se ajudar a fechar o assunto aí vai outro prisma: Se chegas a outro planeta e encontrares um homem vestido com peles de animais a fazer desenhos nas paredes, dele próprio a caçar um animal com uma lança, o que é que ele é em relação a ti? deixa... eu respondo: É menos evoluído, não só porque tem menos tecnologia, mas porque tu enquanto humano já passaste por isso, sabes que está vários passos atrás na escala da evolução e sabes para onde caminha...

Agora honestamente, não percebo pq esta discussão neste tópico que deveria ser para falar do avatar, sugiro que abras um novo para poderes exprimir as tuas opiniões sobre evolução, tecnologia, etc, até porque acho que ninguém põe em causa que os Na'vi são de facto menos evoluídos do que os humanos.

Posso meter o bedelho? LOL
Eu não vi o filme, apenas vi a apresentação na tv. Contudo, achei esta discussão muito interessante :) Eu julgo entender ambas as posições e penso que no fundo o que se pretende dizer é: mais evoluídos mas em que sentido? - para melhor ou pior? ;)
Autismo não é contagioso - Preconceito sim!

Responder