Associação Desportiva e Cultural da Adémia

Para comentar e discutir o desporto profissional, amador e de lazer em Coimbra
Responder
Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Associação Desportiva e Cultural da Adémia

Mensagem por Pedro »

Imagem

Dado ter ficado recentemente "ligado" a este clube (comecei a treinar os "Bambis", o escalão de formação de futebol para miúdos dos 5 aos 7 anos), decidi aproveitar para criar o seu tópico nesta secção.

Deixo algumas informações sobre o clube, para iniciar o tópico:
- Fundado em 18 de Abril de 1980
- Website: http://www.adcademia.pt/
- Localização do campo

Actualmente, o futebol vai desde o escalão que eu treino até aos seniores. A partir de Janeiro, o clube deverá também passar a contar com uma equipa de softball feminino (e, possivelmente, também baseball masculino).

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Mensagem por Pedro »

Fica o aviso de que ainda há umas 3 vagas no plantel dos Bambis... se tiverem filhos, sobrinhos, primos, afilhados ou similares com idades entre os 5 e os 7, que gostem de futebol, digam-lhes para passar por lá. :p

Os treinos são às Segundas, Quartas e Quintas, entre as 18h30 e as 19h45.

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Mensagem por Pedro »

Jogos deste fim-de-semana:

INFANTIS
Sábado - 01NOV2008
3ª Jornada - Campeonato Distrital
Adémia x Zouparria
Campo da Capa Rota - S. J. Campo
10H00

ESCOLAS "B"
Sábado - 01NOV2008
3ª Jornada - Campeonato Distrital
Adémia "B" x Tabuense
Campo da Capa Rota - S. J. Campo
11H30

ESCOLAS "A"
Sábado - 01NOV2008
3ª Jornada - Campeonato Distrital
Ançã x Adémia "A"
Campo S. Sebastião - Ançã
11H00

JUNIORES
Sábado - 01NOV2008
4ª Jornada - Campeonato Distrital
Eirense x Adémia
Campo Vale do Fôjo - Eiras
15H00


INICIADOS
Domingo - 02NOV2008
4ª Jornada - Campeonato Distrital
Cernache x Adémia
Campo da Moita Santa - Cernache
11H00

JUVENIS
Domingo - 02NOV2008
4ª Jornada - Campeonato Distrital
Sanjoanense x Adémia
Campo da Capa Rota - S. J. Campo
11H00

SENIORES
Domingo - 02NOV2008
6ª Jornada - Campeonato Distrital
Adémia x Marialvas
Campo de Mualdes - Brasfemes
15H00

Fonte: ademiafutebol.blogspot.com
Em princípio, eu devo estar presente no jogo dos Escolas-B. Vai ser um jogo complicadíssimo, porque a equipa vai defrontar o primeiro classificado da série (que ainda na semana passada deu 9-0 ao Góis, em casa do adversário).

Aproveito ainda para acrescentar que continua a haver vagas na equipa dos bambis (5 aos 7 anos). Os horários estão no primeiro post, para quem estiver interessado.

Na equipa sénior, as coisas estão também difíceis. Ainda não conseguiu qualquer ponto na divisão de Honra e o treinador demitiu-se esta semana, estando o anterior adjunto a orientar actualmente o plantel.

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Mensagem por Pedro »

E tive hoje a minha estreia com a braçadeira de treinador numa competição oficial. O treinador dos Escolas-B não teve possibilidade de comparecer no jogo devido a outros compromissos e orientei eu a equipa dele (como ocasionalmente a minha equipa faz jogos de treino com os Escolas-B e eu costumo acompanhá-los nos jogos, conheço mais ou menos o plantel deles).

Perdemos 4-1, mas fiquei bastante orgulhoso dos jogadores. O adversário (Tabuense) é a melhor equipa da série, é o actual líder e, como já tinha indicado no post anterior, na semana passada foi ao terreno do Góis ganhar 9-0 (o Góis ganhou 3-1 ao Adémia-B na primeira jornada). O plantel deles é constituído por jogadores na sua maioria com 9 e 10 anos, enquanto a idade média dos meus andava pelos 8, o que causa bastantes diferenças de estatura e físico. Antevia-se uma partida difícil ("menos de 10 é bom resultado", como alguém me disse).

O Adémia-B entrou bem no jogo, a pressionar o adversário, embora alguns jogadores tenham demorado um pouco a acertar os seus lugares (eu fiz umas alterações na estratégia habitual). Após um início equilibrado (e com o árbitro a roubar-nos pelo meio :p), conseguimos inaugurar o marcador por volta dos 10/15 minutos. O Tabuense pressionou mais e fomos aguentando, até que eles empataram numa jogada com alguma sorte. Pouco depois, numa desatenção que certamente não deverá voltar a cometer, o nosso guarda-redes agarra a bola com a mão após passe de um defesa. Livre indirecto a 2 metros da linha de golo... e sofremos o 2-1. Logo a seguir, o nosso guarda-redes redimiu-se com uma defesa espectacular. A equipa continuou motivada e por pouco não empatámos antes do intervalo, com o nosso avançado a acertar em cheio na trave num remate após rápida jogada de contra-ataque.

O intervalo chegou com o Tabuense encostado à sua defesa, a tentar aguentar o resultado, e assim continuaram durante a maioria da segunda parte. Tivemos várias oportunidades, mas o guarda-redes deles fez uma exibição fantástica e foi defendendo tudo o que surgia. A minha equipa também esteve muito certa, com o Tabuense a conseguir fazer o primeiro remate desta segunda metade só aos 15 minutos de jogo. Infelizmente, no segundo remate deles, o nosso guarda-redes teve uma falha numa bola alta aparentemente fácil e sofremos o 3-1. A equipa aqui quebrou um pouco (apesar dos meus berros motivacionais :p) e acabámos por sofrer o 4-1 já perto do apito final. Para a estatística ficam apenas 3 remates do Tabuense em toda a segunda parte (dois dos quais deram em golo) contra 8 remates nossos (2 para fora e 6 parados pelo guarda-redes adversário).

Considerando o valor do adversário e o facto de os jogadores que orientei estarem no seu ano de estreia (alguns são apenas uns meses mais velhos que os jogadores que oriento nos bambis), foi um jogo fantástico. O resultado é enganador, já que foi uma partida muito equilibrada e merecíamos pelo menos um empate, mas o futebol é assim... em todo o caso, fiquei bastante satisfeito com a minha equipa. Apesar de todas as diferenças, enfrentaram um dos candidatos ao título de igual para igual e fizeram-nos transpirar para obter a vitória. Foi um óptimo jogo para eles e, pessoalmente, uma estreia de que gostei bastante (mesmo tendo sido apenas o "treinador substituto" :p).

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Mensagem por Pedro »

Aproveito para reanimar o tópico com o anúncio da primeira vitória da equipa B do escalão de Escolas (que coincidiu com a minha primeira vitória como treinador :p). Foi um jogo difícil e tivemos um plantel reduzido (apenas havia 2 suplentes), mas conseguimos vencer o Gândaras por 3-6. Óptima maneira de começar o ano, vamos ver se continua assim. :D

RuiSantos
Lendário
Lendário
Mensagens: 1296
Registado: terça-feira, 04 setembro 2007 16:20
Localização: Antanhol

Mensagem por RuiSantos »

Parabéns, boa continuação :)

Por falar no Adémia, os seniores é que estão a ter um época para esquecer! :lol:

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Mensagem por Pedro »

Estão uma divisão acima das suas potencialidades... mas já conseguiram um pontito. Esta passagem pela Divisão de Honra serve para ganhar experiência para futuras presenças.

RuiSantos
Lendário
Lendário
Mensagens: 1296
Registado: terça-feira, 04 setembro 2007 16:20
Localização: Antanhol

Mensagem por RuiSantos »

Pois, eu sei, é da maneira que voltam a descer :P

Os Juniores, salvo erro, é que estão a fazer uma boa época!

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Mensagem por Pedro »

E mais um pontinho para a equipa B. :D Desta vez foi contra o Nogueirense, num jogo em que, sem querer parecer o Dias da Cunha, o resultado final foi fortemente influenciado pelo árbitro. :p

Arrancámos o jogo a sofrer um golo de penalty assinalado aos 30 segundos, por causa de uma inexistente mão na bola (os jogadores do Nogueirense até pensavam que era falta a nosso favor, porque um jogador deles tinha empurrado um dos nossos). Depois demos a volta ao marcador, passando para 2-1... até que, já em período de descontos, o Nogueirense conseguiu o 2-2 (basicamente, marcaram e o árbitro apita logo para intervalo).

Na segunda parte, são eles a dar a volta ao marcador, fazendo o 2-3 num golo com alguma sorte (um ressalto num avançado deles). A seguir é a nossa vez de dar a volta, chegando ao 4-3 em 5 minutos. Pouco depois, eles têm um ataque pela esquerda e cruzam, com o nosso guarda-redes a ter azar no corte e a deixar a bola escapar para a entrada da baliza... o central surge a cortar a bola e a jogada segue, até que o árbitro apita para indicar golo (uns 2 ou 3 segundos depois). Ainda tivemos mais uma oportunidade de golo, mas o 4-4 manteve-se. Foi um grande jogo, embora o resultado mais justo tivesse sido um 4-2 a nosso favor (pelo menos podemos dizer que nem dando dois golos de vantagem o Nogueirense conseguiu ganhar-nos :p).

Pelo que me disseram, esteve também presente um olheiro do Benfica a ver o jogo... se calhar daqui a uns anos descubro que estou a treinar alguma futura estrela do futebol nacional. :p

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Mensagem por Pedro »

E ia-me esquecendo de deixar uma mensagem a assinalar outro ponto para a equipa B. :p Empate a uma bola contra o Brasfemes, num jogo bastante emotivo. Nota-se um bom progresso na equipa, mesmo com a grande diferença na média de idades e de experiência para os nossos adversários.

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Mensagem por Pedro »

E outra vitória para o curriculum de treinador, desta vez a "vítima" foi o Lousanense B. :D 3-0, com os golos marcados na primeira parte e, na segunda, foi só ir controlando a vantagem. Foi um grande jogo por parte dos jogadores do Adémia B.

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Mensagem por Pedro »

E acabou o Campeonato de escolas, agora falta só disputar a Taça. Terminou com uma vitória contra o Gândaras, desta vez por 5-2. Eles ainda fizeram 2 golos primeiro, mas depois demos a volta com uma exibição fantástica. O resultado podia ter sido ainda mais volumoso, não fosse estarmos com a pontaria algo desafinada.

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Mensagem por Pedro »

Mais uma vitória como treinador da equipa B, novamente contra o Lousanense-B. :D

Desta vez o jogo não se ia realizando, devido a um erro da AFC. Quando estávamos a chegar ao campo do Lousanense, encontrámos uns jogadores dos Infantis do Brasfemes que também tinham o jogo deles contra o Lousanense marcado para as 11h30. Aparentemente, parece que a AFC não lhes enviou a circular a avisar que o jogo era às 10h. O Brasfemes entrou em campo com os 7 jogadores que já tinham chegado até às 10h30, com o resto a ir equipar-se à medida que iam chegando... enquanto isso, o nosso jogo começou apenas às 12h.

Foi um óptimo jogo. Começou equilibrado, com o Lousanense-B a adiantar-se no marcador, mas empatámos pouco depois. Demos a volta ao resultado com um espectacular golo de canto directo (algo raro de ver neste escalão) e fizemos o 3-1 na última jogada da primeira parte. Os jogadores do Lousanense-B ficaram desorientados quando marcámos o 4-1 logo na primeira jogada da segunda parte, deixando-nos chegar ao 5-1 pouco depois. Ainda conseguiram reduzir para 5-2, mas esmagámos qualquer hipótese de recuperação com um 6-2 nos minutos finais.

A arbitragem foi fraquinha, beneficiando sempre a equipa da casa. Ficou um penalty por marcar a nosso favor e foi marcado um penalty inexistente a favor do adversário (felizmente para nós, eles encarregaram-se de o falhar). Poderia ter tido influência no resultado, se não fosse termos dominado por completo o jogo.

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Mensagem por Pedro »

Mais um ponto, mas com a vitória ali ao lado. Empatámos 2 a 2 com o Góis, mas podíamos ter ganho... sofremos os 2 golos de bola parada devido a falhas nas marcações (no treino de Segunda vou ter de puxar algumas orelhas :p). Tirando esses dois momentos menos bons, dominámos a partida e só não saímos a ganhar devido à boa exibição do guarda-redes adversário combinada com algum azar da nossa parte. O Góis defendeu a maior parte do tempo, voltando a ter oportunidades de golo apenas nos cinco minutos finais, mas nada que o nosso guarda-redes não conseguisse resolver com boas defesas.

Destaca-se a estreia a marcar de um dos jogadores (Kiko), assim como mais um golo para o avançado habitual (João), que assinalou assim o seu 25º tento esta época. Como fui eu que o meti a avançado pela primeira vez quando tomei conta da equipa (ele antes jogava a defesa, mas notei-lhe características de avançado e decidi arriscar mudá-lo de posição), já lhe disse que, se algum dia assinar como avançado por um grande clube europeu, a camisola que usar no primeiro jogo é para mim. :p

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Mensagem por Pedro »

Está hoje a decorrer um convívio com a equipa do Águas Santas, do Porto. De manhã decorreram dois jogos, na categoria de Infantis (vitória do Águas Santas por 3-0) e Escolas (vitória do Adémia por 1-0), ambos em futebol de 11. À tarde irá também decorrer um jogo de séniores.

Eu fui o treinador da equipa do Adémia na categoria de Escolas, pelo que tive aqui o meu primeiro jogo como treinador de futebol de 11 (e estreei-me logo com uma vitória :p). Foi difícil, porque nós estamos habituados a futebol de 7 e eles jogam futebol de 11 desde o início da época, mas a equipa esteve à altura. Destaque especial para a exibição do guarda-redes, João, que para o ano vai estar na Académica e despediu-se com algumas defesas de grande nível.

Responder