Renovação do Estádio Universitário

Para comentar e discutir o desporto profissional, amador e de lazer em Coimbra
Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Renovação do Estádio Universitário

Mensagem por Pedro »

Universitário com planos de recuperação

Há anos que são reclamadas obras no Estádio Universitário. O secretário de Estado do Desporto visitou ontem as suas instalações, que, apesar da progressiva degradação, têm sido utilizadas por 650 mil utentes por ano. Depois, o governante lembrou que ele e o reitor foram atletas da Académica. «Ou isto vai connosco, ou não sei como é que pode ir!...»

O secretário de Estado da Juventude e do Desporto, Laurentino Dias, invocou ontem o seu passado e o do reitor Seabra Santos, enquanto atletas da Associação Académica de Coimbra, para prometer empenhamento na luta por financiamento para a sempre adiada remodelação do Estádio Universitário de Coimbra (EUC). «Ou isto vai connosco, ou não sei como é que pode ir!… Tem que ir connosco, temos que encontrar soluções», afirmou o secretário de Estado do Desporto, ex-companheiro do reitor da Universidade de Coimbra (UC), que, há 30 anos, era nadador da Associação Académica.

Laurentino Dias confessou-se emocionado, depois de percorrer as instalações do EUC, um complexo desportivo com 12 hectares e inaugurado em 1963, onde começa a tornar-se insustentável a degradação de balneários, coberturas e pisos dos pavilhões, espaços exteriores, etc. Mas a ligação afectiva do governante à UC e à academia, manifestada numa conferência de imprensa ao final da manhã, não lhe chegou para prometer (pelo menos, publicamente) mais do que empenhamento. «Não sei ainda qual é a fatia do meu orçamento disponível para o projecto», confessou Laurentino Dias, no Pavilhão III do EUC.

Ainda assim, o reitor dispõe-se a avançar na remodelação do Universitário já este ano, com a realização de projectos e concursos públicos para a cobertura de dois cortes de ténis e a construção de um centro aquático (ver caixa). «Para que o Estádio Universitário tenha uma segunda vida», diria Seabra Santos.

O custo total da remodelação do Universitário - que deveria ter arrancado em 2004 e prolongar- -se por cinco anos, inclui acções de reabilitação e construções de raiz - está calculado em cerca de 20 milhões de euros. Laurentino Dias adiantou que, além da secretaria de Estado que dirige, também o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior deverá abrir os cordões à bolsa. E deve-se, sublinhou, «aproveitar ao máximo o próximo Quadro Comunitário de Apoio [QCA]» - em vigor entre 2007 e 2013.

O relatório da Comissão para o Desenvolvimento do Estádio Universitário, coordenado pelo vice-reitor Gomes Martins, estima exactamente que 75% do financiamento das obras virão de programas comunitários e das tutelas do Desporto e Ensino Superior. A UC poderá pagar 10% da remodelação e, prevê ainda o relatório, «admite-se que os parceiros públicos e privados possam cobrir mais 15% do valor do investimento». A este propósito, a comissão diz que «a Câmara Municipal de Coimbra tem manifestado, por diversas ocasiões, o seu empenhamento no co-financiamento do projecto».

Mas a autarquia não foi convidada para a visita do secretário de Estado ao EUC e ao Campo de Santa Cruz. «Não tinha que ser», comentou Seabra Santos em resposta aos jornalistas, depois de dizer que o Universitário tem tido cerca de 650 mil utilizadores por ano.

Milhões a mais, atletas a menos

«O EUC é um complexo desportivo com excelente localização e uma muito elevada procura, apesar do seu estado de degradação», evidencia o referido relatório. Essa capacidade de atracção do EUC, no contexto da oferta de equipamentos desportivos em Coimbra, pode jogar a favor da UC, na procura de fundos para o projecto.

«Devemos ter a preocupação de só construir infra-estruturas desportivas em ambiente de grande potencial de utilização», salientou o secretário de Estado. Laurentino Dias comentava o facto de o EUC estar degradado desde há vários anos e, apesar disso, ter sido realizado um investimento de cerca de 40 milhões de euros na remodelação do Estádio Cidade de Coimbra, onde a população apenas pode praticar judo ou atletismo e os jogos de futebol da Académica têm registado níveis de assistência de público bastante baixos.

«Devo ter o cuidado de não repetir os erros que, ao longo de muitos anos, se repetiram no país: o investimento de muitos milhões em instalações desportivas sem que previamente se tenha feito qualquer tipo de planeamento ou estudo em relação à sua utilização. (…) A rentabilidade das infra-estruturas desportivas não se mede pela capacidade de alugar as suas instalações», concluiu Laurentino Dias, ainda comparando o EUC com o Estádio Cidade de Coimbra, que o município pôs nas mãos da Académica e esta entregou à empresa TBZ.

Fonte: Diário de Coimbra
Finalmente decidem fazer qualquer coisa em relação a este complexo desportivo. Tal como mencionam, está bastante degradado e a precisar de uma renovação razoável.

Avatar do Utilizador
Lino
Mítico
Mítico
Mensagens: 8082
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54
Localização: Coimbra
Contacto:

Mensagem por Lino »

Sim, o EUC está degradado e necessita de obras para poder continuar os 650.000 utilizadores anuais!! Precisa de novos espaços, modernidade, uma entrada mais convidativa, condições para treinar bons desportistas e receber competições regionais, nacionais e internacionais!
Coimbra tem mais encanto... terá?
Imagem

RuiSantos
Lendário
Lendário
Mensagens: 1296
Registado: terça-feira, 04 setembro 2007 16:20
Localização: Antanhol

Mensagem por RuiSantos »

3 anos depois desta notícia, pouco ou nada foi mudado :o

E ninguém se lembra que neste espaço funciona a Faculdade de Desporto da Universidade de Coimbra... Imaginem as condições :|

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Mensagem por Pedro »

Voltei a frequentar o Universitário e finalmente notam-se estas obras. Já existe algum apoio ao circuito de manutenção disperso pelo estádio (e em boas condições), assim como 3 mini-courts de basket. Acrescente-se que também já existem vários locais para beber água dispersos pelo parque, ao contrário do que acontecia anteriormente (o que era uma falha tremenda para uma zona para prática desportiva).

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Mensagem por Pedro »

Como é habitual, o Estádio Universitário vai ter horário reduzido em Agosto. Nos dias úteis vai encerrar às 23h, enquanto que aos sábados, domingos e feriados está o dia todo encerrado. Para além disto, a maioria dos equipamentos não vai estar disponível (os relvados apenas estarão por pedido, enquanto que o pavilhão, ginásio, sala de karaté e similares estão encerrados).

joaovduarte
Estreante
Estreante
Mensagens: 2
Registado: sexta-feira, 17 outubro 2008 14:30

Re: Renovação do Estádio Universitário

Mensagem por joaovduarte »

E alguém sabe a que horas abre o Estádio. Nomeadamente, a partir de que horas é possível alugar campos de ténis?

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Re: Renovação do Estádio Universitário

Mensagem por Pedro »

Passei há pouco em frente ao Universitário e reparei que o parque de estacionamento estava encerrado, com um sinal de trânsito proibido, excepto para autocarros. Alguém sabe se esta é uma medida permanente? Há algum motivo especial?

DaniFR
Lendário
Lendário
Mensagens: 1427
Registado: segunda-feira, 01 outubro 2007 21:41
Localização: Antanhol, Coimbra

Re: Renovação do Estádio Universitário

Mensagem por DaniFR »

Pedro Escreveu:Passei há pouco em frente ao Universitário e reparei que o parque de estacionamento estava encerrado, com um sinal de trânsito proibido, excepto para autocarros. Alguém sabe se esta é uma medida permanente? Há algum motivo especial?
Deve ser para construirem a nova avenida.
Câmara de Coimbra abre concurso para nova variante à avenida João das Regras

Imagem

A Câmara de Coimbra deve aprovar, na próxima segunda-feira, a abertura do concurso público para a requalificação do espaço público entre a Ponte de Santa Clara e o Portugal dos Pequenitos.

Esta intervenção, segundo a proposta do departamento de obras e infraestruturas, prevê a reestruturação do território através da “fixação de novos traçados de fluxos rodoviários que permitirá descongestionar a avenida João das Regras, que se pretende requalificar em termos físicos e visuais, dando-lhe uma condição essencialmente pedonal”.

Por outro lado, a construção do parque de estacionamento periférico no Convento de S. Francisco vai obrigar a uma reformulação do sistema viário da zona.

Diário As Beiras - 9/06/12
Imagem

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Re: Renovação do Estádio Universitário

Mensagem por Pedro »

UC lança recuperação do Estádio Universitário

Comemorações dos 50 anos incluem angariação de fundos para reabilitar o Pavilhão I. Um primeiro passo na recuperação, disse ontem o reitor.

Angariar 250 mil euros para reabilitar o Pavilhão I é um dos objectivos das comemorações dos 50 anos do Estádio Universitário de Coimbra (EUC), ontem apresentadas publicamente. Admitindo que há mui­to a fazer, o reitor, João Gabriel Silva, acredita na recuperação do Estádio, «passo a passo», e espera ver projectos contemplados no âmbito do próximo QREN (Quadro de Referência Estratégico Nacional). «Vamos recuperar o EUC».

Fonte: Diário de Coimbra
Bem, se a renovação está dependente da angariação de fundos... não prevejo grande futuro.

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Re: Renovação do Estádio Universitário

Mensagem por Pedro »

Universitário tem de ser “uma causa” da cidade

Estádio teve ontem “manhã aberta” e ganhou ajuda de 539 euros de atletas da secção de Ginástica da AAC.

A directora do Estádio Universitário apelou ontem a todos os cidadãos de Coimbra que olhem para este espaço como «uma causa» que é «preciso ganhar, para toda a cidade» e não apenas para a comunidade universitária.

Fonte: Diário de Coimbra
Os 250 mil euros continuam a parecer-me valores muito difíceis de atingir...

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Re: Renovação do Estádio Universitário

Mensagem por Pedro »

Estádio Universitário à espera de fundos comunitários

Reabilitação Na altura em que comemora 50 anos, espaço desportivo aguarda verbas para avançar com obras.

O Estádio Universitário globalmente precisa de ser reabilitado mas a prioridade vai para a recuperação do pavilhão 1, que necessita de uma intervenção a todos os níveis, quer estrutural, quer da cobertura. Mas tal só será possível com apoios comunitários, o que nunca deverá acontecer antes de meados de 2014, afirmou ontem Helena Freitas.

A vice-reitora da Universidade de Coimbra esteve presente numa conferência de Imprensa para anunciar o Festival EUC – Estádio Universidade de Coimbra que terá lugar nos próximos dias 29 e 30.

Fonte: Diário de Coimbra
Suponho que tenham desistido de angariar os fundos e tenham optado por recorrer aos apoios comunitários.

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Re: Renovação do Estádio Universitário

Mensagem por Pedro »

Estádio não pode ser um “mamarracho” de Coimbra

Veteranos querem que toda a cidade contribua para a requalificação deste espaço que é utilizado por 440 mil pessoas por ano.

Veteranos de várias secções desportivas do Estádio Universitári dizem que o espaço se está a transformar num «mamarracho», num «velório» e exigem a «participação da cidade» na sua requalificação.
«Quando é que a cidade de Coimbra dá o seu contributo? Toda a gente tem brincado, tem utilizado, mas onde estão para contribuir?», questionou César Pegado, veterano do Rugby e utilizador do Estádio Universitário desde os 19 anos, não tendo dúvidas de que aquele espaço tem sido, ao longo de 50 anos, «o Estádio da cidade de Coimbra» e lamentando que «continuemos a remendar sem que ninguém se aperceba da sua beleza».

Fonte: Diário de Coimbra
Não percebo o que querem dizer com pedir à cidade o seu "contributo". É mais um pedido de dinheiro aos utilizadores? Ou referem-se à Câmara?

Avatar do Utilizador
bluestrattos
Lendário
Lendário
Mensagens: 2164
Registado: domingo, 06 março 2005 22:49
Localização: Dublin, Ireland

Re: Renovação do Estádio Universitário

Mensagem por bluestrattos »

Ele está a dizer que se os 440 mil utilizadores derem 1€, o Estádio Universitário pode ganhar nova cara e deixar de ser "mamarracho".
O que queres dizer com "mais um pedido de dinheiro aos utilizadores"? Agora paga-se para entrar no estádio universitário?

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Re: Renovação do Estádio Universitário

Mensagem por Pedro »

Não, mas já foram feitas várias angariações de fundos ao longo do tempo e parece-me que já se viu que é algo que não resulta. Quanto a passar a pagar-se para entrar no estádio, é algo que já esteve mais longe.

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Re: Renovação do Estádio Universitário

Mensagem por Pedro »

Reabilitação do Universitário vai avançar

Infra-estrutura da margem esquerda será intervencionada independentemente da organização dos EUSA Games.

O Estádio Universitário de Co­imbra (EUC) vai ter “novo ros­to” com uma intervenção de reabilitação do espaço situado em Santa Clara a ser garantida, ontem, por Carlos Cidade que o considera «sub-aproveitado num local privilegiado». «Quer se ganhe ou não a candidatura aos Jogos Europeus Universitários, o EUC vai ser reabilitado», referiu o vereador com o pelouro do Des­porto da autarquia coimbrã que foi um dos prelectores das “Jornadas Universitárias: Inclusão pelo desporto” que ontem se realizaram na Escola Superior de Educação (ESEC).

Fonte: Diário de Coimbra
Considerando que este tópico existe desde 2006, eu não estou muito optimista... mas vamos ver o que acontece.

Responder