Tiago Alves - a história da curta vida de um lutador

Para comentar e discutir o desporto profissional, amador e de lazer em Coimbra
Responder
Avatar do Utilizador
Chong Li
Lendário
Lendário
Mensagens: 2236
Registado: terça-feira, 27 setembro 2005 22:32

Tiago Alves - a história da curta vida de um lutador

Mensagem por Chong Li »

Jovem campeão da AAC faleceu anteontem vítima de cancro

Imagem

Tiago Alves, judoca de 18 anos é considerado «um exemplo de dedicação»

O jovem judoca Tiago Alves, de 18 anos, faleceu esta terça-feira, vítima de cancro, poucos meses depois de, em Abril ter conquistado, na Estónia, um brilhante 3.oº lugar que lhe abria as portas ao tão desejado Estatuto de Alta Competição. Em Maio, Tiago, uma das grandes promessas do judo nacional, ainda defenderia as cores da Académica no Campeonato Nacional de Equipas Seniores.
Nascido em Lisboa, veio morar com a família para Miranda do Corvo, em 2003, altura em que passou a treinar na secção de Judo da Académica (AAC) na classe de Juvenis. «Sempre assíduo e trabalhador, Tiago era um aluno empenhado e persistente, conquistando na maioria das vezes o pódios dos torneios distritais em que participava, sendo a sua primeira internacionalização em Salamanca onde conquistou o segundo lugar (2004)», refere um comunicado da secção de Judo da AAC.
Em 2006, começa a carreira nacional, quando se sagra campeão nacional de juvenis na categoria de -66 kg, dando-lhe acesso aos trabalhos da selecção, que não viria a abandonar. Em 2007 sobe ao escalão Esperança e participa no circuito europeu, acompanhado pelo seleccionador nacional Nuno Delgado (3.o lugar JO Sidney) ganhando experiencia que lhe viria a conceder o título de campeão nacional no ano seguinte (2008) na mesma categoria, ano em que alcança a graduação de cinto negro.
No circuito europeu consegue dois lugares de destaque: 3.o lugar em Fuengirola e 3.o lugar no Torneio Internacional de Portugal, em Miranda do Corvo. Em 2009, já no escalão de Juniores classifica-se regularmente nas provas nacionais e consegue um excelente 3.o no Torneio de San Lorenzo, prova de Sub 23.
Nesse mesmo ano, ajuda a equipa Senior da AAC a conseguir um histórico 3.oº lugar, sendo o titular indiscutivel na categoria de -66kg, uma das mais competitivas. Defendeu de forma brilhante o seu clube na Taça dos Campeões Europeus, tendo conseguido no combate com a equipa francesa uma vitória pela vantagem máxima.
Ainda em 2009, altura em que transita para o 10.o ano e muda para a Escola Avelar Brotero (teve sempre bons resultados escolares apesar da intensa prática desportiva), é seleccionado para fazer parte do grupo restrito de atletas a integrarem o projecto do Centro de Alto Rendimento, da Câmara Municipal de Coimbra, cujo treinador responsável é João Neto (Campeão da Europa em 2008). Em 2010, sobe novamente ao pódio no campeonato nacional de juniores com um 3.oºlugar, e no circuito europeu consegue também um 3.oºlugar na Taça da Europa de Tartu (Estónia) , em Abril, que lhe abre as portas ao estatuto de alta competição.
«Nunca desistiu dos seus objectivos, tendo para com o desporto e com os seus amigos uma dedicação impar. A humildade, perserverança e o espírito de sacrifício foram atributos que fizeram dele um vencedor», afirma a secção de Judo, para quem o Tiago Alves era «um grande amigo, um companheiro com o qual se partilharam tantos momentos de camaradagem, tantas emoções, tantos sonhos».


in Diário Coimbra - 22 Julho 2010
Judo - Funeral do judoca de 18 anos realiza-se hoje, em Rio de Mouro

Académica em choque no adeus de Tiago Alves

Imagem

O judoca Tiago Alves faleceu terça-feira à noite, vítima de um cancro no estômago. Atleta promissor de alta competição, nasceu em Lisboa, mas “mudara-se” para Miranda do Corvo e representava a Académica.

Tiago Alves lutava desde jovem com uma fenda do palato (anomalia genética que pode ocorrer durante a formação do feto), facto que levou o atleta da Académica à sala de operações por sete vezes.
Natural de Lisboa, Tiago Alves queixava-se algumas vezes de dores no estômago e chegou mesmo a dividir algumas competições pelas visitas ao hospital. Colocava-se a hipótese de uma gastroenterite, mas nos últimos dias foi-lhe diagnosticado um cancro no estômago. Estava dado o alerta, mas a notícia do falecimento de Tiago Alves deixou a família do judo em estado de choque. Passava pouco das 21H00 de terça-feira quando o óbito foi confirmado.
O velório teve lugar ontem à tarde, na Igreja do Cacém, em cerimónias fúnebres que já contaram com a presença dos membros da secção de judo da Académica. Alguns deles pernoitaram em Lisboa, onde hoje, pelas 15H30, decorre o funeral, mais precisamente em Rio de Mouro, no concelho de Sintra.

Judoca vai ser enterrado
com kimono vestido

Tiago Alves era, há muito, uma das maiores referências nos escalões mais jovens da secção de judo da Académica. Como singela forma de prestar homenagem pela ligação do jovem à modalidade, os pais de Tiago Alves pretendem que o atleta seja hoje enterrado com kimono vestido.
Em Abril, Tiago Alves conquistara na Estónia um 3.º lugar que lhe conferiu o estatuto de Alta Competição, tendo em Maio representado a Académica no “Nacional” de seniores.
Praticante de judo desde os seis anos, Tiago mudou-se em 2003 para Lamas (Miranda do Corvo) e foi aí que decidiu ingressar na Académica. Em Coimbra, somou vários títulos individuais e presenças internacionais. Em 2006, foi campeão nacional de juvenis, em -66 kg, categoria que voltaria a consagrá-lo. Era estudante do 10.º ano na Escola Avelar Brotero e era “um aluno empenhado”, conta quem o conheceu. Com palavras sentidas, o clube juntou-se a familiares e amigos na hora do adeus. O presidente da secção, Rui Fonseca, elogia as suas qualidades humanas, mas também desportivas. “Era um dos que tinha potencial para ir aos Jogos Olímpicos de 2016”.

in AS Beiras - 22 Julho 2010

Não conhecia a história deste rapaz, de Lisboa, que veio praticar Judo para a AAC. Tive apenas hoje conhecimento do infortúnio que caiu sobre ele e como em tão pouco tempo e tão jovem deixou o mundo dos vivos.
São estas histórias que realmente nos devem fazer relativizar todas as quezílias (trânsito, trabalho, vizinhos,...) que temos no nosso dia-a-dia.

Fica aqui, no forum, a minha pequena homenagem com as notícias que sairam hoje nos jornais da cidade (embora eu tenha tomado conhecimento da história pelo Público online, o que mostra que esta foi uma notícia a nível nacional e não apenas regional).

Deixo também o blog do Tiago, de leitura obrigatória. São pouco mais de uma dúzia de posts, mas todos deveras impressionantes.
Uma autêntica lição de vida.

RIP.
"You break my record. Now I break you. Like I broke your friend!"

CHONG LI! CHONG LI! CHONG LI! CHONG LI!CHONG LI! CHONG LI! CHONG LI! CHONG LI!

Avatar do Utilizador
athena
Experiente
Experiente
Mensagens: 348
Registado: quarta-feira, 14 abril 2010 19:20

Mensagem por athena »

Que horror! Não conhecia o rapaz (só de nome), mas é chocante, como todas as mortes jovens. Cancro do estomago aos 18 anos, e não diagnosticado?!Muito invulgar!

Avatar do Utilizador
Paulo Almeida
Experiente
Experiente
Mensagens: 222
Registado: segunda-feira, 12 abril 2010 21:09
Localização: Alcobaça , Coimbra, Lisboa

Mensagem por Paulo Almeida »

Já tinha lido a noticia Ontem na altura fiquei com a sensação que ele seria da zona de Lisboa, de qualquer forma é muito triste perder se a vida com esta idade .

Descansa em Paz.
A3 2.0 Tdi Sport By MBPower

Avatar do Utilizador
toze
Experiente
Experiente
Mensagens: 251
Registado: terça-feira, 18 abril 2006 19:05
Localização: Coimbra

Mensagem por toze »

Boas, de facto é uma noticia bastante triste e comovente e uma lição de vida.
"Muitas vezes perguntamos porquê que o mal só acontece a nós e não aos outros, porquê que eu, que tento ser a melhor pessoa possível e tento ter uma vida o máximo saudável possível, tenho de levar com todo o mal enquanto que existe outras pessoas que se estragam com drogas e andam para aí a matar ou a roubar e nada lhes acontece. Não estou a dizer que desejo o mal a essas pessoas, mas sou humano e acho que tenho o direito de pensar desta forma. Além de que não devo ser o único.
" se Deus quis que fosse assim, certamente terá um local reservado para ti, descansa em paz.

Mary*
Iniciado
Iniciado
Mensagens: 60
Registado: domingo, 18 outubro 2009 20:15

Mensagem por Mary* »

Foi com muita pena que li a noticia. Apesar de nao conhecer o seu percurso de vida, fiquei bastante triste com a noticia. Acho que todos deviam ler o seu blog, onde mostra a sua luta e a sua coragem. Um grande exemplo de força para todos.

R.I.P

Avatar do Utilizador
Ruizito
Lendário
Lendário
Mensagens: 1035
Registado: terça-feira, 25 março 2008 14:36
Localização: Coimbra

Mensagem por Ruizito »

Paz à sua alma e que a sua perseverança sirva de exemplo para todos.

Avatar do Utilizador
Lopes
Experiente
Experiente
Mensagens: 206
Registado: quarta-feira, 12 dezembro 2007 10:11

Mensagem por Lopes »

Boas,

Depois de ler esta noticia, não consegui e estive a ler o blog e de facto é arrepiante.
Digo arrepiante porque infelizmnente já passei o mesmo com um familiar meu.

Descansa em paz.

Avatar do Utilizador
ZéPróVinho
Regular
Regular
Mensagens: 127
Registado: quinta-feira, 27 setembro 2007 18:39
Localização: Coimbra

Mensagem por ZéPróVinho »

Trágico, tão novo, que descanse em paz.

JPMATRIX
Regular
Regular
Mensagens: 189
Registado: terça-feira, 08 junho 2010 3:06

Mensagem por JPMATRIX »

Só os bons morrem cedo.

Cada vez mais me convenço que se um gajo for uma pessoa de pior espécie, com os piores hábitos possíveis, má alimentação, fumar, beber etc... vive até aos 80 ou mais.

Olho para os meus avós e dos outros, que sempre passaram fome, comiam do pior que havia, sem preocupações de higiene, os meus chegaram a comer broa com bolor, não havia mais nada... e viveu até aos 90

Hoje em dia há fartura, preocupações com tudo e mais alguma coisa, alimentos carregados de químicos, e é ver jovens neste estado.

Exilada
Experiente
Experiente
Mensagens: 227
Registado: segunda-feira, 23 abril 2007 12:45

Mensagem por Exilada »

Eu também tomei conhecimento da morte do Tiago através do blog dele. Não o conhecia, mas um amigo meu falou disso no Facebook e fui dar uma vista de olhos ao blog. Fartei-me de chorar :?

É assustador, ele começou com sintomas mais ou menos em Janeiro, só foi diagnosticado em Junho e passado 1 mês faleceu :( É assustador mesmo.... :( com 18 anos, era um miúdo com tanto para viver....

O blog dele é uma lição de vida sem dúvida, é emocionante e ajuda a relativizar os pequenos problemas que nos surgem e aos quais damos demasiada importância...

Muita força para a família e os amigos do Tiago é o que eu desejo neste momento de grande pesar.
Vamos Mover-nos pela Esclerose Múltipla!

Avatar do Utilizador
Rjmc69
Experiente
Experiente
Mensagens: 395
Registado: quarta-feira, 10 setembro 2008 16:24
Localização: Coimbra

Mensagem por Rjmc69 »

Um grande desportista, um rapaz de aparente vida saudavel e quando vamos a ver é afectado por algo tão mau.
De facto como alguns users tem dito o mal cai mais vezes a porta dos bons do que dos maus. Não desejo esse mal a ninguém, nem aos piores, mas realmente era um jovem como eu, com uma vida inteira pela frente.
Um forte abraço aos familiares e amigos mais próximos.
Rip grande Tiago

Avatar do Utilizador
Subbuteiro
Regular
Regular
Mensagens: 187
Registado: domingo, 13 fevereiro 2005 12:36
Localização: Coimbra - Cidade Mágica
Contacto:

Mensagem por Subbuteiro »

A notícia correu o país, porque a primeira coisa que pessoas que conhecem o meu cerrado academismo, me dizem hoje de manhã quando chego ao Porto, em trabalho, foi "morreu um jovem de Judo da tua Académica"...

Avatar do Utilizador
Lino
Mítico
Mítico
Mensagens: 8082
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54
Localização: Coimbra
Contacto:

Mensagem por Lino »

Soube pela tv, penso... li o blog e via o optimismo dele, a energia... muito trágico, que descanse em paz! :(
Coimbra tem mais encanto... terá?
Imagem

Responder