Vergonha em Coimbra

Para comentar e discutir o desporto profissional, amador e de lazer em Coimbra
Responder
Avatar do Utilizador
nfp
Regular
Regular
Mensagens: 167
Registado: domingo, 15 abril 2007 14:47
Localização: Cidade Académica

Vergonha em Coimbra

Mensagem por nfp »

Para quem ainda não sabe, no dia 30 deste mês, toda a actividade desportiva no Pavilhão do Clube PT - Coimbra vai cessar.

Porquê? Porque a empresa, a PT, que deve ter pouco dinheiro para distribuir aos seus administradores, decidiu realizar a venda do imóvel.

Revolta saber que é um sítio de onde já saíram bastantes bons jogadores de basquetebol ao nível dos escalões jovens, alguns até mesmo atletas que já integraram várias vezes as respectivas selecções nacionais. Além disso, é um sítio onde todos os meses praticam desporto centenas de pessoas, entre colaboradores da empresa e pessoas exteriores.

Num mundo em que cada vez mais o sedentarismo deve ser combatido, terminar com os espaços onde se pratica desporto devia ser algo impossível de realizar.

Entristece ainda mais quando a Câmara Municipal de Coimbra não tem alternativas para o continuar desta tradição desportiva do Clube PT. Sim, porque já são 15 ou mais anos de pavilhão, lembro-me como se fosse hoje, ainda lá joguei com o velho piso de cimento, manchado de óleo dos transportes pesados que lá eram guardados...

Escrevo estas linhas em meu nome pessoal, como um atleta que lá cresceu, evoluiu e criou grandes amizades, algo que devia ser fomentado e não cada vez mais anulado.

Deixem de pensar no dinheiro e pensem mais nas pessoas.

Faço um apelo a todos os que leiam estas palavras para que, caso tenham alguma alternativa para esta situação, aqui a deixem...

Com tristeza me despeço
Nuno Pina

pauloms
Veterano
Veterano
Mensagens: 509
Registado: domingo, 20 agosto 2006 0:16

Mensagem por pauloms »

Então e os pavilhões municipais, universitários e os dos outros clubes que também em parte foram construídos com dinheiros públicos? Não só em Coimbra mas também nas redondezas.
ACtualmente, creio que não há vila ou aldeia que não se preze de não ter o seu pavilhãozinho...

Há por aí muito contacto que podem fazer e a Câmara Municipal de Coimbra (burocratas...) não deve ser o melhor caminho, acho eu. São capazes de ter mais sorte nalguma das Juntas de Freguesia do Concelho.

Avatar do Utilizador
Ruizito
Lendário
Lendário
Mensagens: 1035
Registado: terça-feira, 25 março 2008 14:36
Localização: Coimbra

Mensagem por Ruizito »

Parece-me que isso é uma problema de uma empresa privada, embora com a famosa "golden share" do Estado. Como é que a Câmara pode resolver o assunto?

Avatar do Utilizador
Subbuteiro
Regular
Regular
Mensagens: 187
Registado: domingo, 13 fevereiro 2005 12:36
Localização: Coimbra - Cidade Mágica
Contacto:

Mensagem por Subbuteiro »

A razão é muito simples, o Clube PT é pertença de uma empresa com fins lucrativos...

Avatar do Utilizador
gunky
Veterano
Veterano
Mensagens: 712
Registado: quinta-feira, 06 abril 2006 15:45

Mensagem por gunky »

Uma das caracteristicas do zeinal bava e o controlo apertado de despesas....
Para que raio quer ele 1 pavilhao para a empresa em coimbra?! :roll:

DaniFR
Lendário
Lendário
Mensagens: 1427
Registado: segunda-feira, 01 outubro 2007 21:41
Localização: Antanhol, Coimbra

Mensagem por DaniFR »

Câmara Municipal de Coimbra cede pavilhão ao Clube PT
ACORDO ENTRA EM VIGOR A PARTIR DE 1 DE SETEMBRO

O Vereador do Desporto da Câmara Municipal de Coimbra, Luís Providência, anunciou esta quarta-feira que a edilidade vai ceder gratuitamente um pavilhão ao Clube PT, para que este mantenha a prática desportiva do basquetebol, a partir de 01 de setembro.

"Vou reunir agora com a direção do Clube PT e com os demais representantes do clube, com a Comissão de Pais e Encarregados de Educação dos atletas e com a Associação de Basquetebol de Coimbra para lhes anunciar que terão à sua disposição, na mesma área geográfica do atual pavilhão, um outro dispensado pela Câmara Municipal de Coimbra para poderem praticar a modalidade a partir do próximo dia 01 de setembro", disse à Agência Lusa o edil.

Luís Providência acrescentou que a solução tornar-se-á definitiva a partir do mesmo dia em 2011, com a construção de um novo pavilhão no Vale das Flores.

O Clube PT terá de abandonar o atual pavilhão até ao próximo dia 30 de junho porque a direção da Portugal Telecom (PT) decidiu vender aquele imóvel.

Record
Imagem

Avatar do Utilizador
Subbuteiro
Regular
Regular
Mensagens: 187
Registado: domingo, 13 fevereiro 2005 12:36
Localização: Coimbra - Cidade Mágica
Contacto:

Mensagem por Subbuteiro »

O novo pavilhão no Vale das Flores, se for o mesmo que ficará entre o ISEC e os Bombeiros Sapadores (para onde "já estave" o Conservatório), já tinha sido prometido à Secção de Basquetebol da AAC...

DaniFR
Lendário
Lendário
Mensagens: 1427
Registado: segunda-feira, 01 outubro 2007 21:41
Localização: Antanhol, Coimbra

Mensagem por DaniFR »

Projecto concluído em 2011

Novo pavilhão do Clube PT vai ser construído no ISEC


Autarquia reúne hoje com Instituto Politécnico para acertar questões como o financiamento e o horário de utilização. Projecto vai estar concluído em 2011
O Clube PT vai ter um novo pavilhão no interior do Instituto Superior de Engenharia de Coimbra (ISEC), uma das escolas do Instituto Politécnico de Coimbra (IPC), confirmou ontem ao Diário de Coimbra o vereador Luís Providência. «A solução definitiva, que tem o consentimento do Clube PT, é a construção de um pavilhão no ISEC», garantiu. Os responsáveis do IPC e da autarquia vão reunir hoje, de modo a «avançar com pormenores do acordo». Em cima da mesa vão estar questões como o financiamento do projecto e o horário de utilização do novo espaço. «A ideia é o pavilhão servir os alunos do ISEC até às 17h00 e, depois dessa hora, servir o Clube PT», explicou Luís Providência.
Contudo, o basquetebol da PT só vai ter o novo espaço disponível a 1 de Setembro de 2011. Segundo o vereador, vai ser feito um esforço para que o clube jogue a próxima temporada no actual pavilhão. «Se não for possível vamos disponibilizar um espaço na mesma área geográfica, enquanto o pavilhão do ISEC não estiver concluído», esclareceu Luís Providência.
O problema do clube, que se viu ameaçado de ficar sem espaço para jogar depois da PT decidir vender o actual pavilhão, foi discutido com afinco na Assembleia Municipal de ontem. «A solução já existe há muito tempo, mas sei que houve deputados socialistas a pedirem soluções na reunião de ontem, devem andar distraídos», criticou o social-democrata.
Recorde-se que, para além da nova estrutura que vai nascer no ISEC, a autarquia já vai construir outro pavilhão naquela zona, Vale das Flores, destinado a acolher o basquetebol da Académica.

Diário de Coimbra
Imagem

Responder