TGV - Coimbra

Para conversar e discutir temas relacionados com Coimbra
Avatar do Utilizador
Corsario-Negro
Lendário
Lendário
Mensagens: 1053
Registado: domingo, 24 julho 2005 13:40
Localização: Londres/Coimbra

Mensagem por Corsario-Negro »

Obama elogia TGV espanhol @ Diário Económico
Imagem

Avatar do Utilizador
Pretender
Experiente
Experiente
Mensagens: 345
Registado: terça-feira, 12 abril 2005 17:18
Localização: Figueira da Foz e Coimbra

Mensagem por Pretender »

Só tem que elogiar, ele vai fazer um novo corredor ferroviário nos States e tem dinheiro para isso (aliás não tem, mas isso são outras contas)
Reparem que Pt gasta 7,7 mil milhões e no USA com muito mais Kms 10 mil milhões :lol:
Depois o que os estudos não dizem, porque tentam relativizar, é que Portugal é um país periférico, não tem habitantes suficientes para o TGV e quem tem dinheiro (classe política e administradores, etc não vai andar de TGV, só no início para aparecerem para a fotografia).
Casos comparativos com Franças e Bélgicas esquecem-se sempre de indicar que são países centrais por onde passam sempre muitas pessoas.

O caso pertinente aqui foi-se ter optado pela bitola Ibérica (obrigado Espanha que fizeste-o com medo das invasões Francesas), e com a Espanha a optar pela bitola standard e a deixar de parte a bitola "dupla" pode-nos isolar ainda mais.
Principalmente no transporte de mercadorias saídas dos portos.

A factura podia ficar mais leve, se o dinheiro ficasse em 'casa', mas a tecnologia vem toda de fora, o aço nem deve ser fundido cá, as carruagens idem, etc.

Faz-me lembrar o caso dos aviões da airbus, em que foi o presidente da Airbus que contactou por mais de uma vez o gov PT para falar das contrapartidas e nem resposta teve.
Fosse noutro país e o ministro economia tinha saltado logo, mas aqui aceitasse tudo.
In 80's, a Corp. Known As The Centre, Isolated a Young Pretender Named Jarod, And exploited his Genius for Their Research.
Until One Day....Their Pretender ran away.. :)

Avatar do Utilizador
tcoutinho_cbr
Estreante
Estreante
Mensagens: 3
Registado: terça-feira, 22 julho 2008 16:16
Localização: Coimbra

Mensagem por tcoutinho_cbr »

Boas.

Alguém me sabe dizer a validade deste traçado?
Encontrei-o por acaso e nunca o vi referido em nenhum forum.

Fiz vários "printscreens" da zona de Coimbra e juntei tudo para facilitar:

http://img199.imageshack.us/img199/2156/tgv1p.jpg


O mapa completo pode ser visto aqui:

https://enegocio.refer.pt/sig/MedidasPr ... efault.php


Quem tiver palpites que dê um passo em frente.

Avatar do Utilizador
Ruizito
Lendário
Lendário
Mensagens: 1035
Registado: terça-feira, 25 março 2008 14:36
Localização: Coimbra

Mensagem por Ruizito »

Esse traçado representa o canal previsto para o TGV, ou seja a zona possivel de passagem e que até à conclusão do projecto de execução fica condicionada. Por exemplo qualquer aprovação de uma obra de urbanização é restringida neste canal até à definição do traçado.

Avatar do Utilizador
Corsario-Negro
Lendário
Lendário
Mensagens: 1053
Registado: domingo, 24 julho 2005 13:40
Localização: Londres/Coimbra

Mensagem por Corsario-Negro »

Não digam TGV, digam linha de ferroviária de bitola europeia. Acho que se anda a cometer um erro enorme em chamar aquilo o projecto do TGV, porque parece que só o TGV é que lá vai poder andar.

Como já disse vejo muito mais valor em ser uma ligação sem interrupção ao coração da Europa. Poderá ser especialmente bom para o transporte de mercadorias (adicionem a ligação a um bom porto de águas profundas cá em Portugal e então aí é que os benefícios aumentam ainda mais).
Imagem

Avatar do Utilizador
Ruizito
Lendário
Lendário
Mensagens: 1035
Registado: terça-feira, 25 março 2008 14:36
Localização: Coimbra

Mensagem por Ruizito »

Parece que o TGV (ou linha de alta velocidade ou o que quiserem chamar), à boa maneira portuguesa, vai ficar para as calendas gregas.
Caso o PS não ganhe as próximas eleições (o que parece provável) ou mesmo que ganhe mas não tenha maioria absoluta (isso então é quase uma certeza), o TGV será mais um projecto que ocupou páginas e páginas de jornais e tempos televisivos para morrer numa gaveta qualquer, como outros antes dele.

Avatar do Utilizador
userN
Lendário
Lendário
Mensagens: 1264
Registado: terça-feira, 05 fevereiro 2008 11:12
Localização: pt-pt

Mensagem por userN »

Ruizito Escreveu:Parece que o TGV (ou linha de alta velocidade ou o que quiserem chamar), à boa maneira portuguesa, vai ficar para as calendas gregas.
Caso o PS não ganhe as próximas eleições (o que parece provável) ou mesmo que ganhe mas não tenha maioria absoluta (isso então é quase uma certeza), o TGV será mais um projecto que ocupou páginas e páginas de jornais e tempos televisivos para morrer numa gaveta qualquer, como outros antes dele.
provavelmente.

mas também provavelmente, talvez não seja a altura mais oportuna para a realização de tal projecto.
há que olhar para o rácio custo/beneficio.

Avatar do Utilizador
Lino
Mítico
Mítico
Mensagens: 8082
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54
Localização: Coimbra
Contacto:

Mensagem por Lino »

Ainda bem que tal será adiado ou, espero bem, cancelado.
Não trazia nenhuns benefícios para o povo, ir-se-ia gastar mais de 10mil milhões de euros, já com derrapagens orçamentais como é típico, numa linha para uns poucos usarem, pois ir e vir a Madrid será mais barato com a Ryan Air do que apenas ir em tgv. Além disso gastar tal soma numa altura de tão grave crise social é um crime hediondo.
Invista-se nas micro e PME's, financie-se as instituições sociais que apoiam a população (vejam as filas cada vez maiores no banco alimentar contra a fome ou a liga portuguesa contra o cancro que não tem dinheiro para ajudar todos os que pedem ajuda para pagar medicamentos), invista-se na agricultura e pescas para que possamos produzir...
Desenvolvimento não é só estradas, NAL's e TGV's, além de educação de tanga e uma governação para as estatísticas... ainda por cima depois de toda a porcaria que o Mário Lino e companhia fizeram (como é que ainda se acreditavam nele?).
Está na hora de disfarçar esta tanga que só iria beneficiar uma minoria endinheirada do país. Temos 20% do país no desemprego ou com trabalho precário e 1/4 da população na pobreza ou próxima dela.
Coimbra tem mais encanto... terá?
Imagem

Avatar do Utilizador
duffy
Lendário
Lendário
Mensagens: 3475
Registado: domingo, 14 novembro 2004 22:54

Mensagem por duffy »

Lino Escreveu:Ainda bem que tal será adiado ou, espero bem, cancelado.
Não trazia nenhuns benefícios para o povo, ir-se-ia gastar mais de 10mil milhões de euros, já com derrapagens orçamentais como é típico, numa linha para uns poucos usarem, pois ir e vir a Madrid será mais barato com a Ryan Air do que apenas ir em tgv. Além disso gastar tal soma numa altura de tão grave crise social é um crime hediondo.
Invista-se nas micro e PME's, financie-se as instituições sociais que apoiam a população (vejam as filas cada vez maiores no banco alimentar contra a fome ou a liga portuguesa contra o cancro que não tem dinheiro para ajudar todos os que pedem ajuda para pagar medicamentos), invista-se na agricultura e pescas para que possamos produzir...
Desenvolvimento não é só estradas, NAL's e TGV's, além de educação de tanga e uma governação para as estatísticas... ainda por cima depois de toda a porcaria que o Mário Lino e companhia fizeram (como é que ainda se acreditavam nele?).
Está na hora de disfarçar esta tanga que só iria beneficiar uma minoria endinheirada do país. Temos 20% do país no desemprego ou com trabalho precário e 1/4 da população na pobreza ou próxima dela.
Epá... desculpa, mas não digas disparates... Se calhar estás a pensar no beneficio que poderia trazer para ti ou para as pessoas que conheces, mas no país não existem só meia duzia de pessoas... Toda a gente tem necessidades e/ou preferéncias diferentes de mobilidade.
Em termos de transportes ferroviários estamos bastante mal, estariamos melhor se as condições das linhas permitissem que o pendular atingisse a velocidade máxima, e também se renovassem o inter-cidades e as composições sub-urbanas. No entanto, será melhor enterrar dinheiro em reformular tudo e continuar-mos "isolados" do resto da europa sem termos a opção de alta velocidade, ou continuar a fazer as melhorias nas infra-estruturas existentes e em paralelo investir em algo que nos permita ficar ligados à principais cidades europeias e centros de negócios de uma maneira mais comoda e rápida?

Dás a opção da ryanair, isso para passear é capaz de ser porreiro, e as limitações de peso de bagagem? As taxas que se pagam? Além disso para arranjar preços competitivos tens que comprar o bilhete com meses de antecedência, isso é completamente inviável para pessoas de negócios que marcam reuniões da noite para o dia... Já para não referir o facto de ser uma empresa estrangeira e de estares a mandar o teu dinheiro para fora do país... E é assim que o país não avança... preferem mandar o dinheiro para fora do que investir no que temos ou em construir algo nosso para um futuro melhor...

Avatar do Utilizador
Lino
Mítico
Mítico
Mensagens: 8082
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54
Localização: Coimbra
Contacto:

Mensagem por Lino »

Não penso só em mim, penso em todos os que estão na situação que se vê nas notícias todos os dias... desemprego, situação sócio-económico instável...
Temos o Pendular, que nem eu uso nem muita gente pelo custo que tem, dando muitos preferência ao IC... e se temos o Pendular que quase atinge a velocidade do TGV, porque não apenas melhorar a linha do norte para que se possa tirar dele maior rentabilidade? E depois, para abrir o tgv, fecham linhas importantes para algumas regiões como a linha do Tâmega, do Tua, do Vouga... e temos cidades como Viseu, com mais de 100mil habitantes, sem comboio (caso único na Europa), podendo os habitantes só circular de autocarro ou de carro, ajudando ao aumento da poluição e ao aumento do tráfego automóvel...

Sobre a Ryan Air e Easyjet, são meios que cada vez mais gente usa e que tem aumentado em muito a deslocação dos habitantes na Europa...
Os senhores empresários, muitas vezes, usam companhias de bandeira ou até jactos porque o podem fazer. Basta ver com que companhias é que se tem voado mais nos últimos tempos e o número de rotas em crescendo que têm surgido desde os nossos aeroportos. E chega-se a Madrid em 1h (e já há check-in online, reduzindo o tempo de espera) enquanto que, mesmo com o tgv, se demorará mais... as cargas podem bem ir de comboio de média velocidade... podem melhorar as linhas e mudar para bítola europeia, mas o TGV é um desperdício de dinheiro para só servir uns poucos. Uma viagem para ir para Espanha custará bem mais do que no actual Lusitânia Expresso (e já se sabe como serão os preços para recuperarem o dinheiro investido).

Aqui também mandas muito dinheiro para fora do país porque os veículos vêm do estrangeiro (França, Itália) e já sabes para onde vão os fundos ganhos pelas nossas construtoras, que serão as únicas beneficiadas... além de que a maior parte do financiamento será nacional pois o financiamento comunitário será mínimo. E muitos materiais também serão importados, não contes com produção nacional em muitos casos, além dos técnicos e operários envolvidos.

A ser construído, só quando a nossa situação sócio-económica for melhor, não quando está tanta gente em situação precária e quando temos um défice de 6% do PIB... depois teremos o país inteiro a pagar isto por muitos anos. Veja-se o euro 2004.
Coimbra tem mais encanto... terá?
Imagem

Avatar do Utilizador
Ruizito
Lendário
Lendário
Mensagens: 1035
Registado: terça-feira, 25 março 2008 14:36
Localização: Coimbra

Mensagem por Ruizito »

Ninguem poderá afirmar com certeza que o TGV será um sucesso ou um fracasso e inumerar os prós e contras levará a uma discussão sem fim e inconclusiva. De facto é um investimento enorme e numa altura de crise como esta deve-se pensar duas vezes. Mas também é verdade que se não se investir em nada com medo do futuro então é que não há volta a dar à crise.
Acho que a ligação Lisboa-Madrid faz sentido, para não ficarmos isolados da Europa, mas as linhas internas já tenho as minhas dúvidas. Por outro lado, também já me cansa que em Portugal qualquer projecto ande décadas em discussões estéreis e que acabam muitas vezes por não levar a lado nenhum. Quando esses projectos finalmente chegam ao terreno já estão desfazados no tempo, precisamente por que em vez de se decidir rapidamente, vai-se adiando.
Se a intenção for mesmo avançar com o TGV, então se calhar é melhor avançar já e não passar mais 15 anos com avanços e recuos. Se for para cancelar, cancele-se. Tudo é preferivel a este "chove não molha" que empata o país.

Leia
Lendário
Lendário
Mensagens: 1519
Registado: sábado, 15 abril 2006 14:31

Mensagem por Leia »

Eu vi não sei onde que se portugal não avançar com o tgv terá que dar uma quantidade brutal de dinheiro à UE.

Avatar do Utilizador
Ruizito
Lendário
Lendário
Mensagens: 1035
Registado: terça-feira, 25 março 2008 14:36
Localização: Coimbra

Mensagem por Ruizito »

Leia Escreveu:Eu vi não sei onde que se portugal não avançar com o tgv terá que dar uma quantidade brutal de dinheiro à UE.
Não é bem dar, será mais deixar de receber os fundos comunitários que a ele estariam destinados.

Avatar do Utilizador
Lino
Mítico
Mítico
Mensagens: 8082
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54
Localização: Coimbra
Contacto:

Mensagem por Lino »

Melhor explicado, é devolver os fundos que recebeu para esse fim, visto não terem sido investidos. O problema é que houve muito dinheiro a ir para alguns bolsos indevidamente...
Coimbra tem mais encanto... terá?
Imagem

Avatar do Utilizador
duffy
Lendário
Lendário
Mensagens: 3475
Registado: domingo, 14 novembro 2004 22:54

Mensagem por duffy »

Lino Escreveu:Não penso só em mim, penso em todos os que estão na situação que se vê nas notícias todos os dias... desemprego, situação sócio-económico instável...
Temos o Pendular, que nem eu uso nem muita gente pelo custo que tem, dando muitos preferência ao IC... e se temos o Pendular que quase atinge a velocidade do TGV, porque não apenas melhorar a linha do norte para que se possa tirar dele maior rentabilidade? E depois, para abrir o tgv, fecham linhas importantes para algumas regiões como a linha do Tâmega, do Tua, do Vouga... e temos cidades como Viseu, com mais de 100mil habitantes, sem comboio (caso único na Europa), podendo os habitantes só circular de autocarro ou de carro, ajudando ao aumento da poluição e ao aumento do tráfego automóvel...
Isso que se vê nas notícias é muito relativo, tu vês aquilo que os jornalistas querem que tu vejas... também vejo aí bastantes anúncios de emprego e não vejo ninguém a candidatar-se, inclusivé vê-se lojas nos centros comerciais a pedir pessoas mas porque se trabalha ao fim de semana e por turnos, muita gente prefere ficar em casa do que candidatar-se...

Em relação ao pendular, vê-se mesmo que não usas, porque se usasses não dirias que ele anda vazio e que as pessoas preferem o IC.
No último ano e meio tenho feito 2 a 4 viagens mais ou menos de 2 em 2 meses no pendular entre Coimbra e Faro, já fiz viagens praticamente a qualquer um dos dias da semana e em todas as alturas do ano, e já por duas vezes tive que ir em classe conforto porque me atrasei a comprar o bilhete e já não havia na turistica. Tirando essas duas situações pontuais, tenho visto o alfa sempre com uma ocupação na ordem dos 80%. Experimenta fazer uma viagem de Pendular onde tens todos os confortos mesmo em turistica e outra em IC até Faro... nunca experimentei, mas se no pendular já custa, imagino no IC. Como estás a falar da crise, é verdade que o pendular na viagem que refiro custa mais 6€ no bilhete de ida e volta, o que dá 3€ a mais para cada lado... 3€ hoje em dia não é nada, portanto a desculpa da crise aqui não se aplica.

Penso que o TGV na primeira fase não vai ao Algarve, mas se houver uma ligação em Lisboa com o Alfa para o Algarve, não hesitaria em usar essa alternativa, prefiro gastar um pouco mais, mas invisto em tempo e qualidade de vida em vez de gastar o meu tempo no velhinho IC só para ser do contra.

Em relação ao resto, ok estamos em crise, ficamos todos paradinhos, se calhar é melhor também nem comer nem tomar banho porque isso obriga-nos a consumir gás e água, não vamos para o trabalho porque não se pode gastar combustivel nem desgastar o carro.... E por aí fora...
Os empresário que falas que têm jactos privados, esses são aqueles que podem, mas estás a contradizer-te... falas para investir-mos nas PME, esses desgraçados se quiserem fazer uns contactos no estrageiro e movimentarem-se rapidamente e comodamente, segundo a tua lógica, ou vão por essas companhias e continuam a dar o dinheiro ao estrageiro e são roubados à força toda porque compraram as viagens em cima da hora, ou vão nas normais e continuam a ser roubados, ou vão de carro e gastam tempo que se calhar no TGV aproveitariam para fazer uma pequena reunião ou tratar de outras coisas...

Eu não ganho nada com a "defesa" do TGV, mas acho que iriamos ganhar, não estou a dizer hoje nem amanhã, mas se calhar a juventude dos 10 anos de hoje no futuro talvez agradeçam... como já algué disse não saberemos isso, mas se por causa da crise ficamos parados, nunca sairemos da cêpa torta.

Tenho a sensação que os nossos descobridores tinham menos dúvidas e demoravam menos tempo naquela altura a planear uma nova viagem do que nós demoramos hoje em dia a decidir se compramos umas calças ou uma camisa...

Responder