TGV - Coimbra

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daniel322
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Mensagem por daniel322 »

concordo contigo na maioria, mas deixo uma questão:
bru_nex Escreveu: :arrow: Solução é o TGV? Não! Não é! Criar mais linhas e modernizá-las, porque não? Quantos de nós estaremos dispostos a pagar €40 para ir de Coimbra a Lisboa!? A diferença de tempo compensa!? Não me parece.
se a solução é criar mais linhas então porque não criá-las já na bitola europeia em vez de simplesmente duplicar o que já existe?

é que, pelo que tenho visto, as pessoas julgam que numa linha de alta velocidade circulam exclusivamente TGV's.. o que não é verdade..

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bru_nex
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Mensagem por bru_nex »

daniel322 Escreveu: se a solução é criar mais linhas então porque não criá-las já na bitola europeia em vez de simplesmente duplicar o que já existe?

é que, pelo que tenho visto, as pessoas julgam que numa linha de alta velocidade circulam exclusivamente TGV's.. o que não é verdade..
O TGV vai funcionar com bitola europeia e isso prende-se com as características técnicas do material circulante. Até porque não fazia sentido um comboio internacional funcionar com uma bitola usada apenas em Portugal e Espanha.
Quanto às restantes linhas, é um assunto interessante mas que não tenho competência técnica para falar sobre ele.
Mas faz-me lembrar uma coisa. Hei-de procurar a frase que o Marques de Pombal disse quando tentava convencer os senhores que mandavam no país a construir uma linha de caminhos de ferro. Ele tinha um projecto de caminhos de ferro para o país que foi posto de parte por ser um investimento demasiado avultado. Conclusão, em vez de se construir uma série de linhas, como ele tinha dito, foi feita apenas uma ou duas.
Esta conversa para dizer o quê?
O problema é a falta de visão, por um lado. Por outro é uma mentalidade de província que acha muito bem gastar milhares de milhões de euros a fazer uma linha que vai servir meia dúzia de pessoas em vez de usar metade do dinheiro a fazer a requalificação/ampliação das linhas já existentes.

daniel322
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Mensagem por daniel322 »

Não é bem assim bru_nex.. o TGV vai funcionar com bitola europeia porque existe um objectivo de uniformizar todas as redes de caminhos de ferro no espaço europeu, e como tal a longo prazo Portugal irá adaptar todos os ramais em utilização de bitola ibérica para bitola europeia. (se repararem a adaptação do ramal da Lousã, apesar de ser um projecto local, já é em bitola europeia)

Se fosse apenas por causa das características técnicas esse "problema" não se colocava pois como deves saber existe tanto a possibilidade do comboio de alta velocidade circular noutra qualquer bitola como também em eixo variável (o que até já foi ponderado para Portugal)

O que eu acho que seria mentalidade de provinvia era gastar-se sensivelmente o mesmo dinheiro na duplicação da linha do Norte mantendo na mesma as limitações da linha e mantendo-nos na mesma isolados do mundo ferroviário.. se é para fazer, então que se faça algo com futuro, que não seja necessário substituir daqui a 40 anos, isso sim é ter visão..

até porque, como eu já disse, a linha não é de TGV, é "apenas" uma linha em que os TGV's podem circular, tal como outros comboios..

eu não considero o investimento nesta linha um absurdo, já o investimento nas composições é mais discutível, uma vez que o Alfa poderia ser adaptado à bitola europeia e circular o trajecto Lisboa-Porto numa linha nova e praticamente livre (como vai acontecer entre Porto e Vigo), obtendo quase o mesmo tempo de viagem que o TGV..
Última edição por daniel322 em terça-feira, 07 abril 2009 12:17, editado 1 vez no total.

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bru_nex
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Mensagem por bru_nex »

Tens toda a razão.
É como te digo. Não tenho conhecimentos que me permitam ter uma opinião bem construída sobre a situação. Quando falei de falta de visão estava a pensar nos investimentos que foram feitos na linha do norte e no Alfa Pendular. Esteve a enterrar-se dinheiro porque nãos e avançou para a renovação de raiz e preferiu-se tapar remendos. Era um bocado nesse sentido.
Mas tens toda a razão. E é completamente verdade. A linha não é exclusiva do TGV. A linha vai ter um traçado e uma qualidade que permite ao material circulante atingir altas velocidades. Que material circulante se vai pôr lá, isso já é outra história. Nesta história é o TGV.

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userN
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Mensagem por userN »

desculpem o off-topic, mas o que me choca é hoje em dia o pendular demorar mais tempo a fazer lisboa porto que o antigo comboio foguete..

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duffy
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Mensagem por duffy »

userN Escreveu:desculpem o off-topic, mas o que me choca é hoje em dia o pendular demorar mais tempo a fazer lisboa porto que o antigo comboio foguete..
Não sei em que te baseias para dizer isso, mas o comboio foguete demorava 4:30h e o pendular demora 2:44h...

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Mensagem por userN »

duffy Escreveu:
userN Escreveu:desculpem o off-topic, mas o que me choca é hoje em dia o pendular demorar mais tempo a fazer lisboa porto que o antigo comboio foguete..
Não sei em que te baseias para dizer isso, mas o comboio foguete demorava 4:30h e o pendular demora 2:44h...
baseio-me no belmiro de azevedo lol

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duffy
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Mensagem por duffy »

userN Escreveu:
duffy Escreveu:
userN Escreveu:desculpem o off-topic, mas o que me choca é hoje em dia o pendular demorar mais tempo a fazer lisboa porto que o antigo comboio foguete..
Não sei em que te baseias para dizer isso, mas o comboio foguete demorava 4:30h e o pendular demora 2:44h...
baseio-me no belmiro de azevedo lol
Pois, então anda alguém enganado...

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Mensagem por userN »

duffy Escreveu:
userN Escreveu:
duffy Escreveu:
userN Escreveu:desculpem o off-topic, mas o que me choca é hoje em dia o pendular demorar mais tempo a fazer lisboa porto que o antigo comboio foguete..
Não sei em que te baseias para dizer isso, mas o comboio foguete demorava 4:30h e o pendular demora 2:44h...
baseio-me no belmiro de azevedo lol
Pois, então anda alguém enganado...
provavelmente...

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duffy
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Mensagem por duffy »

userN Escreveu: Pois, então anda alguém enganado...

provavelmente...
Fica aqui a prova das 4:30h :P

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Mensagem por userN »

duffy Escreveu:
userN Escreveu: Pois, então anda alguém enganado...

provavelmente...
Fica aqui a prova das 4:30h :P
txiii não era preciso...
mas obrigado, pois gosto bastante de comboios :)

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Pretender
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Mensagem por Pretender »

Convém também dizer que as 4h30 era no início em 1950!

1967
A linha electrificada chega ao Porto, desde Lisboa: os comboios "Foguete" agora com tração eléctrica, demoravam 4 horas e 15 min de Lisboa-Porto.

1980
- Com a renovação integral da linha do Norte, que tinha troços de 140 km/h e os restantes de 120 km/h, os comboios "Foguete", fazem Lisboa-Porto em 3 horas. São na época os comboios de maior velocidade comercial na Península Ibérica.
Fonte: http://comboios.home.sapo.pt/hist_p.html
In 80's, a Corp. Known As The Centre, Isolated a Young Pretender Named Jarod, And exploited his Genius for Their Research.
Until One Day....Their Pretender ran away.. :)

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duffy
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Mensagem por duffy »

Pretender Escreveu:Convém também dizer que as 4h30 era no início em 1950!

1967
A linha electrificada chega ao Porto, desde Lisboa: os comboios "Foguete" agora com tração eléctrica, demoravam 4 horas e 15 min de Lisboa-Porto.

1980
- Com a renovação integral da linha do Norte, que tinha troços de 140 km/h e os restantes de 120 km/h, os comboios "Foguete", fazem Lisboa-Porto em 3 horas. São na época os comboios de maior velocidade comercial na Península Ibérica.
Fonte: http://comboios.home.sapo.pt/hist_p.html
Mesmo assim, o pendular continu a fazer menos :P

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Ruizito
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Mensagem por Ruizito »

duffy Escreveu:
Pretender Escreveu:Convém também dizer que as 4h30 era no início em 1950!

1967
A linha electrificada chega ao Porto, desde Lisboa: os comboios "Foguete" agora com tração eléctrica, demoravam 4 horas e 15 min de Lisboa-Porto.

1980
- Com a renovação integral da linha do Norte, que tinha troços de 140 km/h e os restantes de 120 km/h, os comboios "Foguete", fazem Lisboa-Porto em 3 horas. São na época os comboios de maior velocidade comercial na Península Ibérica.
Fonte: http://comboios.home.sapo.pt/hist_p.html
Mesmo assim, o pendular continu a fazer menos :P
Pouco menos diga-se de passagem.

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D@MP
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Mensagem por D@MP »

E o itenerario. Já alguem encontrou?
"Do You Know Where You Are? You're In The Jungle, Baby! Wake Up! It's Time To Die!

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