TGV - Coimbra

Para conversar e discutir temas relacionados com Coimbra
daniel322
Lendário
Lendário
Mensagens: 3525
Registado: quarta-feira, 21 junho 2006 18:25
Localização: Coimbra

Mensagem por daniel322 »

Ruizito Escreveu:Outro disparate completo este! Com tantas paragens o TGV nunca chega a atingir o seu máximo potencial de velocidade. Não tarda nada parece um comboio inter-regional... e vão-se gastar milhões com isto...
concordo contigo, em parte.. o TGV é realmente um investimento duvidoso para o progresso de um país pequeno como Portugal.. agora o facto de ter várias paragens não significa que se torne num "inter-regional".. pelo simples facto de poderem existir comboios que façam Lisboa-Porto directo, outros que só parem em Coimbra, outros só em Aveiro, etc..

provavelmente discursos semelhantes foram ditos quando se começou a construir a A1.. é que parece-me uma boa analogia comparar a Linha do Norte à EN1 e o TGV à A1.. :p

off-topic: Ruizito, na urbanização da Portela, junto ao Alto de São João andam a construir um pavilhão e diz no aviso que é um investimento do Eurofundo para comercio a retalho.. sabes do que se trata?

Avatar do Utilizador
Corsario-Negro
Lendário
Lendário
Mensagens: 1053
Registado: domingo, 24 julho 2005 13:40
Localização: Londres/Coimbra

Mensagem por Corsario-Negro »

O que tenho lido é que a Linha do Norte está já saturada. Pessoalmente não seria a primeira vez que vou num IC que pára numa estação não programada para o pendular o ultrapassar.

Possivelmente a linha do TGV deverá dar para outros comboios (adaptados ou não).


Por outro lado não sei se já repararam na Linha do Norte em certas partes, mas indo a Espinho algumas vezes, faz-me sempre alguma impressão ver a linha a umas centenas de metros do mar, apenas com pequenas dunas de obstáculo...
Imagem

daniel322
Lendário
Lendário
Mensagens: 3525
Registado: quarta-feira, 21 junho 2006 18:25
Localização: Coimbra

Mensagem por daniel322 »

Corsario-Negro Escreveu:Possivelmente a linha do TGV deverá dar para outros comboios (adaptados ou não).
qualquer comboio pode utilizar a linha de alta velocidade, desde que tenha a bitola europeia em vez da actual ibérica (bitola é a distância entre carris)..

ou seja, as linhas não exclusivas para uso dos TGV (comboios de muito alta velocidade) :wink:

Avatar do Utilizador
Ruizito
Lendário
Lendário
Mensagens: 1035
Registado: terça-feira, 25 março 2008 14:36
Localização: Coimbra

Mensagem por Ruizito »

daniel322 Escreveu:
off-topic: Ruizito, na urbanização da Portela, junto ao Alto de São João andam a construir um pavilhão e diz no aviso que é um investimento do Eurofundo para comercio a retalho.. sabes do que se trata?
É um Pingo Doce.

Quanto ao TGV, eu só aceito a sua construção porque dizem que a linha do Norte está saturada e que as opções são construir uma linha nova paralela aquela para comboios normais ou construir a linha de alta velocidade. Sendo assim, e partindo do principio que será necessário uma nova linha de qualquer maneira, admito o recurso à alta velocidade. No entanto o TGV precisa de muitos quilometros para acelerar e outros tantos para parar. Com tantas paragens, duvido que ele venha a ser rentabilizado em pleno, parece-me que será uma espécie de Alfa um pouco mais sofisticado. Para isso valerá a pena o investimento?

Hal9000
Veterano
Veterano
Mensagens: 744
Registado: sexta-feira, 10 novembro 2006 16:12

Mensagem por Hal9000 »

Entretanto as obras que são realmente necessárias vão sendo transformadas em actos de comédia

viewtopic.php?t=191&start=570


:roll: :twisted:

daniel322
Lendário
Lendário
Mensagens: 3525
Registado: quarta-feira, 21 junho 2006 18:25
Localização: Coimbra

Mensagem por daniel322 »

Obrigado Ruizito, também imaginei que fosse o Pingo Doce, mas sem nada que me confirmasse.. pensei era que eles iam para o pavilhão da PT..
Ruizito Escreveu:Com tantas paragens, duvido que ele venha a ser rentabilizado em pleno, parece-me que será uma espécie de Alfa um pouco mais sofisticado. Para isso valerá a pena o investimento?
talvez valha a pena.. eu preferia uma remodelação total da linha do norte e um investimento sério nos pendulares..

mas se olharmos para uma visão do futuro próximo a tendência é uniformizar a rede europeia (bitola europeia) e insistir na bitola ibérica como na linha do norte seria mais um passo para o isolamento férreo do país.. e, como já disse, os TGV provavelmente terão diferentes escalas que permitam em certos horários a viagem directa Lisboa-Porto ou Lisboa-Coimbra-Porto, atingindo assim a velocidade máxima..

(esta uniformização da rede está já em marcha por exemplo na transformação da linha da Lousã para bitola europeia.. por isso é que "me rio" quando dizem que estão a desligar o ramal da rede nacional, pois é precisamente o contrário que está a ser feito..)

Avatar do Utilizador
banjix
Lendário
Lendário
Mensagens: 1635
Registado: quinta-feira, 23 fevereiro 2006 17:28
Localização: Lousã

Mensagem por banjix »

Ruizito Escreveu:Quanto ao TGV, eu só aceito a sua construção porque dizem que a linha do Norte está saturada e que as opções são construir uma linha nova paralela aquela para comboios normais ou construir a linha de alta velocidade. Sendo assim, e partindo do principio que será necessário uma nova linha de qualquer maneira, admito o recurso à alta velocidade.
Nesse caso, e por ser um facto que a Linha do Norte está completamente esgotada, em vez de se investir tanto dinheiro numa linha de alta velocidade, por que não investir na modernização da Linha do Oeste, que está praticamente votada ao abandono?! Acho que esta linha podia, perfeitamente, libertar bastante o tráfego que existe na Linha do Norte! Ou estarei errado?
Juízo eu tenho, o problema é utilizá-lo poucas vezes.

Leia
Lendário
Lendário
Mensagens: 1519
Registado: sábado, 15 abril 2006 14:31

Mensagem por Leia »

Eu não acho que iria retirar grande trafego à linha do norte, mas é de facto uma vergonha a palhaçada em que se tornou a linha do oeste.

Um mero exemplo, para ir para leiria ou bem que tenho a rede expressos, a A1 ou então 3 comboios por dia (sem transbordos)

Avatar do Utilizador
bru_nex
Experiente
Experiente
Mensagens: 467
Registado: sexta-feira, 03 abril 2009 10:52

Mensagem por bru_nex »

Coimbra, 30 Mar (Lusa) - A construção da nova estação central de Coimbra, que vai conjugar as redes de alta velocidade e normal, e a sua integração urbanística foram hoje aprovadas pela autarquia, no âmbito de um protocolo a celebrar com as redes ferroviárias.

A rede nacional do comboio de alta velocidade prevê a paragem em Coimbra, tendo sido decidido que na mesma estação (interface intermodal) se juntem os serviços de alta velocidade e normal (Linha do Norte), segundo um texto introdutório do protocolo aprovado hoje pelo Executivo, na sua reunião quinzenal.

Na sessão, o vice-presidente da Câmara de Coimbra, João Rebelo, disse que a nova estação será deslocada 500 a 600 metros para Norte em relação à actual estação de Coimbra-B.

O protocolo, a assinar entre a RAVE, rede ferroviária de alta velocidade, e a REFER, rede ferroviária nacional, revê um acordo anterior, dada a escala superior da infraestrutura prevista e estabelece que os estudos da integração deverão prever a realização do interface intermodal de passageiros, áreas de estacionamento, de apoio ao funcionamento da estação e equipamentos conexos e ainda um pavilhão multiusos/arena.

Está prevista, por acordo entre a Câmara e a RAVE, a elaboração de um plano de urbanização da zona, a assumir e coordenar pela autarquia, "que enquadre, justifique e garanta a melhor solução para a nova gare intermodal", onde vão confluir também os sistemas de metropolitano ligeiro de superfície e de transportes rodoviários colectivos e privados.

É criada uma comissão de acompanhamento e são reafirmados os objectivos que presidiram à celebração do protocolo anteriormente firmado entre a autarquia, a REFER e a Metro Mondego.
É o que já se sabia. A nova estação vai nascer 600 metros a Norte. Pelo menos foi isso que a Câmara pensou. Mas o governo vem lembrar que é preciso espaço para estacionamento, encaminhamento de passageiros e tudo e tudo e tudo...

Esperemos que seja construída a estação que Coimbra merece. Quem costuma viajar na linha do Norte sabe do que estou a falar. Quando o comboio pára em Coimbra entram e saem dezenas de pessoas. O comboio enche e fica vazio com a paragem em Coimbra. Tanta gente que usa a actual estação e que estação com tão poucas (nenhumas) condições.

Se é para investir no TGV (não sou de acordo) então que isso sirva para dar a Coimbra a estação fantástica que merece e que está à espera há anos.
Coimbra não merece uma Gare do Oriente... Merece um projecto ainda mais bonito.

Avatar do Utilizador
bru_nex
Experiente
Experiente
Mensagens: 467
Registado: sexta-feira, 03 abril 2009 10:52

Mensagem por bru_nex »

Ruizito Escreveu:
Quanto ao TGV, eu só aceito a sua construção porque dizem que a linha do Norte está saturada e que as opções são construir uma linha nova paralela aquela para comboios normais ou construir a linha de alta velocidade. Sendo assim, e partindo do principio que será necessário uma nova linha de qualquer maneira, admito o recurso à alta velocidade. No entanto o TGV precisa de muitos quilometros para acelerar e outros tantos para parar. Com tantas paragens, duvido que ele venha a ser rentabilizado em pleno, parece-me que será uma espécie de Alfa um pouco mais sofisticado. Para isso valerá a pena o investimento?
:arrow: a linha da Lousã é uma apenas. Ou seja, para um comboio passar, o outro tem de estar parado ou a circular numa segunda linha que existe em alguns sítios para isso mesmo. O Metro Mondego vai manter a situação, apenas vai aumentar o número de segundas vias. Ou seja, o grande Metro Mondego vai ter apenas uma linha!
:arrow: agora imaginem o mesmo mas aplicado ao país inteiro. Só com uma diferença. Há duas linhas! Uma em direcção ao Norte. Outra em direcção ao Sul. Exemplo prático em como isto é terrível: Imaginem ir de Coimbra a Alfarelos. Numa hora passam NA MESMA LINHA 4 suburbanos, 1 alfapendular, 2 intercidade, 3 regionais, etc. O suburbano só pode sair às 18:17 porque há um Intercidades a parar em Coimbra às 18:15. Isto aplicado a um dia inteiro é caótico. São mais de 100 comboios por dia! Há a juntar ainda os comboios de mercadorias!
:arrow: Solução é o TGV? Não! Não é! Criar mais linhas e modernizá-las, porque não? Quantos de nós estaremos dispostos a pagar €40 para ir de Coimbra a Lisboa!? A diferença de tempo compensa!? Não me parece.
:arrow: Coimbra - Lousa ou Coimbra - Figueira da Foz UMA HORA!? Isto sim, não me parece bem! Chega a ser desumano para as pessoas que fazem essa viagem todos os dias!

Avatar do Utilizador
Pretender
Experiente
Experiente
Mensagens: 345
Registado: terça-feira, 12 abril 2005 17:18
Localização: Figueira da Foz e Coimbra

Mensagem por Pretender »

A solução passa em duplicar as linhas existentes onde existe congestionamento.
Repare-se nos milhões de milhões de contos investidos na linha do Norte (até já perdi o valor concreto) e existem sítios onde as linhas foram beneficiadas e o alfa continua a passar a passo de caracol.
Os empreiteiros, eng. e fiscais da Refer é que deviam ser responsabilizados por estas situações.

Um argumento que tentam utilizar é mesmo da saturação, pois bem a saturação como disse acima não é constante ao longo da linha.
Duplique-se onde seja necessário.
Para além que com umas das poucas políticas acertadas nos transportes ferroviários, de fechar passagens de nível e fazer desvios subterrâneos ou aéreos, já se tem muito dinheiro poupado (bem estes valores ficaram caríssimos)
Quem defende o TGV provavelmente nem sabe quanto se paga de Alfa Pendular entre Coimbra e Lisboa. E mesmo de InterCidades.
Duas pessoas já compensa nitidamente o transporte próprio: combustível, portagens, desgaste do carro.
Sem colocar a concorrência da rede-expresso, imbatível em preços ao IC/AP (a qualidade já é mais subjectivo).

Para terminar sobre o TGV, nenhuma tecnologia vai ser desenvolvida/produzida em Portugal para variar...
In 80's, a Corp. Known As The Centre, Isolated a Young Pretender Named Jarod, And exploited his Genius for Their Research.
Until One Day....Their Pretender ran away.. :)

Avatar do Utilizador
bru_nex
Experiente
Experiente
Mensagens: 467
Registado: sexta-feira, 03 abril 2009 10:52

Por falar em passagens de nível desniveladas...

Mensagem por bru_nex »

Construção de Passagens Desniveladas no concelho de Coimbra


Tendo por objectivo o encerramento das passagens de nível aos km 225,363 e 225,535 da Linha do Norte, na freguesia de Souselas, a REFER, no âmbito do protocolo celebrado com a Câmara Municipal de Coimbra, consignou em 30 de Março de 2009 a empreitada de construção da passagem superior rodoviária ao km 225,333 e da passagem inferior rodoviária para trânsito ligeiro ao km 225,535, no concelho de Coimbra.

A construção das duas obras de arte e dos respectivos caminhos de acesso e ligação foi adjudicada, na sequência de concurso público, à empresa Obrecol – Obras e Construções, SA, pelo valor de 3.290.000,00 euros e um prazo de execução de 270 dias de calendário.

A Fiscalização deste empreendimento será assegurada pela empresa Afaplan – Planeamento e Gestão de Projectos.

Avatar do Utilizador
userN
Lendário
Lendário
Mensagens: 1264
Registado: terça-feira, 05 fevereiro 2008 11:12
Localização: pt-pt

Mensagem por userN »

bru_nex Escreveu:
Coimbra, 30 Mar (Lusa) - A construção da nova estação central de Coimbra, que vai conjugar as redes de alta velocidade e normal, e a sua integração urbanística foram hoje aprovadas pela autarquia, no âmbito de um protocolo a celebrar com as redes ferroviárias.

A rede nacional do comboio de alta velocidade prevê a paragem em Coimbra, tendo sido decidido que na mesma estação (interface intermodal) se juntem os serviços de alta velocidade e normal (Linha do Norte), segundo um texto introdutório do protocolo aprovado hoje pelo Executivo, na sua reunião quinzenal.

Na sessão, o vice-presidente da Câmara de Coimbra, João Rebelo, disse que a nova estação será deslocada 500 a 600 metros para Norte em relação à actual estação de Coimbra-B.

O protocolo, a assinar entre a RAVE, rede ferroviária de alta velocidade, e a REFER, rede ferroviária nacional, revê um acordo anterior, dada a escala superior da infraestrutura prevista e estabelece que os estudos da integração deverão prever a realização do interface intermodal de passageiros, áreas de estacionamento, de apoio ao funcionamento da estação e equipamentos conexos e ainda um pavilhão multiusos/arena.

Está prevista, por acordo entre a Câmara e a RAVE, a elaboração de um plano de urbanização da zona, a assumir e coordenar pela autarquia, "que enquadre, justifique e garanta a melhor solução para a nova gare intermodal", onde vão confluir também os sistemas de metropolitano ligeiro de superfície e de transportes rodoviários colectivos e privados.

É criada uma comissão de acompanhamento e são reafirmados os objectivos que presidiram à celebração do protocolo anteriormente firmado entre a autarquia, a REFER e a Metro Mondego.
É o que já se sabia. A nova estação vai nascer 600 metros a Norte. Pelo menos foi isso que a Câmara pensou. Mas o governo vem lembrar que é preciso espaço para estacionamento, encaminhamento de passageiros e tudo e tudo e tudo...

Esperemos que seja construída a estação que Coimbra merece. Quem costuma viajar na linha do Norte sabe do que estou a falar. Quando o comboio pára em Coimbra entram e saem dezenas de pessoas. O comboio enche e fica vazio com a paragem em Coimbra. Tanta gente que usa a actual estação e que estação com tão poucas (nenhumas) condições.

Se é para investir no TGV (não sou de acordo) então que isso sirva para dar a Coimbra a estação fantástica que merece e que está à espera há anos.
Coimbra não merece uma Gare do Oriente... Merece um projecto ainda mais bonito.
Concordo contigo!

Avatar do Utilizador
Ruizito
Lendário
Lendário
Mensagens: 1035
Registado: terça-feira, 25 março 2008 14:36
Localização: Coimbra

Mensagem por Ruizito »

Pretender Escreveu:A solução passa em duplicar as linhas existentes onde existe congestionamento.
Repare-se nos milhões de milhões de contos investidos na linha do Norte (até já perdi o valor concreto) e existem sítios onde as linhas foram beneficiadas e o alfa continua a passar a passo de caracol.
Os empreiteiros, eng. e fiscais da Refer é que deviam ser responsabilizados por estas situações.

Um argumento que tentam utilizar é mesmo da saturação, pois bem a saturação como disse acima não é constante ao longo da linha.
Duplique-se onde seja necessário.
Para além que com umas das poucas políticas acertadas nos transportes ferroviários, de fechar passagens de nível e fazer desvios subterrâneos ou aéreos, já se tem muito dinheiro poupado (bem estes valores ficaram caríssimos)
Quem defende o TGV provavelmente nem sabe quanto se paga de Alfa Pendular entre Coimbra e Lisboa. E mesmo de InterCidades.
Duas pessoas já compensa nitidamente o transporte próprio: combustível, portagens, desgaste do carro.
Sem colocar a concorrência da rede-expresso, imbatível em preços ao IC/AP (a qualidade já é mais subjectivo).

Para terminar sobre o TGV, nenhuma tecnologia vai ser desenvolvida/produzida em Portugal para variar...
Concordo com quase tudo o que disseste. De facto não me parece que o TGV vá acrescentar nenhuma grande mais valia que não possa ser atingida com outro tipo de obras muito mais baratas.
Sá a ligação Lisboa - Madrid me parece razoável no sentido de ligar a capital portuguesa com a rede europeia, agora as linhas internas cá no país, nah!

Leia
Lendário
Lendário
Mensagens: 1519
Registado: sábado, 15 abril 2006 14:31

Mensagem por Leia »

Só queria dizer que a rede expressos não é mais barata que o serviço oferecido pela CP em diversos casos.

Responder