Vandalismo

Para conversar e discutir temas relacionados com Coimbra
Responder
Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Vandalismo

Mensagem por Pedro »

Insegurança encerra passagem pedonal

Fios eléctricos cortados e descarnados, lâmpadas que desapareceram, dois projectores de alta voltagem furtados. Actos de vandalismo e perigos à espreita de quem utiliza a passagem pedonal da Ponte Rainha Santa, que foi encerrada. As Estradas de Portugal e a Câmara Municipal de Coimbra estudam a melhoria das condições de atravessamento da estrutura

Apesar de os portões de acesso terem sido encerrados (garantem-nos que há poucos dias), a passagem pedonal da Ponte Rainha Santa continua a ser utilizada por populares que se deslocam da Margem Esquerda do Mondego para a Margem Direita, ou vice-versa.

«As pessoas passam na mesma», disse-nos Vítor Silva, quando se cruzou com uma jovem que fazia a travessia das Lages para a Margem Direita, apesar dos acessos à passagem pedonal estarem fechados. Basta escalar o gradeamento lateral, o que não é difícil para crianças e jovens.

Aquele morador vive há décadas na zona da Boavista, nas imediações da Ponte Europa, na Margem Direita do Mondego. Conhece bem o local e mostra-se indignado com o vandalismo ali praticado.

Vítor Silva apontou-nos alguns exemplos de vandalismo ao longo da passagem pedonal, como os fios eléctricos pendurados com as pontas descarnadas, as lâmpadas arrancadas, os projectores de alta voltagem que diz terem sido furtados.

“Uma vergonha”

Num olhar mais atento, desta vez virado para o rio, é possível observar ferros pontiagudos, tábuas, latas e chapas, que para ali ficaram desde as obras de construção da ponte. «Eu nasci aqui, o rio nunca foi assim», lamentou Vítor Silva. «Isto é uma vergonha e um crime se uma criança vem para aqui brincar», desabafou. Disse-nos ainda que o vandalismo na passagem pedonal terá começado há mês e meio.

Segundo apurámos junto das Estradas de Portugal, está em estudo a melhoria das condições necessárias para que a passagem pedonal seja utilizada em segurança, não só pelos peões mas também para o equipamento acessório da ponte que vai desde a simples iluminação até ao equipamento de monotorização daquela obra de arte.

As Estradas de Portugal reconhecem que são visíveis, de facto, actos de vandalismo e acrescentam que todo o assunto está a ser estudado em conjunto com a Câmara Municipal de Coimbra. «Neste momento a passagem pedonal está fechada», disse fonte do instituto de estradas.

Fonte: Diário de Coimbra
Simplesmente não percebo o que pode levar alguém a praticar actos de vandalismo destes. A parte da notícia referente ao lixo que foi deixado após as obras ainda entendo a razão (desleixo), mas estragar propositadamente um equipamento que beneficia todos? Tal como diria o Spock, "é ilógico". :?

Avatar do Utilizador
RuIp3dRo
Regular
Regular
Mensagens: 175
Registado: segunda-feira, 20 dezembro 2004 21:25
Localização: Coimbra

Mensagem por RuIp3dRo »

É vergonhoso, mas é a sociedade em que vivemos.. :cry:
ImagemCaminhando para a glória..

Avatar do Utilizador
tofas
Experiente
Experiente
Mensagens: 206
Registado: sexta-feira, 21 janeiro 2005 12:19

Mensagem por tofas »

Há coisas que não se percebem... :shock:

SilentNoise
Lendário
Lendário
Mensagens: 1052
Registado: sábado, 05 fevereiro 2005 1:13
Localização: 11.º A

Mensagem por SilentNoise »

São as chamadas regras de civismo que nem toda a gente compreende. Normalmente estes actos de vandalismo são feitos em grupo (para não dizer manada) apenas para auto-promoção junto do mesmo. Parece-me que o Homem, cada vez mais vezes, se quer vangloriar por aquilo que faz mal, em detrimento de fazer o bem. É uma questão de mentalidade e, sobretudo, de educação, que tende a ser ignorada.
Última edição por SilentNoise em sábado, 18 junho 2005 19:50, editado 1 vez no total.
Hear this noisy silence...
Imagem

JulesS
Lendário
Lendário
Mensagens: 1217
Registado: terça-feira, 04 janeiro 2005 22:46
Localização: Cantanhede

Mensagem por JulesS »

SilentNoise Escreveu:São as chamadas regras de civismo que nem toda a gente compreende. Normalmente estes actos de vandalismo são feitos em grupo (para não dizer manada) apenas para auto-promoção junto do mesmo. Parece-me que o Homem, cada vez mais vezes, se quer vanglorizar por aquilo que faz mal, em detrimento de fazer o bem. É uma questão de mentalidade e, sobretudo, de educação, que tende a ser ignorada.
Será que tambem são excluidos da sociedade?! Como o grupo ou manada que assaltaram as pessoas na praia em carcavelos?
“Não existe coisa mais inútil do que fazer com grande eficiência as coisas que não precisam ser feitas”. Peter Drucker

SilentNoise
Lendário
Lendário
Mensagens: 1052
Registado: sábado, 05 fevereiro 2005 1:13
Localização: 11.º A

Mensagem por SilentNoise »

Brincalhona...
Também foste a Lisboa apoiar a manifestação pró-Nacionalista? :twisted:
Hear this noisy silence...
Imagem

JulesS
Lendário
Lendário
Mensagens: 1217
Registado: terça-feira, 04 janeiro 2005 22:46
Localização: Cantanhede

Mensagem por JulesS »

SilentNoise Escreveu:Brincalhona...
Também foste a Lisboa apoiar a manifestação pró-Nacionalista? :twisted:
Não vou a manifestações, não gosto de coisas em rebanhos de gente, nem para o bem nem para o mal, porque mesmo quando é para o bem, acaba mal..
A unica manifestação que fui, era pita estupida, uma manif por causa das propinas ou nao sei q e morreu um colega meu atropelado escusadamente..
“Não existe coisa mais inútil do que fazer com grande eficiência as coisas que não precisam ser feitas”. Peter Drucker

Avatar do Utilizador
pedrotuga
Lendário
Lendário
Mensagens: 1355
Registado: sexta-feira, 17 dezembro 2004 2:29
Contacto:

Mensagem por pedrotuga »

Gostava de intervir mais construtivamente mas simplesmente nao sei o k dizer de uma situacao destas.

Avatar do Utilizador
duffy
Lendário
Lendário
Mensagens: 3475
Registado: domingo, 14 novembro 2004 22:54

Mensagem por duffy »

Para não variar mt, o ursinho do Parque Mondego está outra com problemas de pele, não sei se foram actos de vandalismo, mas tudo indica que sim, mas numa altura em que o parque é tão visitado, podiam ter mais atenção ao ursinho, já para não dizer que logo atrás do urso, temos umas barreiras de metal por causa das obras da ponte pedonal... enfim... eleições à porta, obras à pressa...

aqui fica uma foto do estado do ursinho

Imagem

Ainda tive para tirar uma foto a um "urso" que se meteu em cima deste ursinho para apreciar de mais perto as "feridas", mas já n deu, há gajos muito cromos neste mundo!

Avatar do Utilizador
peace^^
Veterano
Veterano
Mensagens: 660
Registado: sexta-feira, 12 novembro 2004 0:23
Localização: Vale de Cambra/Coimbra

Mensagem por peace^^ »

Coitado do moço...não vês que é do sol? Agora está a esfolar :lol:
"My body lie, but still I roam..."

Sys7eM
Experiente
Experiente
Mensagens: 203
Registado: sábado, 13 novembro 2004 15:32
Localização: Coimbra

Mensagem por Sys7eM »

É algo que simplesmente não compreendo. Destruir para quê? Para auto-satisfação? Para impressionar os amigos? Eu mesmo quando era puto, apesar de muita porcaria que fiz, penso que tinha mais juizo e cabeça que a maioria destes putos. Mentalidade de merd@! :evil:

Avatar do Utilizador
Lino
Mítico
Mítico
Mensagens: 8082
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54
Localização: Coimbra
Contacto:

Mensagem por Lino »

Mania d eimpor os seus valores pelo vandalismo, como por exe,plo os pseudo-graffitti (pena é k tenham tirado o Che Guevara do Departamento de Matemática!).
E ainda hoje aqui no bairro houve cromos k deitaram abaixo um poste de gambiarras que a Junta de Freguesia cá instalou para os arraiais, e algumas gambiarras partiram-se!! Estupidez! :evil:
Coimbra tem mais encanto... terá?
Imagem

mario
Experiente
Experiente
Mensagens: 239
Registado: terça-feira, 15 março 2005 11:52

Mensagem por mario »

O urso deixa-me triste.

Coitado, pelos vistos parece que atrai "ursos".

Um destes dias estava um filho em pé numa das patas do urso quando o pai esfarelava esferovite (adivinhem de onde) por cima da cabeça do miúdo e ía dizendo "olha neve, olha neve"...

Fiquei gelado.

Avatar do Utilizador
Lino
Mítico
Mítico
Mensagens: 8082
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54
Localização: Coimbra
Contacto:

Mensagem por Lino »

É o que eu digo sempre, primeiro educar os pais e só depois os filhos! :x
Coimbra tem mais encanto... terá?
Imagem

DaF
Estreante
Estreante
Mensagens: 13
Registado: quinta-feira, 11 novembro 2004 16:07
Localização: Que raio de pergunta num forum destes
Contacto:

Mensagem por DaF »

Sinceramente, ainda ontem estava a dar um passeio quando dou com os portões fechados... Já não tinha passado por lá há algum tempo mas tinha reparado na falta de alguns projectores.

É mesmo pena que tenha chegado a este ponto :(, ainda por cima nesta altura optima para passeios a pé.

Responder