Eleições autárquicas

Para conversar e discutir temas relacionados com Coimbra
Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Eleições autárquicas

Mensagem por Pedro »

Baptista confiante na maioria absoluta

O candidato à presidência da Câmara declarou, na sua apresentação oficial como cabeça-de-lista do PS, que, “nestes últimos três anos e meio, Coimbra voltou a andar para trás”.

Não há ideias. Não há novos projectos. Não há uma estratégia para desenvolver e afirmar Coimbra”, criticou Victor Baptista, referindo–se ao mandato do social–democrata Carlos Encarnação, no decurso da apresentação pública da sua candidatura pelo PS à presidência da Câmara Municipal.

O deputado socialista, que se declararia convicto de que vai obter maioria absoluta nas próximas eleições autárquicas, apesar de estar “consciente das dificuldades”, garantiu que o metro de superfície (cujo concurso foi anulado pelo actual governo) será construído no seu traçado original. “Há um compromisso dos candidatos a deputados do PS, com o conhecimento de quem é hoje primeiro–ministro”, sublinhou Victor Baptista.

O candidato à liderança da autarquia prometeu, ainda, caso seja eleito, dar apoio financeiro aos empresários para a criação de 5.000 novos postos de trabalho em quatro anos. “É uma aposta e um desafio e sobretudo representa uma nova atitude para os que desejam investir em Coimbra”, afirmou Victor Baptista, que tenciona atribuir um “estímulo financeiro” de 4.000 euros por cada novo emprego criado.

Ao apresentar a sua candidatura perante cerca de 2.000 pessoas, num jantar com a participação do presidente do PS, Almeida Santos, o economista sublinhou tratar–se de “uma proposta realista”, “compatível com o orçamento camarário”, representando 20 milhões de euros em quatro anos.

A aposta na indústria, o apoio à construção do pólo tecnológico e a elaboração, no primeiro ano de mandato, do plano estratégico de desenvolvimento de Coimbra são outras propostas de Victor Baptista, que foi director do Departamento Económico e Financeiro da autarquia.

O candidato pretende construir um parque de estacionamento sob as escadas monumentais, que dão acesso à Universidade e à Alta, com capacidade para 1.500 viaturas, e não uma infra–estrutura similar subterrânea na Praça da República, local onde quer antes erguer um monumento de homenagem ao estudante de Coimbra.

A requalificação da margem esquerda e a transferência do estádio universitário, situado nesta zona da cidade, para o pólo II, são outras propostas do deputado, que promete também combater o desemprego, o envelhecimento da população, a especulação imobiliária.

Segundo o presidente da Federação Distrital do PS de Coimbra, “as obras da iniciativa desta Câmara não existem, as que foram concluídas e as que estão em curso vinham do mandato anterior, liderado por Manuel Machado (PS)”.

Admitindo o início de duas obras - a nova ponte da Portela e o Hospital Pediátrico - neste mandato, mas por responsabilidade do governo, Victor Baptista atribuiu, com ironia, a Carlos Encarnação “uma outra grande obra”: o aumento da dívida da autarquia em 557,8%.

“Passou de 9,3 milhões de euros em 21 de Dezembro de 2001 para 60,9 milhões de euros em 31 de Dezembro de 2004”, afirmou.

O candidato reiterou que a actual gestão camarária está a violar as regras orçamentais e que Carlos Encarnação “não devia ser candidato (à autarquia) porque não cumpre as leis da República”.

O candidato socialista prometeu a elaboração de “uma grande lista, com independentes e quadros do PS” e adiantou ter o apoio do constitucionalista da Universidade de Coimbra Gomes Canotilho, mandatário nacional do Fórum Novas Fronteiras e Prémio Pessoa em 2003, escusando–se a divulgar em que moldes.

Dirigentes locais do PS, autarcas, deputados, o eurodeputado Fausto Correia e o antigo presidente da Câmara de Coimbra, Manuel Machado, foram alguns dos presentes no lançamento da candidatura.

Durante o jantar, que decorreu no pavilhão de exposições da Associação Comercial e Industrial (ACIC), foi lida uma mensagem do antigo reitor da Universidade de Coimbra Rui de Alarcão, manifestando o seu “inequívoco apoio” à candidatura de Victor Baptista.

Fonte: As Beiras
Ainda falta algum tempo para as autárquicas, mas já começam as movimentações para a campanha. Ao ler esta notícia, algumas das afirmações contidas deixam-me perplexo. Passando a comentar...

1. nestes últimos três anos e meio, Coimbra voltou a andar para trás
O quê? Coimbra só andou para a frente nestes últimos três anos e meio, após passar 12 anos parada. Como é que alguém pode dizer que a cidade andou para trás? É ridículo.

2. tenciona atribuir um “estímulo financeiro” de 4.000 euros por cada novo emprego criado
Mas porque raio é que existe esta dependência de subsídios? Porque é que se dá 4000 euros a uma empresa apenas por criar um emprego? E depois querem que a economia seja competitiva... habituam os empresários a receber subsídios por tudo e por nada e, quando estes faltam, vão-se abaixo. Algo me diz que, se o PS for eleito para a câmara, o distrito de Coimbra vai passar a ter mais BMWs e Mercedes.

3. Praça da República, local onde quer antes erguer um monumento de homenagem ao estudante de Coimbra
Como se não bastassem os 20 milhões de euros que pretendem queimar na medida anterior, ainda querem queimar mais algum dinheiro construindo um "monumento" na praça? Para quê? Pessoalmente, acho que a Praça está bem como está, sendo um espaço útil onde se podem organizar vários eventos (como a feira do livro). Agora queimar dinheiro em mais uma pseudo obra de arte, ao bom velho estilo das estátuas das rotundas?

4. transferência do estádio universitário, situado nesta zona da cidade, para o pólo II
Para quê? :?

5. as que foram concluídas e as que estão em curso vinham do mandato anterior, liderado por Manuel Machado
Yeah... vinham desse mandato, mas só agora é que estão a ser realizadas e concluídas, porque em 12 anos nada foi feito :?

6. Victor Baptista atribuiu, com ironia, a Carlos Encarnação “uma outra grande obra”: o aumento da dívida da autarquia em 557,8%.
Isto vindo de quem quer queimar 20 milhões de euros em subsídios e mais sabe-se lá quanto em estátuas...

Depois de ver o que a oposição tem a dizer, acho que não ficam grandes dúvidas sobre quem mereceria o meu voto, não por mérito do actual presidente (fez algumas coisas boas, mas também algumas asneiras graves), mas pelo ridículo que é a oposição. Se querem ser eleitos, têm muita coisa para mudar.

Avatar do Utilizador
Lino
Mítico
Mítico
Mensagens: 8082
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54
Localização: Coimbra
Contacto:

Mensagem por Lino »

Entre os dois venha o diabo e escolha. O Machado não fez um corno em 12 anos, aliás fez, mandar Coimbra para um buraco ainda maior.
Espero é que o próximo presidente resolva a questão do Metro, que é essencial para a região de COimbra, Lousã e Miranda, e poderá ser para mais locais como Montemor, Figueira, Soure, Cantanhede (se fossem espertos). Isso sim era melhorar acessos e estimular o uso de tranportes públicos, além de que mais gente iria a estes locais.
Mais parques e zonas verdes são necessárias, mais a Estação Intermodal, melhores escolas e parques desportivos (espero que o campo de jogos do meu bairro seja feito este ano), mais contacto com as freguesias, menos especulação imobiliária, mais espaços culturais (e o Teatro Sousa Bastos na Alta??), e etc.
Coimbra tem mais encanto... terá?
Imagem

Dracula
Experiente
Experiente
Mensagens: 273
Registado: segunda-feira, 28 março 2005 12:17
Localização: Entre a cadeira e o teclado

Mensagem por Dracula »

Eu cá já nem tenho paciência para ler as diarreias mentais e chorrilhos de mentiras desses mer** que lá estiveram 12 anos e que nunca fizeram nada e agora vem dizer que nos ultimos 4 anos nunca se fez nada :evil: :twisted: :?: Acho que se eles ainda lá estivessem, ainda hoje tinhamos ali um monumento incompleto chamado "Futura Ponte Europa". Só por essa asneira, esses gajos não mereciam por os pés na camâra nem daqui a um século (nem como oposição) :lol:

Assim, agradeço ao Pedro por ter destacado algumas partes do artigo e gostaria de focar a minha atenção nesta:
6. Victor Baptista atribuiu, com ironia, a Carlos Encarnação “uma outra grande obra”: o aumento da dívida da autarquia em 557,8%.
Isto vindo de quem quer queimar 20 milhões de euros em subsídios e mais sabe-se lá quanto em estátuas...
então já subiu dos 300% (ou lá o que era) para os 557%? Não haja duvida..Deve ser a mesma vei inflacionista que subiu o défice nacional para os 6,8%..Cambada de mentirosos... :evil:

Mas ainda alguem acredita que estes gajos vão ganhar alguma coisa :?:

Lino, a estação intermodal arranca em Agosto :D

Avatar do Utilizador
mustiness
Lendário
Lendário
Mensagens: 1638
Registado: sexta-feira, 25 fevereiro 2005 1:07

Mensagem por mustiness »

Uma coisa muito positiva deste actual presidente é a construção dos parques infantis. Atrás de minha casa (ao pé do McDonalds) fizeram agora um relativamente grande, que está sempre cheio de gente. Outros estão planeados, à semelhança desse e do de S.José. Acho que são coisas essencialissimas :)
Hakuna Matata

Avatar do Utilizador
Lino
Mítico
Mítico
Mensagens: 8082
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54
Localização: Coimbra
Contacto:

Mensagem por Lino »

Exactamente, e deveriam remodelar os parques de tempos a tempos, e procurar equipamentos confortáveis, seguros (importante) e com diversidade. :)
Outra coisa importante é a redução do tráfego automóvel (ou será que ter das avenidas mais poluídas da Europa - a Fernão de Magalhães - é um orgulho?) e melhorar os transportes púbicos, reovar a frota dos autocarros (é cada lata velha, e os últimos autocarros não têm muitos lugares sentados :? ), e os horários. Carreiras nocturnas seriam boas ideias. :)
Coimbra tem mais encanto... terá?
Imagem

JeTBoy
Regular
Regular
Mensagens: 177
Registado: sexta-feira, 18 março 2005 1:41
Localização: Coimbra
Contacto:

Mensagem por JeTBoy »

O candidato à presidência da Câmara declarou, na sua apresentação oficial como cabeça-de-lista do PS, que, “nestes últimos três anos e meio, Coimbra voltou a andar para trás”.
LOL....
Nem sei o que diga quanto a isto, mas há pessoas que não se enxergam mesmo.. chegam-se a ridicularizar com afirmações destas. Imagem
Maioria absoluta para eles em Coimbra? Sinceramente não me parece nada.. a não ser que a opinião pública local, venha a mudar radicalmente no espaço dos próximos meses, o que duvido.
Jota P.

NiGhT
Experiente
Experiente
Mensagens: 331
Registado: quinta-feira, 11 novembro 2004 1:48

Mensagem por NiGhT »

Dracula Escreveu:Eu cá já nem tenho paciência para ler as diarreias mentais e chorrilhos de mentiras desses mer** que lá estiveram 12 anos e que nunca fizeram nada e agora vem dizer que nos ultimos 4 anos nunca se fez nada :evil: :twisted: :?: Acho que se eles ainda lá estivessem, ainda hoje tinhamos ali um monumento incompleto chamado "Futura Ponte Europa". Só por essa asneira, esses gajos não mereciam por os pés na camâra nem daqui a um século (nem como oposição) :lol:

Assim, agradeço ao Pedro por ter destacado algumas partes do artigo e gostaria de focar a minha atenção nesta:
6. Victor Baptista atribuiu, com ironia, a Carlos Encarnação “uma outra grande obra”: o aumento da dívida da autarquia em 557,8%.
Isto vindo de quem quer queimar 20 milhões de euros em subsídios e mais sabe-se lá quanto em estátuas...
então já subiu dos 300% (ou lá o que era) para os 557%? Não haja duvida..Deve ser a mesma vei inflacionista que subiu o défice nacional para os 6,8%..Cambada de mentirosos... :evil:

Mas ainda alguem acredita que estes gajos vão ganhar alguma coisa :?:

Lino, a estação intermodal arranca em Agosto :D

Sem querer dizer bem de uns ou de outros, acho que para a boa discussão se deve ter alguma contenção nalgumas afirmações.
Este é um fórum sem cor política.


Sem mais,
Nuno

Avatar do Utilizador
Lino
Mítico
Mítico
Mensagens: 8082
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54
Localização: Coimbra
Contacto:

Mensagem por Lino »

Coimbra precisa de indústria (têxtil, máquinas, electrónica), precisa de atrair mais turismo e de dar mais ofertas aos turistas (os que cá vêm ficam dois ou 3 dias para ver o centro da cidade, fazer a tour normal que vai do D. Dinis a Santa Cruz e Portagem, e vão embora). Precisa de locais atraentes, mais abertura por parte dos tantos Museus da cidade e etc.
Precisa-se de acabar com a especulação imobiliária e chulice nos preços da habitação que impedem tanta gente de investir cá. Precisa-se de melhorar os espaços culturais e os verdes, haver mais actividades culturais cá, e que não sejam só as elitistas e caras. É necessário acabar com as doutorices e haver mais diálogo entre instituições.
Melhorem a Rodoviária e construam lá a Estação Intermodal.
Coimbra tem mais encanto... terá?
Imagem

Sys7eM
Experiente
Experiente
Mensagens: 203
Registado: sábado, 13 novembro 2004 15:32
Localização: Coimbra

Mensagem por Sys7eM »

Realmente se Coimbra andou para a frente foi nestes ultimos anos. Se calhar o Encarnação aproveitou alguns projectos do PS, se calhar teve a sorte de alguns grupos económicos investirem na cidade durante o seu mandato, etc. O que eu sei é que finalmente vejo a cidade a evoluir.

E digo isto, sem pertencer e sem ser simpatizante de nenhum partido. Olho sempre para as pessoas e nunca para os partidos. Basta ter uma má impressão para ficarem logo a perder (o meu voto pelo menos). E este gajo (Victor Baptista), com a sua hipocrisia já está a perder...

Avatar do Utilizador
Lino
Mítico
Mítico
Mensagens: 8082
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54
Localização: Coimbra
Contacto:

Mensagem por Lino »

Só espero que o Parque de Estacionamento da Praça não avance... :x
Será o fim de uma das zonas mais emblemáticas da cidade, o local de encontro por excelência.
E essa da estátua é como as rotundas com calhaus, nem pensar!! Esse dinheiro bem que poderia ser mais útil!! :roll:
Coimbra tem mais encanto... terá?
Imagem

SilentNoise
Lendário
Lendário
Mensagens: 1052
Registado: sábado, 05 fevereiro 2005 1:13
Localização: 11.º A

Mensagem por SilentNoise »

E porque não o parque de estacionamento na Praça da República?
Nos Restauradores, em Lisboa, tens um bom exemplo de um parque de estacionamento subterrâneo que não afectou em nada a paisagística da praça.
Ficaria muito bem localizado e solucionava o problema do estacionamento na alta.
Hear this noisy silence...
Imagem

Avatar do Utilizador
dawn_to_dusk_
Lendário
Lendário
Mensagens: 1417
Registado: sexta-feira, 21 janeiro 2005 0:32

Mensagem por dawn_to_dusk_ »

SilentNoise Escreveu:E porque não o parque de estacionamento na Praça da República?
Nos Restauradores, em Lisboa, tens um bom exemplo de um parque de estacionamento subterrâneo que não afectou em nada a paisagística da praça.
Ficaria muito bem localizado e solucionava o problema do estacionamento na alta.
acho que resolvia mais se criassem um na praça don dinis... nao é por nada mas e´ uma area que apenas iam mexer com os estudantes e nao tem lá gente a morar.

uma cena que se devia fazer era remodelar o antigo edificio da fctuc, o darq e o dep biokimika, no fim ponha-se lá algo a funcionar melhor! tipo a fluc nao é uma beka pkna para os 3mil e tal estudantes k lá moram? n digo psiko pk vai ser construido uma nova fac no pol2...

O topico do shishi tem ideias que os shores politikos deviam seguir!

SilentNoise
Lendário
Lendário
Mensagens: 1052
Registado: sábado, 05 fevereiro 2005 1:13
Localização: 11.º A

Mensagem por SilentNoise »

dawn_to_dusk_ Escreveu:acho que resolvia mais se criassem um na praça don dinis...
Duvido que fosse possível. Tornava-se apertado e aquilo está num monte. Mais dia, menos dia, com movimentações de terras, acabavam as Monumentais por se desmorunar, bem como o Departamento de Matemática. :wink:
Hear this noisy silence...
Imagem

Avatar do Utilizador
dawn_to_dusk_
Lendário
Lendário
Mensagens: 1417
Registado: sexta-feira, 21 janeiro 2005 0:32

Mensagem por dawn_to_dusk_ »

SilentNoise Escreveu:
dawn_to_dusk_ Escreveu:acho que resolvia mais se criassem um na praça don dinis...
Duvido que fosse possível. Tornava-se apertado e aquilo está num monte. Mais dia, menos dia, com movimentações de terras, acabavam as Monumentais por se desmorunar, bem como o Departamento de Matemática. :wink:

:lol: e então ? muita gente ia ficsr contente!

realmente akilo é apertdo, mas era so a ideia que tlvz desse mais jeito nda mais.

Avatar do Utilizador
Lino
Mítico
Mítico
Mensagens: 8082
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54
Localização: Coimbra
Contacto:

Mensagem por Lino »

Os parques de estacionamento devem ser feitos fora da cidade, tendo estes uma ligação de qualidade com os transportes para as pessoas não serem obrigadas a levar o carro para o centro da cidade. Em Cbr há a Ecovazia, devia-se estimular o seu uso, e aumentar a sua rede, e melhorar os preços.
Coimbra tem mais encanto... terá?
Imagem

Responder