Baixa de Coimbra

Para conversar e discutir temas relacionados com Coimbra
Avatar do Utilizador
userN
Lendário
Lendário
Mensagens: 1264
Registado: terça-feira, 05 fevereiro 2008 11:12
Localização: pt-pt

Mensagem por userN »

DaniFR Escreveu:
Centros comerciais

ACIC vai exigir ao Governo encerramento ao domingo

A Associação Comercial e Industrial de Coimbra (ACIC) vai exigir ao Governo o encerramento dos grandes centros comerciais ao domingo, a "suspensão de novos licenciamentos" e uma "maior fiscalização" da venda ambulante e feiras.

O "caderno reivindicativo" inclui oito pontos e foi hoje divulgado em conferência de imprensa, que serviu também para dirigir algumas exigências ao poder local.

As reivindicações ao poder central incluem a aprovação de "um regulamento adequado ao sector", para "impedir a redução dos preços praticadas pelas grandes redes comerciais a que o comércio tradicional não consegue responder" e que obrigue ao "fecho total das grandes superfícies aos domingos e feriados, "à imagem do que se verifica em praticamente toda a Europa", disse o presidente da ACIC, Paulo Mendes.

A ACIC reclama uma "fiscalização atenta à concorrência desleal, praticada pela venda ambulante e feiras sem regras", e que às "lojas de produtos chineses" sejam exigidas "as mesmas regras impostas" ao comércio tradicional.

"Não é a raça que aqui está em causa mas a maior parte desses estabelecimentos não cumpre as regras a nós exigidas, nomeadamente a legislação laboral, a relação com os funcionários e horários - alguns estão abertos quase 24 horas", esclareceu o dirigente da ACIC, comentando que "ainda há dias foi confrontado com uma venda a dinheiro em chinês".

Os empresários do comércio tradicional pretendem que o pagamento dos impostos, como IVA e IRS, deixe de ser em dias fixos e passe a haver uma flexibilização no cumprimento dessa obrigação.

Criticam a manutenção do 'Pagamento Especial por Conta' e reclamam "mais taxas diferenciadoras para as Pequenas e Médias Empresas (PME)", que usufruem "apenas de uma, nas contribuições para a Segurança Social com a contratação de trabalhadores com mais de 45 anos".

A "regularização faseada e adequada das dívidas ao Fisco", porque se "continua a exigir muitas garantias e burocracia", diz Paulo Mendes, e a criação de uma "linha de crédito específica para pagamento a fornecedores portugueses, de forma a incrementar a economia nacional" são outros dos pontos que constam do caderno reivindicativo.

A ACIC quer também que seja criada uma "moratória de dois anos para o pagamento das contribuições à Segurança Social" e, no que toca ao poder local, reclama uma "melhor circulação rodoviária e uma boa rede de transportes coletivos para a Baixa" da cidade.

A "fiscalização da concorrência desleal da venda ambulante e feiras não legalizadas" e a primeira hora gratuita nos espaços de estacionamento público junto ao comércio tradicional são outras das reivindicações que serão apresentadas às autarquias onde a ACIC tem associados, no distrito.

DN
Impedir a redução dos preços!? :?
Exigem o encerramento dos centros comerciais ao domingo, mas não há nenhuma loja da baixa que esteja aberta ao domingo. Não é com medidas destas que o comercio tradicional vai sobreviver.
x2

Hal9000
Veterano
Veterano
Mensagens: 744
Registado: sexta-feira, 10 novembro 2006 16:12

Mensagem por Hal9000 »

Eles que não deixem a droga, não...

Estes tipos são doidos... :roll:

Avatar do Utilizador
Steve
Iniciado
Iniciado
Mensagens: 85
Registado: quinta-feira, 15 abril 2010 16:46

Mensagem por Steve »

era bom que fizessem alguma coisa para fumentar o comercio tradicional da cidade. faz parte da essência de coimbra

Avatar do Utilizador
bru_nex
Experiente
Experiente
Mensagens: 467
Registado: sexta-feira, 03 abril 2009 10:52

Mensagem por bru_nex »

Bem.. Eu tenho a dizer que esta semana conheci duas Baixas! Na sexta-feira passei de carro e a pé e estavam centenas de pessoas na Rua da Sofia, Pç 8 de Maio, Visconde da Luz, Ferreira Borges, etc....
Posso dizer que, pela primeira vez, consegui imaginar a Rua da Sofia em versão pedonal!

Já hoje (sábado) passei na Baixa e vi muitos bêbedos, ciganos, arrumadores de carros, drogados e outras pessoas de aspecto duvidoso. Lojas fechadas, ruas sujas. Um terror!

Avatar do Utilizador
bluestrattos
Lendário
Lendário
Mensagens: 2164
Registado: domingo, 06 março 2005 22:49
Localização: Dublin, Ireland

Mensagem por bluestrattos »

bru_nex Escreveu:Bem.. Eu tenho a dizer que esta semana conheci duas Baixas! Na sexta-feira passei de carro e a pé e estavam centenas de pessoas na Rua da Sofia, Pç 8 de Maio, Visconde da Luz, Ferreira Borges, etc....
Posso dizer que, pela primeira vez, consegui imaginar a Rua da Sofia em versão pedonal!

Já hoje (sábado) passei na Baixa e vi muitos bêbedos, ciganos, arrumadores de carros, drogados e outras pessoas de aspecto duvidoso. Lojas fechadas, ruas sujas. Um terror!
E foi às mesmas horas ? E em altura em que escurece mais cedo ou mais tarde ?

Eu também já passei por essa experiência e é impressionante a diferença. A única altura em que as ruas da Baixa são mais ou menos seguras, é durante a Queima das Fitas, onde até altas há pessoas a circular pelas ruas, e obviamente um aumento claro das forças de segurança.

Avatar do Utilizador
bru_nex
Experiente
Experiente
Mensagens: 467
Registado: sexta-feira, 03 abril 2009 10:52

Mensagem por bru_nex »

Foi à mesma hora. Por volta das 14:30!

É mesmo impressionante. Hoje passei por lá as 16h e nem estava tão mau quanto imaginei.
É urgente pôr gente a morar na Baixa!

Avatar do Utilizador
micromys
Experiente
Experiente
Mensagens: 480
Registado: sexta-feira, 05 maio 2006 0:04
Localização: Coimbra

Mensagem por micromys »

bru_nex Escreveu:Foi à mesma hora. Por volta das 14:30!

É mesmo impressionante. Hoje passei por lá as 16h e nem estava tão mau quanto imaginei.
É urgente pôr gente a morar na Baixa!
Quando os proprietários cobram 600, 700 e mais euros de renda pelos apartamentos, claramente a piscar o olho a advogados, médicos e outros profissionais, não há família que pare na baixa. Se reparares, muitos apartamentos da baixa estão arrendados para escritórios, pois os senhorios querem muito e as famílias/pessoas individuais não têm dinheiro para rendas exorbitantes.
Estacionamento é mentira, quem vive na baixa tem poucas possibilidades de estacionar um automóvel. Para não pagar nas zonas pagas tem de adquirir o cartão de morador e revolta-se porque há quem estacione sem pagar durante horas a fio nomeadamente alguns comerciantes/restaurantes. As autoridades não aparecem quando são chamadas, só aparecem nos dias que lhes apetece e apenas fazem raides multadores.
Mesmo assim, que deixa o automóvel na baixa tem de o benzer para proteger contra os assaltos e vandalismo pois a polícia municipal de noite dorme e a psp faz a ronda aos 4 de cada vez mas nunca a pé... só de carro. Aliás, a psp só se encontra facilmente e com elementos em bom número quando existem operações $top. Antigamente ainda tinhamos o guarda nocturno mas até esse desapareceu...
Como qualquer cidadão cívico o lixo deve ser deixado à noite antes da passagem do carro do lixo, pois, se for muito antes disso qualquer saco de lixo pode transformar-se numa bola de futebol e ser pontapeado por um qualquer meliante com resultados nojentos. É, no entanto, necessário ter alguma coragem para pôr o pé fora de casa na baixa à noite. O melhor é ir à janela ou varanda verificar se é seguro ir à rua depositar o lixo.

Se gosto da baixa? Sim
Se tenho saudades da baixa? Sim, de muitas coisas e pessoas
Se gostaria de viver na baixa? Não, vivi lá 30 anos e os últimos 4-5 anos descrevem o que escrevi acima. As saudades é dos anos anteriores...

Avatar do Utilizador
userN
Lendário
Lendário
Mensagens: 1264
Registado: terça-feira, 05 fevereiro 2008 11:12
Localização: pt-pt

Mensagem por userN »

E com a rua da sofia pedonal não esperem milagres, vai piorar ;)

Avatar do Utilizador
Ruizito
Lendário
Lendário
Mensagens: 1035
Registado: terça-feira, 25 março 2008 14:36
Localização: Coimbra

Mensagem por Ruizito »

micromys Escreveu: Quando os proprietários cobram 600, 700 e mais euros de renda pelos apartamentos, claramente a piscar o olho a advogados, médicos e outros profissionais, não há família que pare na baixa. Se reparares, muitos apartamentos da baixa estão arrendados para escritórios, pois os senhorios querem muito e as famílias/pessoas individuais não têm dinheiro para rendas exorbitantes.
Estacionamento é mentira, quem vive na baixa tem poucas possibilidades de estacionar um automóvel. Para não pagar nas zonas pagas tem de adquirir o cartão de morador e revolta-se porque há quem estacione sem pagar durante horas a fio nomeadamente alguns comerciantes/restaurantes. As autoridades não aparecem quando são chamadas, só aparecem nos dias que lhes apetece e apenas fazem raides multadores.
Mesmo assim, que deixa o automóvel na baixa tem de o benzer para proteger contra os assaltos e vandalismo pois a polícia municipal de noite dorme e a psp faz a ronda aos 4 de cada vez mas nunca a pé... só de carro. Aliás, a psp só se encontra facilmente e com elementos em bom número quando existem operações $top. Antigamente ainda tinhamos o guarda nocturno mas até esse desapareceu...
Como qualquer cidadão cívico o lixo deve ser deixado à noite antes da passagem do carro do lixo, pois, se for muito antes disso qualquer saco de lixo pode transformar-se numa bola de futebol e ser pontapeado por um qualquer meliante com resultados nojentos. É, no entanto, necessário ter alguma coragem para pôr o pé fora de casa na baixa à noite. O melhor é ir à janela ou varanda verificar se é seguro ir à rua depositar o lixo.

Se gosto da baixa? Sim
Se tenho saudades da baixa? Sim, de muitas coisas e pessoas
Se gostaria de viver na baixa? Não, vivi lá 30 anos e os últimos 4-5 anos descrevem o que escrevi acima. As saudades é dos anos anteriores...
Não vale a pena gastares o teu latim porque tudo o que disseste, com o qual eu concordo a 100%, já foi aqui dito inclusive por mim, mas existem sempre algumas pessoas que acham que com teorias se resolvem os problemas. Ainda não perceberam que actualmente as pessoas para morarem num sitio necessitam de algumas comodidades (chamem-lhes materialistas se quiserem...) e a baixa, enquanto não passar a obsessão de preservar tudo a todo o custo, nunca poderá oferecer.

Avatar do Utilizador
micromys
Experiente
Experiente
Mensagens: 480
Registado: sexta-feira, 05 maio 2006 0:04
Localização: Coimbra

Mensagem por micromys »

userN Escreveu:E com a rua da sofia pedonal não esperem milagres, vai piorar ;)
Infelizmente acho que tens razão.

DaniFR
Lendário
Lendário
Mensagens: 1427
Registado: segunda-feira, 01 outubro 2007 21:41
Localização: Antanhol, Coimbra

Mensagem por DaniFR »

userN Escreveu:E com a rua da sofia pedonal não esperem milagres, vai piorar ;)
É capaz de ser verdade, mas na minha opinião a rua da Sofia ficaria muito melhor pedonal, tal como a rua Ferreira Borges e a Visconde da Luz.
No local onde estão a pensar construir o novo tribunal (ao lado do Tivoli) podiam fazer um silo automóvel e construiam o tribunal na margem esquerda, como estava inicialmente previsto.
Imagem

Avatar do Utilizador
userN
Lendário
Lendário
Mensagens: 1264
Registado: terça-feira, 05 fevereiro 2008 11:12
Localização: pt-pt

Mensagem por userN »

Por muito que custe a rua da sofia é um eixo viário muito importante para a cidade...

Sou 100% contra o encerramento desta rua aos carros.

DaniFR
Lendário
Lendário
Mensagens: 1427
Registado: segunda-feira, 01 outubro 2007 21:41
Localização: Antanhol, Coimbra

Mensagem por DaniFR »

userN Escreveu:Por muito que custe a rua da sofia é um eixo viário muito importante para a cidade...

Sou 100% contra o encerramento desta rua aos carros.
Não concordo. Até pode ser um eixo viário importante, mas a mais de 80% dos veiculos que lá passam não se destinam à baixa. E poderiam ser criadas alternativas. Por exemplo, o corredor do metro com uma estrada ao lado a ligar a Fernão de Magalhães á CMC seria uma boa alternativa.

A rua da Sofia pedonal e com os prédios todos requalificados ficava excelente, mas não vale a pena restaurar as fachadas se continuarem a passar lá carros que contribuem para a degradação dos edificios.
Imagem

Avatar do Utilizador
userN
Lendário
Lendário
Mensagens: 1264
Registado: terça-feira, 05 fevereiro 2008 11:12
Localização: pt-pt

Mensagem por userN »

DaniFR Escreveu:
userN Escreveu:Por muito que custe a rua da sofia é um eixo viário muito importante para a cidade...

Sou 100% contra o encerramento desta rua aos carros.
Não concordo. Até pode ser um eixo viário importante, mas a mais de 80% dos veiculos que lá passam não se destinam à baixa. E poderiam ser criadas alternativas. Por exemplo, o corredor do metro com uma estrada ao lado a ligar a Fernão de Magalhães á CMC seria uma boa alternativa.

A rua da Sofia pedonal e com os prédios todos requalificados ficava excelente, mas não vale a pena restaurar as fachadas se continuarem a passar lá carros que contribuem para a degradação dos edificios.
Pode ser que resulte, a ver vamos.. Eu acho que não vai resultar...
Fechar esta via sem alternativas decentes vai ser o caos em termos de tráfego.

DaniFR
Lendário
Lendário
Mensagens: 1427
Registado: segunda-feira, 01 outubro 2007 21:41
Localização: Antanhol, Coimbra

Mensagem por DaniFR »

userN Escreveu:Pode ser que resulte, a ver vamos.. Eu acho que não vai resultar...
Fechar esta via sem alternativas decentes vai ser o caos em termos de tráfego.
Se o problema é o trafego, não acho que seja preocupante. Há os transportes alternativos (SMTUC), e depois com o metro não há desculpa.
Imagem

Responder