Óptica?

Para conversar e discutir temas relacionados com Coimbra
Hal9000
Veterano
Veterano
Mensagens: 744
Registado: sexta-feira, 10 novembro 2006 16:12

Óptica?

Mensagem por Hal9000 »

Viva:

que lojas de óculos (óptica) recomendam? Quando andava em Aveiro, costumava ir lá a uns tipos fixes (óptica nascimento). Tenho as armações todas lixadas e precisava de umas novas (e possivelmente de mudar de lentes). Assim, quais são as vossas recomendações?

P.S.: Multiopticas está completamente fora de questão. resumindo de uma forma simples, uma vez fui lá e no dia seguinte estava lá a devolver tudo :twisted:

Avatar do Utilizador
Ruizito
Lendário
Lendário
Mensagens: 1035
Registado: terça-feira, 25 março 2008 14:36
Localização: Coimbra

Mensagem por Ruizito »

Por acaso não tenho razão de queixa da Multiópticas, já lá fui muitas vezes e sempre bem servido. Fui durante anos cliente da Óptica da Sofia (julgo que é assim que se chama, na rua da Sofia perto do Pingo Doce) e também era boa.

Avatar do Utilizador
userN
Lendário
Lendário
Mensagens: 1264
Registado: terça-feira, 05 fevereiro 2008 11:12
Localização: pt-pt

Mensagem por userN »

cruz oculista...
multiopticas enfim... acho que percebem de tudo menos óculos, mas é só uma opinião; mas em preços para remediar tipo é preciso uns óculos depressa em preço são ou costumam ser imbatíveis.

Avatar do Utilizador
map
Regular
Regular
Mensagens: 191
Registado: segunda-feira, 05 novembro 2007 14:30
Localização: Coimbra

Mensagem por map »

Eu sempre fui à General Optica e sempre fui bem atendido, em lojas em distritos diferentes. Inclusive vezes que foi só pedidos de informação sempre muito atenciosos (as).

bino
Suspenso
Suspenso
Mensagens: 18
Registado: segunda-feira, 08 setembro 2008 15:55

Mensagem por bino »

Tens a óptica da Sofia na rua da sofia
o pessoal é 5*

Leia
Lendário
Lendário
Mensagens: 1519
Registado: sábado, 15 abril 2006 14:31

Mensagem por Leia »

Eu vou à Lux Opticas na Gulbenkian.

Também tenho más experiencias da multiopticas, e sempre que uma amiga minha me diz que os seus oculos sao de lá consigo ver que as lentes estão mal cortadas.

Hal9000
Veterano
Veterano
Mensagens: 744
Registado: sexta-feira, 10 novembro 2006 16:12

Mensagem por Hal9000 »

Bem..

1º Passei pela óptica Sofia. Fui bem atendido. O problema depois foi o preço final que dava a armação mais óculos :wall: :no:

2º Como fui almoçar ao fórum, dei um pulo à General Óptica. Atendimento também bom, preço muito mais em conta. Acabei por efectuar a compra aqui. Agora tenho de aguardar por sábado para estarem prontos.

Curioso, curioso foi a diferença de resultados de uma para a outra:

Se na primeira, havia uma pequena diferença em termos de dioptrias, na segunda o diagnóstico diz que continuo igual :lol:

Prefiro os resultados da segunda :lol:

Ordep
Iniciado
Iniciado
Mensagens: 98
Registado: segunda-feira, 26 novembro 2007 18:22

Mensagem por Ordep »

Eu andei a ver opticas á pouco tempo, gostei da General optica no dolce vita, mas acabei por comprar na MartOptica (na rua do skate park ao pe da Makro), bom atendimento, e preços.

Avatar do Utilizador
MoRtYMer
Novato
Novato
Mensagens: 40
Registado: sexta-feira, 09 junho 2006 18:12

Mensagem por MoRtYMer »

Bom realmente eu comprei uns óculos na multiopticas do continente, e tive que ir lá a 2ª vez armar confusão para me fazerem lentes novas e darem-me uma armação nova, pois as lentes estavam mal cortadas, e um dos encaixes da armação estava meio torto.

Já não devo ir lá a próxima vez que for trocar de óculos.

Avatar do Utilizador
userN
Lendário
Lendário
Mensagens: 1264
Registado: terça-feira, 05 fevereiro 2008 11:12
Localização: pt-pt

Mensagem por userN »

eu que não tenho nada boa imagem da multi opticas mas aqui vai...
em agosto 07 a minha mãe comprou uns óculos lá para desenrasca, só comprou por ser o mais barato.
há 15 dias as armações partiram-se, bem lá eu pensei, já me vou inquietar porque não vão assumir nada, errei, deram uma armação nova sem qualquer problema e logo no momento pois tinham uma igual em stock, de salientar que a armação em si custou 24,90eur, fiquei a pensar deram uma nova por ser tão barata que enfim, ou será prática da casa? isto na loja do retail de eiras.
de qualquer forma, ponto + para a multiopticas de eiras.

Avatar do Utilizador
map
Regular
Regular
Mensagens: 191
Registado: segunda-feira, 05 novembro 2007 14:30
Localização: Coimbra

Mensagem por map »

userN Escreveu: bem lá eu pensei, já me vou inquietar porque não vão assumir nada, errei, deram uma armação nova sem qualquer problema e logo no momento pois tinham uma igual em stock, de salientar que a armação em si custou 24,90eur, fiquei a pensar deram uma nova por ser tão barata que enfim, ou será prática da casa?
Se calhar eram óculos descartaveis :D

dif88
Lendário
Lendário
Mensagens: 1033
Registado: sexta-feira, 09 fevereiro 2007 8:18
Localização: Lisboa

Mensagem por dif88 »

Multiópticas, nunca tive razão de queixa. Sempre 5 estrelas. Uso óculos desde os 7 anos (infelizmente :(), quase sempre me dirigi a eles e não tenho nada a apontar.
Agora, Centro Óptico Delgado Espinosa NUNCA mais. É oftalmologista e tem loja de óptica também. Nunca mais. Péssima experiência lá, foi dinheiro deitado fora!

GranParadiso
Estreante
Estreante
Mensagens: 3
Registado: quinta-feira, 23 outubro 2008 5:19

Mensagem por GranParadiso »

Cruz Oculista na baixa, vou lá desde os meus 5 anos e nunca tive problemas.

LouZuki
Experiente
Experiente
Mensagens: 204
Registado: sábado, 23 setembro 2006 21:36
Localização: Lousã
Contacto:

Cruz Oculista

Mensagem por LouZuki »

Eu também vou sempre ao Cruz Oculista, mas às lojas que eles têm na baixa: a original, ou a outra na Praça do Comércio.

Mas como não conheço outros oculistas.... também não posso dizer mal deles B)

Portis
Estreante
Estreante
Mensagens: 6
Registado: terça-feira, 04 novembro 2008 18:08

Mensagem por Portis »

Olá a todos!!

Antes de mais quero dizer que tenho duas ópticas aqui em Coimbra, não vou dizer o nome porque vão logo dizer que estou a fazer publicidade e não é esse o caso por isso sei do que falo.

Estando por dentro do meio sei como as coisas funcionam e por isso vou falar ou alertar determinadas situações.

- O preço das lentes não é dado por nós ópticos, se reparam sempre que vão a uma óptica e vos estão a dar um preço existe sempre (ou pelo menos deveria haver) uma tabela, essa tabela é dada pelos fabricantes das lentes de cada marca, e é ou deveria ser sempre o mesmo em todas as ópticas. O que se passa muitas fezes é que as pessoas dizem que em determinada óptica é mais cara ou mais barata mas o que acontece é que se na óptica X escolheres uma armação de massa por exemplo as lentes ficam mais baratas (quase metade) do que escolherem uma armação griff (não tem nada à volta na lente) ou seja não deixa de ser a mesma graduação mas o material da lente é diferente. Depois tem outra coisa eu por ex. na minha ponho umas lentes nesse griffes e se as lentes partirem dou garantia (duarante 2 anos atenção) ou seja peço umas lentes novas e o cliente não paga é claro que posso pôr outras lentes mais baratas mas o mais certo é passado algum tempo o cliente entrar na loja a reclamar e eu não posso fazer nada a não ser cobrar outras lentes.
Chamo atenção que as tabelas são todas iguais para todas as ópticas excepto na multiopticas e penso (mas não tenho a certeza) na General, aí são tabelas internas deles, ou seja, eles põem as lentes que comercialmente lhe dão mais jeito. E aqui muitas vezes o cliente esta a pensar que leva uma marca e está a levar outra.

É obvio que ao preço de tabela nós podemos fazer um desconto e ai como devem calcular o desconto depende do clientes ( calma .... calma eu explico) se tenho uma familia que é minha cliente à uma série de anos é normal que tenha uma atenção "mais especial" para eles do que um cliente que me entra pela 1ª vez na óptica.penso que percebem o que quero dizer.
E já agora atenção aos descontos sei de algumas situações em que fazem um desconto de X ou Y mas fica mais caro comprar lá do que na minha ou mesmo noutra óptica qualquer,os preços e as margens estão estipulados e todos ou quase todos respeitam essa margem por isso a diferença normalmente não é significativa.
Onde sei que ha diferença de preço e ai não tenho duvidas é na multiopticas onde às vezes essa difernça de preço não é tão pequena como isso como é o caso das lentes de contacto, liquidos para as lentes e óculos de sol (neste caso o mesmo óculo chega a ser mais caro 10€) mas ai nada melhor do que voces fazerem o teste, vejam uns óculos de sol lá e perguntem em mais 5 lojas diferentes (lojas de rua sejam elas qual forem) e vão ver se não é verdade) tem é de ser exactamente o mesmo óculo e para isso vejam a referência do óculo.

Já agora quero aproveitar para explicar uma coisa que tem aborrecido e com razão alguns clientes que é o seguinte:
à uns anos atrás um cliente comprava uns óculos de sol (por exemplo) e sentava em cima deles, passava na óptica e davam-lhe a peça partida nova e o cliente não pagava nada, isto era uma situação comum em todas as ópticas, mas de à 6 meses para cá isso mudou, mas não fomos nós ópticos que mudaram foram os próprios fabricantes. Como já devem ter reparado estamos a passar por uma pequenina crise e esta crise não é só em Portugal e como devem calcular os principais fornecedores das pricipais marcas também estão a levar no pelo então tem de encontrar formas de apresentarem numeros e resultados ao final do ano (a grande maioria destes fornecedores estão cotadas na bolsa) e umas das coisas que começaram a fazer foi começar a cobrar peças estragadas que não estejam cobertas pela garantia, que não é o caso do exemplo que dei em cima, ora se eles nos cobram nós também temos de cobrar ao cliente. Se formos ver bem eles não deixam de ter razão, eles não podem estar a assumir um custo quando a peça não tem defeito de fabrico mas como era practica comum os ópticos darem essa garantia e os clientes sempre se habituaram a isso agora custa um pouco mudar essa mentalidade. Se voces comprarem uma camisa e no jantar a sujarem com uma nodoa e ela não sair não vão à loja pedir uma nova, não é verdade?!? eles agora dizem o mesmo.

Outra coisa que quero alertar é para quando foram fazer uma consulta terem a certeza que a pessoa que vos vai fazer o exame tem o curso adequado para isso (optometria ou oftalmologista). Sei de ópticas ( em Coimbra só na multiopticas) que tal não acontece. É facil voces verificarem isso. Quando vão à multiopticas e vos fazem uma consulta tem de vos dar uma receita, se repararem nessa receita tem o nome de todos os optometristas que trabalham na multiopticas (todo o pais) verifiquem se quem vos fez o exame tem lá o nome. Digo isto com conhecimento de causa porque foi numa multiopticas que fiz o estágio e então sei que quando o meu orientador estava de folga ou de férias alguem tinha que fazer as consultas e às vezes quem fazia essas consultas não tinha propriamente as habilitações para isso ( não sei se me percebem)

No meio disto tudo quero só dizer que muitas vezes a diferença de uma óptica para a outra está apenas no atendimento, nas marcas que lá vende e muito importante embora a maior parte das vezes as pessoas nem se apercebem está no técnico que faz a montagem dos óculos e esta pode ser a diferença de por exemplo as vossas mães ou pais não se terem habitudo aos progressivos ( que são lentes bastante caras)

Se quiserem fazer alguma pergunta ou tirar alguma duvida e se souber responder fiquem à vontade

Abraço

Responder