Opinião sobre graffitis

Para conversar e discutir temas relacionados com Coimbra
xarope
Spammer
Spammer
Mensagens: 45
Registado: sábado, 06 setembro 2008 21:57
Localização: conchada/coimbra

Opinião sobre graffitis

Mensagem por xarope »

Os graffitis fazem parte da cultura urbana!! Existem desde o homem das cavernas!!


Tópico dividido a partir de viewtopic.php?t=2001 devido a começar a fugir ao tema original.
a crise continua!

Avatar do Utilizador
guga_13
Regular
Regular
Mensagens: 196
Registado: terça-feira, 12 setembro 2006 12:52
Localização: Coimbra

Mensagem por guga_13 »

graffiti é uma coisa, vandalizar e escrever coisas sobre espiritos é outra completamente diferente

xarope
Spammer
Spammer
Mensagens: 45
Registado: sábado, 06 setembro 2008 21:57
Localização: conchada/coimbra

Mensagem por xarope »

o ser humano tem direito a expressar-se da forma que bem entender! Por vezes acontece o caso de haver varias pessoas a falar ao mesmo tempo e nao se entenderem, mas nao é por isso que as vamos mandar calar todas, entao uma terá de falar mais alto, e os graffitis que contêm esse genero de frases são gritos, podem ser gritos de idealismo, desispero, poesia ou parvoice, há de tudo, mas pior ke isso são os paineis e posters publicitarios, esses nao são vandalismo?
a crise continua!

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Mensagem por Pedro »

xarope Escreveu:Os graffitis fazem parte da cultura urbana!! Existem desde o homem das cavernas!!
Mas provavelmente não o faziam nas cavernas dos outros, que é o problema aqui. Se querem fazer graffittis nas suas próprias paredes, é com eles... mas sujar as paredes dos outros é um desrespeito pelos seus donos (já para não falar em vandalismo puro).

xarope
Spammer
Spammer
Mensagens: 45
Registado: sábado, 06 setembro 2008 21:57
Localização: conchada/coimbra

Mensagem por xarope »

por exemplo, a ti apeteceu-te criar um forum, e podes aki expressar as tuas ideias, há quem nao tenha internet, ou nem sequer tenha uma casa, e nao é por isso que deve deixar de se poder expressar!!
se toda a gente seguisse as regras à risca um sociedade tambem nao evoluia... comprova-se pela história que o vandalismo foi muitas vezes usado como forma de fazer transformações sociais... nao é que esteja a defender o vandalismo, estou apenas a explorar o conceito de liberdade!
além disso há pessoas que nem sequer acreditam na propriedade privada, sim elas existem!!
a crise continua!

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Mensagem por Pedro »

xarope Escreveu:por exemplo, a ti apeteceu-te criar um forum, e podes aki expressar as tuas ideias, há quem nao tenha internet, ou nem sequer tenha uma casa, e nao é por isso que deve deixar de se poder expressar!!
Eu pago para isso, não criei o fórum no computador doutra pessoa sem autorização dela. É uma enorme diferença. E há regras no fórum, quem as infringir perde a possibilidade de o usar. Se fizeres spam no fórum (que é o tal equivalente aos graffittis, já que também é indesejado), és banido. O mesmo dever-se-ia aplicar no mundo real.

xarope Escreveu:se toda a gente seguisse as regras à risca um sociedade tambem nao evoluia... comprova-se pela história que o vandalismo foi muitas vezes usado como forma de fazer transformações sociais... nao é que esteja a defender o vandalismo, estou apenas a explorar o conceito de liberdade!
A nossa liberdade acaba quando interfere com a liberdade dos outros. Eu tenho o direito de querer as minhas paredes limpas. Dizer que esse direito tem menos valor que o "suposto" direito que outra pessoa qualquer tem de as sujar não faz sentido. Querem dar a sua opinião, óptimo... mas façam-no sem prejudicar o que é dos outros. Vandalismo não é liberdade, é simplesmente vandalismo.

xarope
Spammer
Spammer
Mensagens: 45
Registado: sábado, 06 setembro 2008 21:57
Localização: conchada/coimbra

Mensagem por xarope »

"A nossa liberdade acaba quando interfere com a liberdade dos outros"
será que isso existe realmente?
Todas as nossas acções no dia a dia têm um impacto na liberdade dos outros... por exemplo vais na rua, pedes informações a alguêm, esse alguem pára para te dar a informação, por causa disso perde o autocarro e acaba por faltar ao emprego, à custa disso é despedido (apenas um exemlpo), tu apenas querias pedir uma informação e acabas-te por interferir na liberdade do outro, a propria comunicação é um jogo de avanços e recuos, é impossivel nao interferir na liberdade do outros, na minha opinião...
a crise continua!

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Mensagem por Pedro »

xarope Escreveu:Todas as nossas acções no dia a dia têm um impacto na liberdade dos outros... por exemplo vais na rua, pedes informações a alguêm, esse alguem pára para te dar a informação, por causa disso perde o autocarro e acaba por faltar ao emprego, à custa disso é despedido (apenas um exemlpo), tu apenas querias pedir uma informação e acabas-te por interferir na liberdade do outro, a propria comunicação é um jogo de avanços e recuos, é impossivel nao interferir na liberdade do outros, na minha opinião...
Se eu o agarrar por um braço braço, atirá-lo ao chão e forçá-lo a dizer-me as horas, estou a interferir na liberdade dessa pessoa. Isso sim, é o equivalente aos graffittis em propriedade alheia. Se eu simplesmente perguntar as horas e essa pessoa disser, onde é que eu interferi na liberdade dele? Decidiu livremente dizer-me as horas, do mesmo modo que podia ter-me ignorado e seguido em frente. O equivalente à tua analogia seria o autor dos graffittis perguntar previamente ao dono da parede se podia fazer os graffittis e este dizer que sim ou não, de livre vontade (e quem faz os graffittis aceitar a decisão do dono da parede). Infelizmente, não é isso que acontece.

xarope
Spammer
Spammer
Mensagens: 45
Registado: sábado, 06 setembro 2008 21:57
Localização: conchada/coimbra

Mensagem por xarope »

é como disse, há pessoas que nem sequer acreditam na propriedade privada, por isso é natural que nao te perguntem nada antes de te "borrar" a parede... e nao é preciso agarrares alguem pelo braço para lhe violares a liberdade, por exemplo podias simplesmente banir-me neste momento... seria isso um acto de vandalismo?
a crise continua!

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Mensagem por Pedro »

Então essas pessoas que adquiram uma propriedade e tornem-na pública, respeitando a propriedade privada de quem a tem. Se querem ver as suas ideias respeitadas, devem respeitar as ideias dos outros. Ou basta eu acreditar que posso entrar na tua casa e espancar-te com um bastão para passar a ter essa acção justificada? Não, porque há regras que devem ser cumpridas.

Quanto a banir-te, podia fazê-lo se quisesse, apenas escolho não o fazer. Não estaria a violar a tua liberdade, dado que este fórum é um local privado ao qual eu permito um acesso livre, não é um local público ao qual tens o direito de aceder. Eu podia começar a cobrar uma mensalidade para aceder, por exemplo. Apenas escolho não o fazer. Do mesmo modo que opto por banir apenas aqueles que infringem as regras porque quero, podia perfeitamente dar-me na cabeça banir todos os que têm João como primeiro nome ou proibir os registos a benfiquistas. Novamente, apenas escolho nao o fazer, dado não serem esses os objectivos com que criei o projecto. Do mesmo modo que o dono de uma casa pode ou não autorizar outros a fazer graffittis nas suas paredes: a propriedade é dele, a escolha é dele.

Liberdade não é o direito de fazer tudo o que nos apetece, sem quaisquer consequências ou respeito pelas leis, regras e propriedade privada. Estás a confundir liberdade com anarquia.

xarope
Spammer
Spammer
Mensagens: 45
Registado: sábado, 06 setembro 2008 21:57
Localização: conchada/coimbra

Mensagem por xarope »

"Ou basta eu acreditar que posso entrar na tua casa e espancar-te com um bastão para passar a ter essa acção justificada?"
Eu falava em liberdade de comunicação, dai os graffitis, e não em violencia fisica, nao tem nada a ver... a tua casa nao é o teu corpo...
mas tanto o conceito de liberdade como de anarquia são relativos, no meu ver, claro que nao se pode fazer tudo, vivemos em sociedade, nao somos nada sem o proximo, mas se alguem escrever na tua parede, "o valor mais alto desta sociedade é o dinheiro" ao mesmo tempo que está a fazer uma critica está a alertar para os valores sociais, e isso é mais importante que o egoismo da propriedade privada!
a crise continua!

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Mensagem por Pedro »

E não é violência alguém estragar aquilo que eu me esforcei para adquirir e manter em bom estado? Violência não é apenas violência física. Ou posso escrever na tua parede insultos sobre quem me apetecer? Também estaria a fazer uma crítica e a alertar para algo. E, segundo os teus argumentos, teria todo o direito de o fazer... afinal, a tua parede seria apenas um local onde estaria a expressar uma opinião. Também não gostavas, pois não?

E falas em egoísmo da propriedade privada... mas não consideras egoísmo alguém achar que tem direito a fazer o que quer da propriedade dos outros, só porque assim o deseja? Para mim, isso é um egoísmo incrivelmente superior e muito pior. É por isso que se diz que, se queremos ser respeitados, primeiro devemos respeitar. Existem imensas maneiras de fazer passar uma mensagem sem ser necessário recorrer a vandalismo.

xarope
Spammer
Spammer
Mensagens: 45
Registado: sábado, 06 setembro 2008 21:57
Localização: conchada/coimbra

Mensagem por xarope »

"Ou posso escrever na tua parede insultos sobre quem me apetecer? Também estaria a fazer uma crítica e a alertar para algo"

Eu nao tenho uma propriedade em meu nome nem espero ter por isso...

Mas eu ao escrever algo do genero "o dinheiro é o maior valor desta sociedade" tratava-se de idealismo, enquanto que se tu apenas escrevesses na minhas suposta parede um insulto, seriam coisas diferentes, um insulto é uma jogada individual de defesa, o idealismo aspira à colectividade!!

quanto ao: o que é mais ou menos egoista nao me apetece entrar por ai... acho ke nao faz muito sentido... trata-se de psicologia...
a crise continua!

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Mensagem por Pedro »

xarope Escreveu:Eu nao tenho uma propriedade em meu nome nem espero ter por isso...
Pois... então para ti é fácil dizer que não interessa ter propriedades. Quando te esforçares por ter uma propriedade em teu nome, voltamos a falar sobre o assunto (nem que seja para a teres em teu nome apenas o tempo suficiente para depois a doares ao público, de modo a demonstrares que acreditas a sério na tua ideologia).
xarope Escreveu:Mas eu ao escrever algo do genero "o dinheiro é o maior valor desta sociedade" tratava-se de idealismo, enquanto que se tu apenas escrevesses na minhas suposta parede um insulto, seriam coisas diferentes, um insulto é uma jogada individual de defesa, o idealismo aspira à colectividade!!
Achares que isso é idealismo inspirador para todos é, na minha opinião, tremendamente egoísta da tua parte. O que tu consideras "idealismo" para mim não passa de mais uma frase cliché que iria sujar a minha parede. O pior egoísmo não é o que vem da propriedade privada, é de quem se acha no direito de não a respeitar.

xarope
Spammer
Spammer
Mensagens: 45
Registado: sábado, 06 setembro 2008 21:57
Localização: conchada/coimbra

Mensagem por xarope »

e esta frase que usas-te: a liberdade dos outros acaba onde começa a nossa? nao é um cliché tambem? e usaste-a... portanto já temos algo em comum, ambos acreditamos em clichés... :wink:
a crise continua!

Bloqueado