Encontro Nacional de Ciganos em Coimbra

Para conversar e discutir temas relacionados com Coimbra
Avatar do Utilizador
Al Capone
Experiente
Experiente
Mensagens: 345
Registado: terça-feira, 21 dezembro 2004 1:03

Encontro Nacional de Ciganos em Coimbra

Mensagem por Al Capone »

Ouvi falar nisto há uns meses e acho que era em Setembro, alguém sabe alguma coisa disto? Quando é?
Imagem

Hal9000
Veterano
Veterano
Mensagens: 744
Registado: sexta-feira, 10 novembro 2006 16:12

Mensagem por Hal9000 »

Uma excelente oportunidade para nos livramos de 99,9% dos problemas de crime deste país? :lol: :lol: :lol:

(desculpem lá, mas não resisti...) :roll:

Avatar do Utilizador
Kika2
Veterano
Veterano
Mensagens: 539
Registado: quarta-feira, 28 setembro 2005 23:01

Mensagem por Kika2 »

LOOL

xarope
Spammer
Spammer
Mensagens: 45
Registado: sábado, 06 setembro 2008 21:57
Localização: conchada/coimbra

kusturica no mondego

Mensagem por xarope »

os ciganos são boa gente!!
a crise continua!

Delicious
Banido
Mensagens: 34
Registado: sexta-feira, 22 agosto 2008 23:11

Mensagem por Delicious »

Seria de valor conhecermos um pouco da sua cultura ao invés de sermos xenófobos, isso sim.

Avatar do Utilizador
Kika2
Veterano
Veterano
Mensagens: 539
Registado: quarta-feira, 28 setembro 2005 23:01

Mensagem por Kika2 »

É verdade!

Eu fiz ano passado, um trabalho para uma cadeira, sobre como e porquê integrar a comunidade cigana na nossa!

Avatar do Utilizador
Lino
Mítico
Mítico
Mensagens: 8082
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54
Localização: Coimbra
Contacto:

Mensagem por Lino »

Há alguns ciganos que se portam mal, mas olhem que estive recentemente a colaborar ali na Ass. de Moradores do Bairro da Rosa e aprendi imenso sobre eles. Há bom e mau em todo o lado, eles têm imensos aspectos interessantes. Já ouviram e dançaram Gipsy Kings, Azúcar Moreno ou vibraram com os golos do Quaresma de certeza...
Coimbra tem mais encanto... terá?
Imagem

xarope
Spammer
Spammer
Mensagens: 45
Registado: sábado, 06 setembro 2008 21:57
Localização: conchada/coimbra

Mensagem por xarope »

é claro há bom e mau em todo o lado, um amigo cigano é um amigo para a vida! ele têm akele sentido de comunidade que nós nao temos!
e em vivacidade ganham-nos a potes!
a crise continua!

Avatar do Utilizador
Lino
Mítico
Mítico
Mensagens: 8082
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54
Localização: Coimbra
Contacto:

Mensagem por Lino »

Já os viram a cantar e dançar? Sim, no seu clã são bastante unidos. Depois há os problemas entre clãs e quando há problemas com um atacam uns poucos. É preciso ir conhecendo as pessoas, quebrando o gelo...
Coimbra tem mais encanto... terá?
Imagem

Delicious
Banido
Mensagens: 34
Registado: sexta-feira, 22 agosto 2008 23:11

Mensagem por Delicious »

Só convivi com um, em Coimbra, foi durante pouco tempo e numa relação de empregado/cliente. Um gangster por dentro e um cavalheiro por fora, palavra que só me lembro do D. Corleone para o descrever, embora mais temperamental. Um dia foi a Santarém a uma feira e trouxe-me um queijinho. Conclusão: cozi duas baguetes, regámos tudo com uns finos e foi uma hora e meia bem passada no paleio,onde aprendi umas coisas, lícitas e menos lícitas. All in all, uma pessoa normal, com altos e baixos como todos nós.

idionisius
Estreante
Estreante
Mensagens: 4
Registado: quarta-feira, 09 julho 2008 18:01

Mensagem por idionisius »

eu não compreendo o porquê de dar subsidios a quem nada contribui para a sociedade, .....

algém consegue explicar-te

Delicious
Banido
Mensagens: 34
Registado: sexta-feira, 22 agosto 2008 23:11

Mensagem por Delicious »

Explicar-me ou explicar-te? Explicaram-me o que te vou explicar: contribuir para a sociedade não é só não perpetrar assaltos, ou vender droga, etc...; se formos por aí, o branco, o preto, o chinês e o indiano também o faz. Não defendo ninguém individualmente, mas colectivamente. E colectivamente é errado pensar que uma cultura é nociva para uma sociedade, porque não podemos medir uma casta por um ou dois indivíduos menos correctos que fazem parte dela. Maior parte da comunidade cigana tem negócios neste país, seja a vender roupa, joalheria, ... no bairro onde moro, a comunidade cigana é grande e no entanto não vejo desacatos e não vejo os ciganos a pedir na rua, mas digo-te que os vejo com negócios lícitos como casas de pronto a vestir, restaurantes, cafés e afins. Mais te digo que uma boa fatia do povo português não cigano chula o estado anualmente em baixas fictícias, em subsídios de desemprego porque preferem não trabalhar enquanto pingue e a fugir ao fisco, logo pergunto quem é que contribui mais para o não desenvolvimento da nossa sociedade: 30 a 50 mil ciganos ou pelo menos 1 milhão de portugueses. Acho que deveríamos pensar mais em que é que nós, como cidadãos individuais que somos, contribuímos para o nosso país e spociedade, ao invés de apontarmos o dedo a terceiros pelas nossas falhas.

Avatar do Utilizador
dawn_to_dusk_
Lendário
Lendário
Mensagens: 1417
Registado: sexta-feira, 21 janeiro 2005 0:32

Mensagem por dawn_to_dusk_ »

ah bom e mau ... a comunidade cigana apenas tem maior observaçao por parte das pessoas...


quem nunca viu os ciganos a rondar as casas nas aldeias ? quem nunca os viu a andar sem carta de carro ?

o problema é que não é preciso ser cigano para fazer merda. tanto faz o branco como o amarelo.


falam de integraçao... se eu inventar uma comunidade nova tb me vao integrar ? ou sera que vou ter de trabalhar para ter as minhas coisas e viver em sociedade respeitanto as outras comunidades?

falam muito de darem casas as pessoas e comunidades. certo é que as pessoas normais teem que trabalhar para ter as suas coisas e ninguem lhes da nada.

Avatar do Utilizador
Lino
Mítico
Mítico
Mensagens: 8082
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54
Localização: Coimbra
Contacto:

Mensagem por Lino »

Primeiro: o verbo haver conjuga-se como "há" e não "ah"...
On-topic... as pessoas em geral não gostam de quem é diferente. Há aversão a quem é diferente. Os Portugueses e outros expulsaram e dizimaram comunidades inteiras como foi o caso dos Judeus no tempo de D. Manuel. Foi a queima das bruxas na inquisição. Os opositores do regime. Etc. etc. etc. Os ciganos sempre existiram e têm uma cultura muito vincada.
É certo que se poderiam adaptar ao esquema cultural local, pelo menos nas regras. Com isso concordo e há muitos que o fazem. Mas pela sua história de fuga da Pérsia há 1000 e tal anos atrás para a Europa e resto do mundo, e pela maneira como sempre foram vistos, foram aspectos que os fecharam ainda mais ao mundo. Quanto mais uma comunidade é perseguida e ameaçada, mais ela se fecha em si. Há que os ouvir, há que os conhecer, não os podemos colocar em bairros sociais (autênticos guetos) que por si só já são mal vistos, há que educar os filhos para que se integrem na sociedade para que as próximas gerações sejam diferentes. Mas se forem ao Bairro da Rosa, o caso que melhor conheço, já há intervenção, a corrigir os erros do passado, e já há alguns resultados. Mínimos, mas existem. Há que intervir hoje para se mudar amanhã, a mudança não é repentina e não é só através das leis que são necessárias, também.
Mas há que lembrar que também há aí muitos brancos como a maioria de cá que fazem muita porcaria.
Coimbra tem mais encanto... terá?
Imagem

Avatar do Utilizador
dawn_to_dusk_
Lendário
Lendário
Mensagens: 1417
Registado: sexta-feira, 21 janeiro 2005 0:32

Mensagem por dawn_to_dusk_ »

enganei.me sorry. o forum nao é nenhum tlm mas tb nao é uma cena formal.

Bloqueado